sexta-feira, 27 de julho de 2012

LIÇÃO 5 - A BIBLIA NOS ENSINA A ADORAR A DEUS

Texto Bíblico: 2 Crônicas 29.1-36; 30.1-27.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que a Bíblia é a Palavra de Deus, portanto tudo o que está escrito nela, é como uma carta que Deus escreveu para nós. Através da Bíblia Sagrada, aprendemos que Deus nos ama, e quer nosso bem, e por isso devemos demonstrar nossa gratidão a Ele, adorando-O em todas as nossas ações.


A palavra é...    
ADORAÇÃO

Em uma cartolina escreva a palavra adoração, recorte o desenho da mão na galeria de imagens e escreva nelas as ações com as quais podemos louvar a deus em nosso dia a dia.
OBEDECENDO
NÃO MENTINDO
COMPORTANDO-SE NA IGREJA
 LENDO A BIBLIA
ORANDO

Você poderá colocar outras ações...


Fonte:www.papeis.blogs.sapo.pt

LIÇÃO 5 – A BIBLIA NA CASA DE DEUS

Ao Mestre
Subsidio acerca de Esdras:
“(...) Esdras, um escriba* das palavras dos mandamentos do Senhor, não era um mero copista, mas um estudante diligente da Lei. (...)
Depois do término da reforma dos muros e o registro do povo, a congregação se reuniu como um só homem em Jerusalém para celebrar a festa das trombetas. A finalização do trabalho nos muros resultou em um novo entusiasmo entre o povo, surgindo uma necessidade popular para que a Lei fosse lida publicamente. Finalmente, havia surgido a oportunidade para realizar o plano, há tanto tempo acalentado por Esdras, de reorganizar a vida nacional com base na Lei de Moisés.
A leitura pública da Lei deveria ser feita a cada sete anos, mas durante o longo período de cativeiro, a prática que nunca havia sido regular foi totalmente esquecida. O fato de o povo desejar ouvir a leitura da lei indica que havia um clima de avivamento entre eles.
No dia da convocação, Esdras e mais 14 sacerdotes subiram em uma plataforma de madeira, acima do povo. Quando começou a ler a Lei, todo o povo ficou em pé. Então, começou a difícil tarefa de ler o Livro da Lei, de manhã até o meio-dia.
A leitura era interrompida ocasionalmente por Esdras ou outro sacerdote para que pudessem explicar alguns trechos. (Neemias 8.7-8)
O efeito da leitura da lei sobre o povo foi notável. Os judeus irromperam em choro e lamentações quando perceberam os muitos aspectos em que, como nação, violara a Lei. Apesar da dolorosa lembrança do pecado, a tristeza não era adequada com a celebração do dia santo, (...).
Esdras serviu à sua geração da melhor maneira que pôde. Lutou para preservar a Palavra de Deus e para mantê-la livre de corrupções. Depois, lutou para restabelecer um sacerdócio consagrado e separado para Deus. (...) Esdras teve sucesso em salvar sua geração da apostasia e lançar as sementes da fé espiritual, que cresceu para produzir frutos nos séculos seguintes. Esdras era um homem necessário em sua época. Embora seus primeiros esforços em Jerusalém, aparentemente, tivessem poucos resultados e parecessem não terem sido bem aceitos, mesmo assim, no tempo oportuno, ele viu o fruto dos seus esforços. Seu trabalho tornou-se a base sobre a qual Cristo e os apóstolos posteriormente edificaram.”
Escriba = Os copistas e mestres das Escrituras. Chamados também de intérpretes ou doutores da Lei.

(Texto retirado do livro Esdras e Neemias — o retorno da Babilônia. Graça Editorial, pgs 17,24-25,27.)

LIÇÃO 5 – O ESPÍRITO SANTO É O CONSOLADOR

Texto Bíblico: João 14.15-26; 16.5-15.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender quem é o Espírito Santo e o seu trabalho em prol da Igreja.


Exercitando a Memória
“Mas o Espírito Santo de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” (Rm 8.26 – NTLH).

O Espírito Santo como um ser pessoal que nos ama, nos auxilia em nossas orações.

LIÇÃO 5 – LONGANIMIDADE, PACIENCIA PARA PERSEVERAR

TEXTO BIBLICO: Tg 5.7-11

ENFOQUE BIBLICO: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Sl 40.1)

OBJETIVOS
Definiro termo paciência
Explicarde que maneira a paciência é produzida em nossa vida
Demonstraras conseqüências da paciência e da impaciência

INTRODUÇÃO
“Mas tu se sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2 Tm 4.5)

O QUE SIGNIFICA PACIÊNCIA?
O termo grego para traduzir a palavra paciência ou longanimidade é: “makrothumia”, makros = “longo” e thumia = “sentimento”, o significado da junção dessas palavras é o de um sentimento de longa duração, ou seja, um controle dos sentimentos, por muito tempo, o que será denominado: paciência. O termo longanimidade, expressa o comportamento em relação às pessoas que o ofendem ou se tornam desagradáveis. Longanimidade é o termo usado para suportar a falta de cortesia e de amabilidade por parte dos outros. É a capacidade de tomar atitude que se nega a devolver uma ofensa na mesma moeda (Pv 25.15; Cl 3.12). (Lição 11; EBD -13 de março, 1994 – CABRAL, Elienai). A Bíblia de Estudos Pentecostal em notas, na pg 1803, diz: Longanimidade é: perseverança, paciência, ser tardio em irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).

LIÇÃO 5 – VIVER É FACIL, DIFICIL É CONVIVER

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Respeitar a privacidade individual de cada pessoa, aprendendo a valorizar o convívio familiar.


Para refletir
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”  (Hb. 12:14 – ARC)

Um relacionamento correto com Deus através da santificação, faz com que possamos nos relacionarmos melhor com nosso próximo.

Texto Bíblico: Gn. 37.1-36; 2 Re. 5.1-19.

Introdução
Devemos estar alertas espiritualmente, contra os seus ataques de satanás, através de orações e luta espiritual contra o diabo, que esta querendo roubar a coroa da vida eterna dos que estão vivenciando uma verdadeira vida cristã na presença de Deus, e o maior perigo de nossos dias é a falta de união.

LIÇÃO 8 – A REBELDIA DOS FILHOS

"SABE, porém, isto : que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens...desobedientes a pais e mães". - 2 Timóteo 3:1-2.
por Vilson Ferro Martins - www.vozdotrono.com.br

Esta mensagem não diz respeito apenas a rebeldia de adolescentes e jovens, mas abrange a família como um todo, portanto, a sugestão é que todos possam lê-la, para glória do Senhor!

Se existe uma coisa que tem colocado a família em polvorosa é a desobediência dos filhos, principalmente dos adolescentes, mas igualmente dos jovens. Particularmente creio que: criança desobediente progride para adolescente desobediente que progride para jovem desobediente e culmina num adulto inconsequente.

LIÇÃO 7 – A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR


"Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de ua mulher seja ganho sem palavra" 1 Pe 3.1).


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 7.12-16


12 - Mas, aos outros, digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.


13 - E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe,


14- Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido. Doutra sorte, os vossos filhos seriam imundos; mas agora, são santos.


15 - Mas, se o descrente se apartar, aparta-se; porque neste caso o irmão ou irmã, não está sujeito á servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.


16- Porque, donde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, donde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

LIÇÃO 6 – A DISPENSA VAZIA


" Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão " ( Sl 37.25,

Tudo que tenho em casa é uma vasilha de azeite 

Muitas vezes vemos crentes em conflitos espirituais por tentarem fazer comparação entre si e co-irmãos. Não podemos dimensionar ou classificar vitórias por nenhum método ou fórmula conhecida. As nossas bênçãos recebidas de Deus têm valor próprio e somente o contemplado pode fazer a sua avaliação. No livro dos reis de Israel encontramos uma história muito bonita de uma viúva que foi abençoada. Ela não ganhou nenhum carro do ano nem uma grande soma de dinheiro, mas o suficiente para suprir as suas necessidades emergentes, o azeite. O episódio apresenta mais um milagre envolvendo o ministério de Eliseu e ao meditar nas entrelinhas, pude tirar algumas lições para a minha vida das quais gostaria de partilhar com o leitor.

1.    A esposa de um dos irmãos profetas suplicou a Eliseu: «Meu marido, seu servo, morreu. E você sabe que seu servo temia a Javé. Mas um homem, a quem devíamos, veio para levar meus dois filhos como escravos».

2.    Eliseu perguntou: «Que posso fazer por você? Diga-me o que você tem em casa». A mulher respondeu: «Tudo o que tenho em casa é uma vasilha de azeite».

3.    Então Eliseu ordenou: «Vá e tome emprestado dos vizinhos uma grande quantidade de vasilhas.

4.    Depois entre em casa, feche a porta com seus filhos dentro, e encha todas as vasilhas com azeite. Conforme você as for enchendo, vá colocando à parte».

5.    A mulher foi e se fechou em casa com os filhos. Estes iam levando as vasilhas e a mulher ia derramando o azeite dentro.

6.    Quando as vasilhas ficaram cheias, ela pediu ao filho: «Traga mais uma». E ele respondeu: «Acabou». Então o azeite parou de correr.

7.    A mulher foi contar isso ao homem de Deus, e ele disse: «Agora vá, venda o azeite, pague a dívida e use o que sobrar para viver com seus filhos». 2 Rs 4.1-7.

LIÇÃO 5 – AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ


VERDADE PRÁTICA

Apesar da dor e das dificuldades próprias da viuvez, esperar e orar são atitudes que honram ao Senhor

INTRODUÇÃO

Além da morte, a palavra de Deus trata com detalhes o tema da viuvez. Longe de ser um assunto simples, veremos que a viuvez, caso não seja devidamente tratada, pode trazer sérios problemas sociais, emocionais e espirituais. O estado de viuvez traz sofrimento a família inteira, pois uma nova realidade financeira, psicológica e espiritual delineia-se para o lar que perde o seu provedor. Diante dessa realidade, encontramos na Palavra de Deus o importante papel que a igreja local deve desempenhar a fim de ajudar o irmão ou a irmã em Cristo, junto à sua família, a superar o período doloroso da viuvez.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

LIÇÃO 04 - SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL

INTRODUÇÃO


Nesta lição, definiremos o termo violência e abordaremos sobre a sua origem e multiplicação com o passar dos anos. Pontuaremos ainda alguns tipos de violência que existem e são praticadas atualmente. Veremos que um cristão fiel não está livre de sofrer atos de violência como roubo, assassinato entre outros, porque enquanto estivermos no mundo sofreremos aflições e também porque Deus é Soberano e pode permitir que estes males sobrevenham a qualquer pessoa. Por fim, destacaremos o papel da igreja como lugar de cura, libertação e amor, socorrendo as pessoas vitimadas por traumas decorrentes da violência social, bem como na ressocialização daqueles que foram autores da agressão.

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/220

LIÇÃO 4 - SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL

Texto Áureo: Gn. 6.11 – Leitura Bíblica: Gn. 6.5-12
Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Um dos problemas sociais mais sérios da sociedade, e que não é recente, é a violência. A Bíblia fala de violência e orienta os cristãos a responderem a essa dura realidade. Na aula de hoje, estudaremos a esse respeito, inicialmente, definiremos violência, tanto da perspectiva sociológica quanto bíblica. Posteriormente, avaliaremos a violência à luz da Bíblia, e final, mostraremos encaminhamentos espirituais para a superação da violência.
 

LIÇÃO 4 - SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL

Nesta quarta lição Bíblica a ser estudada, nas porções das lições inerentes a esse terceiro trimestre de 2012, sob a égide do tema: SUPERANDO OS TRUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL, começamos respondendo duas perguntas básicas:

1. O Que é Violência Social?
Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violencia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa.
É preciso compreender a violência como um fenômeno psicossocial complexo pelas formas de manifestação e de suas causas. As políticas tradicionais fundadas nos princípios da sociedade capitalista burguesa acabam por manter a divisão de classes e perpetuar a cultura da violência. Existe uma cultura da violência. Romper com isto requer um movimento amplo envolvendo a todos inclusive a igreja.

Lição 4 - Superando os traumas da violência social

INTRODUÇÃO
- Após a queda de Lúcifer e do homem a  violência vem grassando todas as idades; Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Sendo assim, todos nós estamos sujeitos a degradante “violência” de alguma forma, seja ela violência conjugal, emocional ou física. A igreja tem o papel de “casa de refúgio” para sarar os traumas da pessoas vítimas da cruel e tirana violência e o instrumento de uso indispensável  para tal tarefa não é outro se não a palavra de Deus, o “Bálsamo de Gileade! ALELUIA!

LIÇÃO 4 – OBEDEÇA A PALAVRA DE DEUS

Texto Bíblico: Jonas 1.1-17; 2.1-10

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que devemos obedecer a Palavra de Deus, pois Ele sempre sabe o que é melhor para nós, mesmo quando não entendemos o propósito de Deus, devemos cumprir o que Ele nos ordena fazer.


A palavra é...    
OBEDECER

Em uma folha de cartolina cole figura da Biblia da galeria de imagens  e escreva com letras grandes a palavra obedecer, e peça para os pequenos repetir “Obedecendo a Palavra de Deus vivo feliz.”


Fonte:http://www.fotosimagens.net

LIÇÃO 4 – O LOUVOR NA CASA DE DEUS

Texto Bíblico: 2 Cro 7.1-12


ObjetivoProfessor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que na Igreja, é o local onde nos reunimos para adoramos  e louvarmos a Deus, em gratidão pela nossa vida e por tudo o que Ele nos proporciona.


Frase do dia...
A IGREJA É LUGAR DE ADORAR A DEUS

Amplie o desenho do templo da galeria de imagens e monte um quebra cabeça para os pequenos montá-lo.


Fonte: www.allreligo.blogspot.comm



Memória em ação
“Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.”(Sl 84.4 – ARC)

Para memorização, escreva o versículo em uma cartolina. Cole desenhos, ou fotos de igrejas. Leia com os pequenos no mínimo umas três vezes.

LIÇÃO 4 – PAZ É AUSENCIA DE GUERRA?!

TEXTO BIBLICO:(Rm 14.17-19; Ef 2.13-18)

ENFOQUE BIBLICO
“É a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Fp 4.7)

OBJETIVOS:
Definir o que é paz.
Estabelecer a diferença entre a paz com Deus e a paz de Deus.
Explicara paz independe das circunstancias

INTRODUÇÃO
“Paz doce paz! Que brota lá da Cruz, Nos trouxe paz o sangue de Jesus.” (HC 474)

DEFINIÇÃO DE PAZ
Nunca se falou tanto em paz como nesses dias, o oriente médio tem recebido autoridades de diversas partes do mundo e o objetivo maior é buscar entendimento entre os povos Israelitas e Palestinos para que haja paz no mundo. Qual medida a tomar? Presidentes de diversas nações têm se desdobrados em opiniões, não há como chegar a um consenso, a opinião dada desagrada uma das partes. Aqueles que são favoráveis a criação do estado palestino desagrada a Israel os que pensam ao contrario desagrada ao povo palestino. Ainda como se não bastasse, a Coréia do Norte vem tirando a paz dos governantes com as seqüentes experiências da bomba atômica, o Irã é também uma grande ameaça a Israel, e ao povo americano. As revoluções internas de países pequenos e sem desenvolvimento, as crises internacionais tudo isso tira a paz do mundo.

LIÇÃO 4 – MAS EU NASCI ASSIM...

Ao Mestre
Amado (a), nesta lição estaremos abordando um assunto (que para mim, é) fascinante – o temperamento humano. E a meu ver é de suma importância conhecer nosso temperamento, e para nós professores se aprendermos a distinguir o temperamento de nossos alunos, nos será mais fácil compreendê-los e auxiliá-los.

Há um tempo atrás estava dando aula à classe de jovens, e foi-nos maravilhoso, aprendermos acerca dos temperamentos e as virtudes do Fruto do Espírito que cada temperamento tem maior necessidade. E pela graça de Deus, foi-me possível vê-los crescerem espiritualmente.

“Examina-te, a si mesmo”, ou, como diria Sócrates, o “Conhece-te a ti mesmo”. Este é um principio de profunda sabedoria, pois, ao olharmos para dentro de nós e conhecermos nossas limitações, conseguimos com humildade relacionarmos com as demais pessoas ao nosso redor, auxiliando-as, e juntos aperfeiçoando-nos para o serviço a Deus.
Que ao término desta lição, possamos estar nos “conhecendo melhor”,  e assim, podermos servir ao Senhor de forma mais plena. Amém.

NOTA: Será ótimo se você fizer um teste com seus alunos para que cada um descobra qual o seu temperamento, e possa identificar quais virtudes do Fruto do Espírito precisam para controlar seu temperamentos. No final do comentário, disponibilizarei um teste, caso queira usar.

sábado, 14 de julho de 2012

MORTE FÍSICA X MORTE ESPIRITUAL


image
Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do espírito, para a vida e paz.

“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” 1 Coríntios 15:55
Morte Física: (informações adquiridas em aula de Medicina Legal)
Independendo de entrada de organismos do corpo: temos que, imediatamente o coração para de bater e, também, pára a respiração. Consecutivamente o corpo começa a esfriar até ter equilíbrio térmico com o ambiente.
Rigidez, entre 3h e 5h depois da morte, começa a contração. O corpo fica completamente rígido de 8-12h, permanece de 12-24h. Isso ocorre por causa da ausência de oxigênio e o tecido corporal fica ácido e produz muito ácido lático. Começa do crânio para a calda e volta ao normal da calda para o crânio.
Livores e Hipóstase - livores são manchas claras provocadas pela pressão no lugar que impede que o sangue circule ali. Hipóstase é a vermelhidão em uma determinada região provocada, pois o sangue se deposita na parte que estiver abaixo, por causa da ação da gravidade.
Desidratação – o corpo perde de 8 a 18g/kg/d de água por dia.
Características Transformativas, quando o cadáver deixa de ter aparência humana.
1 - Destrutivos
A. Autólise, quando as células começam a se destruir e a pele perde sua estrutura.
B. Putrefação, caracterizada por:
a. Coloração: na foca ilíaca (mulher - oval; homem - triangular; região do começo do intestino grosso) aparece uma mancha verde pela presença de coco e começa a apodrecer. CECO - demora a aparecer de 20h-24h, e vai se espalhando, dentro de 7 dias o cadáver fica totalmente verde.
b. Gasoso: a ação das bactérias de comer o organismo humano produz gás no corpo e ele começa a inchar. É o processo de AGIGANTAMENTO, começa de 2 a 7 dias e permanece por aproximadamente 30 dias.
c. Coliquação: tudo está morto, assim toda a capa em volta do corpo começa a desprender do osso que fica aparente. 3 meses para o corpo se decompor por inteiro.
d. Esqueletização: momento em que chega aos ossos (cabelo e unha é o que mais demora para separar do corpo). 3 anos o cadáver deixa de existir (dependendo das características ambientais), vira pó.
Morte Espiritual Comparada à morte Física
1º Perde o fôlego de vida dado por Deus, o Espírito começa a ficar fraco e aos poucos você já não o ouve mais, não o sente. Falta de importância com a obra de Deus, você não se importa em ir à igreja, em falar de Deus, em estar disponível àquilo que te chamarem para fazer para Deus, você começa a ficar FRIO.
2º Rigidez, dureza de coração, quanto mais distante das coisas de Deus, quanto menos importância você dá, mais o seu coração fica duro e, então, nada mais consegue penetrar, pelo simples fato de que, endurecido o coração, é igual a uma pedra, pode molhar superficialmente, mas não vai penetrar nada. A rigidez veio pela falta de sensibilidade ao Espírito, o espírito está fraco, o fôlego de vida já não faz mais efeito.
3º A falta de arrependimento e de perdão agora são marcas deixadas em sua alma e isso o deixa cheio de amargura, expondo suas manchas e seus machucados a todos.
4º Desidratação: Jesus é nossa fonte, nossa água viva. Quanto mais frio, rígido e distante o seu espírito fica do Espírito Santo, mas desidratado você fica, logo, você fica seco.
5º Você começa a se transformar: Destruição: as partes ligadas e mantidas por Deus, agora começam a se desligarem e são destruídas aos poucos, toda convivência que você tinha com Deus, começa a se apagar e desestruturar (você não consegue mais orar como antes, ler a bíblia como antes, falar de Deus como antes).
6º Você começa a apodrecer espiritualmente: primeiro você perde o brilho que você tinha quando andava em comunhão com Deus, agora você é podre e fede, pois toda a amargura exposta e outras faltas de arrependimento e de perdoar são cada vez mais aparentes, você está podre e fedido, só sai raiva, ira, ódio de você, o amor foi perdido no meio do caminho.
7º Porém, você ainda não compreende que você está morto, você acha que é superior a todos, por dentro você está vazio, o que te preenche não é sólido, a qualquer momento a sua arrogância, sua auto-suficiência, hipocrisia, superioridade será colocada a prova e você vai estourar igual a um balão, pois não há fundamento nas coisas que você acha que te preenchem.
8º Agora você já está morto espiritualmente, começa a se desprender TOTALMENTE de tudo e de todos que tem alguma influencia espiritual com você, Deus já quase não existe a seu ver, você acha que conseguirá viver sozinho, seu físico e sua alma está bom, não precisa de nada espiritual e você está bem assim. DESPRENDE-SE POR COMPLETO DE DEUS.
9º Seu espírito está morto, algumas coisas ainda estão ligadas a Deus, mas, se você não quiser logo tudo estará desligado de Deus e sua morte espiritual é certa, e saiba, que uma vez morto espiritual, a morte física logo virá, pois o inimigo terá autoridade sobre você de uma forma que até mesmo o seu físico será destruído, seja por vícios, acidente, doenças, suicídio. Por isso, é preciso zelo para não deixar chegar a este ponto, pois muito difícil é ressuscitar alguém dessa fase da morte espiritual.
MORTE ESPIRITUAL - há uma solução:
AVALIE-SE – com tudo que foi dito, você acha que está morrendo espiritualmente? As almas já não te fazem chorar? Você tem se deixado influenciar por conversas vãs, tolas? Você tem achado normal não ir à igreja, não ler a bíblia, não orar? Como você está em relação a Deus?
Ore – ainda tem um jeito, ore, pede para Deus renovar o fôlego de vida em você, pois, se você está lendo isto, é porque o Espírito Santo ainda vive em você e, hoje, o seu espírito pode ressurgir, ser restaurado nas partes em que já estava morto.
 Não deixemos nos desfalecer, antes continuemos caminhando em busca da Vida Eterna.

Viva a Vida Eterna desde já!
Reflitamos no que o Papai quer nos Ensinar.
Fiquem com a Doce presença do Cheiroso Espírito Santo.
Giovana Papacosta





sexta-feira, 13 de julho de 2012

LIÇÃO 3 - A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO

INTRODUÇÃO  

            A Morte entrou no mundo como resultado do pecado cometido pelo homem no Jardim do Éden (Gn 3.19; Rm 3.23; 6.23), que naquele momento era o representante de toda raça humana. Com a entrada da morte no contexto humano (Gn 2.16-17) todas as consequências relacionadas a ela, tais como: a dor da perda e a separação, acometem os homens indistintamente - a morte tornou-se uma realidade para todos (Rm 5.12; 6.23). Porém, para o verdadeiro cristão, a morte é lucro, pois é partindo para a eternidade que podemos estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor (Fp 1.21-23). Portanto, a morte é  o momento no qual o cristão é recolhido ao celeiro celestial como trigo maduro (Mt 3.12). A Bíblia nos ensina que não devemos enxergar a morte como uma derrota, pois o evangelho ressalta a esperança da ressurreição em Cristo quando a morte será vencida (I Co 15.51-54).

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/218

LIÇÃO 3 - A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO

Texto Áureo: Fp. 1.21 – Leitura Bíblica: 1 Co. 15.51-57

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Há um provérbio popular que diz: “só existem duas certezas na vida, a morte e os impostos”. Essa é uma verdade, mas nem todos sabem lidar com elas, principalmente com a morte, tema da lição de hoje. Por isso, nesta aula, mostraremos o que a Bíblia diz a respeito da morte, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Ao final, destacaremos como o cristão verdadeiro se coloca diante da morte.

LIÇÃO 3 – PRESTE ATENÇÃO!

Texto bíblico  Neemias  8.1-3, 9.1-38


Objetivos   após a aula seu aluno aprecie o ensino da Palavra e
                    se interesse  para aprende-la na Escola Dominical


A palavra é... aprender
O dicionário definir a palavra aprender como:
1.adquirir o conhecimento de;
2.ficar sabendo;
3.instruir-se:


Aprendendo a Bíblia

Salmos 119:66
Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos

Aprender a Bíblia, adquirir  o conhecimento sempre foi o desejo de Deus para com o ser humano, em varias passagens bíblicas vemos  a importância do se adquirir conhecimento, no livro do profeta Oseías a Bíblia diz:  O meu povo foi destruído por que lhe faltou conhecimento.

Ter conhecimento de Deus é algo de extrema importância, pois a palavra de Deus, como disse o salmista, é lâmpada para os meus pés. Isso simboliza que se estivermos enxergando bem o lugar para onde estarmos indo jamais “cairemos em algum buraco”

Deus dotou o homem com a capacidade de aprendizado, na verdade no principio  não era necessário pois o homem tinha comunhão perfeita com Deus, após o pecado, distante de Deus e destituído de sua gloria, se faz necessário que o homem busque o conhecimento de Deus.

LIÇÃO 3 - O TRABALHO NA CASA DE DEUS


Texto Bíblico: 1 Cr. caps.24-26


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que na Igreja há diversos tipos de trabalho para serem realizados e deus conta conosco.


Frase do dia...
EU TRABALHO COM ALEGRIA NA CASA DE DEUS

Escreva esta frase dividindo-a em três corações. Leia pelo menos umas três vezes. Enfatize aos pequenos que o que sentirmos alegria em trabalhar para Deus é o amor que sentimos por Ele.


Memória em ação
“Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.” (Rm 12.11 – NTLH)

LIÇÃO 3 – EU SOU PECADOR


Ao Mestre
Prezado (a) está lição é de suma importância. É uma oportunidade que Deus nos concede de guiar nossos pequenos aos braços de Cristo. No final da aula pergunte quem deseja que Jesus more em seu coração, para ser livre do pecado. Em seguida ore com eles.
Boa aula!


Texto Bíblico:  Genesis 3.1-24


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que devido ao pecado do primeiro casal Adão e Eva, toda a humanidade estão sob o pecado, somente em Jesus somos livres da condenação do pecado.

LIÇÃO 3 - ALEGRIA, MUITO MAIS QUE FELICIDADE!

TEXTO BIBLICO: (1Ts  1.6; 2Co 8.2; Fp 4.4)

ENFOQUE BIBLICO
“Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós; e a vossa alegria seja completa” (Jo 15.11)

OBJETIVOS:
Explicar o significado da alegria cristã
Descreveros resultados da alegria
Identificaras fontes da alegria

INTRODUÇÃO
O que significa alegria para seus alunos e para você professor? Caso as repostas venham ser dinheiro, fama, namorada (o), essa alegria é passageira. A verdadeira alegria culmina em louvores a Deus, Paulo e Silas, estavam em uma prisão, lugar inóspito e de tristeza, porem cantavam. Nesse caso a alegria provinha do resultado da pregação do evangelho de Cristo, Paulo acredita que vale a pena sofrer pela causa do Mestre. A lógica vai dizer que não, mas temos outro episodio de grande alegria da carne, Belsazar, realizou uma grande festa, bebidas e comidas a vontade, porem num determinado momento tudo acabou, até o reino da Babilônia passou. Paulo viu Deus agir derrubando o cárcere devido a sua alegria de servi-lo com dedicação e empenho, houve salvação do carcereiro e sua família. Na outra festa citada que pela lógica a alegria era verdadeira, houve morte, perda e desespero total, a tristeza reinou por muitos dias, enquanto a alegria de Paulo era constante, principalmente quando se lembrava da igreja em Filipos.

LIÇÃO 3 – OBEDECER É O MESMO QUE ADORAR?

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-se da importância de obedecer, que a adoração aceita por Deus é decorrente de nossa obediência aos preceitos da Palavra de Deus.


Para refletir
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”(Ec 12:13 – ARC).

Salomão já tinha provado e visto que o Senhor é bom. Ao comparar sua vida anterior de obediência ao Senhor que uma vez ele já tinha usufruído, com sua busca incessante pela felicidade nas coisas do pecado, ele dá o veredicto:
“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”(Ec 12:13 – ARA)

Salomão achou que poderia encontrar um atalho para a felicidade na vida de desobediência aos preceitos de Deus. Próximo ao fim de sua vida, ele foi homem o suficiente para admitir seu erro. Para salvar outros do mesmo erro ele escreveu:
"O que guarda a Lei, esse é feliz".(Pv 29:18 - ARA)


Texto Bíblico: Sl 119:90,91; Mt 15:1-9.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

LIÇÃO 02 – A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

INTRODUÇÃO

            Dentre tantos males que causam sofrimentos à humanidade, as doenças ocupam um lugar de destaque. Milhares de pessoas no mundo, inclusive cristãs, sofrem por causa das enfermidades. Apesar do avanço da medicina e da indústria farmacêutica, as doenças e epidemias crescem de forma assustadora. Nesta lição estudaremos sobre as causas das enfermidades, as principais doenças nos dias hodiernos e o que devemos fazer em meio a dor e ao sofrimento.



LIÇÃO 2 - A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

INTRODUÇÃO
            Dentre tantos males que causam sofrimentos à humanidade, as doenças ocupam um lugar de destaque. Milhares de pessoas no mundo, inclusive cristãs, sofrem por causa das enfermidades. Apesar do avanço da medicina e da indústria farmacêutica, as doenças e epidemias crescem de forma assustadora. Nesta lição estudaremos sobre as causas das enfermidades, as principais doenças nos dias hodiernos e o que devemos fazer em meio a dor e ao sofrimento.

LIÇÃO 2 - A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

Texto Áureo: Sl. 41.3 – Leitura Bíblica: Is. 38.1-8

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Associada à teologia da ganância está a da saúde, que defende a blindagem dos supercrentes contra as enfermidades. Para seus adeptos, a enfermidade é resultante de pecado ou falta de fé. Na aula de hoje, estudaremos a esse respeito, definiremos enfermidade à luz da Bíblia, em seguida, mostraremos que Deus tem poder para curar, mas que nem sempre isso acontece, por isso, apontaremos o caminho para a maturidade espiritual diante da enfermidade.

LIÇÃO 2- A PALAVRA DE DEUS NÃO PODE SER DESTRUÍDA!

Texto bíblico  Jeremias 36.1-32
Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje....

(Por ser um texto extenso não descreverei aqui na sua totalidade)


Objetivos  após a aula seus alunos devem compreender que
                   a  Palavra de Deus  não pode ser destruída.


A palavra é...    “durar”
Segundo o dicionário a  palavra “durar” significa:
1-      Conservar-se, mantendo as mesmas qualidades.
2-       Não se gastar.
3-       Continuar a existir.
4-       Prolongar-se.
5-      Estar, permanecer.

Todas essas definições de “durar” se encaixa perfeitamente quanto a Palavra de Deus, pois ela se durante muitos séculos tem se conservado mantendo as mesmas características, nunca se gasta pelo tempo, e nem cai em desuso, sempre continuará a existir, prolongando pelo tempo, porque permanecer para sempre

A Bíblia é o único livro contemporâneo de todas as épocas; jamais envelhece nem caduca. Foi a conclusão que chegou o príncipe dos pregadores: “Muitos livros em minha biblioteca estão agora desatualizados. Foram bons enquanto eram novos, à semelhança das roupas que usei quando tinha dez anos de idade; mas eu cresci e deixei para trás. Ninguém jamais deixará para trás as Escrituras por ter crescido; esse livro se amplia e é mais conhecido à medida que passam os nossos anos”. Somos constrangidos a concordar com Chales H. Spurgeon; a Bíblia, temo-la continuamente à cabeceira; quanto mais a lemos, mais a amamos. Somente ela pode dar-nos a necessária sabedoria num mundo confuso e que marcha, loucamente, para a destruição.
(Texto fonte: http://estudodominical.blogspot.com/2010/01/licao-02-palavra-de-deus-dura-para.html? – Viviane Lima)

LIÇÃO 2 – A IGREJA É O LUGAR ONDE DEUS FALA CONOSCO

Texto Bíblico: Êxodo 33.7-11

Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que assim como seus pais falam com eles – Deus nosso Pai sempre fala, nos orientando pois nos ama.

Frase do dia...
DEUS FALA CONOSCO NA IGREJA

Desenhe uma nuvem e escreva a frase, enfatizando aos pequenos que sempre que Deus falava com o povo a nuvem descia sobre a tenda do Tabernaculo.

Memória em ação
“Escutem a voz do Senhor, a sua voz poderosa.”(Sl 63.33 – NTLH)

Enfatize aos pequenos que para ouvimos a Voz de Deus é necessário estarmos com os corações atentos e dispostos a obedecer à Sua Palavra.

LIÇÃO 2 – DEUS É O CRIADOR

Texto Bíblico:  Gn 1.1-31;2.1-25.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se que Deus é o Criador dos céus, da natureza e de todos os seres humanos.


Exercitando a Memória
“Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela.”(Jo 1.3 – NTLH)

João nos apresenta Jesus como  o Criador, ele credita a Criação à Palavra - Jesus o verbo que se tornou carne. O Salmo 19 exalta o universo criado ao falar de maneira explicita de Deus sem linguagem. Assim através da natureza essa mensagem pode ser “ouvida” em todas as línguas. O apostolo Paulo escrevendo aos colossenses atribui a Jesus “a Imagem do Deus invisível” e declara: “Nele foram criadas todas as coisas (Cl 1.15-17).

LIÇÃO 2 - CARIDADE: O AMOR EM AÇÃO

TEXTO BIBLICO; Mt 22.36-40

ENFOQUE BIBLICO
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” 1Jo 4.7


OBJETIVOS:
Explicar os diferentes tipos de amor
Encorajar a pratica do amor ágape
Demonstraressa característica do fruto do Espírito no relacionamento cristão.


INTRODUÇÃO
“O amor nunca falha. Mas havendo profecias, cessarão; havendo línguas, desaparecerão; havendo ciência,passará.” (1Co 13.8)

LIÇÃO 2 – O QUE DEU ERRADO COM A FAMILIA?

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Compreender que Deus, em Sua Soberania, tem um plano para cada vida individualmente e também no âmbito familiar. Que devemos cada um de nós valorizarmo-nos como família, cumprindo nossas responsabilidades.

Para refletir
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”(Rm. 3:23 – ARC)

Em pecar, o homem perdeu sua posição espiritual, nisso se encontra em falta perante o ideal para o qual Deus o criou. E com isso vemos afetado o Propósito de Deus para a família, e os resultados está refletindo em toda a sociedade.