sexta-feira, 28 de outubro de 2011

LIÇÃO 05 – A CONSPIRAÇÃO DOS INIMIGOS CONTRA NEEMIAS


INTRODUÇÃO

            Nesta lição, veremos a conspiração arquitetada pelos inimigos de Neemias com a finalidade de impedir o progresso da obra de Deus e de descredenciar aquele que estava à sua frente. Eles fizeram uso insistente dos meios mais hostis para conseguirem o seu intento, mas o Senhor frustrou os seus planos e deu vitória aos seus servos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO: irmão Zé de Branca

Faleceu ontem, 25.10.2011, na cidade de Recife, capital de Pernambuco, o irmão José Claudino de Souza, 63 anos, conhecido como Zé de Branca, sogro do Pb. Genival Júnior.
O corpo será velado em sua casa - Bairro Zamba – Taquaritinga do Norte - Pe. O enterro, de acordo com a filha, irmã Nice, esposa do Pb. Genival Júnior, está programado para às 16hs, no cemitério da cidade.
O irmão Zé de Branca, como era carinhosamente chamado, foi um exemplo em tudo e principalmente concernente a sua fé inabalável em Jesus Cristo.

O Pr. Severino Ronaldo de Sales e sua esposa irmã Gerva, em nome da Igreja Assembléia de Deus, filial em Taquaritinga do Norte – PE, externa condolências a toda família do amado irmão em Cristo neste momento de dor, pedindo ao soberano Deus  que conforte o coração de todos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia da Reforma Protestante - 31 de Outubro

ESTUDO INTRODUTÓRIO ÀS 95 TESES DE MARTINHO LUTERO



Alexander Martins Vianna

-1-
Segundo a tradição luterana que celebra a persona Lutero (1483-1546), as “95 Teses” foram afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg em 31 de outubro de 1517. Se este ato, recorrentemente celebrado como fundador da Reforma Luterana, realmente aconteceu, não teria, em si mesmo, nada de excepcional: na verdade, isso era um modo costumeiro de se anunciar uma “disputa” ou “justa teológica” entre os doutos de Wittenberg. Portanto, não se tratava de uma ação que deveria ter uma conotação individual, visto que as disputas eram debates que envolviam professores e estudantes. Isso explica o fato de Lutero pedir para aqueles que não pudessem se fazer presentes à disputa que, ao menos, enviassem as suas opiniões por escrito para serem lidas. Afinal, segundo as regras da eloqüência, as “teses” deveriam ser vistas como “pontos a serem debatidos” em uma plenária de doutos.
Nesse sentido, trata-se de um ato público envolvendo doutos e/ou seus estudantes, como demonstra o fato de as teses terem sido escritas originalmente em latim e não em alemão (língua familiar de Lutero). Observa-se também que o tom irônico e uma certa preocupação com a métrica e a rima fazem parte do ritual de “belo discurso” (arte da retórica) – conhecimento obrigatório nas universidades de teologia e direito da época de Lutero. Portanto, ao lançar as suas “95 Teses”, Lutero tornava públicas (mas não populares) as suas idéias, com a finalidade de expor a doutos algumas questões que o incomodavam a respeito das “vendas de perdão/indulgências”, cujas contradições práticas e doutrinais, somadas à corrupção de determinados setores do clero, eram vistas por ele como uma ameaça à credibilidade da fé cristã e da Igreja de Roma. Isso significa que, ao tornar públicas as suas teses, Lutero esperava receber o apoio do papa, em vez de sua censura. No entanto, depois de novas disputas teológicas, desta vez com agentes enviados pelo Papa Leão X (1475-1521; pontificado: 1513-1521), foi redigida contra Lutero uma carta de excomunhão datada em 21 de janeiro de 1521, que ele receberia meses depois.

LIÇÃO 05 – A CONSPIRAÇÃO DOS INIMIGOS CONTRA NEEMIAS

Texto Áureo: Ne. 6.3 – Leitura Bíblica: Ne. 6.1-9

Pb. José Roberto A. Barbosa


INTRODUÇÃO
Os inimigos da obra de Deus tudo farão para impedir a expansão do Seu reino. Na aula de hoje atentaremos para a conspiração dos inimigos contra Neemias. A princípio destacaremos as estratégias do inimigo a fim de atrasar o avanço da obra. Em seguida, analisaremos a trama dos inimigos para atingir Neemias, já que esse estava em posição de liderança na condução dos trabalhos. Por fim, apontaremos as convicções do servo do Senhor que fizeram diferença diante das ameaças dos inimigos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lição 4 – Juvenis - A Bíblia e a Ciência - O valor da Bíblia, subsídio para Escola Dominical.

Quando falamos na Bíblia, tratamos do livro mais lido de toda a história da humanidade, podendo-se dizer que ela é o maior de todos os bestsellers, entretanto o seu conteúdo é o mais perfeito de todos, a caracterizando como um livro singular formados por uma biblioteca de 66 livros de variadas épocas e locais. Sabemos que ela foi formada e completamente escrita no mundo oriental, está cheia da cultura deste lado do mundo, mas influenciou diretamente as ações do povo ocidental.
Muitos se questionam qual é o valor científico da Bíblia, devemos tem em mente que os escritores da Bíblia, como também aquele que os inspirou, jamais queria dar respaldo científico para o desenvolvimento da ciência, tampouco construir uma série de trabalhos acadêmicos, o único interesse da Bíblia é simples, restaurar a condição humana, tirar o homem da condição de pecado e levá-lo a condição de varão perfeito.

Apesar de muitos questionarem a Bíblia de forma científica e até chegarem a falácia de dizer que ela não tem respaldo científico é o mais puro sofisma, pelo contrário, boa parte das descobertas, senão as maiores descobertas arqueológicas e históricas são protótipos do que a Bíblia afirma, no livro de Werner Keller E a Bíblia tinha razão vemos descobertas fantásticas sobre o mais sagrado livro da história da humanidade.
Uma frase muito conhecida em relação a Bíblia é de George Washington “É impossível governar corretamente o mundo sem Deus e sem a Bíblia.” Essa frase da respaldo para muitos líderes políticos que têm a Bíblia como um livro comum e fazem tudo ao seu bel prazer, mas a mais intrigante das afirmações é a de um cientista que conhecemos por suas famosas leis, Isaac Newton, ele afirma categoricamente “Existem mais indícios seguros da autenticidade na Bíblia do que em qualquer história não-cristã”, acho que para os desacreditados essa última afirmação é suficiente, mas se isso não convence, então vamos permear pela ciência chamada arqueologia.
Observe os seguintes artigos o primeiro é Achados da arca de Noé < Clique aqui >, o segundo são os Achados da travessia do Mar Vermelho < Clique aqui >.
Existem três linhas de pensamento em relação a inspiração da Bíblia, a primeira delas é a Ortodoxia que afirma ser a Bíblia a Palavra de Deus – discorre que Deus oralmente ditou palavra por palavra aos escritores humanos, chamando-o de ditado verbal, enquanto outros que fazem parte dessa corrente dizem que Deus inspirou os conceitos como um todo, ou seja, um contexto geral, dando espaço para que o escritor colocasse sua forma de escrita com liberdade de expressão.
A outra linha é a Modernista, afirma que a Bíblia contém a Palavra de Deus, estes autores afirmam que a Bíblia em parte é inspirada por Deus e em outra influenciada diretamente pelos mitos e falsas crenças relacionadas a ciência, por isso, para eles existem o conceito de iluminação que nada mais é que as “partes inspiradas da Bíblia”. Resultam de uma espécie de iluminação divina, mas como o homem é limitado, para eles, estes mesmos iluminados puseram em seus textos preconceitos religiosos, mitologia e crendices. Outro conceito é o da intuição, ainda pior que o anterior, pois dizem que a Bíblia não passa de rascunhos mal elaborados pelos judeus, sobre suas crendices, lendas, histórias, fantasias e poesias. Para eles a Bíblia não tem nenhum valor histórico, mas como vimos anteriormente, a Bíblia é factual, sem sombra de dúvidas.
A última corrente é a Nova ortodoxia, eles possuem duas visões a demitizante, onde a Bíblia para eles não é nenhuma revelação, pelo contrário, para eles ela não passa de uma expressão primitiva, mitológica, por onde Deus se revela, desde que cada um leia a bíblia e faça uma interpretação pessoal, pondo o amor exageradamente sobre tudo, foi dessa idéia que sai as aberrações teológicas do movimento neo-pentecostal e das heresias, a outra corrente dessa linha de pensamento é o Encontro Pessoal que afirma que a Bíblia não é um registro inspirado, mas uma transmissão mal gravada de Deus para com o homem, por isso, quando alguém ler um registro escrito a Bíblia torna-se a Palavra de Deus só para esse leitor.
Para finalizarmos esse artigo devemos entender que “a característica mais importante da Bíblia não é sua estrutura e sua forma, mas o fato de ter sido inspirada por Deus. Ao se deve interpretar de modo errôneo a declaração da própria Bíblia a favor dessa inspiração. Quando falamos de inspiração, não se trata de inspiração poética, mas de autoridade divina. A Bíblia é singular; ela foi literalmente “soprada por Deus” (GEISLER e NIX, 1997, p. 9).

Fonte: http://www.ebdbrasil.net/2011/10/licao-4-juvenis-biblia-e-ciencia-o.html

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

LIÇÃO 04 – COMO ENFRENTAR A OPOSIÇÃO À OBRA DE DEUS

INTRODUÇÃO

 

            Uma das lições mais importantes que aprendemos com Neemias é: como devemos enfrentar oposições. Seus inimigos, ao perceberem que os muros de Jerusalém estavam sendo reerguidos, se utilizaram de diversas estratégias, tais como zombaria, calúnia, desprezo, escárnio, dentre outras, para tentar impedir o avanço da obra. Porém, Neemias não se intimidou. Com coragem e determinação enfrentou as oposições e, confiante em Deus, foi vitorioso.

 

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/180

 

A 55ª Escola Bíblica de Obreiros na AD em Recife-PE recebe o Pr. Abraão de Almeida como um dos palestrantes