quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Palavra do Superintendente


A Palavra de Deus nos diz: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Salmos 103.2).
O salmista nos ensina a sermos agradecidos a Deus por qualquer coisa que recebemos ou fomos abençoados ou mesmo quando nada vai bem, quando estamos passando pelo vale. O ano de 2011 foi um ano de algumas realizações que foram importantes para a nossa Escola Bíblica Dominical, vamos fazer uma breve retrospectiva.

A superintendência da EBD, sentindo a necessidade de dar um apoio maior aos professores, criou um blog, que foi ao ar em 14.06.2011, e tem como objetivo primordial fornecer subsídios das lições, como também evangelizar e também mostrar o trabalho realizado por todos os que fazem a Escola Bíblica Dominical. Todo este trabalho tem sido feito com total apoio do nosso pastor Ronaldo Sales que não tem medido esforços para ajudar a igreja a ter um conhecimento maior da palavra de Deus.     

Foi criado o departamento de apoio pedagógico que tem como tarefa principal o apoio na elaboração de capacitação aos professores e dar um suporte maior a superintendência para que tenhamos um aprendizado com mais eficiência.

Tivemos a primeira capacitação para professores, evento realizado no auditório do CAIC, onde vários professores participaram como também muitos irmãos que são alunos da EBD.

Na congregação do Silva II, foi implantada a EBD onde temos duas classes funcionando, uma de jovens e adultos, que funciona no sábado à noite, devido ao espaço físico, e outra de crianças, que funciona no domingo pela manhã. Deus tem abençoado este trabalho, pois temos uma média de freqüência de 30 crianças.

Dentro do projeto ‘SAÚDE EBD’ a superintendência juntamente com o pastor, vendo a necessidade da comunidade do Silva II, foi promovida uma palestra para a comunidade. Na pauta, os assuntos tratados foram sobre as necessidades principalmente das mulheres em fazerem os exames preventivos de mama e de lâmina, como também aferição de pressão, medição de glicose. O irmão Enoque Gouveia esteve a frente da palestra informando sobre os direitos que cada cidadão tem, e que o governo municipal, o governo estadual e federal, disponibilizam meios para a população e que cada um pode se beneficiar, procurando os órgãos competentes. Logo em seguida, Enoque se disponibilizou a ajudar no que for preciso e esteve conversando com cada um em particular anotando suas necessidades e fazendo uma triagem para que possamos ajudar no que for necessário.

A Associação de moradores do Silva II, tendo a frente a srª Fátima, também está engajada neste trabalho e os resultados são de grandes benefícios para a comunidade. Como resultado deste trabalho tivemos:

·         Visita domiciliar para triagem
·         Palestra de educação de higiene pessoal
·         15 atendimentos individuais
·         20 entregas de medicação
·         15 exames citopatológicos
·         Encaminhamento médico
·         Advogado da associação dando auxílio na aposentadoria de pessoas da comunidade

Também foi implantado o discipulado na comunidade do sítio Monteiro.

Este é um pequeno resumo do que está sendo feito, é pouco, mas vemos Deus nos ajudando nesta obra, principalmente porque tudo isto foi feito dentro de um prazo de seis meses. A maior dificuldade não é a obra, mas, a mão-de-obra  que é escassa. Não é porque não temos esta mão-de-obra, é porque muitos ainda não despertaram para cumprir com o que a palavra de Deus nos manda. Mas estou confiante que Deus tocará em cada coração, e que no próximo ano, Deus levantará mais pessoas para nos ajudar nesta batalha. O objetivo principal não é a promoção individual, mas, o engrandecimento do nome do Senhor Jesus Cristo e a divulgação do evangelho.

Tiago 2:14-26 - “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”

Sou grato ao meu Deus, pois tem feito maravilhas na minha vida e na vida da minha esposa Verônica, que tem me ajudado bastante nesta obra. Também agradeço ao meu pastor Ronaldo Sales, que sem seu apoio seria inviável cumprir com a tarefa. Aos professores, sou grato, pois sem eles como ficaria o ensino da palavra. Agradeço aos alunos, pois sem eles não teríamos Escola Bíblica Dominical.
Também agradeço ao irmão Enoque Gouveia, a srª Fátima presidente da Associação dos Moradores do Silva II e aos dirigentes das congregações do campo que tem nos dado um grande apoio, pois o campo é grande e muitas vezes não estamos presentes.  
Agradeço a todos que tem nos dado apoio, não tenho como recompensar, mas, Deus que é o dono da obra, fará isso com muita eficácia.  

Dc Natanael da Silva Queiroz
Superintendente EBD

LIÇÃO 13 – MALAQUIAS, O PROFETA DA RESTAURAÇÃO

Texto Bíblico:Malaquias caps. 1-4.
Ao Mestre
Prezado (a), é com alegria e gratidão a Deus que chegamos ao fim de mais um trimestre e de mais um ano. Faça uma restrospectiva do que foi ensinado no decorrer deste ano.
Que objetivos foram alcançados. Quantos pequenos (as) foram conduzidos a Cristo?
Foi formado neles o caráter de Cristo?

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

LIÇÃO 13 - ESTER, A RAINHA QUE SALVOU O SEU POVO

Texto Bíblico: Ester 2.1-18; 4.7-16


Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que a vontade de Deus é que todos sejam salvos, e que devemos aceitá-lo como nosso Salvador.

Frase do dia:
Jesus morreu para salvar a todos.
Prim13 fig 1.jpg
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD9wAGTsT-UmPgMnj2izZihA29ICIcx5gSEDMTGlGB9xPOLwrziBgVi990dh_Od1LCfcJDRNNsfIv2AjWc2rPk7OcjPBAET0AiBWa_SjZ5fEYWsS4LI5KSjoYRSDC-_zVZJGi59kyIjPPd/s400/JESUS+MORREU+POR+MIM

LIÇÃO 13 – A FEBRE DOS ANJOS

A febre dos Anjos
Texto Bíblico: “E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” (Apocalipse 22.9)
No Versículo antecessor a este nós vemos: “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mostrava para o adorar.” (Apocalipse 22.8)
Olhe Também: “E lancei-me a seus pés para adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm testemunho de Jesus (1); Adora a Deus; Porque o testemunho de Jesus é o espírito de Profecia.” (Apocalipse 19.10)


Testemunho de Jesus: São os ensinamentos de Jesus, seu modo de vida ao qual devemos seguir.

LIÇÃO 13 – A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Texto Áureo: Rm. 12.7 – Leitura Bíblica: Ne. 1.5-11

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD


Objetivo: Destacar para os alunos que somente com líderes verdadeiramente chamados por Deus e comprometidos com a Sua obra é que a Igreja de Cristo poderá cumprir integralmente a missão que lhe confiou o Senhor.

INTRODUÇÃO
É chegado o final de mais um trimestre na nossa querida Escola Bíblica Dominical. Tivemos a oportunidade de extrair lições do livro de Neemias, a fim de edificar a Igreja de Cristo, em especial os líderes foram ricamente instruídos a respeito de como responder biblicamente em períodos de crise espiritual. Nesta última lição atentaremos para as características da liderança de Neemias, com destaque para a sua integridade.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LIÇÃO 12 – AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL


INTRODUÇÃO

    Veremos nesta lição o que é jugo desigual, sua realidade descrita no Antigo e no Novo Testamento, bem como analisaremos suas desastrosas consequências para as pessoas e para a nação que abraçou tal prática. Deus exige exclusividade do nosso coração, sendo a separação espiritual do cristão pré-requisito para vivermos em comunhão com o Senhor.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lição 12: Ezequiel, o Profeta do Cativeiro

Texto Bíblico:Ezequiel caps. 1-3; 12.1-16
Ao Mestre
Prezado (a), ao lermos o livro do profeta Ezequiel obtemos poucas informações sobre sua vida pessoal. O que entendemos é que ele estava entre os milhares de jovens que foram levados cativos para a Babilônia, após a rendição do rei Joaquim. O que dá a entender é que antes desse trágico acontecimento, Ezequiel estava estudando para ser sacerdote. Mas no cativeiro babilônico Deus o nomeou profeta, para exortar e consolar o povo de Israel no exílio.
Cento e cinqüenta anos antes de Ezequiel, Deus falando através do profeta Isaias avisou o povo acerca da “tempestade” (ataque babilônico à Judá) que viria, e Ezequiel teve de profetizar do meio desta “tempestade” que devastou seu povo e destruiu seu país.
Deus ao chamá-lo lhe informa que ele será como um atalaia. O serviço de um atalaia é avisar sobre um mal, sobre uma destruição que estaria prestes a ocorrer. E assim com coragem, zelo e determinação Ezequiel cumpriu sua tarefa. Anunciando a mensagem divina, ensinava o povo acerca da responsabilidade que temos diante de Deus, que cada ser humano deve adorá-LO e obedecê-Lo.
Muitas vezes Ezequiel sofreu desprezo do povo por falar o que Deus ordenava que dissesse. Muitas de suas profecias eram através de encenações com sua própria vida para despertar a atenção do povo para ouvir a mensagem que ele tinha para entregar, mas ele jamais desanimou, jamais deixou de falar a Palavra de Deus.
Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno conscientizar-se de que Deus deseja que seus filhos sejam obedientes, que seus corações tenham fé e amor.

Lição 12: Punições para os Rebeldes

Ao Mestre
Amado (a) estamos vivendo dias de terrível indiferença espiritual. Dias de Laodicéia, onde o Senhor Jesus está sendo deixado fora dos corações, bate, porém, não lhe abrem os corações.
Dias em que como predito pelo apostolo Paulo em 2 Timóteo 4:3: 
“Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores {ou instruidores} conforme as suas próprias concupiscências”
Dias em que o Evangelho está sendo dia à dia deturpado, por supostos pregadores, ou, seria mais propicio dizer, mercenários?
Mais do que nuca, precisamos anunciar a Palavra de Deus como ela é. Fazer discípulos, conduzindo-os à uma entrega genuína à Cristo, e que prossigam gerando frutos para o reino de Deus, e isso somente se dará se nós, eu e você, professores de EBD, ensinarmos nosso alunos o valor do Evangelho de Cristo, a satisfação de ser servo fiel.
Lembrando aos prezados (as) que a Palavra de Deus é a única ferramenta usada pelo Espirito Santo, para moldar-nos segundo o caráter de Cristo, atenha-se às Escrituras. Use-as em suas aulas, ame-a pratique-a.
Somente assim conseguiremos o objetivo de fazer discípulos, se não somente ensinarmos, mas vivermos o que ensinamos, através de um testemunho vivo de fé, obediência e serviço à Deus, é que alcançaremos nossos alunos, e não apenas com palavras vazias, ditas conforme as circunstâncias. Mas com uma vida cotidiana vivida na virtude do Espírito Santo.
“Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, (...) sê forte e age.” (Esdras 10.4 – ARA).
Levantemos-nos diante de Deus, coloque-nos inteiramente em sua presença, assumindo compromisso de uma vida de fidelidade e santidade. E assim poderemos com propriedade ministrar uma aula com tão rico conteúdo:
“Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.”(Ml 3.18 – ARC)
Deus nos aperfeiçoe dia à dia, capacitando-nos para tão sublime missão.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conheceras lindas promessas guardadas para todos quantos servirem à Deus em justiça e santidade; e também, a condenação que aguardam todos quantos rejeitarem o Plano da Salvação; Conscientizando-osdo dever que temos de anunciar as Boas Novas aos que ainda não conhecem o amor de Deus.

LIÇÃO 12 – JÓ AGRADECE A DEUS

Texto Bíblico: Jó caps. 1-2; 42.10-16
Objetivo:
Professor (a)ministre sua aula de forma que os alunos conscientizem-se de que sempre devemos dar graças a Deus. Mesmo quando a situação nos pareça difícil, e não compreendemos o que está acontecendo, devemos confiar no cuidado e fidelidade de Deus para conosco. 
Frase do dia:
GRAÇAS A DEUS, QUANDO AS COISAS VÃO BEM E QUANDO VÃO MAL TAMBÉM
Escreva em um cartaz a frase acima, com letras grandes e em cor viva. Em seguida, leia com as crianças algumas vezes, porém, entre uma e outra leitura, peça que falem coisas boas e ruins que aconteceram com elas, enfatizando que em tudo devemos dar graças a Deus.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Você quer mesmo ser um rebelde?

Publicado em: 30/3/2006
Por: Thiago Cotrim
Assembléia de Deus - Madureira - Goiânia - Goiás
thiagobenazcotrim@yahoo.com.br 


De acordo com o dicionário, REBELDE é:

Que se revolta; teimoso; indomável; revoltoso; desertor.

Então já que você quer mesmo ser um rebelde, vou mostrar – te de onde se deriva essa palavra e quem é ainda mais rebelde que você. Vejam esse estudo sobre o demônio belial do diácono Donizete Cavalcanti da igreja IMJC:

“BELIAL: seu nome deriva do hebraico e significa rebelde, profano, desprezível e desobediente. Dentre suas características destaca se a mania de mentir (tem alguém na novela que não mente?), aparece com uma beleza sobre humana, apesar de a igreja e as tradições católicas o descreverem com as mais horríveis formas, este grande corruptor especializou se em seduzir adolescentes, mas é verdade que paga seus favores com devota proteção quando os adolescentes fazem as coisas que o atrai. O inferno nunca recebeu um espírito mais imundo, insano, mais bêbado ou mais profano ou ainda mais mentiroso e enganador. Sabe se que este foi um dos primeiros demônios a aderir à rebelião de Lúcifer, e hoje ele é um verdadeiro ícone dos REBELDES, é inconformado com a verdade, de natureza louca e de pouca profundidade filosófica, é altamente destrutivo.”

O ESPIRITISMO


O espiritismo é, sem dúvida, uma das heresias que mais cresce no mundo hoje. O Brasil, particularmente, detém o triste recorde de ser o maior reduto espiritista do mundo. O seu crescimento se dá, em grande parte, devido ao fascínio que os seus ensinos exercem sobre as mentes de pessoas desprovidas do verdadeiro conhecimento, e alienadas de Deus. Alheio a Palavra de Deus, e divorciado de toda a verdade, o espiritismo tem se constituído numa espécie de "profundezas de Satanás", pronto a tragar pessoas incautas que estão a buscar a Deus em todos os lugares e por todos os meios. I. RESUMO HISTÓRICO DO ESPIRITISMO O espiritismo se constitui no mais antigo engano religioso já surgido. Porém, em sua forma moderna como hoje é conhecido, o seu ressurgimento se deve a duas jovens norte-americanas, Margaret e Kate Fox, de Hydeville, Estado de Nova Iorque. 1. 1. ESTRANHOS FENÔMENOS. Em dezembro de 1847, Margaret e Kate Fox, respectivamente de doze e dez anos, começaram a ouvir pancadas em diferentes pontos da casa onde moravam. A princípio julgaram que esses ruídos fossem produzidos por ratos e camundongos que infestavam a casa. Porém, quando os lençóis começaram a ser arrancados das camas por mãos invisíveis, cadeiras e mesas tiradas dos seus lugares, e uma mão fria tocou no rosto duma das meninas, percebeu-se que o que estava acontecendo eram fenômenos sobrenaturais. A partir daí, as meninas criaram um meio de comunicar-se com o autor dos ruídos, que respondia perguntas com um determinado número de pancadas. 1. 2. EXPANSÃO DO MOVIMENTO. Partindo desse acontecimento que recebeu ampla cobertura dos meios de comunicação da época, propagaram-se sessões espíritas por toda a América do Norte. Na Inglaterra, porém, a consulta aos mortos já era muito popular entre as camadas sociais mais elevadas. Por conseguinte, os médiuns norte-americanos encontraram ali solo fértil onde a semente do superticionismo espírita haveria de ser semeada, nascer, crescer, florescer e frutificar. Na época, outros países de Europa também foram visitados com sucesso pelos espíritas norte-americanos, na França, a figura de Allan Kardec é a principal dos arraiais espiritistas. Léon Hippolyte Rivail (o verdadeiro nome de Allan Kardec), nascido em Lião, em 1804, filho de um advogado, tomou o pseudônimo de Allan Kardec por acreditar ser ela a reencarnação de um poeta celta com esse nome. Dizia Ter recebido a missão de pregar uma nova religião, o que começou a fazer a 30 de abril de 1856. Um ano depois, publicou o Livro dos Espíritos, que muito contribuiu na propaganda espiritista. Dotado de inteligência e inigualável sagacidade, estudou todas a literatura afim disponível na Inglaterra e nos Estados unidos, e dizia ser guiado por espíritos protetores. Notabilizou-se por introduzir no espiritismo a idéia da reencarnação. De 1861 a 1867, publicou quatro livros: Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, Céu e Inferno e Gênesis. O homem dotado de características físicas e mentais de grande resistência, Allan Kardec foi apóstolo das novas idéias que haveriam de influir na organização do espiritismo. Fundou a Revista Espírita, periódico mensal editado em vários idiomas. Ele mesmo assentou as bases da "Sociedade Continuadora da Missão de Allan Kardec". Morreu em 1869. II. SUBDIVISÕES DO ESPIRITISMO Embora consideremos o espiritismo igual em toda a sua maneira de ser, os. Próprios espíritas preferem admitir haver diferentes formas de espiritismo, assim designadas: 

O Espiritismo à Luz da Bíblia


Autor:  Verdade Viva   
Mesmo nos dias atuais da nossa sociedade, e tendo uma forma de abrangência mundial, há um interesse incomum pelo ocultismo que, invariavelmente, se apresenta em suas múltiplas formas. Milhares de pessoas estão convencidas de que encontraram as respostas para a vida e a morte através da prática enganosa do espiritismo. O propósito deste artigo é advertir o leitor acerca do perigos físicos, mentais e, principalmente, espirituais de se envolver nas artes ocultas, em especial com o espiritismo.
Compreendemos que entre aqueles que se envolveram com alguma forma de espiritismo há muitas pessoas sinceras, que buscam honestamente encontrar respostas para as suas perguntas, e soluções para os seus problemas. É justamente neste ponto crucial da vida de cada um que ponderamos o grau de engano que o espiritismo semeia, pois enquanto muitas pessoas sinceras procuram soluções, a doutrina do espiritismo introduz sutilmente na vida destas pessoas uma forma de escravidão desumana por submetê-los a espíritos malignos.

E.B.D e Campanha Evangelizadora!


A paz do Senhor!

O superintendente da Escola Bíblica Dominical, dc. Natanael da Silva Queiroz, juntamente com o aux. Márcio e o dc. Lenivaldo, dirigente da congregação em Gravatá do Ibiapina, estiveram no sítio Monteiro, no último domingo, na casa do irmão Heleno, onde já se tem um ponto de pregação, para implantar o discipulado. A alegria era visível naquela família porque estavam tendo a oportunidade de se alicerçarem mais na palavra de Deus e depois do discipulado, descer às águas batismais. O aux. Márcio e o aux. Ronaldo Aparecido estarão discipulando aqueles novos convertidos. As aulas serão dadas aos domingos a partir das 14hrs. Isso mostra a importância da Campanha Evangelizadora trabalhando em conjunto com a EBD. Enquanto uma ganha almas a outra cuida para que sejam alimentadas com a palavra de Deus e possam serem cristãos convictos da sua fé. Também ficou acordado que depois do discipulado, será implantada uma classe da Escola Bíblica Dominical, pois naquele lugar tem mais de sessenta famílias morando. O irmão Heleno fez a doação de um terreno que futuramente será construída uma congregação.   





terça-feira, 13 de dezembro de 2011

LIÇÃO 12 – AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL


Texto Áureo: II Co. 6.14 – Leitura Bíblica: Ne. 13.23-29

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

Objetivo: Mostrar aos alunos que o casamento não é um mero contrato social, mas uma instituição divina que tem de ser levada a sério e firmada de acordo com a vontade de Deus.

INTRODUÇÃO
O casamento misto trouxe sérias consequências para o povo de Israel. Na lição de hoje, com base me Ne. 13.23-29, discorreremos a respeito dos perigos desse tipo de união. Primeiramente, explicaremos os termos judaicos para o casamento, em seguida, atentaremos para o contexto nos tempos de Neemias, e por fim, aplicaremos a realidade do casamento misto à orientação quanto ao jugo desigual admoestada por Paulo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

LIÇÃO 11 - DANIEL E OS LEÕES.

Texto Bíblico- Daniel 6.1-28.
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que a vontade de Deus tem que está acima de qualquer coisa.
Frase do dia:
Obediência a Jesus em primeiro lugar.
Memória em ação
“Devemos antes obedecer a Deus que aos homens.” Atos 5.29.
 Explorando a Bíblia
Olá professores e todos os mestres que estão estudando a lição sobre Daniel. Hoje vamos falar sobre um servo de Deus que passou por muitas dificuldades, e a história conta de Daniel na cova dos leões. Daniel era um servo do rei Nabucodonosor na terra da Babilônia. Ele e mais três amigos eram do povo de Israel.
Os quatro amigos amavam a Deus, confiavam nele e tinham certeza de que sempre estariam protegidos por Ele. Deus lhes deu conhecimento, sabedoria e inteligência em toda a cultura, mas a Daniel deu também conhecimentos sobre visões e sonhos.
Um dia o rei teve um sonho. Quando acordou, estava perturbado, não se lembrava mais do que havia sonhado, mandou chamar os seus sábios para explicar o sonho, mas eles não souberam explicar. O rei ficou furioso e ordenou que cortassem as cabeças de todos os sábios da Babilônia.
Então Daniel foi ao rei e disse que no dia seguinte desvendaria o sonho. Daniel orou muito a Deus. Durante a noite Deus, num sonho, falou a Daniel o significado do sonho do rei. Assim ele pôde contar tudo ao rei no dia seguinte e evitar a morte dos sábios.
Depois disso, Daniel  e seus três amigos  se tornaram servos muito importantes do reino. E eles permaneceram  sempre confiantes em Deus.Mas,um dia, o rei resolveu fazer uma estátua de ouro para que o povo o adorasse como se ele fosse um deus  . e ao lado dela mandou que fizessem uma fornalha, para aqueles quem não o adorasse fossem jogados nela. Então o rei marcou o dia da adoração. Todos se reuniram e a música tocou para que todos se ajoelhassem perante a estátua. No entanto só Daniel e seus amigos que não se ajoelharam, pois disseram que só adorariam a Deus, por isso foram jogados na fornalha. Deus mandou um anjo do céu para proteger aqueles três homens e, por isso para a surpresa do rei ele agora estava vendo quatro homens na fornalha. O rei mandou que para soltarem os rapaz, eles saíram sem nenhum foi de cabelo queimado nem cheiro de fumaça. A fé em Deus os tinha salvado.
Anos mais tarde, quando já havia outro rei, Dario, os servos que não gostavam de Daniel pediram ao rei que fizesse uma lei que ordenasse que todo o povo da Babilônia a adorar a ele durante um mês. O rei fez. Porém Daniel não seguiu a ordem do rei. Pelo contrário, continuava orando três vezes ao dia a seu Deus. Os que não gostavam de Daniel, vendo que ele não cumpria a ordem, o denunciaram. E por isso foi jogado na cova dos leões. Agora Deus estava com Daniel. Protegeu-o por causa de sua fé. Daniel era fiel a Deus e também ao rei. O rei acordou várias vezes durante e. Bem cedo na manhã seguinte, correu até a cova. Vendo que Daniel estava vivo, ele também creu no Deus de Daniel.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         Bíblia Viva
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

Satanismo: Fatos e lendas

INTRODUÇÃO

Quando se fala em satanismo, logo nos vem à mente homens vestidos de compridas roupas negras com um punhal na mão rodeado por velas pretas, sacrificando alguma vítima. Esta talvez, é a concepção de milhares de pessoas que conhece o termo “satanismo” apenas pela lembrança herdada de filmes de terror ou de alguns livros cujo conteúdo pertence a idade média (no Brasil em anos recentes, entre as igrejas evangélicas, este tipo de satanismo ficou bastante conhecido devido a propaganda do livro de Rebecca Brown, “Ele Veio para Libertar os Cativos” e pelos livros de Daniel Mastral). No entanto o satanismo moderno não tem nada que ver com essa imagem grotesca é mais um tipo de religião humanista voltada mais ao ateísmo. É verdade que existem este tipo de ritual que incluem sacrifícios de vítimas humanas (ao contrário de algumas opiniões céticas no assunto, há bastante evidencias para apoiar estes acontecimentos), mas são realizados normalmente por pessoas desequilibradas psicologicamente. Entretanto o satanismo mais conhecido hoje em dia foge radicalmente dessa concepção.

A religião satânica moderna é caracterizada pela busca do hedonismo e pela rejeição a toda forma de cristianismo, é uma rebelião ao sistema de governo atual. Que tende a oferecer ao ser humano uma liberdade irrestrita no que tange as normas de comportamento e moral estabelecidas, chocando-se claramente com a filosofia cristã de vida.

Devido à mudança de paradigmas em nossa geração o satanismo ganhou bastante campo e está conquistando um grande número de adeptos vindos das mais variadas classes. Os jovens são talvez o grupo mais vulnerável a embrenhar no submundo desta religião. Haja vista as bandas de rock pauleira serem só alguns, dentre os muitos divulgadores do satanismo.

Existem quatro significados básicos que são usados para descrever alguns grupos de Satanismo, a saber: Satanismo Religioso, Satanismo gótico, Satanismo filosófico, e outros.,


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

LIÇÕES 1º TRIMESTRE DE 2012



Jovens e Adultos
1º trim-2012

SUMÁRIO DA LIÇÃO:
1- O Surgimento da Teologia da Prosperidade
2- A Prosperidade no Antigo Testamento
3- Os Frutos da Obediência na Vida de Israel
4- A Prosperidade em o Novo Testamento
5- As Bençãos de Israel e o que Cabe à Igreja
6- A Prosperidade dos Bem-aventurados
7- "Tudo Posso Naquele que me Fortalece"
8- O Perigo que Querer Barganhar com Deus
9- Dízimos e Ofertas
10- Uma Igreja Verdadeiramente Próspera
11- Como Alcançar a Verdadeira Prosperidade
12- O Propósito da Verdadeira Prosperidade
13- Somente em Jesus Temos a Verdadeira Prosperidade


 
Juvenis  - 1º trim/2012

SUMÁRIO:
1 - Salmos são poesias
2 - salmos falam de conselhos
3 - Salmos falam de dor
4 - Salmos falam de relacionamentos
5 - Salmos falam dos desejos do coração
6 - Salmos falam de ansiedade
7 - Salmos falam de amor à Bíblia
8 - Salmos falam de confiança
9 - Salmos falam de realização de sonhos
10 - Salmos falam de solidão
11 - Salmos falam de medo
12 - Salmos falam de Cristo
13 - Salmos falam de adoração


 
Adolescentes - 1º trim-2012

SUMÁRIO:
1 - Busque a Sabedoria
2 - Obedeça aos Pais
3 - Evite as Más Companhias
4 - Pratique a Bondade
5 - Desvie-se do Mal
6 - Fuja da Moralidade!
7 - Vença a Preguiça!
8 - Tenha Cuidado com o que Fala
9 - Aprenda a Perdoar
10 - Como Relacionar-se com o Próximo
11 - Seja Prudente!
12 - Fuja da Contenda!
13 - O Caminho para Viver


 
Juniores - 1 e 2º trim/2012

SUMÁRIO:
1 - Jesus é o Mestre dos mestres
2 - Jesus ensina sobre o poder de Seu nome
3 - Jesus ensina sobre a humildade
4 - Jesus ensina sobre a amizade
5 - Jesus ensina sobre a felicidade
6 - Jesus ensina sobre a oração
7 - Jesus ensina sobre o perdão
8 - Jesus ensina sobre as riquezas
9 - Jesus ensina sobre o amor ao próximo
10 - Jesus ensina sobre o amor à Deus
11- Jesus ensina sobre o sal e a luz do mundo
12 - Jesus ensina sobre o Bom Pastor
13 - Jesus ensina o caminho para o céu


 
Jardim da Infância -1º Sem-2012

SUMÁRIO:
1 - Deus promete um Salvador
2 - A promessa é cumprida
3 - Presentes para o menino Jesus
4 - o bebê jesus é levado ao templo
5 - Cuidado, o menino Jesus corre perigo
6 - O menino Jesus conversa com os professores
7 - Jesus é batizado
8 - Jesus chama seus primeiros ajudantes
9 - Jesus e a mulher samaritana
10 - Recebido como Rei
11 - Jesus lava os pés dos seus ajudantes
12 - Jesus prova o seu amor por nós
13 - Jesus voltou para o céu


 
Maternal - 1º trim-2012

SUMÁRIO:
1 - A Bíblia é o Livro do Papai do céu
2 - A Palavra de Deus dura para sempre
3 - Aprendendo a Palavra do Papai do céu
4 - É melhor obedecer!
5 - Duas semanas de festa!
6 - O azeite que não acabava
7 - A arma secreta de Jesus
8 - Jesus leu e explicou a Bíblia
9 - A história das sementes
10 - O moço lê a Bíblia no carro
11 - A ovelha fujona
12 - Cartas de Paulo
13 - A Bíblia conta como é o céu

Fonte: CPAD

LIÇÃO 11 – DANIEL, O PROFETA DO PALÁCIO

Texto Bíblico:Daniel 1.1-21
Ao Mestre
Prezado (a), o quando Daniel foi levado pelos babilônios aproximadamente no ano 605 a.C., estava em sua adolescência, na idade entre 14 e 16 anos. É provável que ele fosse desse linhagem real, já que o rei Nabucodonosor, ordenou que se escolhesse jovens da classe dos nobres para que fossem treinados como lideres e sábios na Babilônia. Nesta época, a Babilônia era o poder central mundial. Daniel estava entre os primeiros cativos que foram transportados de Judá. Em uma nação estranha de idioma e costumes, ele decidiu manter-se firme na adoração ao único Deus verdadeiro. Apesar de estar afastado de seus pais em uma terra estranha, e sofrer grandes pressões, ele manteve-se fiel a Deus obedecendo-O em tudo.
Deus honrou a fidelidade desse jovem, alem de abençoá-lo ainda lhe conferiu elevado cargo no governo babilônico.
O ministério de Daniel se estendeu por mais de sessenta anos, tendo servido sob os reis babilônicos: Nabucodonosor, Evil-Merodaque, Labashi-Marduque, Nabonido  Beltasar. Quando os persas conquistaram a Babilônia, Daniel era considerado um conselheiro de alta estima e foi convidado para continuar servido na administração do novo imperador – Ciro. 
Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que, mesmo longe dos pais, Daniel demonstrava um comportamento exemplar, e através de seu exemplo ele conduziu reis a crer em Deus.
Exercitando a memória
“Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo.” (2 Co 2.15 – NTLH).
Nosso comportamento pode ser comparado a odor. Quando bom pode reproduzir como cheiro suave como de um maravilhoso perfume, que alegra e suaviza a vida dos que nos vêem. Porém, quando mau, é desagradável, fazendo com que as pessoas até evitam falar conosco. Que tipo de odor estamos exalando em nosso cotidiano?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lição 11: A Perseverança do Atleta


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØCompreender a importância da perseverança para a jornada cristã.
Para refletir
“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”(Fp 3.14 - ARC).
Prosseguir para o alvo, aponta para o progresso diário que devemos adquirir no desenvolvimento da maturidade, daqueles que com os olhos fixos no Alvo – Cristo – e alcançar a tão esperada recompensa.
Texto Bíblico em estudo: Hb 12.1-3.
Introdução
“Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.
Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança.” (Albert Einstein)
A perseverança revela os crentes genuínos. A Bíblia diz em Marcos 13.13 “E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.”
A perseverança revela fé genuína. Àqueles que perseveram, Deus promete-lhes vitória. Como o apostolo Paulo nos afirma em Filipenses 3.13-14:
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.”

LIÇÃO 11 – O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS

Texto Áureo: At. 20.7 – Leitura Bíblica: Ne. 13.7-12; At. 20.7-12

Pb. José Roberto A. Barbosa


Objetivo: Mostrar aos alunos que o domingo, como dia de adoração e serviço, é o referencial mínimo que o crente deve consagrar ao Senhor.

INTRODUÇÃO
A restauração da obra de Deus, nos tempos de Neemias, envolveu o retorno ao uso apropriado do Dia do Senhor. Isso porque muitos judeus, conforme estudaremos na lição de hoje, utilizaram indevidamente o Sabat. Para iniciar o estudo, explicaremos o que é bíblico-teologicamente, o dia do Senhor, em seguida, mostraremos o que acontece quando o dia do Senhor é profanado, e por fim, destacaremos a relevância da adoração e serviço no dia do Senhor.

LIÇÃO 11 – O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS


INTRODUÇÃO

             Nesta lição, estudaremos sobre o real significado da guarda do sábado (Hb. Shãbatdescanso cf. Gn 2.2) para Israel e da guarda do domingo para Igreja. Depois de tantos séculos de ensino bíblico e teológico acerca do cumprimento da Lei do Senhor, ainda há muitos que misturam as práticas do AT com os ensinamentos de Jesus nos Evangelhos no que diz respeito às práticas cerimoniais da antiga aliança. Nesta ocasião, desejamos aproveitar o relato bíblico de Neemias quanto ao seu zelo pela guarda do sábado, com o objetivo de contribuir para o esclarecimento sobre o posicionamento do crente acerca do cumprimento dos preceitos legais do AT.

Batismo nas águas, crescimento da Igreja


A paz do Senhor!

Um dos dias mais esperado pelos irmãos e principalmente pelos candidatos ao batismo nas águas finalmente chegou. No dia 04.12.2011, domingo passado, logo após a Escola Bíblica Dominical, 25 novos convertidos que passaram pelo discipulado desceram às águas batismais em cumprimento a palavra de Deus. Vários irmãos da cidade e também dos distritos de Taquaritinga do Norte ansiavam por este dia, pois tinham desejo de se tornarem membros do corpo de Cristo para que pudessem participar da santa ceia do Senhor.
A igreja está feliz, pois Deus tem salvado a muitos e o trabalho tem crescido vertiginosamente. O próximo batismo acontecerá provavelmente em maio de 2012, pois muitos novos convertidos ainda não tinham passado pelo discipulado. O gestor local, Pr. Ronaldo, externou sua alegria ao ver fruto do seu trabalho juntamente com a igreja e o crescimento que Deus tem dado. Os candidatos estavam felizes porque através daquele ato puderam externar publicamente a aceitação das ordenanças divinas e o desejo de serem novas criaturas e terem seus pecados sepultados no mar do esquecimento fazendo uma nova aliança com Deus, este é o símbolo do batismo.
O batismo foi realizado pelo Pastor da filial em Pão de Açúcar, Pr. Joaquim, que sempre tem nos ajudado nos trabalhos, quando solicitado. 

Pastor Ronaldo e os batismandos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

LIÇÃO 10 – JEREMIAS, O PROFETA DAS LÁGRIMAS

Texto Bíblico:Lamentações de Jeremias caps. 1 à 5.
Ao Mestre
Prezado (a), o ministério profético de Jeremias foi por cerca de mais de quarenta (40) anos.
Seu ministério iniciou-se nos dias do rei Josias (621-607 a.C.). O rei Josias foi um rei que se preocupou em restabelecer uma adoração sincera para com Deus, designou escribas que fizessem cópias da Palavra de Deus e enviasse por todos os termos do país, para que as pessoas apreendessem e obedecessem a Deus.
Mas não foi muito eficaz no seu intento, pois muitas pessoas iam à Igreja somente como apenas costume, não havia nelas um sentimento sincero de amor e adoração a Deus. Jeremias muito se entristeceu ao perceber que a reforma promovida pelo rei Josias, não mudava o coração do povo em relação a deus, eles continuavam adorando a ídolos e desagradando a Deus com suas ações injustas e palavras mentirosas.
Após a morte do rei Josias, as cosias pioraram. Jeremias assistiu a rei após rei ignorar suas advertências provindas do próprio Deus e conduzir o povo a uma vida cada vez mais pecaminosa e idólatra. Com as pessoas totalmente inversas à vontade de Deus, tudo o que Jeremias profetizava eles rejeitavam. Grande foi o sofrimento deste profeta, que ao saber da iminente destruição de Jerusalém nada podia fazer diante da incredulidade e da desobediência do provo à voz de Deus. Ele era ignorado, sua vida foi ameaçada várias vezes.
Jeremias enfrentava dia a dia oposição, mas corajosamente e com lágrimas entregava a mensagem divina. Sofria ao sentir o amos de Deus pelo povo e ao perceber e sentir a rejeição do povo para com Deus. Grande foi a perseverança deste profeta que em suas mensagens expressa sentimentos intensos e contemplava um deus que executa juízo mas também exerce misericórdia.
Vejamos algumas características do ministério de Jeremias:
ü  Seu ministério abrangeu o período dos últimos cinco (5) reis de Judá.
ü  Escreveu os livros de Jeremias e Lamentações do AT.
ü  Agiu como fiel mensageiro de Deus apesar de ter sofrido muitos atentados e prisões.
ü  Ficou tão entristecido com a condição espiritual e iminente destruição de Judá que ganhou o apelido de profeta chorão.
Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a entender que Jeremias amava o seu povo e queria vê-los felizes, porém sofreia muito ao ver que seus contemporâneos rejeitavam a Deus, não recebendo sua Palavra, e por isso seriam destruídos.
Exercitando a memória
“A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria..” (Sl 30.5 – NTLH).
Neste salmo Davi faz menção que os momentos difíceis que passamos na vida, mesmo que seja uma punição de Deus ou uma conseqüência de nossas escolhas erradas, isso passará. Deus é grande em misericórdia e sempre nos estende Sua Mão. Não precisamos nos afligir  – Deus está no controle de todas as coisas.
Crescendo no conhecimento
Crianças, na lição de hoje, conhecer uma pouco da vida do profeta Jeremias.
Jeremias era de uma família rica que morava em Anatote, uma cidade ao norte de Jerusalém. Quando criança, o rei Josias, iniciou uma reforma espiritual, o qual muito o alegrou, pois Jeremias amava a Deus e sempre desejou servi-Lo com todo o coração.
Porém, o reavivamento espiritual pretendido pelo rei não foi alcançado. E Jeremias em seu crescimento presenciava o povo cada vez mais distante de Deus. E isso o entristecia muito, pois havia profecias nas quais Deus havia dito que caso o povo se afastasse DELE seriam levado como escravos para uma terra distante.
Certo dia, Jeremias foi chamado por Deus para ser profeta e falar ao povo o que Deus mandasse ele falar. Jeremias ficou muito preocupado, por não sabia como iria fazer isso, mas Deus disse queo ensinaria e o ajudaria. A mensagem que Jeremias teria de entregar era que Deus iria destruir Judá por causa de seus pecados e apostasias (abandono da fé).
Jeremias era uma pessoa extremamente compassiva que amava grandemente seu povo e tinha simpatia e compaixão dos pobres. Chorava ao ver seu povo adorando a ídolos e oprimindo aos necessitados.
Jeremias ficava na porta do Templo (igreja da época), nas praças, ou onde as pessoas se ajuntassem, para anunciar a mensagem divina. Falava contra a imoralidade, contra a ganância, a idolatria, a opressão aos pobres e contra as mentiras e ambições dos lideres religiosos de sua época.
O rei, os lideres religiosos, o povo e até mesmo seus familiares o rejeitaram e até o chamaram de traidor. Apanhou, sofreu torturas, foi ameaçado de morte, ficou preso, mas permaneceu fiel a Deus e continua a entregar a mensagem que ELE mandava anunciar.
Passou anos exortando o povo a se arrependerem e assim seriam salvos, mas ninguém ouvia. Assim o rei Nabucodonosor, de Babilônia, atacou a Judá, destruindo o templo e a cidade de Jerusalém. Muitos foram mortos e outros foram levados como escravos para a Babilônia.
O rei Nabucodonosor mandou que soltasse Jeremias que havia ficado preso por anos, pois havia ouvido falar das profecias dele que se cumpriram e de seu sofrimento. Jeremias ao ver a cidade destruída e desolação das pessoas, chorou e escreveu cânticos que expressam sua dor e tristeza pelo seu povo, esses cânticos estão no livro de Lamentação de Jeremias.
Mas algo alegrava Jeremias, Deus prometeu que no tempo certo, visitaria seu povo resgatando-os da Babilônia, trazendo-os de volta a Judá e restabelecendo com eles um novo concerto. E isso se cumpriu nos dias do rei Ciro, o qual deu a liberdade ao povo judeu, concedendo-lhes o retorno à sua terra, a reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém.
Como Deus é maravilhoso. Grande em amor e misericórdia para conosco, não é mesmo?
Aplicação da Lição
Amado (a) enfatize aos pequenos que Deus chama todos nós para uma tarefa especifica, que cada criança tem uma chamada para algo. Mas que não devemos ter medo, ou acharmos que não conseguiremos fazer. Ele nos ensina e nos guarda como fez com Jeremias, que mesmo sendo ameaçado várias vezes, foi livrado. Deus sempre nos dá forças e habilidades para realizar algo para a obra de Deus.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: Portal EBD

LIÇÃO 10 – O CUIDADO DO ATLETA

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-se de que o atleta cristão deve cuidar-se diariamente para manter-se em boa forma espiritual, percebendo a importância da vigilância para vencer as tentações.
Para refletir
“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.”(1 Co 9.25 – ARC).
Neste texto o apostolo Paulo nos admoesta que não basta começar a caminhar na vida cristã. Que devemos perseverar, prosseguindo até o fim ( 1 Co 10.1-12; 2 Tm 2.5; 4.7ss).
Nesta caminhada, devemos dar o melhor, esforçar-nos ao máximo, somente assim, alcançaremos o premio da Soberana vocação, a nós concedida por Deus – a coroa incorruptível, guardada para nós nos céus. 
Texto Bíblico em estudo: Fp 3.7-14.
Introdução
Neste texto o apostolo Paulo, conclama-nos à uma entrega, uma entrega total ao senhorio de Cristo em nosso viver.
Podemos divide esse texto de Filipenses cap. 3, em três partes tendo em mente a mudança de valores que temos demonstrar para cumprir tal entrega.
1)      Renuncia do passado – 4-7;
2)      Um alvo para o presente – 8-10;
3)       Uma esperança para o futuro – v. 11.
Na estrada de Damasco Paulo iniciou a carreira para conquistar a aprovação de Deus. E ao fim de sua jornada, pôde dizer:
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”(2 Tm 4.7,8)
Mas como conseguir tal proeza?
Cuide-se diariamente para manter a boa forma espiritual
"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo"(1 Co 3.16, 17).
Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Somos feitura sua, criados para o louvor da sua glória. Deus colocou em nós o fôlego de vida e fomos criados para sermos sua habitação. Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo.
Vejamos as posturas que precisamos ter:
1 - Ter cuidado com nossas atitudes
·         Com o que vemos-"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt 6.22)
O nosso olhos são a porta de entrada da nossa alma, eles fotografam as imagens e guardam na mente. Precisamos vigiar para que o nosso adversário não nos pegue nessa área, pois como nova criatura, temos a mente de Cristo e ela poderá ser contaminada se não andarmos em vigilância. "..., nós temos a mente de Cristo" (1 Co 2.16)
·         Com o que ouvimos- Podemos ter a alma contaminada através da audição. Vigilância e selecionar ao que submetemos os nossos ouvidos, é necessário - "a fé vem pelo ouvir..." (Rm 10.17)
·         Com o que falamos- Nossas palavras devem ser equilibradas e conduzidas pelo Espírito Santo, para que sejam edificadoras para quem as ouve - "A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6)
·         Com o que fazemos- Nossas atitudes revelam quem somos - "Sabei isto, meus amados irmãos, mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tg 1.19-22)
2 - Cuidar da estética corporal
Se somos templo de Deus, precisamos cuidar da saúde do corpo.
·         Na aparência- A nossa aparência reflete como estamos interiormente, isto é, a saúde da alma. Se andamos relaxadamente, de qualquer jeito, estamos desprezando o que Deus criou de uma maneira muito linda. Portanto, o nosso vestir deve ser nobre, decente, discreto, isento de sedução. Não é preciso viver comprando roupas para mostrar que se veste bem, mas saber vestir o que tem, com elegância, combinando as peças e estar sempre limpas e cuidadas. Também precisamos fugir da aparência do mal, não usando roupas que despertem a sensualidade, cuidando para que o outro não peque (lascívia)
·         Na higiene corporal- Cuidar da higiene do corpo, tomando banho diariamente, manter os cabelos limpos e tratados, escovar sistematicamente os dentes evitando assim o mal hálito. São hábitos externos que demonstram zelo pelo Templo de Deus e também um excelente testemunho como cristão.
·         No combate a obesidade- Precisamos entender que todo peso acima do proporcional ao nosso biotipo nos causa desconforto, cansaço, aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, o que pode acarretar partida para eternidade fora do tempo. É necessário recuperar a auto-estima, vencer os complexos, os traumas, para que o nosso corpo reflita a glória de Deus. Vejamos o que o Ap. Paulo escreveu em 1 Ts 5.23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
3 - Ser exemplo em tudo
Comofilhos de Deus devemos espelhar a sua glória, sendo Seus imitadores. - "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef 5.1, 2).
Fugir das obras da carne (Gl 5.19-21).
4 - Ser santos

"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).
ü  Com unidade de Espírito - (Ef 1.3, 4)
ü  Em todo o nosso viver (1 Pe 1.15, 16)
ü  Tendo os nossos corpos em sacrifício (Rm 12.1)
ü  Tendo o Fruto do Espírito (Gl 5.22)
Conclusão
Somos filhos de Deus e precisamos refletir a Sua glória, não só em palavras, mas em atitudes que revelem o Deus que está em nós. Sejamos o referencial de santidade a cada dia, sendo zelosos no que fazemos, no que falamos ou pensamos, buscando a santidade em amor, sendo exemplos em tudo, para glória de Deus – somente assim seremos verdadeiros ATLETAS CRISTÃOS.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Fonte: Portal EBD