quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 10: RECEBIDO COMO REI


Como você já de ve saber, os recursos didáticos servem para estruturar conceitos necessários a compreensão do que está sendo estudado. Isto é, são recursos auxiliares do ensino que facilitam a assimilação da mensagem que se pretende comunicar.Uma das finalidades dos recursos é o desenvolvimento da atitude criadora do aluno, colocando sua imaginação em desenvolvimento e fornecendo-lhe material de informação.

Por isso estou postando esses recursos auxiliares, para serem usados com a revista do Jardim de infância da CPAD.

Objetivo da lição:A criança aprenderá que Jesus é o Rei dos reis.

Esse é o versículo visualizado colorido:

Esse é o versículo preto e branco:

A palavra(colorida) é:
A palavra(preto e branco) é:
Essa é a bandeirinha.Vvocê passa a cola na parte indicada e cola em palito de churrasco.
Não esqueça de cortar a ponta fina do palito para que a criança não corra o risco de se machucar.
Fonte: Pequeninos de Jesus

LIÇÃO 10 – UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA


Introdução 

Nesta lição iremos ver que a igreja não é uma instituição humana feita com fins lucrativos, muito pelo contrário, ela é uma instituição divina (Ef 3.9), que têm Cristo como fundamento (Mt 16.17,18) e o Espírito Santo como mantenedor (Jo 14.16). Veremos que a sua natureza é universal e local, que é una, santa e apostólica. Observaremos também que a visão da Teologia da Prosperidade equivoca-se quanto a classificar a prosperidade de uma igreja limitando apenas a obtenção de bens materiais e não espirituais e eternos (Ef 1.3). Por fim, analisaremos o perfil das igrejas de Esmirna e
Laodicéia sob a ótica de Cristo.


LIÇÃO 10 – JESUS ENSINA SOBRE O AMOR A DEUS

Ao Mestre
Professor (a)  há algum tempo, em minha congregação, nas reuniões de professores de EBD, “tenho batido na mesma tecla”, falando acerca da necessidade que todos nós, professores de EBD, temos de nos conscientizarmos da importância do trabalho que temos em mãos – não importa se aparecemos ou não, se reconhecem o valor de um professor de EBD ou não – devemos ter em mente que o fruto de nosso trabalho é a formação espiritual do crente, a edificação do Corpo de Cristo. Mesmo quando não dispomos de recursos, devemos nos conscientizar que a aula e nossos pequenos são de nossa responsabilidade, e por amor a Obra, devemos nos desdobrar para atender os interesses dos alunos, através de nossa própria atuação (criatividade, diversidade de metodologia, etc.).
Faz-se necessários termos sempre em mente, que é na EBD que o crente terá condições de ser filtrado, e se estruturar doutrinariamente – e a nós amados (as) nos é dada à oportunidade de ensinar a Palavra de Deus – estruturarmos o futuro da Igreja.
Que privilégio! E lembre-se não espere reconhecimento humano, aqui na terra a nossa maior recompensa é ver o resultado do nosso trabalho – vidas edificadas, cristãos autênticos para o Reino de Deus, mesmo que os homens não vejam, mas Deus que tudo vê já nos prometeu:
“... e os que a muitos ensinam à justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.” Dn 12.3.
Texto Bíblico:  Mt 22.34-40
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Ø    Compreender que Deus é Criador de todas as coisas, e que através DELE, vivemos e respiramos. Devemos reverenciá-Lo e adorá-Lo.

LIÇÃO 10 – SALMOS FALAM DE SOLIDÃO

ENFOQUE BIBLICO
“Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti.” Is 49.15
OBJETIVOS
Conceituar e exemplificara solidão.
Explicaras causas da solidão
Apresentarmaneiras de resolver o problema da solidão  

LIÇÃO 10 – COMO RELACIONAR-SE COM O PRÓXIMO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØDesenvolver-separa que mantenha boas amizades, conscientizando-se de que Deus quer que vivamos em comunhão com nosso próximo.
Para refletir
“O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.”(Pv. 17:17)
Há um provérbio chinês que diz:
Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
Texto Bíblico em estudo: Pv. 11:12;18:24.

QUARTA-FEIRA DE ORAÇÃO

A paz do Senhor!

Hoje a noite na Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Taquaritinga do Norte, a partir das 19:00hrs teremos mais um culto de oração abençoado por Deus. O Gestor local Ev. Severino Ronaldo Sales convida a todos a participarem do culto. Também avisa que a cantora Simone Braga, ex integrante da banda magnificos, estará louvando a Deus.

Monteiro-Pb .     

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 10 - UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA

Texto Áureo: Gl. 6.16 – Leitura Bíblica: Ef. 2. 11-13; Rm. 11.1-5

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
O que significa ser igreja? Essa pergunta deveria ser feita por toda agremiação que se diz cristã. Nem todas as igrejas que se dizem cristãs podem ser consideradas como tais de acordo com o parâmetro bíblico. Há quem defenda a prosperidade financeira como o critério de uma igreja verdadeira e abençoada por Deus. Na aula de hoje estudaremos a esse respeito, ressaltando que, uma igreja próspera é aquela que se pauta em conformidade com a Bíblia, a Palavra de Deus.

1. A VERDADEIRA IGREJA

DOMINGO ABENÇOADO POR DEUS

A paz do Senhor!

No dia 19.02.2012, tivemos o prazer de estar conosco o Pb. Djalma de Campina Grande-PB, na Escola Bíblica Dominical onde depois da aula tivemos um estudo dentro do assunto da Lição 8 : O Perigo de Querer Barganhar com Deus. Aprendemos bastante com o ensino ministrado pelo amado irmão.
Conferir um pequeno trecho do estudo.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 09 – DÍZIMOS E OFERTAS

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos o que a Bíblia diz sobre os dízimos e ofertas, tanto no Antigo como no Novo Testamento, os princípios bíblicos da contribuição, e as promessas para aqueles que contribuem. Veremos ainda que as contribuições constituem-se, não apenas como um ato de e de gratidão a Deus pelo que Ele nos tem concedido, mas também, como uma fonte de prosperidade material; pois, o próprio Deus prometeu recompensar àqueles que contribuem com alegria.

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/197

LIÇÃO 09: SALMOS FALAM DE REALIZAÇÃO DE SONHOS

Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair

Objetivo: Estabelecer ações para realização de projeto pessoal.

Material: Para cada aluno: 01 bexiga( balão de aniversário), ¼ da folha de papel ofício, uma caneta, ½ folha de papel ofício, contendo a tabela(ver abaixo).

Procedimento:- Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.  
- Peçam para que eles escrevam um sonho pessoal no pedaço de papel e coloquem-no dentro da bexiga.  Não se esqueçam de pedir para que os alunos coloquem seus nomes tanto no papel como também na bola.
- Depois solicitem que encham a bola e deem um nó para o ar não escapar.
- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que as bolas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
- Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e perguntem o que significa a expressão “não deixar a bola cair” em relação ao sonho que almejam.
- Depois que vocês falarem sobre a importância de ter projetos pessoais e o estabelecimento de metas e ações para o alcance deste planos, entreguem para os alunos a folha de papel ofício com a tabela abaixo:

Nome_____________________________________     Local/Data_________________________________


Escreva uma meta pessoal para realizar em 03 meses:
Ações para concretizar a meta:




Escreva uma meta pessoal para realizar em 06 meses:



Ações para concretizar a meta:



Escreva uma meta pessoal para realizar em 01 ano:

Ações para concretizar a meta:





-Leiam Lc 14.28: “Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”
Em seguida, falem: Qual de vocês que tendo um projeto não se assenta para elaborar as ações com o objetivo de alcançar suas metas, seus objetivos?  
- Estipulem um tempo para os alunos  escreverem o sonho colocado na bola, preenchendo a tabela, procurando acrescentar as ações que devem ser empreendidas para o alcance destes planos.
- Não recolham as tabelas. Orientem os alunos para guardarem este material e observar as ações semanalmente para a consecução das metas de forma satisfatória.
Por  Sulamita Macêdo.
 

DINÂMICA: E OS 90%?

Objetivos:
Estudar sobre dízimo e ofertas.
Refletir sobre a mordomia financeira.

Material:
Palavras digitadas( ALEGRIA ,  LEGALISMO, OBRIGAÇÃO, AMOR , INTERESSE , ADORAÇÃO, BÊNÇÃOS,  MALDIÇÃO, DEVOLUÇÃO).
Quadro ou cartolina.
01 rolo de fita adesiva.
01 bolo ou 01 pizza.

Procedimento:
- Coloquem no quadro ou cartolina as palavras abaixo:
ALEGRIA             LEGALISMO             OBRIGAÇÃO              AMOR
INTERESSE     ADORAÇÃO      BÊNÇÃOS      MALDIÇÃO      DEVOLUÇÃO
- Em seguida, perguntem: O que estas palavras têm a ver com dízimos e ofertas?
Observem as respostas dos alunos. É interessante que as respostas estejam relacionadas com as palavras acima mencionadas.
- Depois, acrescentem outras informações sobre o tema, trabalhando o conteúdo proposto na lição.
- Em seguida, leiam com os alunos parte do texto “Você deu Gorjeta?“
            “Muitos cristãos vêem suas doações financeiras como um pouco mais do que um gesto de boa vontade para com Deus, pelo que Ele nos proporciona. Acham que desde que tenham dado seu dízimo para Deus, o resto lhe pertence para utilizarem da forma que desejarem. Mas a vida cristã consiste em muito mais do que dinheiro!” Fonte: Nosso Andar Diário – 28.03.2009
- Perguntem:
Depois que entregamos o dízimo, o que fazemos com os 90%?
Em que consiste a verdadeira prosperidade?
O que estas duas perguntas tem a ver com texto lido(“Você deu Gorjeta?“)?
- Para concluir, apresentem a pizza ou o bolo, com as 10 partes divididas. Perguntem : O que faremos com as 9 partes e com a décima parte?
Sugestão: Dividam entre os alunos os 9 pedaços. Ressaltem a idéia da décima parte, para tanto, sugiro que alguém compre a décima parte e o dinheiro deve ser colocado na oferta da EBD.
Por Sulamita Macedo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 9 - JESUS E A MULHER SAMARITANA

Texto Bíblico: João 4.1-42
Objetivo
Após a aula a criança deve saber que Deus ama a todos, Ele não se importa e não faz distinção de cor, raça ou classe social.
Aprendendo a Bíblia:
“... A água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água.” - João 4.14.
Palavra do dia...
SEDE.
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Imagem: www.sededeamor.blogspot.com
Explorando a Bíblia
Certa vez Jesus e seus discípulos seguiram viagem como era de costume Ele saía de cidade em cidade para abençoar as pessoas que necessitava, sem olhar para cor da pele, ou se era rica ou pobre.
No caminho teve que passar por Samaria, e lá pelo meio-dia, quando se aproximava da aldeia de Sicar, veio ao poço de Jacó, situado na propriedade que Jacó havia dado ao seu filho José. Jesus estava cansado da longa caminhada no sol quente e sentou-se exausto ao lado do poço.
Logo uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus pediu um pouco, Ele estava sozinho naquela hora, enquanto seus seguidores tinham ido á aldeia comprar comida.
A mulher ficou surpresa que um judeu pedisse qualquer coisa a uma desprezada samaritana – geralmente eles nem falam com elas, e comentou isso com Jesus.
Ele respondeu: Se ao menos soubesse que presente maravilhoso Deus tem para você, e quem sou Eu, você me pediria um pouco da água viva!
Mas o Senhor não tem nem corda e nem balde, disse ela e este é um poço muito fundo! De onde tiraria essa água viva?
Além do mais, o Senhor é mais importante do que o nosso antepassado Jacó? Como pode oferecer uma água melhor do que esta que ele, seus filhos, e seu gado, beberam á vontade?
Depois que Jesus explicou tudo a ela, então ela se interessou e disse a Ele: Por favor, dê um pouco dessa água para mim! Assim eu nunca mais terei sede, nem terei de fazer esta longa caminhada até aqui todos os dias.
Depois de muita conversa, Jesus disse a ela tudo sobre sua vida e ela então disse, percebo que o senhor é profeta.
Então Jesus lhe disse: Eu sou o Messias!
Bem neste momento chegaram os seguidores, ficaram todos surpresos de encontrar Jesus falando com uma mulher, mas nenhum deles perguntou nada. Nisso a mulher deixou seu cântaro ao lado do poço, voltou à aldeia e disse a todo mundo: Venham conhecer um homem que me disse tudo quanto eu já fiz na vida! Será que este não pode der o Messias? Então o povo veio da aldeia correndo para ver Jesus.
E muitos dos samaritanos daquela aldeia creram que Ele era o Messias por causa da declaração daquela mulher, quando eles saíram para ver Jesus junto ao poço rogaram-lhe que ficasse na aldeia: Ele ficou dois dias na aldeia. Tempo suficiente para muitos outros crerem nele depois de ouvi-lo. Então diziam á mulher: Agora nós cremos porque ouvimos Jesus por nós mesmos, e não somente por causa do que você nos contou.
Ele é na verdade o Salvador do mundo.       
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
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Imagem: www.sementinhakids.wordpress.com
Fontes Consultadas:                                     
·         Bíblia na Linguagem De Hoje
·         Bíblia da Galerinha
·         Bíblia de Estudo Pentecostal.
·         53 histórias de Jesus
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 9 - O FILHO DE DEUS É O SALVADOR

Texto Bíblico: Mateus 3.13-17; 4.1-11.
Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que Jesus viveu aqui na terra como homem por isso Ele nos compreende e nos perdoa.
Frase do dia
Jesus compreende minhas fraquezas.          
Memória em ação:
Temos um grande sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Hebreus 4.15.
Explorando a Bíblia
Quando Jesus viveu aqui na terra Ele foi uma pessoa como nós, mas só que o Jesus sempre teve uma vida santa.
Desde pequeno fazia tudo para obedecer a seus pais e ao Senhor, todos queriam saber quem era aquele jovem tão diferente e que não faz nada de errado, Jesus cresceu e sua vida servia de exemplo para muitas pessoas.
Certo dia Jesus foi da sua casa na Galiléia ao rio Jordão, para lá ser batizado por João. João não queria fazer isso.
Isso não está bem, dizia ele. Eu é que preciso ser batizado pelo Senhor, mas Jesus disse: Batiza-me, por favor, porque eu devo fazer tudo o que é certo, então João o batizou.
Depois do seu batismo, logo que Jesus saiu da água, os céus se abriram e Ele viu o Espírito de Deus descendo em forma de pomba. Uma voz do céu disse: Este é o meu filho amado, em quem tenho toda alegria.
Então Jesus foi depois conduzido pelo Espírito santo ao deserto, para lá ser tentado por satanás. Durante quarenta dias e quarenta noites, Ele não comeu nada e ficou com muita fome. Então satanás tentou Jesus sugerindo:
__ Se você conseguir transformar estas pedras em pães, provará que é o filho de Deus, disse ele.
Mas Jesus respondeu: As escrituras nos dizem que o pão não saciará a alma dos homens; o que nós precisamos é obedecer a todas as palavras de Deus.
Então satanás o levou a Jerusalém, para o telhado do templo.
__ Salte daí, disse ele e prove que é o filho de Deus; porque as escrituras declaram: Deus enviará seus anjos para impedirem que se machuque... Eles impedirão Você de despedaçar-se nas pedras lá embaixo.
Jesus explicou: Porém as Escrituras também dizem que não se deve impor ao Senhor Deus uma prova absurda!
A seguir, satanás levou Jesus ao alto de duma montanha muito alta e mostrou-lhe as nações do mundo e toda a glória delas. Eu lhe darei tudo isso, disse ele se Você apenas ajoelhar-se e me adorar.
__ Saia daqui satanás, disse-lhe Jesus. As escrituras ordenam: Adore somente ao Senhor. Obedeça somente a ele.
Então satanás foi embora, e os anjos vieram e cuidaram de Jesus.
Viram só crianças não importa o quanto o diabo tem nos tentado a fazer coisas erradas devemos ser fortes como Jesus foi e recusar tudo aquilo que ele vier a nos oferecer e fazendo assim estaremos sendo como Jesus e seremos muito felizes.       
Oficina criativa         
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Imagem: www.tiapaulalimeira.blogspot.com                                              
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na Linguagem De Hoje
·         Bíblia da Galerinha
·         Bíblia de Estudo Pentecostal.
·         Bíblia Viva
·         História da Bíblia para a Família.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 9 – JESUS ENSINA SOBRE O AMOR AO PROXIMO

Ao Mestre
Prezado (a) “O ensino é um processo contínuo, que a tarefa educacional do professor não acaba ao final da aula de cada domingo.” Gostaria de adicionar a esta frase, uma parte da Pedagogia que aponta a diferença entre professor e educador, que apesar de serem estas palavras sinônimas, há uma visível diferença:
•    Professor é aquele que limita a ensinar oralmente, numa sala, a matéria em que está incumbido.
•    Educador é aquele que pela palavra ou pela ação – e em todas as emergências e circunstâncias da vida – ministra conhecimentos, proporciona modelos, e exerce sugestões eficazes sobre um individuo ou até mesmo sobre um grupo.
Assim um verdadeiro professor deve aliar-se à sua função à qualidade de educador  È, portanto imprescindível para eles um modelo, alguém em que eles confiem e que possam espelhar-se. Se o professor de EBD, limitar-se tão somente à sala de aula, como irá alcançá-los? Irmão, irmã seja um educador.
Lembre-se que um dos objetivos da EBD é desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão, é, pois necessário cuidar da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal moldado pela Palavra de Deus, lembre-se que, “são os hábitos que forma o caráter” – assim afirma a psicologia.
Assim, caro professor(a) de EBD, em Nome do Senhor Jesus, empenhe-se neste ministério tão glorioso que lhe foi confiado, seja um educador, não limite-se apenas ao seu horário de aula, invista em seus alunos, ore por eles no sentido de que todos verdadeiramente se entreguem ao Senhor Jesus e O sigam como seu Senhor e Mestre.
Observe seus alunos, se julgar necessário, adote outros métodos e técnicas de ensino, não permita que sua aula caia na monotonia, lembre-se que uma das regras das Leis do Ensino é estimular o interesse do aluno pela lição a ser dada.
Prezado (a) que o Senhor Jesus abençoe grandemente seu ministério
Texto Bíblico:  Lc 10.25-37
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
             Compreender  a importância de amar o próximo e valorizar a comunhão entre os irmãos.

LIÇÃO 9 – SALMOS FALAM DE SONHOS

Enfoque Bíblico:
“Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” (Pv 16.3)
Objetivos:
Estabelecer diferença entre sonhos e planos.
Demonstrar através das experiências bíblicas que Deus está no controle de todas as coisas.
Explicar os passos que devemos seguir para realizar nossos sonhos.
INTRODUÇÃO:
“Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais. (Thomas A. Edison). O autor dessa frase foi um grande inventor, disse ele que o maior elogio que recebeu ao longo de sua vida como inventor foi: “Nunca vai funcionar”, no entanto sua biografia é uma das mais engraçadas que já li, nem o professor pode suportá-lo na escola, coube a sua mãe lhe ensiná-lo em casa e ele aprendeu o que lhe convinha. Resumindo era um ateu confesso que sonhava, seus planos as vezes faziam tremer a casa, no entanto ele tem 1300 patentes registradas em seu nome, sendo 1093 dele próprio. Dentre seus inventos estão hoje ai a lâmpada elétrica incandesceste, o telefone e tantos outros, ele é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX.
Um homem ateu consegue fazer uma revolução gigantesca como essa, sem ter ido à escola, analise você jovem, crente, servo de Deus, parado desanimado, talvez porque alguém disse que você é um fracasso. Você não é um fracasso a lâmpada esta brilhando hoje, mas foram milhares de tentativas para te-la funcionando. O apostolo Paulo mandou um moço ir embora de sua comitiva, discutiu com Barnabé, separou a comitiva, mas não levou o moço. Aquele moço tinha sonhos, queria ser um missionário, um obreiro aprovado, no entanto não deu certo, enganam-se quem pensa que ele tenha ido para casa, desanimado e triste, falando um monte de asneira sobre o apostolo Paulo. Ele tinha tudo para ficar ao lado de Barnabé, no entanto aquele jovem foi se preparar e ficar pronto para realizar seus sonhos. Imagine a alegria quando anos mais tarde João Marcos leu ou foi avisado; “Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério” (NVI)  (At 15.36-41; 2Tm 4.11)

LIÇÃO 9 – APRENDA A PERDOAR

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-se da importância do perdão na caminhada cristã, e aplicá-lo em seu cotidiano.
Para refletir
“Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade.” (Pv. 17:9 – NTHL)
Perdoar o irmão significa se reconciliar comigo mesmo. Perdoar não é esquecer, pois isso não seria humano. Quando somos feridos,  lembramo-nos do ocorrido, e o perdão só acontece quando me reconcilio com a situação vivida, compreendendo quem me magoou, amando-o (a). Perdoamos através do amor de Deus derramado em nosso ser pelo Espírito Santo.
Texto Bíblico em estudo: Pv. 18:19; 19:11.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 9 – JESUS E A MULHER SAMARITANA


Material para ser usado como complemento da revista do mestre do Jardim de infância 5º trimestre da CPAD.
Objeivo da Lição: Compreender que Jesus ama a todos sem diatinção de raça ou classe social.

Versículo visualizado:
  • Clique na imagem para que ela fique no tamanho original.
  • clique na imagem com o botão direito do mouse.
  • clique em "salvar imagem como" salvando a imagem no seu computador.
  • imprima em A4 peso 40
  • corte os potes em seus formatos.
Esse é o versículo sem cores, para que vc use como molde para fazer os vasos em EVA, TNT ou simplesmente para imprimir em pepel e colorir.

Palavra do Dia:
lembrancinhas: depois imprimir, pinte, cole em cartolina guache, ou EVA, corte e dê no final da aula apara cada criança levar, você pode colar um pirulito com fita adesiva no verso da figura.
Atividade:Vamos Brincar?(pg. 36)
No fixando aprendizagem na pg. 39 vc pode usar fantoches representando Jesus e Mulher samaritana, vc mesmo pode fazer o seu com meias que vc tem em casa.

Fonte: Pequeninos de Jesus

LIÇÃO 9 – APRENDA A PERDOAR


palavra-chave: Perdão

definição: palavra “perdão” significa, segundo o Dicionário Aurélio, remissão de pena; desculpa; indulto. Na ética: Renúncia de pessoa ou instituição à adesão às conseqüências punitivas que seriam justificáveis em face de uma ação que, em níveis diversos, transgride preceitos jurídicos, religiosos, morais ou afetivos vigentes.

Origem: Perdoar vem do latim tardio ‘perdonare’, que é usado ainda hoje em italiano.
Perdonare é composto por "per" + 'donare'. Significa dar por completo. "donare"=doar=dar
levando isto em consideração, literalmente significaria doar tudo em completo mesmo imerecidamente.

No grego, algumas traduções de perdão:

1)Aphiemi: meios "para enviar para trás", e foi traduzida como "perdoar" em Mateus 6:12: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores." Isso foi em referência às relações entre as pessoas.

2)Aphesis significa "liberdade" (ou "perdão"). Os tradutores usados quatro palavras para transmitir o seu significado: "perdão", "liberdade", "Libertação" e "remissão". Independentemente dos últimos palavras que usamos, a intenção é descrever o dom de Jesus, desde, pelo seu sangue derramado. Por exemplo, ele concedeu "perdão" para todos - não precisamos perguntar para ele. Como ele disse, "Está consumado." (João 19:30) A definição da palavra grega para "terminar" é "ao fim, isto é, completo, executar, concluir, a quitação (a dívida)." Jesus, desde a "liberdade" de carne e sua pena de morte, e agora o homem deve renunciar à sua própria vida - a carne de vida - para a regeneração pelo Espírito Santo. O perdão fornecida através do sangue de Jesus cancelou a sentença de morte sobre a carne de todos os que recebem a vida no unigênito Filho de Deus. Este versículo seguinte usa dois dos sinônimos de "perdão": "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar boas novas aos pobres, enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos ".) (Lucas 4:18)

3)
Charizomai significa "a concessão como um favor, ou seja, gratuito, a bondade, o perdão ou de emergência."
"E ser gentil com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como Deus vos perdoou em Cristo". (Efésios 4:32 )

- " "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, e dos na terra, e daqueles que estão sob a terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:9-11 NVI)

O perdão está inteiramente ligdo a outra palavra: desculpa, isto é: ato ou efeito de desculpar(-se); clemência para com falta cometida; razão ou motivo alegado por alguém para desculpar a si mesmo ou a outrem; justificativa». Além disso, ainda significa «motivo invocado como subterfúgio; pretexto» ou «arrependimento de quem julga ter ofendido, contrariado ou aborrecido outrem. Ou seja, para o perdão, na maioria das vezes( mas nem sempre), torna-se necessário um pedido de desculpas pelo ofensor ao ofendido! Em poucos casos se perdoa sem tal pedido.

LIÇÃO 9 – JESUS ENSINA SOBRE O AMOR AO PRÓXIMO

Leitura Bíblica: Lucas 10.25-37

Meu objetivo hoje é... Explicar que amar ao próximo é um mandamento ordenado pelo Senhor Jesus.

Versículo-chave:










Fonte: http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com/2012/02/licao-09-juniores-jesus-ensina-sobre-o.html

LIÇÃO 9 - DÍZIMOS E OFERTAS


Texto Áureo: II Co. 9.7 – Leitura Bíblica: Ml. 3.10, 11; II Co. 9.6-8

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Existe fundamento bíblico para o ensinamento dos dízimos e ofertas. Mas a Teologia da Ganância distorceu de tal modo essa doutrina que se faz necessário esclarecê-la a fim de evitar alguns abusos. Na aula de hoje estudaremos a respeito dos dízimos e ofertas, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, e, ao final, avaliaremos a aplicação dessa prática para a igreja, atentando para as orientações bíblicas. 

sábado, 18 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 8 – JESUS CHAMA SEUS PRIMEIROS AJUDANTES

Texto Bíblico: João 1.35-51
Objetivo
Após a aula a criança deve saber que não importa sua idade, devemos fazer a sua obra.
Aprendendo a Bíblia:
“Vocês são meus amigos se fazem o que eu vos mando”  João 15.14
Palavra do dia...
AJUDAR
Explorando a Bíblia
João Batista estava ensinando as pessoas:
-Vocês precisam deixar as coisas erradas. Precisam pedir perdão a Deus. Já, já o prometido de Deus estará aqui para nos ajudar.
Um dia, Jesus passou por perto de onde João Batista estava ensinando, João Batista apontou e falou:
-Estão vendo aquele que está passando por ali? Ele é o prometido de Deus, é o Filho de Deus ele veio ao mundo para ser o nosso salvador.
Dois moços estavam ali ouvindo João Batista. Um era André e o outro, João. Depressa, ele foram atrás de Jesus.
-Queremos muito conversar com o Senhor.
-Venham comigo-Jesus respondeu.
Jesus conversou com eles o  dia inteiro.
 E aqueles dois moços descobriram:
- Este é mesmo o prometido de Deus.
André, todo alegre, foi procurar seu irmão.
-Simão, eu fiquei conhecendo Jesus. Ele é o prometido de Deus venha conhecê-lo venha! André apresentou Simão a Jesus.
 Jesus conversou com Simão. Falou: Não vou chamar você de  Simão. Vou mudar seu nome para Pedro, vou precisar muito de você.
-Não vou chamar de Simão mais sim de Pedro. Vou precisar muito de você.
Ah! Pedro estava feliz. Ele havia conhecido o melhor amigo. Jesus agora tinha três amigos:
João, André e Pedro, queriam aprender com ele.
Jesus e seus amigos estavam andando e conversando.
Eles encontraram um homem chamado Filipe.
Jesus chamou:
-Filipe, não quer vir conosco também?
Quero ser seu amigo. Venha!
Filipe acompanhou Jesus e conversou muito com ele.
Animadíssimo e muito feliz, Filipe procurou seu amigo Natanael:
-Natanael meu bom amigo você precisa conhecer Jesus. Venha, venha logo. Ele é o prometido de Deus!
-Prometido de Deus? Quem é ele? De onde ele veio? Natanael perguntou.
-É Jesus. Ele mora em Nazaré.
-Ah! Nazaré!? Uma cidade tão sem importância... Você deve estar enganado, Filipe.   
-Estou não. Venha conhecê-lo e você vai ver. Venha, meu amigo, venha.
Meio desconfiado, Natanael foi com Filipe.  Foi apresentado a Jesus e conversou com ele.
Ah! Natanael ficou muito feliz também. Ele disse:
-Jesus é mesmo o Filho que Deus prometeu mandar ao mundo. Agora Jesus tinha um, dois, três, quatro, cinco. Cinco amigos e cinco alunos para aprender com ele.
Jesus estava andando na praia.
Ele viu seus amigos Pedro e André pescando em suas redes. Jesus lhes falou
-Venham comigo. Quero que vocês sejam meus ajudantes. Pedro e André deixaram suas redes e foram com Jesus.
Agora eles iam acompanhar Jesus o tempo todo.
Jesus andou mais um pouquinho e viu João seu irmão Tiago. Eles também eram pescadores e estavam consertando suas redes de pescar. Jesus chamou: Venham ajudar a dizer ás pessoas que Deus as ama. Tiago e João também o acompanharam.
Jesus lhes falou:
- Eu vou ensinar vocês. Vocês vão aprender a falar sobre Deus sobre mim para as pessoas. Vocês vão ser meus ajudantes. Pedro, André, Tiago e João estavam decididos. Eles iam ser companheiros e ajudantes de Jesus. E estavam muito felizes por isso.
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
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 Fontes Consultadas:   
•    Bíblia na Linguagem de Hoje
•    Bíblia da Galerinha
•    Bíblia de Estudo Pentecostal.
•    53 histórias de Jesus
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD


LIÇÃO 8 - O SALVADOR TAMBÉM FOI CRIANÇA

Texto Bíblico: Lucas 2.40-52
Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que um dia Jesus também foi criança e que ele obedecia aos pais e a Deus.
Frase do dia
EU QUERO SER COMO JESUS     Pri_1trim2011_L8_ fig 1.jpg
Imagem: www.pastorjarbas.blogspot.com
Explorando a Bíblia
José, Maria e o pequeno Jesus estavam vivendo no Egito. Um dia, um anjo apareceu e falou a José:
__ José, vocês podem voltar para a terra de Israel.
O rei Herodes já morreu. José e Maria se prepararam e viajaram de volta para sua terra, não voltaram para Belém. Foram morar de novo em Nazaré, a cidade onde eles moravam antes de Jesus nascer.
E foi ali, em Nazaré, que o pequenino Jesus cresceu.
Cresceu como os outros meninos.
Cresceu forte e com saúde.
Alimentava-se bem, tomava sol e corria pelos campos.
Ia à escola e prestava atenção ás aulas. Estudava sempre as suas lições. Aprendeu a ler, a escrever, a fazer contas. Jesus observava os passarinhos, as sementes, as plantas, os pastores com seus rebanhos.
Observava as pessoas trabalhando, observava tudo. E aprendia muito com isso.
Jesus também era um bom ajudante, ajudava sua mãe e seus irmãos em casa.
Ajudava José na carpintaria.
Ele era bondoso com todas as pessoas. Ah! Mas uma coisa era muito importante para o menino Jesus: era conversar com Deus, seu Pai, e estudar a bíblia.
Ele queria obedecer sempre a Deus.
Foi assim que Jesus cresceu. 
Parecia com os outros meninos, parecia, mas não era igual, Jesus era diferente. Ele nunca fez nada errado.
O menino Jesus queria muito fazer doze anos, sabe por quê?
 Porque, com doze anos, ele devia ir, pelo menos uma vez no ano, ao grande e lindo templo de Jerusalém. E isto aconteceu. Jesus completou doze anos.
 Ele foi então com seus pais e muitos amigos assistir á festa da Páscoa, uma festa muito importante para os judeus. Como Jesus gostou de estar no templo!
Gostou da música, gostou do culto. Gostou de ouvir os professores do templo.
Quando chegou a hora de voltar para casa, José e Maria saíram de Jerusalém com os outros viajantes. Os adultos vinham conversando e as crianças vinham brincando pelo caminho.
À noite, quando pararam para descansar, Maria procurou Jesus:
__Vocês viram meu filho Jesus? Maria e José haviam pensado que Jesus estava no meio das outras crianças na viagem
Mas, agora, nada de encontrá-lo.
José e Maria voltaram depressa para Jerusalém, procuraram o filho por toda parte.
Finalmente, encontraram-no. Onde? No templo ele estava conversando com os professores ali.
Maria falou:
__Ah! Meu filho, estávamos tão preocupados com você!
 __Desculpem-me, desculpem-me.
Mas a senhora não sabe que eu preciso conversar sobre meu Pai, que é Deus?
Depois, como era obediente, Jesus voltou com José e Maria para Nazaré.
Oficina criativa  
 Imagem: www.portalsementinhakids.com
Fontes Consultadas:
•    Bíblia na Linguagem de Hoje
•    Bíblia da Galerinha
•    Bíblia de Estudo Pentecostal.
•    Bíblia Viva
•    História da Bíblia para a família.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 08 – O PERIGO DE QUERER BARGANHAR COM DEUS


INTRODUÇÃO

Nesta lição iremos aprender que Deus condena a barganha e que seu relacionamento conosco não se de uma forma mercantil, mas por sua graça e seu favor imerecido (Tt 2.11). Veremos também que apesar de Cristo ter nos concedido direitos ao consumar a sentença pelos nossos pecados (Rm 6.23), deu-nos também deveres a serem cumpridos (Jo 15.10). E estes direitos não concedem a nenhum servo de Deus ousadia de exigir dele algo, mas de pedir (Hb 4.16). Enfim, analisaremos também os perigos que cercam aqueles que se deixam envolver por falsos ensinamentos.