sexta-feira, 25 de maio de 2012

2º ENCONTRO DE MULHERES E 36º ANIVERSÁRIO CÍRCULO DE ORAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

25/05 – 19 H  - ABERTURA

PRELETOR : Ev.  MOISES BEZERRA
CANTOR:  IVONALDO ALBUQUERQUE
COMISSAO  CONVIDADA:  POLISPACA – SCC

26/05 – 18 HCULTO

PRELETOR(A) IR  JUDITE ALVES (COOD.GERAL)
CANTORA: SIMONE BRAGAS (PB)
COMISSAO CONVIDADA: GRAVATA
BREJO DA MADRE DEUS
CONJUNTO: NOVO ALVORECER(GRAVATA)


27/05  -  12 HANIVERSARIO DO CIRCULO DE ORAÇÃO

PRELETOR:  Pb. EDILSON TAVARES(TORITAMA)
CANTORA:  SIMONE BRAGA (PB)
COMISSAO CONVIDADA:  SÃO DOMINGOS II
19 H – CULTO(ENCERRAMENTO)
PRELETOR:  Pb. ENOQUE BARROS
CANTORA:  SIMONE BRAGA (PB)

LAODICEIA UMA IGREJA MORNA


Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodicéia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60 d.C, a cidade continuou reconstruindo e prosperando.
Laodicéia era uma pequena cidade situada no vale de Licos, na província de Frigia. Foi fundada pelo Imperador Antiochus II da Síria, no 3º século AC., em homenagem à sua esposa Laodicéia. Seus habitantes eram sírios e judeus que vieram do exílio babilônico. Mais tarde, em 190 AC., a cidade ficou no meio de grandes rotas comerciais do oriente, e com isso enriqueceu muito.
Laodicéia tornou-se famosa por 3 atividades essenciais:
1 - Confecção de roupas de lã negra;
2 - fortíssimo centro bancário por causa do ouro que ali circulava (troca de moeda);
3 - Por uma escola de medicina que fabricava um raro colírio para cura dos olhos.
Possivelmente o evangelho foi levado à Laodicéia por Timoteo, João Marcos e Epafras, a quem o Apóstolo Paulo menciona como missionário aos Colossenses. (ISBE)
Jesus escreveu essa carta para ajudar aquela igreja a recuperar a sua vocação adoradora e missionária.
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; Ap. 3 .15,16
Apesar de uma notável riqueza em ouro, indústria têxtil e medicina, a cidade padecia de uma sistemática ausência de fontes de água natural.Laodicéia era um verdadeiro deserto. A água precisava ser importada. De onde?
Laodicéia estava no meio de duas cidades especializadas no ramo de água. Hierápolis, há poucos quilômetros dali, era um verdadeiro ‘spa’ antigo, com suas fontes de água quente, usadas para o tratamento de varias doenças.
Do lado oposto, estava Colosso, uma pequena cidade cercada de fontes de água mineral fresca. Dessas duas cidades, vinha a água para Laodicéia. Como? Através de pequenos canos de barro. Mas, veja a sina de Laodicéia: a água quente que vinha de Hierápolis, chegava morna em Laodicéia, e a água fresca de Colosso, esquentava no calor do sol e chegava também morna em Laodicéia.
A igreja havia se tornado tão inútil, que Jesus estava quase a ponto de vomitá-la da sua boca. Mas na prática como é que isso acontece?
Ilustração das 4 tipos de pessoas por Steve Deneff no livro “Beyond Forgiveness.”
1° - Temos uma pessoa que não conhece a Deus e não tem qualquer interesse em conhecê-lo. Vamos chamar essa pessoa de o perdido.
2° - Está uma pessoa que não tem qualquer interesse em conhecer a Deus, mas os pais dela vão à igreja, seus amigos freqüentam a igreja. Por tradição religiosa, ou por envolvimento em alguma atividade da igreja, essa pessoa acaba chegando lá no meio, como se fosse um cristão, mas não é.
3° - Está o conhecido ‘amigo do evangelho’. Ele vai aos cultos, ouve a mensagem, é amigo do pastor, faz uma oferta aqui e ali, até é dizimista, vem num mutirão, vai a um picnic da igreja, mas nada de compromisso sério com Cristo, sua vida é tão velha e ímpia quanto antes.
4° - É uma pessoa que leva Deus a sério em sua vida. Ela ama a Deus, testemunha de Cristo, busca a Deus profundamente, sua vida é transformada.
Os dois primeiros tipos de pessoas do meio estão aqueles que têm oportunidade de conhecer a Deus, mas não querem. Então Jesus os qualifica de mornos – eles têm, mas não querem.
O primeiro é frio. Mas ele sabe disso, não disfarça, pelo menos é honesto.
O quarto é louco por Jesus e não esconde isso. É o crente-quente.
O quarto não somente ama a Deus, mas ama profundamente o perdido, e vive chamando para vir estar com ele
Os do meio, são mornos e tentam esconder isso. Por isso Jesus disse: eu preferia que vocês fossem frios ou quentes. Por que Jesus prefere que alguém seja mais frio do que morno?
Conclusão: Devemos ter muito cuidado para não sermos atacados pela mornidão. Quando o crente é atingido pela a mornidão espiritual surge em sua vida um desinteresse para com qualquer reunião de oração, leitura da bíblia, ou para com a vida em comunhão.
Mas alguns sinais aparecem e você sabe que a mornidão atacou uma pessoa.
1º Sinal: as coisas de Deus – as disciplinas espirituais são feitas na medida da conveniência. É quando é possível, quando não atrapalha, quando tudo já estiver terminado, quando não houver mais nada pra fazer, e ainda resta alguma vontade.
2º Sinal: a participação dessa pessoa morna é mínima nas atividades da sua igreja. E quando ela vem, o alimento espiritual lhe parece não apetitoso. Então aquela vinda à igreja se torna o prato da crítica, da murmuração, da fofoca, da insubmissão o resto da semana.
3º Sinal: a falta de sensibilidade para com Deus começa a refletir-se no seu relacionamento com as outras pessoas. A intolerância, a falta de perdão, a impaciência, a crítica injusta, a rebeldia, a arrogância, o egoísmo passam a dominar as atitudes dessa pessoa atacada pela mornidão espiritual.
Não deixe nenhum destes sinais invadir sua vida espiritual.
Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. Ap. 3.20

Rinaldo Santana
 

LIÇÃO 09 – LAODICÉIA, UMA IGREJA MORNA

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Estudaremos, nesta aula, a carta à sétima igreja, a que ficava em Laodiceia. Veremos que se tratava de uma igreja morna, caracterizada pelo faltar de ardor espiritual. A princípio, apresentaremos a igreja em seu contexto histórico-geográfico, em seguida, caracterizaremos a sua mornidão, resultante da opulência. Ao final, mostraremos a necessidade da igreja arrepender-se, e buscar as riquezas celestiais.

LIÇÃO 09 – LAODICÉIA, UMA IGREJA MORNA

INTRODUÇÃO



 A sétima e última carta do Apocalipse é dirigida à igreja de Cristo que estava em Laodicéia – uma das mais prósperas cidades da Ásia. Veremos que na época de Paulo, já havia uma igreja formada nesta cidade, e que por algum tempo fora assistida pelo obreiro Epafras. Observaremos que o conteúdo desta carta está contido de muitas referências a cultura local, que o Senhor usa para transmitir aos crentes laodicenses severas repreensões, afinal de contas, das sete igrejas, Laodicéia é a que estava em pior situação, pois eles haviam perdido seus principais bens: fervor, riqueza espiritual, visão e santidade. Por fim,  Jesus lhes convoca ao arrependimento, a fim de que pudessem ser restituídos, e assim, alcançarem as promessas feitas aos que vencerem.

LIÇÃO 9- ENTREGO A MINHA OFERTA NA IGREJA

Texto Bíblico   Ex 19.10-25    23.14-19
Disse mais o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã; lavem eles os seus vestidos,
e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia descerá o Senhor diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.
Também marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte será morto.
Mão alguma tocará naquele que o fizer, mas ele será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar a buzina longamente, subirão eles até o pé do monte.

 Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram os seus vestidos.
E disse ele ao povo: Estai prontos para o terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.
Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu.
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente.
E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz.
E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.
Então disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo, para não suceder que traspasse os limites até o Senhor, a fim de ver, e muitos deles pereçam.
Ora, santifiquem-se também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, para que o Senhor não se lance sobre eles.
Respondeu Moisés ao Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca limites ao redor do monte, e santifica-o.
Ao que lhe disse o Senhor: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem os limites para subir ao Senhor, para que ele não se lance sobre eles.
Então Moisés desceu ao povo, e disse-lhes isso.

LIÇÃO 9 – JESUS, O AMIGO DOS RICOS

Texto Bíblico: Mateus 19.16-26

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que Jesus é o único meio de receber a vida eterna, e que a salvação é a maior riqueza que podemos ter.


Frase do dia...
MEU AMIGO JESUS ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR EM MEU CORAÇÃO

Cole desenho fig 1da galeria de imagens em papel cartão, em seguida recorte e cole a peça no palito de churrasco. Dê para os pequenos levarem.

Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3dqJ2-q0raiNkR183ppA-ls3Z-uO_QrX_GJIEeUk-50erynQVFTfIyO7Ub8W7kLpLV-3LvYq0D4_L8kKcdtt-q3L0LUETX_fLRffGg28N5PzhcNB2Njt0ONPcder2zgaciGk5xOgJr0e0/s400/MEU+CORA%C3%87%C3%83O+%C3%89+DE+JESUS.jpg

LIÇÃO 9 – JOÃO, UM HERÓI MUITO ESQUISITO

Texto Bíblico: Mateus 3.1-11


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
  • Compreender que os cristãos devem ser diferentes, é nessa diferença em nossas ações e palavras que mostramos Jesus a outros. Não podemos nos moldar as formas mundanas oferecidas pela mídia na pós-modernidade.

LIÇÃO 9 - CHAMADO PARA SERVIR

ENFOQUE BIBLICO:
“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl 24.1)


OBJETIVOS:
Explicaro significado de mordomia
Enfatizara necessidade de servir a Deus com o corpo e com a adoração
Esclarecerà administração das finanças e do tempo


INTRODUÇÃO
Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto” (Sl 100.2 ARC)

LIÇÃO 9 – ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-sede que todos os cristãos são convocados a anunciar o Evangelho, e isso à todos, tantos aos de perto como os que estão além das fronteiras de nosso pais.


Para refletir
“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”  (Rm 10:14 – ARA)

Este texto nos mostra a  oferta do Evangelho universal, ou seja, deve ser proclamado trazendo salvação a todos os que crêem, porém, como creram se não houver quem pregue?
A oferta do Evangelho é para todos, e para que isso ocorra, todos nós, todos sem exceção, temos a obrigação de divulgar as Boas Novas de Salvação, a todos os povos, raças tribos e nações, para que todos se acheguem ao conhecimento de Deus, recebendo a bem aventurada comunhão perdida no Éden. 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

LIÇÃO 08 – FILADÉLFIA, A IGREJA DO AMOR PERFEITO

INTRODUÇÃO


 Dentre as sete igrejas, endereçadas nos capítulos segundo e terceiro do Apocalipse, somente as de Esmirna e Filadélfia não recebemnenhuma palavra de repreensão, mas de advertência.Apesar de que a questão da “pouca força”  parece ser uma reprimenda suave, contanto que compreendamos isto como força espiritual, e não como a inutilidade da igreja diante do mundo. A despeito dessa advertência gentil, o caráter desta igreja está muito acima do da maioria das outras igrejas, pois o que é dito muito provavelmente se aplica a um remanescente dentro da igreja de Filadélfia, e não aquela igreja inteira. Esta , era (CHAMPLIN, 2002, p. 421 grifo nosso).fielmuitomasforçapoucaterpodiaigreja

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/210

LIÇÃO 08 – FILADÉLFIA, A IGREJA DO AMOR PERFEITO

Texto Áureo: I Jo. 2.5 – Leitura Bíblica: Ap. 3.7-13

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Em meio a tantas igrejas problemáticas, há uma que brilha, que ilumina o mundo, que salga, essa é a igreja de Filadélfia. Na lição de hoje, estudaremos a respeito dessa igreja, seu contexto histórico, suas qualidades, com destaque para o amor, dela por Cristo e o de Cristo por ela. Ao final, apontaremos como ela aproveitou a oportunidade para propagar o evangelho salvador de Jesus.

LIÇÃO 8 – NA IGREJA DEUS ME ESCUTA

Ao Professor (a)
Tenho por mim, que há uma incoerência nesta seqüência das lições, a lição passada tratava da oração, o tema foi “Na igreja eu falo com Deus”, nesta aula  embora o titulo seja diferente, a temática é a mesma.
Se levarmos em conta a lição 09  que tratara das ofertas na igreja, o assunto é encerrado, porem creio que esta lição deveria ser uma seqüência natural da lição 07, invés de simplesmente  ensinarmos sobre o fato de que Deus nos escuta , deveríamos estudar  “Na igreja escutamos  a Deus” levando para o sentido bíblico de ouvir a voz de Deus para obedecermos a sua palavra e seus conselhos.
 É claro e evidente que precisamos conscientizar as crianças que toda a adoração prestada a Deus na igreja não é em vão, pois Ele esta atento a tudo, ouve, nos escuta, porem cabe ao professor fazer essas correções afim de que o aprendizado seja mais completo.
Todavia é apenas uma sugestão, que pode ser considerada no seu planejamento de aula

LIÇÃO 8 – JESUS, O AMIGO QUE OUVE MINHA ORAÇÃO

Texto Bíblico: Marcos 10.46-52

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a confiar que Jesus sempre está ouvindo nossas orações, Ele sempre está perto de nós.

Frase do dia...
MEU AMIGO JESUS SEMPRE OUVE MINHA ORAÇÃO

Memória em Ação
“Senhor, escuta a minha voz! Sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.” (Sl 130.2 – ARC)

Desenhe uma orelha em uma cartolina, escreva o versículo. Leia com os pequenos várias vezes, isso os ajudará a fixar o texto.

LIÇÃO 8 – JEREMIAS, UM PROFETA CHORÃO OU UM HERÓI?

Texto Bíblico: Jeremias 38.1-13


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Compreender que os servos de Deus também passam por angustias e sofrimentos, mas Deus os auxilia confortando e dirigindo-os a vitória.


Exercitando a Memória
“Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.”(Mt 5.4 – NTLH)

Enfatizar aos pequenos que Deus se importa conosco e que tem o poder de nos ajudar em nossas tristezas e sofrimentos.

LIÇÃO 8 - ENRIQUECER OU SOBREVIVER

ENFOQUE BIBLICO:
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”


OBJETIVOS:
Enfatizar o conceito de sucesso segundo a Palavra de Deus
Conscientizaros alunos de que o sucesso não pode ser visto somente como conquista material.
Reconhecerque Deus deseja que seus filhos obtenham êxito em todas as áreas de suas vidas.

INTRODUÇÃO
O que é sucesso? Na concepção da maioria é ter muito dinheiro, bens matérias e fama, ouvi num noticiário que um atleta famoso havia comprado alguns bens por muito dinheiro. Segundo a Bíblia, ter sucesso é obedecer a Deus em tudo e deixar que ele guie os nossos passos, não é apenas os bens materiais ou fama, Jesus disse que não adiantaria nada o homem ser famoso, ter muito dinheiro e perder a salvação. Também não podemos concordar com uma vida miserável devido à preguiça, que muitos têm e ficam em casa imaginando que tudo lhe virá às mãos sem custo algum, não estudam, ficam esperando tudo nas mãos, nesse caso (Pv 6.6)

LIÇÃO 8 – LEVANDO O EVANGELHO PARA A ESCOLA

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-sedo dever que todo cristão, mesmo os adolescentes têm de evangelizar o ambiente em que se encontra, seja no lar, no lazer, na escola , no trabalho etc.


Para refletir
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”(Mt 5:13-15)

A influência e a responsabilidade do cristão neste mundo, é como o sal e a luz. O sal preserva e dá sabor, a luz se opõe as trevas. Sejamos Sal e Luz da terra como o Senhor Jesus nos ordenou.
 
Texto Bíblico: Mt. 5.13-15.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

LIÇÃO 7 - NA IGREJA EU FALO COM DEUS

Texto Bíblico   2 Rs 18.13-19,37
No ano décimo quarto do rei Ezequias, subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.
Pelo que Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Pequei; retira-te de mim; tudo o que me impuseres suportarei. Então o rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentos talentos de prata e trinta talentos de ouro.
Assim deu Ezequias toda a prata que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei.
Foi nesse tempo que Ezequias, rei de Judá, cortou das portas do templo do Senhor, e dos umbrais, o ouro de que ele mesmo os cobrira, e o deu ao rei da Assíria.
Contudo este enviou de Laquis Tartã, Rabe-Sáris e Rabsaqué, com um grande exército, ao rei Ezequias, a Jerusalém; e subiram, e vieram a Jerusalém. E, tendo chegado, pararam ao pé do aqueduto da piscina superior, que está junto ao caminho do campo do lavandeiro.
Havendo eles chamado o rei, saíram-lhes ao encontro Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista.
E Rabsaqué lhes disse: Dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é essa em que te estribas?
Então Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram a Ezequias com as vestes rasgadas, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaqué.

LIÇÃO 7 – JESUS O AMIGO DOS QUE CHORAM


Texto Bíblico: João 11.1-44


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus é o SENHOR da vida, e Jesus como Deus pôde e pode dar a vida, e ressuscitar mortos.


Frase do dia...
MEU AMIGO JESUS É PODEROSO

Jesus é tão poderoso que esteve morto por três dias, mas a morte pode segurar a Jesus, Ele é mais poderoso que a morte e ressuscitou.


Memória em Ação
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.”(Hb 13.8 – ARC)

LIÇÃO 7 – MARDOQUEU, O HERÓI CONSELHEIRO

Ao Mestre
Prezado (a) alguns dados acerca de Mardoque. O seu nome é derivado da palavra Marduque, nome do deus da cidade da Babilónia. Foram encontrados, em Nipur, textos persas com referência a um oficial dos governos de Dario e de Artaxerxes I chamado Mardukaya, possívelmente Mordecai.

Era primo de Ester e, pela morte dos pais desta, adoptou-a criando-a como filha. Por tal, mereceu a confiança e obediência de Ester, mesmo quando esta saíu de sua casa para ser rainha do rei Assuero ou Artaxerxes I do Império Pérsa.

Na sua apresentação consta que era benjamita descendente de Jair, Simei e Quis. Ora, Quis era o pai de Saul, o primeiro rei de Israel. Este é um dado importante visto que o seu inimigo na história de Ester é Hamã o agagita, ou seja, descendente de Agague (rei dos amalequitas que se opôs a Saul). Este dado quase dá a entender que a sua inimizade de alguma forma representava a inimizade entre Saul e Agague.
Mardoqueu ocupou uma posição de elevado destaque no governo de Assuero após a execução de Hamã.

Use o calendário abaixo para identificar os meses do calendário judaico

Fonte: www.capuchinhos.org

LIÇÃO 7 - QUANTO VALE UM DIPLOMA?!

ENFOQUE BIBLICO:
“O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” (Pv 10.5)


OBJETIVOS:
Explicarque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.
Enfatizara necessidade dos estudos para obter um bom emprego.
Comprovaro valor de um bom currículo profissional.


INTRODUÇÃO
Os exemplos de Jose, Daniel e seus companheiros, mostram que sem preparo não é possível alcançar um alto posto. Deus jamais colocara alguém em um posto sem que antes haja preparo. Devido à exigência do mercado de trabalho essa lição vai pedir que o jovem estude e tenha em mãos um bom currículo.

LIÇÃO 7 – MINHA FAMILIA UM CAMPO MISSIONARIO


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Identificar a sua responsabilidade na família, e o dever de anunciar o Evangelho para que todos venham a conhecer a Deus.


Para refletir
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.”(1 Tm 5:8 – ARC).

Segundo o apostolo Paulo, não devemos negligenciar nossa responsabilidade quanto aos nossos familiares, isso em todos os aspectos, principalmente no tocante à fé, à salvação de suas almas.

LIÇÃO 07 – SARDES, A IGREJA MORTA


INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo das cartas de Cristo às igrejas da Ásia Menor, estudaremos hoje a quinta carta, endereçada à igreja de Sardes.
- A carta à igreja de Sardes mostra-nos que a morte espiritual é possível mesmo àqueles que, uma vez se renderam aos pés de Cristo Jesus, se não houver vigilância.
I – O CENÁRIO DA CARTA À IGREJA DE SARDES
- Prosseguindo o estudo das sete cartas que o Senhor Jesus mandou enviar às igrejas da província romana da Ásia, que constitui a parte substancial do estudo proposto pela CPAD para este trimestre no livro do Apocalipse, estudaremos a quinta carta, a carta encaminhada ao anjo da igreja e, por conseguinte, à igreja de Sardes.
- “Sardes, ou às vezes Sardis e Sárdis (Σάρδεις, em grego) [ e, também, Sardo, observação nossa], correspondente ao moderno vilarejo turco de Sart (província de Manisa), foi a capital da antiga Lídia – tendo sido depois a sede de uma província romana após as reformas administrativas de Diocleciano, continuando a pertencer a Roma depois e durante o período bizantino. Sardes localizava-se no fértil vale do rio Hermo e no sopé do íngreme monte Tmolo, distante cerca de 34 km ao sul daquele curso d'água. A importância da cidade era devida ao seu poderio militar, à sua relevante localização ligando o Egeu ao interior e a situar-se em um vale muito fértil” (Sardes. In: WIKIPÉDIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/SardesAcesso em 03 abr. 2012).

LIÇÃO 07 – SARDES, A IGREJA MORTA

Texto Áureo: Ef. 5.14 – Leitura Bíblica: Ap. 3.1-6

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Em sequência ao estudo das Cartas às Igrejas da Ásia Menor, refletiremos, nesta aula, a respeito da igreja de Sardes. Contextualizaremos, a princípio, a igreja, destacando sua posição no cenário histórico-geográfico. Em seguida, trataremos a respeito da sua condição espiritual, avaliada como morta pelo Senhor. Ao final, apontaremos a necessidade, não somente para aquela igreja, mas a todas na mesma situação, de um despertamento, movido pelo Espírito e direcionado pela Palavra de Deus.

LIÇÃO 07 – SARDES, A IGREJA MORTA

INTRODUÇÃO

A quinta carta do Apocalipse foi endereçada a Igreja que estava localizada na cidade de Sardes. Vemos no conteúdo da sua carta, que o problema daquela Igreja não era heresia, pois lá não havia nicolaítas, como em Éfeso (Ap 2.6); nem os que seguiam a doutrina de Balaão, como em Pérgamo (Ap 2.14); tampouco as falsas profecias da profetiza por nome Jezabel, como em Tiatira (Ap 2.20). No entanto, apesar de ter nome de que vivia, a Igreja estava espiritualmente morta. Por isso, o Senhor Jesus envia-lhes esta carta com o intuito de exortar os cristãos ao arrependimento, conduzindo-os a um genuíno avivamento.

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/209

125 ANOS - PARABÉNS TAQUARITINGA DO NORTE


                                      Minha cidade completa 125 anos de emancipação.