quinta-feira, 26 de abril de 2012

LIÇÃO 5 – OS TRABALHADORES DA CASA DE DEUS

Ao Professor (a)
Os subsídios postados no site, não tem como objetivo  substituir os da revista, mas é apenas mais uma opção para o professor usar como complemento da sua aula.
Porem nos últimos anos temos observado que o nível teológico  das lições tem diminuído, o ensino claro das Escrituras tem sido substituído por atividades/dinâmicas que podem sim ajudar na assimilação do aprendizado, porem não substitui a eficácia da Palavra.
Um erro grave, que alguns pais e conseqüentemente professores tem cometido é subestimar a compreensão dos pequeninos, não os considerando aptos para receber claramente o ensino das
Escrituras, é evidente que se faz necessário uma adaptação na forma de falar, de explicar a passagem bíblica, mas não pode ser deixada de lado.
 
A própria Psicologia afirma que as crianças são como massinhas prontas para serem modeladas, é nesta fase que eles adquirem  as primeiras percepções do mundo e da vida, portanto ensine de tal modo que eles venham a compreender que Jesus, Deus são reais e não uma mera historinha, como alguns já conhecem.
 
Boa aula

LIÇÃO 5 – JESUS O AMIGO DOS SÁBIOS

Ao Mestre
Prezado (a) a lição de hoje é se suma importância, pois através dela, você poderá conduzir os pequenos à Cristo. Para reforço coloco abaixo textos bíblicos nos dão os passos para aceitarmos Jesus como nosso Salvador. Estude cada um deles com atenção para estar apto para ensinar os pequenos que Deus te confiou.

1. Deus enviou Jesus para me salvar (Jo 3.17).
2. Deus me ama e deseja que eu seja parte de Sua família para sempre (1 Jo 4.9).
3. Todas as pessoas pecaram e perderam a semelhança do perfeito caráter de Deus (Rm 3.23).
4. Jesus nunca pecou, de modo que era o único que poderia ser punido pelos meus pecados (2 Co 5.21).
5. Deus enviou Jesus para ser meu Salvador (1 Jo 4.14).
6. Deus me faz Seu filho quando creio em Jesus e me entristeço por meus pecados (Jo 1.12).
7. Como filho de Deus, eu recebo o dom da vida eterna, e Deus está comigo agora e para sempre (Jo 3.16).
 
Deus abençoe grandemente sua aula.

LIÇÃO 5 – JOSAFÁ O HERÓI QUE VENCEU LOUVANDO

Texto Bíblico: 2 Cro 20.1-3,14-23
 
 
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Ø  Compreender que em qualquer circunstancia podemos e devemos adorar e louvar a Deus.
 
Exercitando a Memória
“Vinde, cantemos ao SENHOR! Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação!”(Sl 95.1 – ARC)

LIÇÃO 5 - PREPARE-SE É HORA DE ESCOLHER!

ENFOQUE BIBLICO
“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.”
 (Sl 32.8)
 
OBJETIVOS.
Conscientizaros alunos de que a oração é o caminho para se fazer boas escolhas.
Explicarque Deus tem um plano admirável para nós.
Enfatizarque precisamos ter um projeto de vida e que Cristo deve estar no centro deste.
 
 
INTRODUÇÃO
O salmo citado no enfoque discerne todo esse assunto, os três verbos estão no imperativo – “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei... guiar-te-ei”. Ficam apenas três coisas para nós fazermos: Orar, pedindo a direção de Deus, para descobrirmos qual é o seu plano para nós e deixarmos que ele mesmo tome conta de tudo, esteja no centro de todo o projeto dado por ele a nós. Segundo procurar ajustar-nos em seu plano e em terceiro aceitar a sua direção.

LIÇÃO 5 – PAULO, O MISSIONARIO POR EXCELÊNCIA

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conhecer a vida do maior missionário da historia da Igreja, conscientizando-se de que devemos como o apostolo Paulo, professar uma fé genuína e autentica em nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Para refletir
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.”(Gl 2.20 – ARC).
 
O cristão ao aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, morre para o mundo e vive para agradar a Deus.

LIÇÃO 05 – PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO

A carta à igreja de Pérgamo mostra-nos que não há comunhão do povo de Deus e o mundo.
 
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo das cartas às igrejas da Ásia Menor, estudaremos a terceira carta, endereçada à igreja de Pérgamo.
- Nesta carta, o Senhor Jesus mostra que não há como termos vida espiritual verdadeira se nos misturarmos com o mundo.
I – O CENÁRIO DA CARTA Á IGREJA DE PÉRGAMO
- Prosseguindo o estudo das sete cartas que o Senhor Jesus mandou enviar às igrejas da província romana da Ásia, que constitui a parte substancial do estudo proposto pela CPAD para este trimestre no livro do Apocalipse, estudaremos a terceira carta, a carta encaminhada ao anjo da igreja e, por conseguinte, à igreja de Pérgamo.

LIÇÃO 05 – PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO


Texto Áureo: I Jo. 2.15,16 – Leitura Bíblica: Ap. 2.12-17

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Na aula de hoje estudaremos a respeito da Carta de Jesus à Igreja de Pérgamo. O principal problema dessa igreja era a substituição da verdade pelo erro. Inicialmente, contextualizaremos a igreja na cidade, mostraremos que se tratava de uma igreja que negociava a verdade, fazendo conchavos com o mundo, e, ao final, concluiremos ressaltando que a verdade triunfará sobre o erro.

LIÇÃO 05 – PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO


INTRODUÇÃO

As cartas enviadas às igrejas da Ásia nos trazem grandes lições e ensinamentos, não apenas no aspecto histórico, mas, principalmente, espiritual. Estudando e meditando nestas cartas, somos motivados a imitar os bons exemplos daquelas igrejas, bem como evitar os mesmos erros que ocorreram nas mesmas. Nesta lição, além de estudarmos o contexto histórico e cultural da cidade de Pérgamo, veremos também a mensagem de Cristo à igreja que havia naquela cidade, tanto os aspectos positivos quando negativos, bem como a promessa de Cristo para os cristãos daquela localidade, que se aplicam a todos os vencedores.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

LIÇÃO 4 - UM TEMPLO PARA ADORAR A DEUS


Material de apoio a revista do mestre da classe Jardim de infância da CPAD.
Texto Bíblico: História do desejo de Davi em construir o templo para Deus e de como seu filho Salomão o construiu.
Base bíblica: 2 Samuel 7:2-13 e 2 Crônicas 3:1-7;7:1-10.
Objetivo da lição: Adorar a Deus enquanto estiver na igreja.
Versículo visualizado:
Palavra do Dia:
Lembrancinhas para as crianças:
É hora de planejar (Pg. 64)
Antes de qualquer coisa, leia as passagens bíblicas indicadas e o contexto onde se encontram, para ter uma visão panorâmica dos fatos.
Confeccione o visual do versículo e separe o material de que precisará na aula.
Para que o objetivo seja alcançado, estude a lição inteira (explicação do versículo, modo de receber as crianças, história bíblica e aplicação do ensino).
Treine a história observando o momento de apresentar o visual.
Separe um momento da semana, ou melhor, do dia para adorar a Deus de um modo especial.
Boa aula!
 

LIÇÃO 4 – UM TEMPLO PARA ADORAR A DEUS

Texto bíblico   2 Samuel  7.2-13
                         2 Crônicas 3.1-7, 7.1-10
 
Objetivo
Após a aula seu aluno deverá compreender que o principal objetivos de virmos a casa de Deus é adorá-lo.
 
A palavra é:      Adorar

A lição de hoje tem como base a palavra adorar, mas afinal o que é realmente adorar?
O dicionário Aurélio define adoração como culto a uma divindade; culto, reverência e veneração. O mesmo dicionário define o verbo adorar como render culto a (divindade); reverenciar, venerar .
As palavras que definem adoração, no Velho Testamento, significam ajoelhar-se, prostrar-se como em Exodo 20.5
As palavras que definem adoração, no Novo Testamento, significam beijar a mão de alguém, para mostrar reverência; ajoelhar ou prostrar-se para mostrar culto ou submissão, respeito ou súplica , como em  Mt 4.10 e Jo 4.24
Adoração então é uma atitude de extremo respeito, que se expressa com ações singulares de reverência e culto.

LIÇÃO 4 - JESUS AMIGO DOS DOENTES


Caro professor de primários, como é bom ser aluno da bendita Escola Bíblica Dominical. Fiz um pequeno cartaz para colocar na porta da sala de aula:

LIÇÃO 4 – JESUS AMIGO DOS DOENTES

Ao Professor(a)
Tenho por repetida vezes falado acerca da importância do trabalho do professor da Escola Dominical junto as crianças, é certo afirmar que o professor não é o único, e nem mesmo
o principal responsável pelo crescimento espiritual dos pequenos, seus pais tem a maior parcela de responsabilidade nisto, pois você permanece com as crianças uma vez por semana, e por menos de duas horas, enquanto que os pais estão o tempo todo com eles durante o resto da semana.
Fale com seu superintendente, organize reuniões periódicas  com os pais, peça a colaboração deles, em incentivar as crianças a virem a escola dominical, a prestar atenção as aulas e principalmente os pais devem colaborar parar que as crianças possam exercitar em casa o que elas tem aprendido em classe.
Se houver aplicação de testes e provas das lições mostre aos pais para que eles vejam o desenvolvimento de seus filhos, e decidam ajudá-los  naquilo que tem deficiência.

Estou ciente que não é em todas as igrejas que há essa vontade e desprendido por parte dos pais, por isso tenha certeza que você pode ser muito mais influente na formação dos pequenos, por isso, seja o exemplo para eles na forma de falar, de agir, de proceder na igreja, tento em mente que eles tem você como um “heroi”.

Lembro-me de uma frase ; “... das criaturas de Deus, os seus filhos, são a sua maior gloria ...”
Quão grande e sublime tarefa é servir aos filhos de Deus, se todo aquele  que der um simples copo de água a um servo de Deus não perde  o seu galardão, o que diremos  daqueles que ensinaram a Verdade do Deus Todo Poderoso!

LIÇÃO 4 – HERÓI BUSCA A VONTADE DE DEUS?

Professor de juniores, o tema de nossa lição fala acerca da busca da vontade de Deus em nossa vida, o personagem bíblico em destaque é o grande rei Davi.

1- Informações do personagem:


DAVI E A VONTADE DE DEUS EM SUA VIDA.


Davi desempenhou várias atividades ao longo de sua vida (1 Sm 16.18). Ele foi pastor de ovelhas (1 Sm 16.11; 2 Sm 7.8), guerreiro (1 Sm 17.45-47), rei (2 Sm 5.3), poeta (Sl 23), músico (1 Sm 16.23), pai (2 Sm 3.3; 5.13-16), entre outras importantes ocupações. O filho mais novo de Jessé (1 Sm 16.1 1), no entanto, era um homem que confiava inteiramente em Deus (Sl 27.3), e anelava pela presença do Altíssimo (Sl 27.4). Todavia, em algumas ocasiões pecou contra o Senhor (Sl 32; 51), trazendo graves prejuízos a Israel (1 Cr 21) e a sua família (2 Sm 12.10).

LIÇÃO 4 – HERÓI BUSCA A VONTADE DE DEUS?

Texto Bíblico: 1 Cr 14.8-17
 
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Ø  Entender que é fundamental para vivermos bem, buscar a vontade de Deus, pedirmos a Ele que nos dirija em tudo o que fizermos
Exercitando a Memória
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33 – ARC).
 
Prezado (a) enfatize aos pequenos que acima de todas as coisas terrenas está a nossa comunhão com Deus, se dermos a Deus a posição central de nossa vida, teremos seu constante cuidar e direção em nosso dia a dia, e Ele nos dará o melhor. Nem sempre o que queremos é o melhor. Deus que é Onipotente sabe o que precisamos o que realmente nos fará feliz. Devemos ter essa confiança, e aguardar somente Nele.
 
 
Crescendo no conhecimento
Enquanto era rei apenas em Judá, Davi contava com o total beneplácito dos filisteus — afinal, ele era homem de confiança de Aquis, rei de Gate. No entanto, quando viram Davi subir ao trono israelita, os filisteus não gostaram nada.
 
E quando Davi tomou Jerusalém, os filisteus resolveram que era hora de colocar o pastorzinho ruivo em seu devido lugar. Então sitiaram Jerusalém, acampando no vale de Refaim (dos gigantes), que fica entre Jerusalém e Belém. Quando soube do sítio, Davi colocou seu exercito de prontidão e chamou o sacerdote Abiatar.
—  Abiatar  traga-me a estola sacerdotal, o Urim e o Tumim.
Então Davi perguntou a Deus:
 — Devo lutar contra os filisteus? Tu me darás a vitória?
 — Vá! - disse o SENHOR. — Eu lhe darei a vitória.
 

Então Davi reuniu seus homens e foi atacar os filisteus em Baal-Perazim, onde os venceu.
O nome Baal-Perazim, vem de baal (senhor) e do verbo peraz, que quer dizer abrir uma brecha.
O lugar recebeu esse nome (senhor abridor de brechas) porque Davi, ficou admirado com a facilidade com que derrotara os filisteus naquele lugar, só pôde atribuí-la a interferência divina, dizendo que Deus  abrira uma brecha entre seus inimigos, como uma enchente que sai derrubando tudo.

A batalha de Baal-Perazim, no entanto, não definiu a situação: os filisteus eram muitos, e voltaram a cercar a Cidade de Davi assim que se recuperaram da primeira derrota. Então o rei quis consultar a vontade de Deus mais uma vez.
Mais uma vez Davi consultou a Deus, e ele respondeu:
 — Não os ataque daqui. Dê a volta e ataque pelo outro lado, perto das amoreiras. Quando você ouvir o barulho de marcha por cima das amoreiras, ataque-os porque isso quer dizer que eu estou indo na sua frente para derrotar o exército dos filisteus.

De madrugada, Davi convocou seus homens para a batalha. Saíram em silêncio pelos portões de Jerusalém, marcharam em arco até o bosque das amoreiras e ficaram lá, esperando a ordem de Davi para o ataque. O rei só esperava o momento certo, mas levou um susto quando ouviu distintamente o som de passos sobre a copa das árvores. Era incrível, era impossível. Mas estava acontecendo e, olhando para seus soldados, ele viu em seus rostos o mesmo espanto que sentia.
 
Animado pela ajuda divina, Davi deu a ordem de ataque, e o exército israelita marchou contra os filisteus. Os inimigos foram derrotados, e expulsos de volta para suas terras.
Com essa vitória rápida, Davi firmava-se de vez no trono. A expulsão dos filisteus das tribos do sul, esperada havia tantos anos, dava ao rei inquestionável autoridade.
Davi fez o que Deus havia mandado e obrigou os inimigos a recuar desde Gibeão até Gezer.
A fama de Davi se espalhou por toda parte, e o SENHOR fez com que todas as nações ficassem com medo dele.
 
 
Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que Davi foi um grande herói para seu povo em sua época. Até hoje, o povo de Israel se lembra com carinho desse grande servo de Deus. E isso aconteceu porque Davi sempre procurou a orientação de Deus para a sua vida, e obedecia a tudo o que Deus lhe ordenara fazer. Se quisermos ser feliz e ter uma vida de vitória devemos agir como Davi.
 
 
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 4 – O QUE ME ESPERA?

ENFOQUE BIBLICO
“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho de tuas mãos, feliz serás, e te iras bem.” (Sl 128.1,2)
 
OBJETIVOS
Descrever a situação do mercado de trabalho.
Explicar os fundamentos de competências e empregabilidade.
Auxiliar o aluno a encontrar respostas em questões vocacionais.

LIÇÃO 4 – VAMOS CONVERSAR SOBRE MISSÕES

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-se do dever que temos como Igreja de dar prosseguimento ao Ide de Jesus, levando o Evangelho à outros povos.
Para refletir
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”(Mc 16.15,16 – ARC).
 
A proclamação do Evangelho deve estender-se a todas as nações do mundo. Toda a Igreja deve reconhecer sua lealdade ao Senhor Jesus, obedecendo a grande comissão.
 
Texto Bíblico: At 2.37-43; 47b.

LIÇÃO 4 – ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR

A carta à igreja de Esmirna mostra-nos que a fidelidade a Deus envolve perseguições neste mundo.
 
INTRODUÇÃO
- Na continuidade das sete cartas de Cristo às igrejas da Ásia, estudaremos a segunda carta, encaminhada à igreja de Esmirna.
 
- Nesta carta, o Senhor Jesus mostra que a vida cristã é uma vida de perseguições neste mundo, mas que a perseverança é fundamental para a vitória.

LIÇÃO 4: ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR


Texto Áureo: Ap. 2.10 – Leitura Bíblica: Ap. 2.8-11

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Um dos principais desafios da igreja, em meio à secularização, é confessar Cristo como Senhor. Por causa disso, algumas vezes, um preço alto precisa ser pago, o de enfrentar duras perseguições. Na lição de hoje estudaremos a carta que Cristo endereçou à Igreja de Esmirna, veremos que, tal como aquela, devemos, nos dias atuais, ser fiéis à Palavra de Deus, ainda que sejamos perseguidos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

LIÇÃO 3 – ABIGAIL, UMA HEROINA INTERCESSORA

Ao Mestre


Texto Bíblico: 1 Sm 24.14-35.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Ø  Entender como é importante orarmos pelos problemas que temos. Abigail fez assim e foi vencedora.

Exercitando a Memória
“Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas.”(1Tm 2.1 – NTLH)


História
Havia em Maon um homem muito rico. Possuía ... e segue-se uma lista dos seus extensos bens, típicos da sociedade em que vivia: 3000 ovelhas, 1000 cabras, extensos terrenos férteis. Seria fácil substituir aquela listagem por bens mais modernos, enumerando casas, carros, acções, viagens de luxo... Enfim, um homem muito rico...
Era este homem descendente de Calebe e chamava-se Nabal, e sua esposa chamava-se Abigail.

LIÇÃO 3 - PORQUE TRABALHAR?

ENFOQUE BIBLICO
“E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gn 2.15)

OBJETIVOS
Definir trabalho
Apresentar as razões pelas quais devemos trabalhar
Explicar a finalidade do trabalho

INTRODUÇÃO
A pobreza é muitas vezes atribuída aos vícios, ao atraso devido à falta de políticas básicas, a opressão, tudo isso é verdade. Mas a Bíblia afirma que a preguiça é também a causa da pobreza (Pv 6.6-11). Nesta lição o aluno vai se inteirar sobre o trabalho, uma essência que esta no ser humano. Sempre ouvimos a seguinte expressão; Ah! Se eu encontrasse quem inventou o trabalho! Bem acabou de encontrar  (Gn 2.4-16).

LIÇÃO 3 – VAMOS CONVERSAR SOBRE EVANGELISMO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-se da responsabilidade que todos nós, como Igreja de Cristo, temos de evangelizar; Despertando-lhes o desejo de praticar essa missão.


Para refletir
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”(At 1:8 – ARC).

Para os cristãos, proclamar a Boa Nova da ressurreição de Cristo não é falar de uma doutrina que deve ser decorada ou de qualquer aspecto sapiencial para ser meditado. Acima de qualquer outra coisa, evangelizar significa ser testemunha de uma transformação que ocorre dentro do ser humano: pelo sacrificio vicário e a ressurreição de Cristo.
Evangelizar não significa portanto, simplesmente falar de Jesus a alguém, mas, a um nível muito mais profundo, fazer com que essa pessoa perceba o valor que tem para Deus. Evangelizar é comunicar estas palavras de Deus.

LIÇÃO 3: ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO

Texto Áureo: Ap. 2.4 – Leitura Bíblica: Ap. 2.1-7

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
A primeira das sete cartas de Jesus é dirigida à igreja de Éfeso, a mais rica e importante cidade da Ásia Menor. Uma cidade estimada em mais de duzentos mil pessoas, onde ficava o mais importante porto da Ásia. Na aula de hoje, contextualizaremos a epístola, apresentando informações sobre a cidade, destacaremos as virtudes apontadas por Cristo em relação a essa igreja, e ao final, a crítica principal, o esquecimento do primeiro amor.

LIÇÃO 3: ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO

INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos sobre a igrejade Éfeso,quetinha fidelidade na doutrina, pureza teológica, doutrinariamente sólida, forte e ativa, ainda que seu amor estivesse esfriado. Analisaremos informações como sua localização, fundação e líderes.Veremos ainda que esta  igreja foi chamada a lembrar-se, arrepender-se, e voltar-se à prática das primeiras obras (Ap 2.5).

1º SEMINÁRIO EBD

A paz do Senhor!

Por força maior, não foi possível a realização do 1º Seminário EBD no dia 06/04/2012. A nova data estabelecida pelo nosso Gestor local, Ev. Severino Ronaldo Sales, é 06/05/2012, no domingo. Devido a este evento, a Escola Dominical acontecerá no sábado, dia 05/05/2012, começando às 19:00hrs.    

sexta-feira, 6 de abril de 2012

1º SEMINÁRIO EBD

A paz do Senhor!

É com grande alegria que convidamos a todos para participarem do 1º Seminário da Escola Bíblica Dominical da Assembléia de Deus filial em Taquaritinga do Norte-Pe que acontecerá no dia 06/04/2012. O tema abordado será ‘A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMÍLIA ‘. O preletor será o amado irmão Pb. Djalma da cidade de Campina Grande-Pb. O seminário acontecerá no templo da Igreja com início às 19:00hrs.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Regrinhas de Comportamento

Essas regrinhas eu peguei na internet e adaptei. Depois de pintá-las, vou plastificar e colocar na sala das crianças.

DINAMIZANDO A EBD


Estava desejando dinamizar a Escola Bíblica Dominical da minha igreja e achei no site: www.escoladominical.net.com essa ótima idéia.
É um plano de frequência no qual as crianças ganham notinhas de dinheiro de brincadeira como premiação por cada atividade realizada na EBD , segundo mostra os cartazes:

Cada criança tem um envelope com seu nome onde ela guarda o dinheirinho que vai ganhando a cada domingo. esses envelopes ficam guardados no banco. Confeccionei o banco que é essa caixinha a baixo. Fiz com cartolina guache e enfeitei com algumas notinhas e retalhos de EVA.




No final do trimestre faremos uma feirinha. Todas as professoras vão trazer canetas, chaveiros, baganas, lembrancinhas as quais as crianças comprarão com o dinheirinho que juntarão durante o trimestre no banco. Depois conto como foi o resultado dessa idéia legal....
 

LIÇÃO 2: OS MÓVEIS DA CASA DE DEUS


Material de apoio para a revista do mestre da CPAD do Jardim de Infância.

Texto Bíblico: Êxodo 30:1-10;34-38;40:17-33.

Objetivo da liçaõ:Fazer a criança sentir o desejo de estar na casa de Deus sempre perfumada e exalando o verdadeiro cheiro de Cristo.

Versículo visualizado:Fiz esse versículo para ser usado como silhueta. você deve imprimir e cortar no formato do perfume, essa figura colorida é a da frente e o sem cor fica por traz.

Essa é a Palavra do dia:
Lembrancinhas: para serem entregues as crianças no final da aula.
Essa é uma sugestão de atividade:
Se desejar mais figuras sobre o tabernáculo e seus utensílios CLIQUE AQUI!
Gostou do material? Você prefere o material colorido ou em preto e branco?

LIÇÃO 2 – UM ATO HERÓICO DE RAABE

Ao Mestre
Prezado (a) hoje estudaremos a história de Raabe.
Raabe não conhecia o Deus de Israel. Ela era pagã. E mentir fazia parte da cultura do seu povo.
Mas Deus conhecia seu coração. Havia nela a intuição de que existia algum Deus mais poderoso que o seu. O coração dela era sensível à atuação do Espírito Santo, mesmo não o sabendo.
Deus a transformaria e ela seria um instrumento em Suas mãos para um plano muito especial, pois a linhagem de Jesus passaria por ela.

Com certeza em sua igreja ou comunidade existem meninos e meninos como Raabe, desacreditados, desprezados. Devemos aproveitar todas as oportunidades para falar de Jesus a eles, e no futuro veremos que com certeza, Deus tem um plano, uma tarefa para cada um deles.

Sempre ore com seus pequenos pelas crianças e adultos que ainda não conhecem o Senhor Jesus, isso despertará neles amor pelas almas, e conscientização de evangelismo.

LIÇÃO 2 - QUAL É O MEU DOM

ENFOQUE BÍBLICO:
“Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera em todos.” (1Co 12.4-6)
OBJETIVOS:
Descreveros dons espirituais.
Distinguirtalentos naturais dos dons espirituais.
Buscaros dons espirituais através da oração.

INTRODUÇÃO
Nesta lição aprenderemos a diferença entre os talentos naturais e os dons espirituais. Não há duvida que muitos se confundem pensando que os talentos naturais podem ser considerados espirituais, eles podem sim ser usados na igreja. Por exemplo: um irmão construtor pode construir grandes igrejas, o medico pode atender a classe carente da igreja, o professor pode oferecer sua habilidade e dar aulas nas varias escolas espalhadas em nossas igrejas etc.. Todavia tais irmãos podem ser usados também com os dons espirituais, mas não confundir os dons com os talentos naturais. Qual é o meu Dom? esta pergunta vale tanto para o natural, como também para o espiritual.

LIÇÃO 2 – É PRECISO AMAR

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entender a magnitude do amor, se conscientizado que devemos não apenas dizer que amamos, mas demonstrar em nossas ações.
Para refletir
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”(Jo 3.16 – ARC).

Deus demonstra Seu Amor para conosco, em que mesmo a humanidade alienada Dele pelo pecado, recebe gratuitamente o Dom Maximo de Seu Amor – Entregou Seu Único Filho para salvar-nos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte Daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono. E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados… Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”… Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer”.

Ap 1.3-5,8,19.

O mistério das Sete Igrejas foi dado por revelação divina ao apóstolo João, exilado pelos romanos, na Ilha de Patmos, localizada no Mar Egeu. O livro do Apocalipse foi escrito por volta do ano 96dC, época de intensa perseguição aos cristãos da Igreja Primitiva, orquestrada pelo imperador Domiciano.

terça-feira, 3 de abril de 2012

LIÇÃO 02 – A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO

INTRODUÇÃO


Durante a sua vida, o apóstolo João contemplou ao Senhor Jesus de diversas maneiras. Ele O viu como homem, às margens do mar da Galileia, quando foi chamado para segui-LO (Jo 4. 21,22); também revestido de glória, quando Ele transfigurou-se (Mt 17.1,2); viu a Jesus como o cordeiro de Deus, quando Ele foi crucificado (Jo 19.26); e da mesma forma a Cristo depois que Ele ressuscitou (Jo 20.19-26); e quando Ele foi e ascendeu ao céu (At 1.9-11). Porém, uma das experiências mais gloriosas de João foi a visão do Cristo Glorificado, registrada no primeiro capítulo do livro do Apocalipse. No entanto, antes de explicar sobre esta maravilhosa experiência do apóstolo João na ilha de Patmos, estudaremos, embora resumidamente, sobre a encarnação, morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus Cristo.



LIÇÃO 02 – A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO

Texto Áureo: Ap. 1.17,18 – Leitura Bíblica: Ap. 1.9-18

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Em continuidade à contextualização das Cartas às Sete Igrejas do Apocalipse, destacaremos, na aula de hoje, a visão dada a João, do Cristo Glorificado. A princípio, ressaltaremos a figura do Revelador, que é o próprio Cristo, em seguida, as características da Sua glorificação. E por fim, a reação de João, que deva ser a de todos nós, diante do Cristo Glorificado.