quinta-feira, 29 de março de 2012

LIÇÃO 1- UMA CASA PARA DEUS

Texto Bíblico
Êxodo 25.8,9; 31.1-11; 40.16,34-38
 
 
Objetivo
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam que a igreja é a casa de Deus e Ele mesmo que ordenou a construção dela.
 
Aprendendo a Bíblia:
”Ó Senhor Deus, eu amo a casa onde vives...”Sl 26.8
Palavra do dia...·.
MORAR
Jd_2trim2011_L1_ fig 1
 
 
Explorando a Bíblia
Este lugar era chamado o Tabernáculo.  Cada parte do Tabernáculo tinha que  ser construída numa maneira especial de acordo com o plano de Deus.
 
Depois, Deus escolheu um homem para fazer um serviço especial. Todos os que queriam ajudar na construção do Tabernáculo traziam donativos  de ouro, linho, madeira e peles de animais.  Os israelitas ofereceriam muito mais do  que era necessário.
Apesar de este belo Tabernáculo ter sido luxuosamente construído, ele podia ser  facilmente desmontado e transportado para outros locais.  As paredes eram de  madeiras finas, cobertas de ouro.  Um lindo tecido azul e vermelho foi usado para  cobrir o tabernáculo.  Peles de animais foram esticadas sobre o teto, para não deixar  entrar sol, chuva ou poeira.
 
Em volta do tabernáculo havia um pátio, todo cercado de cortinas de linha,  dentro deste, perto da entrada do tabernáculo, havia o altar, onde se queimavam  animais para os sacrifícios.  Este altar foi feito de madeira e inteiramente coberto de  bronze, para proteger a madeira de incêndios.
 
O tabernáculo em si tinha dois compartimentos, divididos por uma cortina de  linha.  O primeiro era o “Lugar Santo” onde se encontravam o candelabro, o altar  para incenso e uma mesa, para o pão sagrado do tabernáculo.  O segundo  compartimento era o “Santo dos Santos” (Santíssimo), uma área absolutamente  sagrada, onde apenas o sumo sacerdote podia entrar.  Neste lugar se encontrava a  “Arca da Aliança”.  Sua tampa era chamada de “propiciatório” e em cada uma da  suas extremidades havia um querubim (tipo de anjo, feito de ouro).  E dentro da arca  estavam guardadas as duas tábuas de pedra (Os Dez Mandamentos), além de outros  objetos sagrados.
 
O Senhor escolheu Arão, o irmão de Moisés, para ser o primeiro sumo  sacerdote de Israel, e seus filhos, Nabada, Abiu, Eleazer e Itamar se tornaram seus  ajudantes.  (Sacerdote significa intercessor entre Deus e os homens).  
 
Moisés mandou os homens capazes fazerem vestes para Arão e seus filhos para  consagra-los.
A primeira peça de roupa era uma bata (Túnica) comprida de linho branco.  Em  cima disso, Arão usava uma túnica azul que estendia aos joelhos.  Em redor da borda  ficavam romãs penduradas das cores azul, roxa e vermelha e sinos dourados.
 
A túnica azul era coberta por um martelinho prendido nos ombros e amarrado  na cintura com uma faixa.  Era feita de linho fino e bordada com fios roxos,  vermelhos e dourados.
Nas alças do martelinho estavam pedrinhas gravadas com os nomes das doze  tribos.  Deus disse,
−  Arão carregará os nomes deles nos seus ombros para que sempre Eu me  lembre de meu povo.
 
Arão também usava um peitoral bordado de azul, roxo, vermelho e ouro. 
Tinha doze pedrinhas preciosas, cada uma gravada com o nome de uma tribo de
Israel.
 
Arão usava um turbante de linho fino.  Prendido ao turbante estava uma placa
dourada gravada com estas palavras,
−  Dedicado ao Senhor.
 
Na presença de toda a nação, Moisés ungiu Arão e seus filhos, separando-os  para este serviço tão especial. Daquele dia em diante os sacerdotes ofereciam dois sacrifícios por dia:  de  manhã e de tarde, ofertas contínuas a favor do povo e dos seus pecados.
 
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir
Jd_2trim2011_L1_ fig 1
 
 
Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         53 histórias de Jesus
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 1- JESUS O AMIGO DAS CRIANÇAS

Texto Bíblico
Mateus 3.13-17; 4.1-11.

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que Jesus é amigo das crianças e que ama a todas.
 
Frase do dia
Jesus é amigo das crianças
Pri_2trim2011_L1_ fig 1.jpg
Imagem: ucadec.zip.net
 
Memória em ação:
“Vocês são meus amigos se fazem o que eu vos mando”João 15.14
 
Explorando a Bíblia
 Jesus estava ensinando. Havia muita gente ouvindo Jesus ensinar. Cada vez chegavam mais pessoas para ouvi-lo. Entre as pessoas, chegaram também alguns pais com seus filhinhos.  Carregavam os nenenzinhos ao colo e seguravam as mãos das crianças maiores. Eles queriam que Jesus abençoasse seus filhos. Os discípulos não gostaram daquilo.
Disseram:
_Jesus está muito ocupado ensinando pessoas. Estas crianças vão atrapalhar. Levem-nas embora daqui! Por favor!
Ah! Jesus não gostou nada, nada mesmo daquilo.
­_Deixem elas virem. Jesus sorriu e estendeu os braços. As crianças correram para junto dele. Jesus os abraçou, conversou com elas. Pôs as mãos sobre suas cabeças e as abençoou. As crianças estavam contentes, pertinho de Jesus.
Elas certamente pensaram: Jesus é nosso amigo. Nosso melhor amigo.
 
Oficina criativa         
Pri_2trim2011_L1_ fig 2.jpg
imagem: www.desenhosparaimprimirepintar.blogspot.com
           
Fontes Consultadas:
Bíblia na linguagem de hoje
Bíblia da galerinha
Bíblia de estudo pentecostal.
Bíblia Viva
História da Bíblia para a família.
 
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 1 – JOQUEBEDE, UMA MÃE HEROINA

Texto Bíblico: Ex 2.1-10

Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre. Mesmo que você já lecionou estes temas, (pois o currículo repete), procure iniciar com entusiasmo.

O tema que abordaremos é de suma importância, pois em meio a tantos “heróis” produzidos pela mídia, durante este trimestre você terá a oportunidade de conduzir a conhecer a realidade dos verdadeiros heróis, pessoas como eles, eu e você, cuja confiança foi depositada em Deus, por isso realizaram feitos que ajudaram sua família e sua nação.

Ore, apresente seus pequenos um a um a Deus, é Ele quem conhece o intimo de cada ser e te conduzirá nesta tão gloriosa missão – o ensino.
Deus abençoe seu ministério.

LIÇÃO 1 - QUAL A MINHA VOCAÇÃO? EIS A QUESTÃO!

ENFOQUE BIBLICO:
“Cada um fique na vocação em que foi chamado” (1Co 7.20)
OBJETIVOS
Explicar as vocações na Bíblia
Distinguir a chamada geral da especifica
Auxiliar o aluno a encontrar o seu lugar no Corpo de Cristo
INTRODUÇÃO:
Há trabalho pronto para ti, cristão; Que demanda a toda a tua devoção; Vem, alegremente, a Cristo obedecer, Pois só tu ó crente, o poderá fazer!” (HC 93)

LIÇÃO 1 – EU TENHO UMA MISSÃO

Ao Mestre
Amado (a) estudaremos, neste trimestre, vários aspectos da Missão da Igreja, ou seja, nossa missão, enquanto membro do Corpo de Cristo.
Ore, e prepare-se diante de Deus para que nesse trimestre você possa conscientizar seus alunos acera de sua missão como Igreja e cidadãos do céu – concidadãos dos santos e da família de Deus
 
E que como Igreja tem deveres a cumprir – quem não as cumprir, perderá sua cidadania celestial.
 
Deus abençoe grandemente seu Ministério.

LIÇÃO 01 – APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO


INTRODUÇÃO


Neste novo trimestre, estaremos estudando sobre o extraordinário tema: “As sete cartas do Apocalipse: a mensagem final de Cristo à Igreja”. Na primeira lição, introduziremos o assunto falando sobre o significado do termo “apocalipse”. Veremos também importantes informações históricas e bíblicas sobre este livro. Destacaremos ainda a importância deste, para os cristãos de todos os tempos. E, por fim, citaremos três propósitos definidos do livro da Revelação para a Igreja Cristã.

LIÇÃO 01 – APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO


Texto Áureo: Ap. 1.3 – Leitura Bíblica: Ap. 1.1-8

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Estamos iniciando mais um trimestre na Escola Bíblica Dominical. Desta feita, estudaremos, a partir das Lições Bíblicas – CPAD, As Sete Igrejas do Apocalipse. Trata-se de lições focadas na eclesiologia, ainda que tenha um fundo escatológico. A igreja evangélica se encontra em situação de crise, por esse motivo, o estudo a respeito da igreja é fundamental, tendo por base a Palavra de Deus a fim de reencontramos o caminho perdido. Na lição de hoje estudaremos a respeito do livro da Revelação de Jesus Cristo, o Apocalipse, a fim de contextualizarmos as Sete Igrejas que serão estudadas nas próximas lições.

quinta-feira, 22 de março de 2012

LIÇÃO 13 – JESUS VOLTA PARA O CÉU

Texto Bíblico: João 21.1-25; Atos 1.6-11
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar garantia de salvação.
A palavra é...
SOZINHO
Pinte os desenhos abaixo e cole em um cartaz cada discípulo (de forma a deixar um espaço no meio). Enfatize que eles estavam tristes porque pensavam que Jesus não estava mais com eles. Mas logo Jesus se fez presente (cole o desenho de Jesus no meio deles). Ele está conosco todos os dias. Ele nunca nos deixa só.

LIÇÃO 13 – JESUS ENSINA O CAMINHO PARA O CÉU

Texto Bíblico:  João 14.1-6
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØIdentificar o certo e o errado de nossas ações; Reconhecer que para viver bem sobre a terra precisamos escolher todos os dias entre a vida e a morte.
Exercitando a memória
“Jesus respondeu: Eu sou o Caminho a verdade e a vida”. (Jo 14.6 - NTLH)
Introdução
Os planos que elaboramos para nossa vida, nem sempre são bons. Devemos sempre compará-los com o que diz a Palavra de Deus, agindo assim certamente seremos felizes.  

LIÇÃO 13 - SALMOS FALAM DE ADORAÇÃO

ENFOQUE BIBLICO:
“Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR, Louvai ao SENHOR!” (Sl 150.6)
OBJETIVOS
Definiro termo adoração a Deus.
Identificarna Bíblia a maneira como devemos adorar a Deus.
Explicaros motivos pelos quais Deus deve ser adorado

LIÇÃO 13 – O CAMINHO PARA VIVER

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØIdentificar o certo e o errado de nossas ações; Reconhecer que para viver bem sobre a terra precisamos escolher todos os dias entre a vida e a morte.
Para refletir
“Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.”. (Pv. 3:30 - NTLH)
Prezado (a) enfatize aos seus alunos, que nosso coração (sentimentos) é enganoso. Muitas de nossas escolhas nos traz o mal, o sofrimento e a ruína. É isso que o escritor de Provérbios nos mostra, o quanto devemos ser cautelosos com nossas escolhas. Façamos como o salmista, oremos para que Deus nos oriente nas escolhas de nossa vida (Sl 25.4; 119.5).
Texto Bíblico em estudo: Pv. 16.1-9; 19.16.

BREVE RESUMO DAS LIÇÕES DO 1º TRIMESTRE DE 2012

 A verdadeira prosperidade: a vida cristã abundante
12/ 03/ 2012.
Quando pessoas não conhecedoras da Palavra de Deus são enganadas pela pregação de falsas doutrinas, não deve nos causar qualquer estranheza; pois alguém espiritualmente cego não tem capacidade para discernir entre o certo e o errado. É, porém preocupante quando uma pessoa já tendo sido iluminada pela Palavra de Deus se deixa iludir por falsos ensina dores. Com a disseminação da doutrina da falsa prosperidade muitos crentes têm se deixando enredar e caindo na arapuca desses ensina dores, tendo prejuízo financeiro e até mesmo espiritual, se fez necessário um estudo mais apurado desse assunto. A nossa lição bíblica da CPAD. Nos trouxe nesse trimestre um mui valioso estudo sobre esse assunto.

LIÇÃO 13 – SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE

Texto Áureo: Jo. 10.10 – Leitura Bíblica: Jo. 15.1-11

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
A Teologia da Ganância deturpa a Palavra de Deus, há uma negação do evangelho de Jesus Cristo. Os pregoeiros da falsa prosperidade se apegam mais a Abrãao do que a Cristo, tendo em vista que a mensagem do Mestre vai de encontro aos princípios deles. Na lição de hoje pretendemos resgatar o cristocentrismo evangélico, destacando Sua suficiência para as nossas vidas, cuja abundância nos traz vida eterna.

LIÇÃO 13 – SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE

INTRODUÇÃO


Não são poucas as pessoas que conceituam qualidade de vida ou vida abundante como: conforto, riquezas,  saúde, longevidade, ausência de sofrimento, etc. É o que também crêem e ensinam os adeptos da Teologia da Prosperidade. Contudo, nesta lição, definiremos o verdadeiro significado do termo “vida abundante” que se referiu Jesus em um de seus sermões. Analisaremos também os equívocos cometidos quanto ao conceito de pobreza e riqueza, como supostos aferidores de espiritualidade sadia; observaremos ainda em que realmente consiste a vida abundante prometida por Cristo; e por fim, veremos quais benefícios desta vida, para o cristão, no presente e no futuro. 


quarta-feira, 14 de março de 2012

LIÇÃO 12 – JESUS PROVA O SEU AMOR POR NÓS

Texto Bíblico: João 19.1-41
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus por nos amar muito, muito, se deixou prender e morrer em nosso lugar, para podermos ser perdoados de nossos pecados (coisas erradas que praticamos) e ir morar no céu.
A palavra é..
AMOR
Desenhe um coração, e pergunte aos pequenos (as) que sentimento o desenho de um coração representa – Isso mesmo – o amor.
Amar é quando gostamos muito, mas muito mesmo de uma pessoa. Jesus ama muito todos nós, ama tanto que resolveu vir a terra para estar perto de nós, e morrer para nos dar o perdão do pecado.

LIÇÃO 12 – O NOSSO SALVADOR ESTÁ VIVO!

Texto Bíblico: Lucas 24.1-11; João 20.24-29
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que sua ressurreição nos garante a vida eterna.
Frase do dia...
JESUS ESTÁ VIVO
Amplie e cole o desenho baixo em um cartaz e escreva embaixo a frase do dia.
Pri_1trim2011_L12_ fig 1.jpg
Imagem: www.acolhendo.blogspot.com
Memória em Ação
“Depois da sua morte, Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo. Os apóstolos viram Jesus, e ele conversava com eles a respeito do Reino de Deus..”(At 1.3 – NTHL)
Escreva o versículo em letras com cores bem vivas em uma cartolina. Em seguida, recorte em forma de um quebra-cabeça, para as crianças montar. Assim que terminarem a montagem peça que leiam no mínimo três vezes.

LIÇÃO 12 – JESUS ENSINA SOBRE O BOM PASTOR

Texto Bíblico:  Lc 15.3-6
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Ø  Conscientizar se de que Jesus como Bom Pastor cuida e protege. Ele sempre está conosco.
Exercitando a Memória
"Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas" (Mt 5:13 a)

LIÇÃO 12 - SALMOS FALAM DE CRISTO

ENFOQUE BIBLICO:
“Quem é este rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos ele é o Rei da Gloria” (Sl 24.10)
OBJETIVOS:
Destacar a temática messiânica nos Salmos.
Demonstrarcomo Jesus experimentou dor, sofrimento, morte e gloria.
Aplicar à vida dos alunos os ensinos que os Salmos messiânicos oferecem.
INTRODUÇÃO:
Nessa lição estudaremos alguns dos salmos que falam de Cristo, os salmistas apresentam o Messias como homem, como Deus, como Ser Eterno e como Filho de Deus. Falam também de seu caráter, ele é Santo, Justo e Bom, suas obras também estão registradas assim como suas funções ele é Profeta, Sacerdote, Juiz e Rei.

LIÇÃO 12 – FUJA DA CONTENDA

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØConscientizar-sedas conseqüências da contenda; aprender a cultivar as virtudes que nos auxiliará a manter-se longe dela.
Para refletir
“Não contendas com alguém sem razão, se te não tem feito mal”. (Pv. 3:30)
Neste versículo encontramos um dos cinco princípios básicos de relacionamento, esses princípios são específicos tendo como inicio “reconhecer Deus em tudo”, se assim fizermos com certeza não aceitaremos fofocas contra nosso próximo, nem tampouco suscitaremos contendas.  
Texto Bíblico em estudo: Pv. 10:12; 11:13.

terça-feira, 13 de março de 2012

LIÇÃO 12 – O PROPÓSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE


INTRODUÇÃO
No decorrer deste trimestre já estudamos diversas lições sobre a Verdadeira Prosperidade. Vimos o verdadeiro conceito de prosperidade no Antigo e Novo Testamento; o perigo das falsas doutrinas da Teologia da Prosperidade; o que é uma igreja próspera; como obter a verdadeira prosperidade, dentre outras. Nesta lição, veremos que Deus é a fonte de toda prosperidade, inclusive financeira; que a Bíblia não condena a riqueza, mas, adverte quanto aos perigos que envolvem a riqueza e o amor ao dinheiro; e o que Deus espera de nós, quando nos faz prosperar.

LIÇÃO 12 – O PROPÓSITO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE


Texto Áureo: II Co. 9.6 – Leitura Bíblica: Rm. 10.8-14

Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
A prosperidade material tem seus propósitos, as pessoas querem possuir muito dinheiro por razões diversas. Na aula de hoje, faremos a distinção entre a verdadeira e a falsa prosperidade. É fundamental sabermos distinguir, nesses dias voltados ao consumismo, o que significa ser realmente próspero e suas implicações. Ao final da aula, destacaremos que a verdadeira prosperidade não conduz à ostentação, mas ao serviço a Deus e ao próximo. 

quarta-feira, 7 de março de 2012

LIÇÃO 11 – JESUS LAVA OS PÉS DOS SEUS AJUDANTES

Texto Bíblico: João 13.1-20
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que o gesto de Jesus lavando os pés dos discípulos é para nos dar exemplo de humildade e amor para com nosso próximo.
A palavra é..
HUMILDADE
Enfatize aos pequenos que ser humilde é não querer ser melhor do que os outros, é ver as pessoas com respeito.
Aprendendo a Bíblia
“... Aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde...”(Mt 11.29 – NTLH)
Caso não queira usar a sugestão da revista de roupas, desenhe frutas, é mais fácil.
História Bíblica
Faltava somente um dia para a Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim.
Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O Diabo já havia posto na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a idéia de trair Jesus.
Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia também que tinha vindo de Deus e ia para Deus.
Então se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura.
Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha.
Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou:
 — Vai lavar os meus pés, Senhor?
Jesus respondeu:
 Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!
— O senhor nunca lavará os meus pés! —disse Pedro. —Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! —respondeu Jesus.
 — Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça! —pediu Simão Pedro.
Aí Jesus disse:
— Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um.
 Jesus sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Todos menos um.”
Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou:
 — Vocês entenderam o que eu fiz?
Vocês me chamam de “Mestre” e de “Senhor” e têm razão, pois eu sou mesmo.
Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou.
Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem.
Enfatize aos pequenos Jesus quer o melhor para nós e obedecer a  Sua Palavra nos trará muitas alegrias.
Fixando a aprendizagem Fixando a aprendizagem
Jd_1trim2012_L11_fig 3.gif
Imagem: www.jardimdafe.blogspot.com
Fontes consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva.

Fonte:  

LIÇÃO 11 – JESUS MORREU PARA NOS SALVAR

Texto Bíblico: Mt 26.47-68; 27.11-61
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus morreu para nos salvar dos nossos pecados nos tornando filhos de Deus.
Frase do dia...
JESUS MORREU PARA NOS SALVAR
Explique aos pequenos que Jesus morreu em nosso lugar, por nossos pecados, para nos livrar do pecado.
Memória em Ação
“Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa.”(Cl 1.22 – NTHL)
Siga as instruções da revista de mestre.
Explorando a Bíblia
Contarei hoje aos prezados uma historia que gosto muito, e que ilustra bem o amor de Jesus por nós, morrendo em nosso lugar

LIÇÃO 11 – JESUS ENSINA SOBRE O SAL E A LUZ DO MUNDO

Texto Bíblico:  Mt 5.13-16 e  2 Cro 34.1-33.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Ø    Conscientizar se de que Jesus nos deixou na terra para temperar (sal) (equilibrar) a vida das pessoas através da Palavra de Deus em nós, para podermos refletir (luz) o brilho de Cristo, para que as pessoas O conheçam
Exercitando a Memória
"Vocês são o sal da terra; mas, se o sal não tiver gosto, como vai salgar?" (Mt 5:13 a)
Introdução
Independente da faixa etária, todos os que aceitam ao Senhor Jesus como Salvador, são convocados a ser sal e luz em meio a um mundo corrompido em meio as trevas.

LIÇÃO 11 - SALMOS FALAM DE MEDO

ENFOQUE BIBLICO:
“O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.” (Sl 118.6)
OBJETIVOS:
Estabelecer a diferença entre medos e fobias.
Identificaras causas do medo.
Demonstrarsituações na Bíblia em que os servos de Deus tiveram medo.
INTRODUÇÃO:
De mal nenhum eu temerei/Em mim esta Jesus/Jamais perturbação terei/Pois vivo já na luz (HC 140). Nesta lição falaremos sobre o medo, não há um homem que possa dizer eu não tenho medo. Como citei a primeira estrofe do hino 140, Jesus nos da segurança, o Salmo 91, fala dessa segurança, o salmista ensina nos como estar seguro. Veremos no decorrer da lição o que é o medo, suas causas, principalmente as  atuais e mostraremos que os grandes homens de Deus, passaram por momentos de medo. 

LIÇÃO 11 – SEJA PRUDENTE

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØConscientizar-se da importância da prudência, bem como das conseqüências de não tê-la.
Para refletir
“O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância.”(Pv. 13:16 – NTHL).
Classicamente, prudência é considerada uma virtude, e de fato, uma das quatro Virtudes Cardinais (as outras três sendo a temperança, a justiça e a fortaleza). A palavra vem de prudência (expressão francesa do final do século 13), do latim prudentia (significando "previsão, sagacidade".
Freqüentemente é associada com a Sabedoria, Introspecção, e Conhecimento. Neste caso, a virtude é a capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num tempo dado e lugar. Embora a prudência não execute qualquer ação, e está preocupada unicamente com o conhecimento, todas virtudes têm que estar reguladas por ela.
Distinguir quando atos são corajosos, ao contrário de descuidado ou covardemente, por exemplo, é um ato de prudência. Ela é classificada como um "cardinal", quer dizer que uma virtude "principal”. Por outras palavras, prudência "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para atingi-lo. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida" (CCIC, n. 380).
Texto Bíblico em estudo: Pv. 12:23; 14:15-18.

terça-feira, 6 de março de 2012

DATAS COMEMORATIVAS - CALENDÁRIO 2012


Atendendo ao pedido da amiga Raquel gomes estou postando as Datas comemorativas que podemos trabalhar com as crianças na Escola Dominical.
Estou também postando este lindo calendário para vocês que visitam este blog:



 MÊS DE JANEIRO
 DIA
 COMEMORAÇÃO
 01

 Dia Mundial da Paz
 01 a 08
 Semana Universal de Oração


MÊS DE FEVEREIRO

 DIA
 COMEMORAÇÃO



MÊS DE MARÇO

 DIA
 COMEMORAÇÃO
 03
 Dia da Esposa do Pastor
 05
 Dia Mundial de Oração
 08
Dia da Mulher
 11
 Dia da Educação Cristã
 25
 Aniversário da CPAD


MÊS DE ABRIL

 DIA
COMEMORAÇÃO 
 02
 Paixão de Cristo
 04
 Páscoa 
 
MÊS DE MAIO

 DIA
 COMEMORAÇÃO
 2º Domingo
 Dia das Mães 

MÊS DE JUNHO

 DIA
COMEMORAÇÃO 
 2º Domingo
 Dia do Pastor
 12
 Dia da Instalação da Sociedade Bíblica Brasileira
 18
 Aniversário das Assembléias de Deus no Brasil / Início da Semana Nacional de Oração nas Igrejas Assembléia de Deus


MÊS DE JULHO

 DIA
COMEMORAÇÃO 
 09
 Dia do Diácono
 
MÊS DE AGOSTO

 DIA
COMEMORAÇÃO 
 05
 Dia do Presbítero
 2º Domingo
 Dia dos Pais
 4º Sábado
 Dia do Jovem Cristão Evangélico 


MÊS DE SETEMBRO
 DIA
COMEMORAÇÃO 
 2º Domingo
 Dia Nacional de Missões
 3º Domingo
 Dia Nacional da Escola Dominical 
 

MÊS DE OUTUBRO

 DIA
COMEMORAÇÃO 
 31
 Dia da Reforma Protestante 


12 dia da criança
15 dia do Professor


 

MÊS DE NOVEMBRO

 DIA
COMEMORAÇÃO 
 05
 Circula pela primeira vez o Imprensa Evangélica, primeiro jornal religioso do País
 30
 Dia Nacional do Evangélico / Dia do Teólogo
 
MÊS DE DEZEMBRO

 DIA
COMEMORAÇÃO 
 2º Domingo
 Dia da Bíblia 
 
 25 Natal


Fonte: Pequeninos de Jesus

LIÇÃO 11 – COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE


Introdução
 

Já foi explicado ao longo deste trimestre, que a verdadeira prosperidade não consiste em acumular bens ou dinheiro, nem em depositar o coração nas incertezas das riquezas. Por isso, veremos nesta lição, primeiramente, que a verdadeira prosperidade bíblica, contempla as necessidades supridas com a bênção divina por intermédio do trabalho que foi instituído por Deus como uma benevolência antes da “Queda” do homem. Em segundo lugar, analisaremos que, a verdadeira prosperidade fundamenta-se também, na providência de Deus através da nossa obediência à sua Santa Palavra, e concluiremos observando que devemos fazer uso do nosso dinheiro de modo consciente e sábio.