terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LIÇÃO 06 – A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS

Texto Áureo: Lc. 4.18 – Leitura Bíblica: Mt. 5.1-12

Pb. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
O movimento da Teologia da Ganância, que nada tem de cristã, foge dos textos bíblicos que tratam a respeito do sofrimento. As bem-aventuranças, apresentadas por Jesus no Sermão do Monte, são desconsideradas. Na lição de hoje, aprenderemos que existe prosperidade para os bem-aventurados, e esses, diferentemente do que defendem o pseudopentecostalismo, tem como marca o sofrimento. Mesmo em meio ao sofrimento, por amor a Cristo, esses são considerados - makarios em grego - isto é, mais do que felizes.

LIÇÃO 06 – A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS

INTRODUÇÃO

O Sermão do Monte é um dos mais famosos ensinos de Jesus. A expressão Bem-aventurado do grego “Makários” significa, literalmente: “feliz, afortunado, ditoso”.  Já a expressão “Makarismos” denota “felicitação, felizes, alegres” (Gl 4.15; Rm 4.6,9). Jesus estava descrevendo o bem-estar concedido por Deus que pertence apenas ao fiel. As Beatitudes demonstram que o caminho para a felicidade celestial é o oposto do caminho mundano normalmente seguido na busca da felicidade. A ideia mundana é que a felicidade é encontrada nas riquezas, nos prazeres, na abundância, no lazer e em coisas semelhantes. A verdade é exatamente o oposto. A verdadeira prosperidade não é sinônima de riqueza material, como muitos pensam. Nem sempre um homem rico pode ser considerado como próspero e, da mesma maneira, não podemos dizer que um homem pobre não possa ser próspero (1Co 13.4-7; Fp 2.3-5).

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/194

Reunião EBD

A paz do Senhor!

No dia 29.01.2012, domingo, tivemos a primeira reunião de 2012 do departamento da EBD. A reunião começou às 14hs e terminou às 16hs. Vários assuntos foram tratados tendo como objetivo um melhor desempenho para o crescimento da Escola. O superintendente dc Natanael da Silva Queiroz começou com uma oração e logo após deu oportunidade ao professor dc Jonatan Pessoa de Queiroz para louvar ao Senhor.
A palavra do Senhor foi lida pelo superintendente da EBD e depois da oração o vice-superintendente, o aux. Gilmar Bezerra de Lima falou sobre a Organização da Escola para 2012 onde foi mostrado para o corpo docente o organograma da Escola Bíblica Dominical. O vice-superintendente  também falou sobre o calendário de eventos e os novos projetos que serão implantados como alguns que foram iniciados em 2011 terão continuidade. O superintendente falou sobre as mudanças de professores e secretários onde vários professores que trabalharam em 2011 continuarão, alguns nas mesmas classes e outros mudaram. Também novos professores e secretários estarão nos ajudando nesta obra de grande importância. A secretária, Maria Verônica Queiroz dos Santos Silva, falou sobre a liturgia e o horário de funcionamento dentro da EBD. O superintendente falou sobre as atribuições de cada função dentro da Escola. O nosso Gestor, o Ev. Severino Ronaldo de Sales, falou sobre as atribuições do professor e que cada um se esforçasse para que a Escola Bíblica Dominical tivesse um maior crescimento. Ele agradeceu a cada um por terem se prontificado a fazer o melhor pela obra do Senhor, pois esta obra precisa que todos dêem as mãos e com certeza Deus nos dará sabedoria e a Igreja será vitoriosa.  
O nosso Pastor expressou sua felicidade e agradeceu ao Senhor Jesus Cristo por nos dar a oportunidade de trabalharmos de mãos dadas e com isso estamos vendo o que Deus tem feito não só na EBD mais em toda a Igreja. A união é imprescindível para que o trabalho do Senhor tenha êxito. O que estamos vendo é que o objetivo não é a promoção pessoal de alguns, e sim, o amor em prol da Obra do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Reunião foi registrada em ata pelo nosso professor e dc Joab.
Agradecemos ao nosso bom Deus por está com suas mãos estendidas nos abençoando em tudo e que nos deu um Pastor Presidente e um Gestor que realmente ama sua Obra e é por isso que a Igreja Assembléia de Deus, filial em Taquaritinga do Norte, está feliz.



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Deus tem nos abençoado muito

A paz do Senhor!

Neste domingo, 29.01.2012, pela manhã, tivemos mais uma EBD abençoada por Deus. Estudamos a Lição 05 com o título ‘As Bênçãos de Israel e o que cabe a Igreja’. A Escola tem crescido, fruto das bênçãos do Senhor como também do esforço de cada componente que fazem a EBD. Estamos pedindo a Deus que levante mais pessoas comprometidas com o ensino da palavra de Deus para que possam nos ajudar nesta missão.

 Classe Jovens - Profº dc. Jonatan e dc. Joabe

Classe Juvenil - profº Aux. Renato e aux. Ronaldo Aparecido
Classe Senhores -  Profº aux. Rosivaldo e dc. Júnior Batista
Classe Senhoras - profª Valdicléia e Débora
Classe Maternal - profª Adriana e Eliane
Classe Primários - Profª Ingrid
Classe Juniores - profª Fátima e Leila
Classe Jandim de Infância -  profª Joseângela (Jozy)
As crianças louvando a Deus

domingo, 29 de janeiro de 2012

Reunião Geral da EBD

A paz do Senhor!

No dia 29.01.2012, domingo, à partir das 14:00hrs, teremos a primeira reunião geral para o Departamento de Escola Dominical. Vários assuntos serão tratados em prol da EBD pois graças a Deus a Escola tem crescido não só em quantidade mais também em qualidade. Sabemos que é preciso continuar nos esforçando para que a EBD possa continuar crescendo e com isto a Igreja Assembléia de Deus, filial em Taquaritinga do Norte-Pe, será cada dia mais abençoada, pois o nosso objetivo é que todos os irmãos tenha uma maior compreensão da palavra que reflitirá em todas as dimensões na vida de cada um.
O Gestor Pr. Ronaldo e a superintendência pede a todos os que tem funções dentro da EBD, em todo o campo de Taquaritinga do Norte, que compareçam. 

dc. Natanael da Silva Queiroz, Superintendente.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A escola dominical dos ateus

Por que até os ateus também estão adotando escolas dominicais?
“Nas manhãs de domingo, a maioria dos pais que não acreditam no Deus dos cristãos, ou em qualquer deus, provavelmente estarão tomando café da manhã ou numa divertida partida de futebol com as crianças, ou fazendo alguma tarefa doméstica ou, com sorte, dormindo. Sem religião, não há nenhuma necessidade por igreja, certo? Talvez. Mas alguns não crentes estão começando a achar que necessitam de algo para os seu filhos. Quando você tem crianças, diz Julie Willey, uma engenheira de design, você começa a notar que seus colegas de trabalho ou amigos têm uma igreja e se reunem para ajudar a ensinar os valores às crianças. Assim todas as semanas, Willey que é budista e nunca acreditou em Deus, e o marido dela colocam suas quatro crianças em uma minivan azul e vão ao Centro da Comunidade Humanista em Palo Alto, Califórnia, para a escola dominical ateísta” [i].

Assim inicia a matéria intitulada “Sunday School for Atheist” (Escola Dominical Ateísta), publicada na revista americana, Time, em que traz à evidência uma prática relativamente recente entre ateus norte-americanos, que é a escola dominical para os filhos de não crentes. O programa pioneiro ocorreu em Palo Alto, Califórnia, com expectativas de abertura de novos trabalhos em Phoenix, Albuquerque, Portland e outras localidades dos Estados Unidos. Segundo a revista, o movimento crescente de instituições para crianças de famílias de ateus também incluia acampamentos de verão em cinco estados mais Ontario, e a Academia Carl Sagan, na Flórida, a primeira escola pública Humanista do país que abriu com 55 crianças no outono de 2005.

O Programa Palo Alto Family, registra a revista, usa música, arte e discussão para encorajar expressão pessoal, curiosidade intelectual e colaboração. Em um domingo de outono, anotam, pode-se encontrar até uma dúzia de crianças de até 6 anos de idade e vários pais que tocam instrumentos de percussão e cantam hinos como “Ten Little Indians”, em vez de canções como “Jesus me ama”. Em vez de ouvirem história da Bíblia, a classe lê parábolas seculares.

LIÇÃO 5 - O SALVADOR CHEGOU

Texto Bíblico: Lucas 2.1-20
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que Jesus é  o nosso único salvador e Senhor pessoal, Único, Perfeito, que aconselha , Poderoso,Eterno e Príncipe da Paz
 Frase do dia
O SALVADOR CHEGOU!
Memória em ação
“Deus mandou um menino que será chamado nosso rei. Ele será chamado de conselheiro maravilhoso, Deus poderoso, Príncipe da Paz.” -  Isaías 9.6
Explorando a Bíblia
Grande parte do que é conhecido sobre o nascimento de Jesus, sua vida e seus ensinamentos é contado pelos Evangelhos canônicos:Evangelhos de MateusMarcosLucas e João pertencentes ao Novo Testamento da Bíblia. Os Evangelhos Apócrifos apresentam também alguns relatos relacionados com a infância de Jesus. Os Evangelhos narram os fatos mais importantes da vida de Jesus. Os Atos dos Apóstolos contam um pouco do que sucedeu nos 30 anos seguintes. As Epístolas (ou cartas) de Paulo também citam fatos sobre Jesus. Notícias não-cristãs de Jesus e do tempo em que ele viveu encontram-se nos escritos de Josefo, que nasceu no ano 37 d.C.; nos de Plínio, o Moço, que escreveu por volta do ano 112; nos de Tácito, que escreveu por volta de 117; e nos de Suetônio, que escreveu por volta do ano 120.
No entanto, é nos Evangelhos de Mateus e de Lucas que se tem melhores informações a respeito da infância de Jesus. Enquanto Mateus foi um dos doze apóstolos, Lucas teria empreendido uma pesquisa dos fatos que na sua época já eram relatados de modo que o seu Evangelho é o que mais contém informações a respeito da vida de Jesus na Terra, antes mesmo do seu nascimento.Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, que os romanos haviam designado para governar a Judéia. Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Lucas surian , mas as pessoas que fizeram essa contagem equivocaram-se com as datas: Herodes morreu no ano 4 a.C., de modo que Jesus nasceu 3 anos antes, a quando dos censos do povo Judeu, que ocorreu, exatamente, 1 ano após os censos dos outros povos também subjugados ao poder Romano. Estes censos ocorreram para facilitar aos Romanos a contagem do povo e a respectiva cobrança dos impostos. Os Judeus sempre se opuseram a qualquer tentativa de contagem, por essa razão, esta ocorreu um ano depois de ter ocorrido nos povos vizinhos. Desde o século IV, os cristãos festejam o Natal, ou nascimento de Cristo, no dia 25 de Dezembro. Esta foi uma adaptação das festas ao deus Sol dos povos pagãos, adquirida pelos Romanos. A data real ainda é incerta, ver mais adiante. Maria foi a mãe de Jesus. Ela e o carpinteiro José, seu marido, moravam em Nazaré, uma cidade da província da Galiléia, no norte da Palestina. O Evangelho de Lucas conta que o arcanjo Gabriel apareceu a Maria e anunciou que ela ia dar à luz o filho de Deus, o prometido Messias.
Lucas relata também que, após receber a notícia do anjo, Maria teria passado uns três meses com Isabel e Zacarias nas montanhas de Judá e que depois retornou para sua casa.
Mateus, por sua vez, traz a informação de que José, não teria compreendido inicialmente que Maria recebera a importante missão de conceber o Messias e se afastou de Maria, pelo que um anjo lhe pareceu em sonhos para que ele a recebesse.
Algum tempo antes de Jesus nascer, Maria e José foram a Belém, a fim de terem seus nomes registrados em um recenseamento. Devido a um decreto de Otávio Augusto, todas as pessoas que viviam no mundo romano tiveram que se alistar em suas respectivas cidades, sendo que José era de Belém.
Belém era uma pequena cidade do sul da Judéia. Maria e José encontraram abrigo num estábulo, e foi aí que Jesus nasceu. Maria fez de uma manjedoura o berço para ele.
Evangelho de Lucas fala de pastores que, perto de Belém, viram anjos no céu e os ouviram cantar: Glória a Deus nas alturas e, na Terra, paz e boa vontade entre os homens [1]. Algumas traduções da Bíblia dizem: paz na Terra aos homens de boa vontade.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na Linguagem de Hoje
·         Bíblia da Galerinha
·         Bíblia de Estudo Pentecostal.
·         Bíblia Viva
·         História da Bíblia para a família.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 5 – SALMOS FALAM DE DESEJOS DO CORAÇÃO

ENFOQUE BÍBLICO:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.”
OBJETIVOS:
Conceituaro termo coração sob a perspectiva bíblico-teologica.
Explicaro porquê o coração é enganoso.
Expor as maneiras pelas quais podemos limpar o coração.
INTRODUÇÃO:
Neil T. Anderson disse que os pensamentos desenfreados são como um trem sem freios. E isso com certeza levam a desejos incontroláveis, ele conta de uma pessoa que estava fazendo regime para emagrecer, que resolveu dar uma volta, mas com propósito de não passar perto de supermercado, caminhando, caminhando ela resolveu passar perto do supermercado, mas não entrar. Momentos depois já a porta do supermercado pensou vou entrar, mas ficarei longe das guloseimas, depois pensou vou olhar, mas não vou tocá-las, bem vou mexer nas guloseimas, mas não comprarei nenhuma, comprarei, mas não abrirei, abro, mas não cheiro, cheiro, mas não provo, provo, mas não como, como, como, como.  (Vitoria sobre a escuridão pg 152). Bem a ilustração serve para nos ensinar o seguinte, a nossa vitoria esta no primeiro momento, naquele olhar da coincidência, nossa relação com o pecado termina nesse momento. O rei Davi viu uma mulher tomando banho, nada demais, o problema foi à seqüência (2Sm 11.1-4; 12.1-12)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

LIÇÃO 05 – AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE A IGREJA

O QUE CABE À IGREJA, 1pte Licao5, 1Tr12, Ev Henrique 


  QUE CABE À IGREJA, 2pte Licao5, 1Tr12, Ev Henrique 



Lição 05: Salmos falam de Desejos do Coração

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.

LIÇÃO 5 - JESUS ENSINA SOBRE A FELICIDADE

Ao Mestre
Cada classe de Escola Dominical possui sua dinâmica, seu jeito de ser, sua maneira de fazer acontecer a aula.. A nossa preocupação não é só com a maneira que sua classe está acostumada a fazer, mas como esta maneira pode ser enriquecida através do conhecimento daquilo que as crianças podem e devem aprender. Por exemplo, é muito bom:
*  Receber as crianças com atenção e alegria, fazendo-as sentirem- se importantes e necessárias.
*  Ter momentos de louvor com cânticos possuam letras que edificam suas vidas, de preferência relacionadas com o tema da aula.
*  Reservar um tempo para a memorização do versículo da lição.
*  Realizar oração conjunta, ensinando que deve ser feita com os olhos fechados para que não prestemos atenção no sapato do amigo, no cabelo da amiga, afinal vamos conversar com o Senhor Jesus. Estimular a todos para que orem.
*  Ter todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
Fazendo assim, com certeza, sua aula será muito mais produtiva e muito alegrará ao Mestre dos mestres.
Caso queira reproduza o quadro abaixo, aproveitando o tema da lição de hoje, mostrar aos pequenos as bem aventuranças do aluno da Escola Dominical
Fonte:Revista Juniores Mestre -  CPAD – Ano 2006
Texto Bíblico: Mt 5.1-12.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Compreender que a verdadeira felicidade, consiste em sermos obedientes à Palavra de Deus, cumprindo a Sua Vontade.

LIÇÃO 5 – DESVIE-SE DO MAL

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conhecera origem e os efeitos do mal, conscientizar-se de que devemos nos afastar do mal, de tudo o que desagrada a Deus.
Para refletir
“Quem procura o bem é respeitado, mas quem busca o mal será vítima do mal.”(Pv. 11:27 – NTLH).
Por tudo isso, sugere o salmista, “desvie-se do mal e faça o bem”; pois o Senhor ama que pratica a justiça e nunca vai abandonar os que lhe são fiéis.
Texto Bíblico em estudo: Pv. 4:23-27; 6:12-15.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

LIÇÃO 05 – AS BÊNÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE A IGREJA

INTRODUÇÃO

Sem dúvida alguma, um dos temas bíblicos mais deleitosos à vida cristã, é o que trata das bênçãos e promessas de Deus. Uma vez que todos nós, em qualquer circunstância, somos dependentes das promessas de Deus contidas nas Escrituras. Contudo, nesta lição, iremos perceber que existem três tipos de promessas, a saber: individuais, nacionais e universais, e que cada uma delas têm um alvo determinado.

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/193



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LIÇÃO 05 – AS BENÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA

Texto Áureo: Ef. 1.3 – Leitura Bíblica: Gl. 3.2-9

Pb. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Um dos maiores equívocos na interpretação bíblica é confundir as bênçãos do Antigo Pacto atribuindo-as ao povo do Novo Pacto. Existem bênçãos que cabem a Israel, e que são especificamente para esse, enquanto que outras são para a Igreja. Na lição de hoje estudaremos a respeito dessas bênçãos, com o princípio exegético de diferenciar entre àquelas que cabem a Israel e à Igreja.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

John Piper: Aos Pregadores da Prosperidade

Por John Piper
Uma mudança fundamental aconteceu com a vinda de Cristo ao mundo. Até aquele tempo, Deus focou sua obra redentora em Israel com obras eventuais entre as nações. Paulo disse: “Nas gerações passadas, [Deus] permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos” (Atos 14:16). Ele os chamou de “tempos da ignorância.”
“Não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” (Atos 17:30).
Agora o foco passou de Israel para as nações. Jesus disse: “O reino de Deus vos será tirado [Israel] e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos [seguidores do Messias]” (Mateus 21:43). Um endurecimento veio sobre Israel até que o número total das nações entrasse (Romanos 11:25).
Uma das principais diferenças entre essas duas épocas é que, no Antigo Testamento, Deus glorificou amplamente a si mesmo ao abençoar Israel, de modo que as nações pudessem ver e saber que o Senhor é Deus.
“Faça ele [o Senhor] justiça ao seu [...] povo de Israel, segundo cada dia o exigir, para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus e que não há outro” (1Reis 8:59-60).

Réplica do Templo de Salomao, idealizada pelo bispo Macedo, da Igreja Universal, estimado em 350 milhoes de dólares
Israel não foi enviada como uma “Grande Comissão” para ajuntar as nações; pelo contrário, ela foi glorificada para que as nações vissem sua grandeza e viessem a ela. Então, quando Salomão construiu o templo do Senhor, foi espetacularmente abundante em revestimentos de ouro.
O Santo dos Santos tinha vinte côvados de comprimento, vinte côvados de largura e vinte côvados de altura. E foi coberto com ouro puro. Ele também cobriu de ouro um altar de cedro. E Salomão revestiu o interior da casa com ouro puro, e fez passar correntes de ouro frente ao Santo dos Santos, o qual também cobriu de ouro. E cobriu de ouro toda a casa, inteiramente. Também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do Santo dos Santos. (1Reis 6:20-22)
E quando ele mobiliou o templo, o ouro mais uma vez se tornou igualmente abundante.
Então Salomão fez todos os utensílios que estavam na casa do Senhor: o altar de ouro, a mesa de ouro para os pães da proposição, os castiçais de ouro finíssimo, cinco à direita e cinco no lado sul e cinco no norte diante do Santo dos Santos; as flores, as lâmpadas e as linguetas, também de ouro; as taças, espevitadeiras, bacias, recipientes para incenso e braseiros, de ouro finíssimo; as dobradiças para as portas da casa interior e do Santo dos Santos, também de ouro. (1Reis 7:48-50)
Salomão levou sete anos para construir a casa do Senhor. E então levou treze anos para construir sua própria casa (1Reis 6:38 e 7:1). Ela também era abundante em ouro e pedras de valor (1Reis 7:10).
Então, quando tudo estava construído, o nível de sua opulência é visto em 1Reis 10, quando a rainha de Sabá, representando as nações gentias, vai ver a glória da casa de Deus e de Salomão. Quando ela viu, “ficou como fora de si” (1Reis 10:5). Ela disse: “Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no trono de Israel; é porque o SENHOR ama a Israel para sempre, que te constituiu rei” (1Reis 10:9).

"O padrão no Antigo Testamento é uma religião 'venha-ver' (...) O Novo Testamento apresenta uma religião 'vá-anunciar'" (John Piper)
Em outras palavras, o padrão no Antigo Testamento é uma religião venha-ver. Há um centro geográfico do povo de Deus. Há um templo físico, um rei terreno, um regime político, uma identidade étnica, um exército para lutar as batalhas terrenas de Deus, e uma equipe de sacerdotes para fazer sacrifícios animais pelos pecados.
Com a vinda de Cristo tudo isso mudou. Não há centro geográfico para o Cristianismo (João 4:20-24); Jesus substituiu o templo, os sacerdotes e os sacrifícios (João 2:19; Hebreus 9:25-26); não há regime político Cristão porque o reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36); e nós não lutamos batalhas terrenas com carruagens e cavalos ou bombas e balas, mas sim batalhas espirituais com a palavra e o Espírito (Efésios 6:12-18; 2Coríntios 10:3-5).
Tudo isso sustenta a grande mudança na missão. O Novo Testamento não apresenta uma religião venha-ver, mas uma religião vá-anunciar. “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:18-20).
As implicações disso são enormes para a forma que vivemos e a forma que pensamos a respeito de dinheiro e estilo de vida. Uma das implicações principais é que nós somos “peregrinos e forasteiros” (1Pedro 2:11) na terra. Nós não usamos este mundo como se ele fosse nosso lar de origem. “A nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).
Isso leva a um estilo de vida em pé de guerra. Isso significa que nós não acumulamos riquezas para mostrar ao mundo o quão rico nosso Deus pode nos fazer. Nós trabalhamos duro e buscamos uma austeridade em pé de guerra pela causa de espalhar o evangelho até os confins da terra. Nós maximizamos o esforço de guerra, não os confortos de casa. Nós criamos nossos filhos com a visão de ajudá-los a abraçar o sofrimento que irá custar para finalizar a missão.

Vergonha: Evangélicos brasileiros gastam mais com Coca-cola do que com missões
Então, se um pregador da prosperidade me questiona sobre as promessas de riqueza para pessoas fiéis no Antigo Testamento, minha resposta é: Leia seu Novo Testamento com cuidado e veja se você encontra a mesma ênfase. Você não irá encontrar. E a razão é que as coisas mudaram dramaticamente.
“Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1Timóteo 6:7-8). Por quê? Porque o chamado a Cristo é um chamado para participar de seus sofrimentos “como um bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3). A ênfase do Novo Testamento não são as riquezas que nos atraem para o pecado, mas o sacrifício que nos resgata dele.
Uma confirmação providencial de que Deus planejou esta distinção entre uma orientação venha-ver no Antigo Testamento e uma orientação vá-anunciar no Novo Testamento, é a diferença entre o idioma do Antigo Testamento e o idioma do Novo. Hebraico, o idioma do Antigo Testamento, não era compartilhado por nenhum outro povo no mundo antigo. Era unicamente de Israel. Isto é um contraste surpreendente com o Grego, o idioma do Novo Testamento, que era o idioma de comércio do mundo romano. Então, os próprios idiomas do Antigo e do Novo Testamentos sinalizam a diferença de missões. O hebraico não era apropriado para missões no mundo antigo. O grego era perfeitamente apropriado para missões no mundo romano.
***
Este post é parte de uma série de dez artigos do John Piper publicados no blog Voltemos ao Evangelho. Para ver a série completa.

Fonte: voltemosaoevangelho.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LIÇÃO 4 - JESUS ENSINA SOBRE A AMIZADE

Ao Mestre
A EBD tem objetivos definidos para atingir. Não se trata apenas de uma reunião domingueira comum, ou um culto a mais. Esses objetivos são::
1. Ganhar almas para Jesus
O primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR e  O SIGAM como seu SENHOR e MESTRE. Há professores de EBD que, ensinam durante anos sem nunca ver um aluno convertido, talvez porque nunca os levaram a aceitar a Cristo na própria sala de aula.
O meio certo de lavar almas a Cristo é usar a PALAVRA DE DEUS e confiar na operação do Espírito Santo (Jo 3.5; 16.8; 1 Pe 1.23). O professor não pode salvar os alunos, mas pode leva-los ao SENHOR, assim como fez André (Jo 1.42).
A Bíblia não diz “Ensina a criança no caminha ‘em que vai andar’  ou ‘quer andar’, mas no caminho em que deve andar” (Pv 22.6).
2. Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão
O ensino da Palavra de Deus é uma obra espiritual e por essa razão é muito significativa para à cultura da alma, ganhar o aluno para Cristo é apenas o inicio desta obra, é necessário cuidar em seguida da formação doa hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal.
São os hábitos que formam o caráter, afirma a filosofia:
“O pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito conduz ao caráter, o caráter conduz ao destino da pessoa”, é claro que isso humanamente falando.
A palavra caráter procede do grego charassein ou  charasso significando “coisa gravada”, ou “eu gravo”. Caráter é o conjunto de qualidades fundamentais da personalidade.
Como podemos ver, o caráter pode ser gravado, é imprescindível que o professor (a) de EBD, tenha maturidade espiritual e consciência da importância desse trabalho.
Professor (a) você através do Espírito Santo, pode e deve, ensinar de forma a desenvolver a personalidade cristã, os talentos, os dons em seus alunos. Dê exemplo de uma vida cristã fiel e constante. Ensine com firmeza, aconselhando-os com sabedoria e santidade, sem esquecer-se de orar por cada um individualmente.

LIÇÃO 4 – SALMOS FALAM DE RELACIONAMENTO

ENFOQUE BÍBLICO:
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1Co 15.33).
OBJETIVOS:
Explicar quem e de que maneira as pessoas influenciam e são influenciadas.
Demonstrara influencia do meio sobre o ser humano.       
Exemplificarsituações em que personagens bíblicos foram positiva ou negativamente influenciados.
INTRODUÇÃO:
No relacionamento não vale ser manipulado, alguns agem pela maioria, não tem opinião própria, outros tentam mesmo que só conseguir seus objetivos e influenciar outros a pensar como ele. Pessoas são arrastadas pela multidão sem saberem para onde está indo, correm o risco de perderem suas vidas, por falta de personalidade, são os que vão porque falaram: “todos estão indos”.

LIÇÃO 4 – PRATIQUE A BONDADE

Ao Mestre
Amado (a) este trimestre o tema “Conselhos para o dia-a-dia” é propicio para despertarmos o adolescente para viver uma vida diária pautada  pela ética cristã,
A ética cristã trata dos princípios que regulam o comportamento do cristão, e, é o conjunto de princípios espirituais extraídos exclusivamente da Bíblia, para nortear a conduta diária daqueles que servem à Deus, nos seus relacionamentos com Deus e com as pessoas.
E. Bruner diz: "Ética cristã é o comportamento humano determinado pelo comportamento divino". Podemos com isso dizer que, a ética cristã é o conjunto de valores moral total e unicamente baseado nas Escrituras.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entender que Deus requer que todos pratiquemos a bondade a todas as pessoas indistintamente, assim estaremos demonstrando que somos filhos de Deus.
Para refletir
Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres”. (Pv. 22:9 - NTLH)
Precisamos estar conscientes do nosso potencial de sabedoria e de bondade, propósitos que nos foi legado pela graça divina a todos quantos aceitam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
As Escrituras nos ensina que o Amor é derramado em nosso coração, pelo Espírito Santo (Rm. 5:5) infundindo em nós o amar ao próximo como a nós mesmos, tornando-nos iguais em essência, portanto irmãos, unidos em um Deus que é amor.
Texto Bíblico em estudo: Pv. 3:27-29;11:17,23-26.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LIÇÃO 04 – A PROSPERIDADE EM O NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO

Veremos nesta lição o que o Novo Testamento diz acerca da verdadeira prosperidade. Analisaremos o seu aspecto escatológico ou futuro, diferente dos heréticos teólogos da prosperidade, que se concentram somente no presente. Veremos ainda que o ter não pode prevalecer sobre o ser; e que, sem a filantropia, é inútil a prosperidade.

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/192

Lição 04 - A PROSPERIDADE EM O NOVO TESTAMENTO

Texto Áureo: Rm. 14.17 – Leitura Bíblica: II Co. 8.1-9

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Em lição anterior estudamos a prosperidade no Antigo Testamento. Na aula de hoje, atentaremos para a doutrina da prosperidade no Novo Testamento. A princípio, definiremos o que significa prosperidade à luz do hebraico e do grego bíblico, em seguida, analisaremos o conceito de prosperidade neotestamentário, ressaltando a abordagem deste em relação ao dinheiro. Ao final, mostraremos qual a verdadeira fonte de prosperidade para a Igreja do Senhor Jesus Cristo.  

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

LIÇÃO 3 - O SALVADOR VEM AÍ!

Texto Bíblico: Lucas 1.5-25; 57-66; 3.1-16.
Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos entendam qual era a missão de João Batista.
 Frase do dia
O SALVADOR ESTÁ CHEGANDO.
Memória em ação
“Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para Ele! - Mateus 3.3.
 Explorando a Bíblia
Ora, completou-se para Isabel o tempo de dar a luz, e teve um filho. 
Ouviram seus vizinhos e parentes que o Senhor lhe multiplicara a sua misericórdia, e se alegravam com ela. 
Sucedeu, pois, no oitavo dia, que vieram circuncidar o menino; e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 
Respondeu, porém, sua mãe: De modo nenhum, mas será chamado João.
Ao que lhe disseram: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome. 
E perguntaram por acenos ao pai como queria que se chamasse. 
E pedindo ele uma tabuinha, escreveu: Seu nome é João. E todos se admiraram. 
Imediatamente a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; louvando a Deus. 
Então veio temor sobre todos os seus vizinhos; e em toda a região montanhosa da Judéia foram divulgadas todas estas coisas. 
E todos os que delas souberam as guardavam no coração, dizendo: Que virá a ser, então, este menino? Pois a mão do Senhor estava com ele. 
Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo; assim como desde os tempos antigos tem anunciado pela boca dos seus santos profetas; para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; para usar de misericórdia com nossos pais, e lembrar-se do seu santo pacto e do juramento que fez a Abrão, nosso pai, de conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o servíssemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, graças e entranhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz. 
Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         Bíblia Viva
·         História da Bíblia para a família.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

LIÇÃO 3 – JESUS ENSINA SOBRE HUMILDADE

Ao Mestre
Prezado (a) poucos se lembram do verdadeiro valor da Escola Dominical
A Escola Bíblica Dominical (EBD) é a escola do Ensino Bíblico da Igreja.
A EBD evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da grande comissão de Jesus à Igreja:
“Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”(Mt 28.19,20).
A EBD não é uma parte da Igreja: é a própria Igreja ministrando ensino bíblico metódico.
As principais razões que justificam a necessidade da EBD são:
Ø  Para ministrar para pequenos e grandes o ensino da Palavra de Deus, e isto de maneira pedagógica e metódica, como é de se esperar que uma organização que leva o nome de escola.
Ø  Realizar o ensino das VERDADES e DOUTRINAS bíblicas profundas e espirituais.
Ø  Cooperar com o lar de forma eficaz, na formação dos hábitos, práticas e deveres cristãos, tanto na esfera social, como na espiritual.
Ø  Sendo a Bíblia, a revelação progressiva de Deus. É evidente que, para maior aproveitamento, tal estudo seja gradual, dosado em classes de acordo com as diversas idades, respeitando assim as divisões da vida humana.
Ø  Sendo a EBD um ministério pessoal, o verdadeiro professor está sempre mais próximo de seus alunos na Igreja do qualquer outro obreiro, inclusive o pastor, logo a EBD devidamente organizada, cuja  direção e professores são espirituais e idôneos, treinados para o ensino bíblico e equipados com literatura e meios de ensino apropriado, é um poderoso e eficiente ministério pessoal para alcançar a todos na família, na Igreja e na comunidade, tal como fazia a Igreja primitiva.
Deus continue a abençoar seu ministério. Boa aula!

LIÇÃO 3 – SALMOS FALAM DE DOR

Enfoque Bíblico:
“Sara-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.” (Jr 17.14).
Objetivos:
Demonstrar que o sofrimento é comum a todas as pessoas
Analisar as reações humanas em situações de sofrimento.
Identificar na Bíblia o socorro e refugio que o homem encontra em Deus.
Introdução:
As experiências dos homens do passado servem-nos de orientações, algumas situações não precisamos passar, por exemplo, o rei Davi cometeu alguns erros e depois o encontramos agonizando em alguns de seus salmos. Logo entendemos que ao cometermos tais erros teremos que passar pelas mesmas agonias, não é necessário, o exemplo está registrado para que fujamos de situações semelhantes, serve-nos de prevenção é como a vacina que tomamos na infância, o objetivo é que cresçamos sem a doença e nem venhamos a ser atingidos por elas. Os exemplos de pecados, erros registrados na Bíblia tem por objetivo nos proteger dos erros e pecados, é sem duvida alguma o antídoto. Alguns por não observarem tais fatos carregam em suas almas profundas cicatrizes, algumas desaparecerão com o tempo outras serão por toda a vida. Que Deus nos ajude a estudar essa lição e guardarmos em nossos corações.

LIÇÃO 3 – EVITE AS MÁS COMPANHIAS

Ao Mestre
Amado (a) na adolescência tudo muda rapidamente. Esta é uma fase do crescimento repleta de descobertas, mas por vezes confusa, com dúvidas e ansiedades. Sentimentos, emoções, atitudes e valores andam num turbilhão. Mudam as relações com a família e com os colegas, procura-se uma maior autonomia e aumentam as responsabilidades.
Paralelamente a todas as mudanças físicas que decorrem do crescimento, os adolescentes passam por alterações emocionais por vezes difíceis de gerir em ambiente familiar.
Emergem novas atitudes face à escola, aos novos grupos de amigos, à sexualidade, ao modo como experiência o próprio corpo. Contestam-se valores até aí instituídos que podem gerar desentendimento entre pais e filhos. 
É imprescindível que o professor (a) de EBD, ensine e oriente seus alunos, mas para que isso ocorra, há somente um meio: o poder transformador da Palavra de Deus. Não através de passeios, dinâmicas, brincadeiras (ainda que faça parte), mas da Palavra de Deus aplicada, de forma clara e objetiva, se assim você se dispor, e orar apre4sentando sua aula e a cada aluno individualmente – o Espírito Santo operará transformando suas vidas, regenerando-os, e verdadeiramente serão “pequenos cristos”, terão vida santificadas, e serão instrumentos nas Mãos do SENHOR.
O professor (a) irá conseguir bem mais se sua mente fulgura a verdade, e se diligentemente levar seus alunos a uma clara compreensão da mesma verdade, se assim fizer não lhe faltará a inspiração e a unção do Espírito Santo para tão árdua e maravilhosa missão – o ensino.
Deus vos abençoe grandemente.

LIÇÃO 03 – OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE ISRAEL

Texto Áureo: Dt. 11.29 – Leitura Bíblica: Dt. 11.26-32

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Israel poderia desfrutar da verdadeira prosperidade, mas, para tanto, deveria obedecer a Deus. Esse é um princípio estabelecido pelo Senhor na Aliança com o Seu povo. Um dos textos fundamentais que revela esse Concerto se encontra em Dt. 11, o qual será estudado na lição de hoje, a fim de compreender os frutos da obediência na vida de Israel enquanto nação. Ao final da lição, atentaremos para o papel da obediência no contexto da Igreja.

LIÇÃO 03 – OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE ISRAEL

INTRODUÇÃO

Era comum, no Antigo Oriente, que se acrescentasse às condições de uma aliança, pacto ou acordo, uma série de bênçãos ou maldições que deveriam cair, respectivamente, sobre os que cumpriam ou deixavam de cumprir o estipulado. Deus colocou diante do seu povo a escolha: a bênção ou a maldição (Dt 11.26-28; 30.15,19). Se obedecessem à Palavra de Deus e permanecessem separados do pecado e da iniquidade das nações em redor, a bênção do Senhor viria e ficaria com eles (Dt 28. 1-14). Moisés profetizou as consequências para quem se desviasse do Senhor (Dt 28.15-68). Outros profetas também advertiram a Israel (2Rs 25.1-21; Jr 39. 1-10; 52. 28-30). Se Israel fosse fiel, em suas relações com Deus, prosperaria em todos os sentidos (Êx 15.26; Dt 26.16-19) caso contrário, sofreria.


Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/191

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

LIÇÃO 02 – A PROSPERIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO


INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo capitalista e materialista, onde muitas pessoas estão correndo numa busca desenfreada pela aquisição de bens materiais. Isto por que, para muitas pessoas, ser próspero significa obter sucesso profissional e possuir bens terrenos. Mas, o que a Bíblia ensina sobre a verdadeira prosperidade? Qual é o conceito de prosperidade no Antigo Testamento? É sobre isto que estudaremos nesta lição.

Fonte:http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/189

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

LIÇÃO 2 – AINDA HÁ SALVAÇÃO?

Ao Mestre
Prezado (a), que grande é o privilégio que temos de ser chamados para colaborar em um trabalho tão importante como esse. Sejamos gratos a Deus pela oportunidade que temos de dar nossa contribuição para o desenvolvimento de nossos pequenos.
Para melhor desempenho, é imprescindível, que conheçamos os pequenos, em suas capacidade e limitações, por essa razão estarei colocando aqui algumas características dessa faixa etária.

LIÇÃO 2 – JESUS ENSINA SOBRE O PODER DE SEU NOME

Ao Mestre
Prezado (a), que grande é o privilégio que temos de ser chamados para colaborar em um trabalho tão importante como esse. Sejamos gratos a Deus pela oportunidade que temos de dar nossa contribuição para o desenvolvimento de nossos pequenos.
Para melhor desempenho, é imprescindível, que conheçamos os pequenos, em suas capacidade e limitações, por essa razão estarei colocando aqui algumas características dessa faixa etária.
Juniores ( de 9-11 anos)

LIÇÃO 2 – OBEDEÇA AOS PAIS

Ao Mestre
Amado (a) a lição que iremos abordar é grande relevância em nossos dias, onde dia a dia presenciamos cenas de desrespeito geral na família e consequentemente na igreja e sociedade.
Ore ao Senhor, apresente seus alunos individualmente em sua oração, e peça a Ele, que lhe auxilie, para nesta aula você possa fazer com que cada adolescente entenda que Deus, por nós amar e querer o nosso bem-estar, deu mandamento para cada membro da família, que, portanto, se nós obedecermos com certeza em nosso lar haverá felicidade.
Que todos nós devemos aprender a obedecer com alegria os mandamentos do Senhor, pois neles encontramos vida e paz, e grandes bênçãos e recompensas resultarão para nós, se colocarmos em prática em nossas vidas os mandamentos do Senhor.

LIÇÃO 2 – SALMOS FALAM DE CONSELHOS

INTRODUÇÃO:
Quem já não ouviu a famosa frase: “se conselho fosse bom venderia, não se oferecia gratuitamente”, garanto que todos já ouviram essa frase. Por outro lado alguns até já fez da frase um escudo, para não ouvir bons conselhos, existe outra que parece o máximo: “entrou pelo ouvido esquerdo e saiu pelo direito”. Mas afinal o que é conselho? Porque ouvi-los uma vez que o homem possui livre arbitro e isso lhe dá o direito de ter personalidade própria, tomando suas próprias decisões sem que haja orientação de outrem.  É o que veremos nessa importante lição.
Objetivos da lição
·         Discutir a importância dos conselhos
·         Demonstrar a influencia dos conselhos sobre nossos valores, princípios e atitudes
·         Exemplificar as conseqüências positivas e negativas provenientes de bons e maus conselhos.
Enfoque Bíblico
“Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias” (Pv 19.20)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

LIÇÃO 02 – A PROSPERIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO


Texto Áureo: Gn. 39.3 – Leitura Bíblica: Dt. 8.11-18

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Interpretar os textos bíblicos no contexto, inclusive o histórico-teológico, é condição para a apropriada aplicação das verdades bíblicas. Os adeptos da Teologia da Prosperidade (ou da Ganância) utilizam passagens descontextualizadas (e isoladas) do Antigo Testamento para justificarem suas doutrinas. Para evitar tais equívocos, estudaremos, na aula de hoje, sobre como o Antigo Testamento aborda a questão da prosperidade, destacando que, mesmo no Antigo Pacto, a posse de bens materiais implicava em responsabilidade, em uma dimensão ética.

Lição 1: Por Que Precisamos do Salvador

Ao Mestre
Prezado (a), estamos iniciando mais um ano, e grande é a missão que nos foi confiada. Ensinar aos pequenos acerca de nosso Salvador Jesus.
Leia com atenção a passagem bíblica, reflita nela, siga as instruções de preparo.
É parte dos deveres semanais do professor.
 
- Prepare bem a lição durante a semana, para isto use matérias necessárias para seu maior aproveitamento, ou seja, a Bíblia, livros, comentários, dicionários bíblicos e secular, etc.
- Uma das etapas no preparo da lição, é a oração: por isso estude com oração e dedicação, pedindo a Deus que o (a) guie pelo seu Espírito. O trabalho do SENHOR merece nossa maior abnegação e esforço.
- Aos domingos procure chegar pelo menos 10 minutos antes do inicio da EBD. Freqüente as reuniões de estudo para professores. Sabendo que certo domingo não vai estar presente avise com antecedência, para que o superintendente tenha tempo para substituí-lo (a).
- O objetivo da EBD é o ensino da Palavra de Deus, não gaste, pois o seu tempo com coisas que não edificam.
- Vá para diante da classe, senhor do assunto a ser estudado, ou seja, totalmente inteirado do assunto a ser ministrado, o êxito do professor depende de sua consagração e preparo.
- Mostre interesse por cada aluno da classe, ore por eles. Visite-os, principalmente se estiverem enfermos ou faltando a EBD.
- Dê um bem-vindo aos visitantes, convidando-os a se matricularem ou voltarem sempre.
- Lembre-se que o primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR. Na classe sempre há pessoas não salvas, convide-as para aceitar o Senhor Jesus, como Salvador.
Ao desenvolver esse comentário, nossa intenção é dar-lhes alguns subsídios, junte-os ao da revista de mestre, ore pelos seus alunos individualmente, apresente-os ao SENHOR. Coloque-se diante de Deus, e deixe Ele te instruir – o demais você verá Ele agir, e verá seus pequenos serem salvos.
Grande é a alegria quando encontramos nossos alunos, sendo obreiro, professores de Escola Dominical, e olhando para eles nos lembrarmos dos seus rostinhos quando nós os ensinávamos. Por isso amado (a), não enfraqueçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem recompensa.
“... E os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.”  (Dn. 12.3b)
Cumpra com alegria o ministério que o Senhor Deus te tem confiado.
Boa aula!

LIÇÃO 1 – JESUS É O MESTRE DOS MESTRES

Ao Mestre
Prezado (a), estamos iniciando mais um ano, e grande é a missão que nos foi confiada. Ensinar aos pequenos acerca de nosso Salvador Jesus.
Leia com atenção a passagem bíblica, reflita nela, siga as instruções de preparo.
É parte dos deveres semanais do professor.
- Prepare bem a lição durante a semana, para isto use matérias necessárias para seu maior aproveitamento, ou seja, a Bíblia, livros, comentários, dicionários bíblicos e secular, etc.
- Uma das etapas no preparo da lição, é a oração: por isso estude com oração e dedicação, pedindo a Deus que o (a) guie pelo seu Espírito. O trabalho do SENHOR merece nossa maior abnegação e esforço.
- Aos domingos procure chegar pelo menos 10 minutos antes do inicio da EBD. Freqüente as reuniões de estudo para professores. Sabendo que certo domingo não vai estar presente avise com antecedência, para que o superintendente tenha tempo para substituí-lo (a).
- O objetivo da EBD é o ensino da Palavra de Deus, não gaste, pois o seu tempo com coisas que não edificam.
- Vá para diante da classe, senhor do assunto a ser estudado, ou seja, totalmente inteirado do assunto a ser ministrado, o êxito do professor depende de sua consagração e preparo.
- Mostre interesse por cada aluno da classe, ore por eles. Visite-os, principalmente se estiverem enfermos ou faltando a EBD.
- Dê um bem-vindo aos visitantes, convidando-os a se matricularem ou voltarem sempre.
- Lembre-se que o primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR. Na classe sempre há pessoas não salvas, convide-as para aceitar o Senhor Jesus, como Salvador.
Ao desenvolver esse comentário, nossa intenção é dar-lhes alguns subsídios, junte-os ao da revista de mestre, ore pelos seus alunos individualmente, apresente-os ao SENHOR. Coloque-se diante de Deus, e deixe Ele te instruir – o demais você verá Ele agir, e verá seus pequenos serem salvos.
Grande é a alegria quando encontramos nossos alunos, sendo obreiro, professores de Escola Dominical, e olhando para eles nos lembrarmos dos seus rostinhos quando nós os ensinávamos. Por isso amado (a), não enfraqueçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem recompensa.
“... E os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.”  (Dn. 12.3b)
Cumpra com alegria o ministério que o Senhor Deus te tem confiado.
Boa aula!

LIÇÃO 01 – Salmos são Poesia

Enfoque Bíblico
“Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém!”
OS SALMOS SÃO POESIAS.
(Sl 45.1-8; 92.1-15)
Para que uma poesia seja apreciada é preciso reconhecer as características, os objetivos e a singularidade da poesia, uma poesia é escrita em forma de versos expressando uma idéia ou um sentimento. A poesia precisa ter como características: rima que é o dispositivo literário de sons harmoniosos; e ritimo, que é a regularidade do movimento em composição literária (Stanley A. Ellisen).
A poesia hebraica tem algumas características a ser observadas:
O paralelismo hebraico – enfatiza mais o ritimo da idéia que o do som, os judeus são mais interessados no conteúdo da idéia do que nos artifícios literários. (Stanley A. Ellisen)  
Verifique alguns tipos de Paralelismo:
a)       Sinônimo – a segunda linha repete sinonimamente o pensamento da primeira (Sl 20.2,3)
b)       Antitético – o segundo verso é oposto ao primeiro (Sl 1.6)
c)       Sintético – o segundo verso esclarece o primeiro (Sl 119.97,103)

LIÇÃO 1 – BUSQUE A SABEDORIA

Ao Mestre
Amado (a) estudaremos, neste trimestre, vários aspectos da vida cristã no dia-a-dia, no cotidiano, onde veremos o cristão diante de importantes e algumas vezes, delicadas questões éticas, que dizem respeito ao comportamento ideal do cristão autentico.
Nestes três meses juntamente com nossos alunos, iremos ver quais as atitudes que devem ser seguidas pelo crente no dia-a-dia, ou seja, na nossa vida diária, nas nossas atitudes costumeiras, que são ou devem ser praticadas pelos cristãos a cada instante, a cada pormenor de nossas vidas.
Num mundo cada vez mais complexo e onde as atividades de cada um são diversas e se tornam mais e mais específicas, tem sido comum procurar separar a vida diária de cada um de sua vida religiosa. Já não é mais uma raridade encontrarmos a figura dos "crentes não praticantes", ou seja, aquelas pessoas que, embora se digam evangélicas e convertidas, já não reservam sequer um espaço em suas movimentadíssimas vidas  para servir a Deus nem mesmo uma vez por semana, sem se falar nos milhares de "crentes domingueiros", aqueles que somente freqüentam a igreja aos domingos e, mesmo assim, nos cultos noturnos, entendendo que a vida religiosa circunscreve-se a esta freqüência.
Todavia, quando vemos a proposta salvadora de Jesus Cristo, notamos que o Evangelho tem como finalidade a transformação do homem, a sua inteira submissão a Deus, o que significa, de pronto, que nossa vida espiritual deve ser uma constante e uma realidade que não tem limites temporais ou espaciais, mesmo numa vida agitada e conturbada como é a dos grandes centros urbanos de nossos dias.

LIÇÃO 01 – O SURGIMENTO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


Texto Áureo: Rm. 9.20 – Leitura Bíblica: Lc. 12.13-21

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Testemunhamos, nessas últimas décadas, a expansão de um movimento teológico denominado de Teologia da Prosperidade. Ao longo deste trimestre estudaremos a respeito da prosperidade, a partir de uma perspectiva bíblica, diferentemente daquela apregoada por essa que poderia muito bem ser referida como Teologia da Ganância. Nesta aula, definiremos esse movimento, em seguida, apontaremos seus fundamentos, e, ao final, destacaremos alguns dos seus ensinamentos.