sexta-feira, 31 de agosto de 2012

LIÇÃO 10 – UM PROFESSOR AMIGO DE JESUS

Texto Bíblico: João 3.1-16


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que a Palavra de Deus, pode transformar o coração, de forma a agir conforme a Vontade de Deus.


A palavra é... 
MUDAR

Seguindo a sugestão da revista de mestre, cole as figuras Jd10 fig 1 e 2 da galeria de imagens em uma cartolina, uma de cada lado e escreva embaixo             JESUS PODE MUDAR A TRISTEZA EM ALEGRIA. QUANDO CONFIO EM JESUS, ELE ME TRANSFORMA INTERIORMENTE EM UMA PESSOA NOVA.

Imagem:www.gruposernatural.blogspot.com

Imagem: www.canstockphoto.com.br

LIÇÃO 10 – OFERTA NA CASA DE DEUS

Texto Bíblico: Marcos 12.41-44


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a desejar ofertar na Igreja com amor.


Frase do dia...
A IGREJA É LUGAR DE OFERTAR A DEUS

Cole a figura Prim10 fig 1 da galeria de imagens em um cartaz e escreva a frase do dia, e também o texto para decorar. Em seguida enfatize aos pequenos que na igreja usamos luz, água, e também temos de  mantê-la limpa, para tanto é preciso de dinheiro para a manutenção destas coisas, por isso se faz necessário ofertarmos. É através de nossas ofertas que mantemos tudo funcionando na igreja.

Imagem:www.ebdcriativa.blogspot.com


Memória em ação
“Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”(2 Co 9.7 – NTLH).

LIÇÃO 10 – FESTA NA CASA DE DEUS

Texto Bíblico: 1 Coríntios 11.23-34

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender o porquê a Igreja deve celebrar a Santa Ceia.


Exercitando a Memória
“De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”(1 Co 11.26– NTLH)

Quando participamos da Ceia, bebendo o cálice e comendo o pão, estamos relembramos que fomos libertados do jugo do pecado, lembramo-nos da cruz de Cristo e participamos da sua morte pela fé.

LIÇÃO 10 - CONTRA O FRUTO, NÃO HÁ LEI.

TEXTO BIBLICO; (Jo 15.1-8)

ENFOQUE BIBLICO
“Contra essas coisas não há lei.” (Gl 5.23)


OBJETIVOS;
Apresentaras razões pelas quais devemos frutificar.
Explicar como deve se dar a frutificação espiritual em nossa vida.


INTRODUÇÃO
A Bíblia diz que Jesus ao passar perto de uma figueira tendo procurado nela fruto e não encontrando, ordenou que ela morresse e que nunca mais alguém comesse dela fruto algum. Em outra ocasião narrou uma parábola, contando de uma figueira que passou do tempo de frutificar e o agricultor o queria arrancar e o zelador não deixou, pedindo mais tempo, esperando que a figueira produzisse fruto. Jesus nos nomeou para a produção de fruto, se não estamos produzindo, corremos um serio risco, uma vez que o agricultor é Deus. (Jo 15). Não é só produzir é necessário que o fruto permaneça.

LIÇÃO 10 – A MAIOR HERANÇA QUE EXISTE

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar-se de que a maior herança que possuímos é o legado de Cristo, como a Bíblia nos afirma: “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gálatas 4:7) 

Para refletir
“Entrando-se apressadamente de posse de uma herança no princípio, o seu fim não será bendito.” (Pv. 20:21 – ARC).

Em tudo em nossa vida, precisamos de equilíbrio. Salomão nos adverte, não se apresse, não seja ansioso, aguarde no SENHOR, é DELE que procede todas as diretrizes da vida, é ELE que nos conduz a verdadeira satisfação interior.

Se deixarmo-nos conduzir por ELE, nada nos desanimará, em DEUS somos mais que vencedores em tudo o que fizermos.

sábado, 25 de agosto de 2012

LIÇÃO 9 – A ANGÚSTIA DAS DÍVIDAS


TEXTO ÁUREO
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem" (Sl 128.1,2).


VERDADE PRÁTICA
Para ter uma vida financeira equilibrada e bem-sucedida, o crente deve administrar seus recursos com sabedoria, prudência e comedimento.


LEITURA DIÁRIA
Segunda - Is 55.2 A repreensão por causa do desperdício
Terça - Pv 3.9 Honrando a DEUS com os haveres
Quarta- Lc 3.14 Contentando-se com o salário
Quinta - Pv 1.19 A cobiça aprisiona a alma
Sexta - Rm 13.8 Não contraia dívidas
Sábado - Pv 11.15 Fugindo da fiança e das dívidas

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Timóteo 6.7-12
7 Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. 8 Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10 Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 11 Mas tu, ó homem de DEUS, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12 Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

O Cristão e os Problemas Financeiros
Você está enfrentando problemas financeiros? Faturas que você não consegue pagar? Cheques que você não pode cobrir? Necessidades que você não tem dinheiro para suprir? Vergonha? Frustração? Excesso de trabalho? Tensão? Problemas financeiros são excessivamente preocupantes e conduzem a muitos pecados: descontentamento, ingratidão, ira, desonestidade, impaciência, ansiedade e negligência das responsabilidades espirituais. A Bíblia ensina-nos como enfrentar muitas situações diferentes na vida, incluindo as dificuldades financeiras. A chave para enfrentar problemas financeiros está na atitude da pessoa. Para responder bem precisamos permitir que a palavra de DEUS opere em nosso coração e mude nosso modo de ver as coisas.

Atitudes
Gratidão: Paulo insiste em que sejamos gratos. Precisamos estar "... transbordando de gratidão" (Colossenses 2:7). "Dêem graças em todas as circunstâncias..." (1 Tessalonicenses 5:18). Não devemos nos queixar nem sentir pena de nós mesmos, mas antes devemos considerar cuidadosamente todas as razões que temos para sermos agradecidos e louvar a DEUS por suas bênçãos a nós. Os israelitas no deserto estavam se queixando constantemente, mas tinham se esquecido da grande libertação que DEUS lhes tinha dado havia apenas pouco tempo. Temos que atentar para o que o Senhor nos tem dado e não para as coisas que não temos.

Contentamento: "Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque DEUS mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’" (Hebreus 13:5). A presença de DEUS com seu povo deveria dar tanta alegria e segurança que poderíamos facilmente nos contentar com qualquer padrão de vida. Paulo estava contente na fome ou na abundância (Filipenses 4:10:13). Por outro lado, as Escrituras estão repletas de advertências contra a ganância e a avareza (veja Lucas 12:15, por exemplo). Por qualquer razão, nunca parecemos reconhecer o desejo desordenado por coisas em nossas próprias vidas. Pensamos que todas as coisas que queremos são necessidades e que a dívida que acumulamos ao buscar adquiri-las é perfeitamente aceitável. Poderia ser que poucos de nós admitem a ganância em nossas vidas porque nos cegamos e deixamos de perceber o verdadeiro estado de nosso coração? Paulo exortou: "Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos" (1 Timóteo 6:8). Estamos satisfeitos somente com isto?
Sobriedade: Muitos textos nos exortam a sermos sóbrios (1 Tessalonicenses 5:6, 8; 1 Pedro 1:13; 4:7; 5:8). A pessoa sóbria encara os fatos e não deixa seus desejos colorirem sua percepção da realidade. Muitas pessoas tratam das finanças num mundo de sonho, sempre imaginando que tudo dará certo magicamente. Mas fugir de um problema ou negá-lo não ajuda e não está de acordo com o caráter de CRISTO. Temos que reconhecer nossa situação atual, não importa quão triste seja, e ser "homens de coragem" (1 Coríntios 16:13). Ignorar os problemas não os extingue. Lutas financeiras não desvanecem sem mais nada, mas precisam ser resolvidas por disciplina séria e perseverante.

Honestidade: A honestidade é parte do caráter cristão (2 Coríntios 8:21; Tito 2:5). Pessoas honestas aceitam suas limitações financeiras e não tentam ser uma coisa que não são, vivendo num estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas admitem que há muitas coisas que outras em torno delas têm ou podem fazer que elas não podem porque não têm dinheiro suficiente para isso. E pessoas honestas não fazem dívidas que não têm capacidade para pagar (veja Romanos 13:8).

Diligência: Algumas vezes, porém nem sempre, os problemas financeiros resultam da preguiça. "Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado" (Provérbios 6:10-11). "Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras" (Eclesiastes 10:18). Problemas financeiros devem ser esperados quando nos mimamos com descanso e sossego, e não trabalhamos esforçadamente. Um homem deve sustentar sua família (1 Timóteo 5:8) mesmo que isso possa envolver trabalho difícil ou empregos desagradáveis, ou mesmo se o trabalho disponível é relativamente mal pago.

Espiritualidade: Precisamos manter nosso foco principal em CRISTO, não em coisas materiais. "Ninguém pode servir a dois senhores: pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a DEUS e ao Dinheiro... Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de DEUS e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:24, 33). Nossas posses, nossa posição e nosso sucesso nesta vida são matérias insignificantes para o verdadeiro cristão. Ele se vê como meramente passando através desta vida como um peregrino e portanto relativamente desinteressado nas suas condições. Ele nunca faz da prosperidade material uma meta séria (veja Lucas 9:57-58). O homem espiritual percebe que seu dinheiro e sua posição financeira não são as coisas importantes da vida.

Altruísmo: O servo do Senhor está sempre buscando dar, em vez de gastar consigo mesmo. Ele vê o dinheiro que ganha trabalhando como uma bênção que ele pode aplicar servindo a outros: "O que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade" (Efésios 4:28). Discípulos verdadeiros vêem a prosperidade material não tanto como algo para si mesmos, mas como algo útil para servir outros (2 Coríntios 9:8-11). Enquanto o cristão for egoísta, ele sempre sentirá frustrações ao lidar com assuntos financeiros.

Para ler o artigo completo - CLIQUE AQUI

Fonte: PortalEBD
 

LIÇÃO 09 – A ANGÚSTIA DAS DÍVIDAS

INTRODUÇÃO
 
            Veremos nesta lição que o consumismo é um dos principais causadores do endividamento das pessoas, analisaremos ainda o que Jesus falou sobre as questões financeiras e, por fim, elencaremos algumas recomendações que nos ajudarão a nos livrarmos das angústias geradas pelas dívidas, e a vivermos de forma sóbria e equilibrada do ponto de vista financeiro. O apóstolo Paulo dizia: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor...” (Rm 13.8). O crente em Jesus deve esforçar-se ao máximo para não se tornar uma presa das dívidas.
 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

LIÇÃO 12 - AS DORES DO ABANDONO

Ele levou sobre si as nossas dores

A cruz faz brotar os pecados, mas ela cumpre as profecias. A descrição que lemos na Bíblia sobre o Senhor Jesus é a seguinte: “[...] olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.” A Nova Tradução da Linguagem de Hoje é ainda mais direta:
“Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse.”

LIÇÃO 11 - INVEJA, UM GRAVE PECADO

Texto: Provérbios 14:30,

Introdução:
A. A definição de inveja
1. Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
2. A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.
B. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a inveja, e como os cristãos podem superá-la?
1. Versículos da Bíblia relacionados: Êxodo 20:17, 1 Samuel 18:25, Provérbios 14:30, Marcos 7:21-23, I Coríntios 13:4, Provérbios 23:17, Lucas 10:27

LIÇÃO 10 - A PERDA DOS BENS TERRENOS

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3:1).
Realmente em nossa vida “tudo tem seu tempo determinado”, nós não sabemos o que há de suceder no dia de amanhã , nem o que há de acontecer daqui a minutos. “O tempo passa tão rápido e não percebemos, como o vento (bem como, nosso espírito), não temos domínio sobre ele, nem para o reter, nem da morte temos domínio”(Ec 8:7-8).

LIÇÃO 9 – PALAVRA DE DEUS, SEMENTE PRECIOSA

Texto Bíblico: Mateus 13.1-23


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que a Palavra de Deus é como uma semente que deve ser semeada, a terra são os corações que ouvem quando falamos de Jesus, mas cada pessoa recebe a palavra de maneira diferente, mas devemos pregar a Palavra para todas as pessoas.


A palavra é... 
SEMENTE

Sugestão da revista mestre é muito sugestiva. Dê um copo descartável para cada criança com um chumaço de algodão e alguns grãos de feijão. Ensinos a “plantar” a s sementes (espallhando os grãos sobe o algodão molhado. Deixe que levem para casa e cuidem para ver como brotarão.

Enquanto estiverem “plantando” explique-lhes que assim é a Palavra de Deus dentro de nosso coração, quando ouvimos e guardamos em nosso ser, estamos plantando, e como semente brotará e crescerá em nós.

LIÇÃO 9 – A CASA DE DEUS É LUGAR DE CURAS

Texto Bíblico: Lucas 6.6-11


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que Deus sendo nosso Criador, sabe tudo sobre nós e nosso corpo. Ele pode curar-nos de toda enfermidade.


Frase do dia...
DEUS PODE ME CURAR

Cole a figura prim9 fig 1 na galeria de imagens em um cartaz e escreva a frase do dia, e também o texto para decorar. Em seguida enfatize aos pequenos que na ilustração Jesus está ressuscitando a filha de Jairo. A menina havia morrido e Ele ressuscitou. Jesus pode curar todas as enfermidades.

Fonte: www.osmilagresdejesus.net


Memória em ação
O SENHOR cura todas as minhas doenças”(Sl 103.3 – NTLH).

LIÇÃO 9 – COMPROMISSO COM DEUS

Texto Bíblico: Mateus 3.13-17; 28.19

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se que na Igreja há duas ordenanças que o Senhor Jesus especificou que fizéssemos; o Batismo nas águas e a Santa Ceia. Todos que se batizam passam a fazer parte do corpo de Cristo – a Igreja.


Exercitando a Memória
“Esse batismo não lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus”(1 Pe 3.2a – NTLH)

Compromisso não é uma mera palavra, quando assumimos um compromisso, nos tornamos ligados à uma promessa, uma obrigação. O batismo nos torna parte da Igreja, a noiva de Cristo, e como tal temos o dever que através de nossas palavras e atos demonstrar que aceitamos e vivemos os ensinos do Senhor Jesus

LIÇÃO 9 - A VIDA CRISTÃ DISCIPLINADA

ENFOQUE BIBLICO
“Como a cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” (Pv 25.28)

OBJETIVOS:
Definir os termos temperança e disciplina
Identificaras áreas da vida que necessitam ser disciplinadas

INTRODUÇÃO
“Tentado não cedas, ceder é pecar, Melhor e mais nobre, será triunfar, Coragem o crente domina teu mal. Deus pode livrar-te de queda fatal” (HC 165 – P.L.M – H.R. Palmer)

O QUE É TEMPERANÇA?
O termo temperança biblicamente quer dizer domínio próprio. É fruto do Espírito que leva a pessoa a exercer autocontrole sobre as paixões ou desejos desregrados da alma. O homem é dotado de faculdades naturais necessárias à sobrevivência. Com a entrada do pecado, essas aptidões inatas foram contaminadas pelo pecado. Então hoje o ser humano pode ser levado à glutonaria, suicídio, prostituição, ganância, cobiça, etc. Ainda como se não bastasse é dado a demasiados vícios como o tabagismo, alcoolismo, pornografia e outras drogas. São manifestações incontidas que aprisiona e domina o ser humano descontroladamente.

LIÇÃO 9 – OBRIGAÇÕES IGUAIS COM REGRAS DIFERENTES

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a entender que dentro de uma família para se viver bem há regras, que todos nós temos de cumprir com nossos afazeres, somente assim haverá harmonia, quando todos viverem para manter o bem estar uns dos outros


Para refletir
“Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo.”  (Ef 5.21 – NTLH).

Este versículo contém diretriz imprescindível para o bom andamento da vida em todos os seus aspectos – a submissão. Não devemos permitir que a teimosia e o orgulho de nossa opinião pessoal venha a perturbar a paz no lar.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

LIÇÃO 08 – A REBELDIA DOS FILHOS

INTRODUÇÃO


Nesta lição, veremos que a rebeldia dos filhos, muitas vezes, está relacionada a falta de disciplina, a ausência de exemplos de uma conduta cristã correta e na influência do mundanismo no seio da família. As conseqüências dessa rebeldia podem trazer prejuízos irreparáveis à família, tais como: tristeza, amargura, afastamento do convívio familiar e até mesmo a morte prematura de muitos jovens. Veremos também, que a maneira de prevenir os filhos da rebeldia é criá-los no temor do Senhor (Pv 22.15; 23.13,14; 29.17;    Ef 6.4), e que a disciplina bíblica é o melhor caminho para uma vida familiar saudável diante de Deus.

Fonte: http://rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/224

LIÇÃO 8 – JESUS ENSINA A PALAVRA DE DEUS

Texto Bíblico: Lucas 4.14-30

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a desejar ler a Bíblia, compreendendo que é na Palavra de Deus que encontramos sabedoria e o próprio Senhor Jesus.


A palavra é... 
ESCRITURA

Use o desenho Jd8 fig na galaeria de imagens, tanto para explicar a palavra como para a memorização do versículo.
Explique aos pequenos que Escrituras Sagrada é o mesmo que Bíblia, ou seja, a Bíblia Sagrada é a Santa Escritura, a Palavra de Deus.

LIÇÃO 8 – PERDÃO NA CASA DE DEUS

Texto Bíblico: Esdras 9.1-15; 10.1-14.

ObjetivoProfessor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que sempre que entramos na Igreja devemos nos lembrar de sermos gratos a Deus por Seu grande amor para conosco em perdoar os nossos pecados, e que assim como somos perdoados devemos também perdoar as pessoas que nos ofendem.


Frase do dia...
A IGREJA É LUGAR DE PERDÃO

LIÇÃO 8 – TENHO UMA MISSÃO

Texto Bíblico: Marcos 16.14-18; Tg 2.14-17


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Jesus deixou uma tarefa a Igreja - anunciar o Evangelho a toda à humanidade.


Exercitando a Memória
“Então Ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a todas as pessoas.”(Mc 15.15 – NTLH)

Sempre houve um bom entendimento da igreja quanto ao chamado de Deus, para anunciarem as Boas Novas da Salvação, apesar das grandes perseguições, a igreja nunca se calou diante do compromisso de espalhar o Evangelho de Jesus Cristo.

LIÇÃO 8 - MANSIDÃO, O MESMO QUE SUBMISSÃO?

TEXTO BIBLICO(Ef 4.1-7)

ENFOQUE BIBLICO
“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.” (Tg 3.13)

OBJETIVOS
Definir a palavra manso
Demonstrarexemplos bíblicos de mansidão cristã
Identificaras recompensas da mansidão

INTRODUÇÃO
Como explicar a ira de Deus? Como pode o Deus que exige que sejamos manso, se irar? A ira de Deus é contra o pecado e o mal; não afeta seu amor e compaixão por nós. Jesus demonstrou mansidão em sua submissão total ao pai, em seu consentimento, em seu silencio que precederam a crucificação. Em que temos demonstrado o fruto da mansidão?

LIÇÃO 8 – DIVIDIDO ENTRE A FAMILIA E OS COLEGAS


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a conscientizar-se que devemos priorizar nossos familiares, equilibrando o tempo entre nossa família e colegas, aprendendo a selecionar as amizades


Para refletir
“Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais.” (Pv 17.6 – NTLH)

Jamais devemos nos envergonhar ou desprezarmos nossos pais. Eles nos deram a vida, e cuidaram de nós. Se hoje somos o que somos devemos ao cuidado e dedicação deles

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

LIÇÃO 07 – A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR

INTRODUÇÃO



O casamento é uma instituição divina, cujo modelo foi estabelecido por Deus no Éden. Nesta lição, veremos qual  o plano de Deus para a união conjugal; observaremos também qual a perspectiva de Paulo para o casal composto de um cônjuge crente e um não crente; veremos ainda qual deve ser a atitude da mulher cristã para com o seu marido não crente; e, por fim, destacaremos o que pode edificar ou destruir um lar, segundo o sábio Salomão.

Fonte: http://www.rbc1.com.br/licoes-biblicas/baixar-licao/cod/223

LIÇÃO 7 - A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR

Texto Áureo: I Pe. 3.1 – Leitura Bíblica: I Co. 7.12-16
Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Idealizamos em demasia a família, principalmente a cristã. Imaginamos, às vezes, que existem lares perfeitos. Na lição de hoje, veremos que as famílias, no contexto da Bíblia, são imperfeitas, principalmente quando um dos cônjuges não expressa a fé em Cristo. A princípio, trataremos a respeito das situações em que um cônjuge se converte, mas o outro continua descrente, em seguida, apresentaremos encaminhamentos bíblicos para o convívio conjugal em casos como esses.

LIÇÃO 7 - A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR

Texto Áureo: I Pedro 3.1 "Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra".
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 7.12-16

LIÇÕES SOBRE A DIVISÃO ESPIRITUAL NO LAR

Introdução: O casamento é uma união que envolve um compromisso para toda a vida, ou seja, até que a morte os separe. Por se tratar de uma instituição divina é uma razão relevante para os casados não pensar em separação. Nos tempos de hoje a banalização do casamento está explícita. Quando se trata do povo do mundo, não chega a ser motivo de espanto, pois muitos estão cegos pelo pecado e não tem qualquer tipo de restrição quanto a dissolução de vínculos conjugais. O que preocupa, no entanto é que esta banalização tem adentrado para o meio evangélico de uma forma preocupante, tanto com relação aos membros em geral, como também com a liderança da Igreja. É sabido que muitos líderes se separam das suas esposas, como também esposas se separam dos seus maridos por motivos que a bíblia não permite sem nenhum tipo de temor a Deus. Casa-se com outra pessoa como se fosse uma coisa normal. Estando nessa condição passam a ser adúlteros. É lamentável dizer, mas em muitos púlpitos tem líderes em adultério pastoreando rebanho e pregando a Palavra de Deus.
O texto bíblico em pauta aborda o tema do casamento misto, em razão disso é nesse tema que a aula será desenvolvida, evidentemente com alguns acréscimos.

LIÇÃO 7 - A PALAVRA DE DEUS É UMA ARMA PODEROSA!


Texto Bíblico: Mateus 4.1-11


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender a necessidade que temos em aprender e obedecer a Palavra de Deus.


A palavra é... 
ESPADA
Fonte: www.vidaabundantesalvatierra.geoscopio.net

Caso não queira usar a sugestão da Revista Mestre.
Cole a figura da Biblia na galeria de imagens, em uma cartolina e na mesma escreva a Palavra Chave e o versículo para ser memorizado (Aprendendo a Bíblia):
“Guardo a Tua Palavra no meu coração, para não pecar...” (Sl 119.11 – NTLH)

Enfatize aos pequenos que é através da Palavra de Deus que vencemos o mal, por isso ela é comparada a uma espada. Mas para que possamos combater o mal é necessário guardarmos a Palavra de Deus em nosso coração, ou seja, praticar em nossa vida o que a Bíblia nos ensina.

LIÇÃO 7 – ORAÇÃO NA CASA DE DEUS

Texto Bíblico: Atos 12.1-18


ObjetivoProfessor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que orar é conversar com Deus, e que na Presença de Deus todas as coisas podem ser mudadas. Quando falamos com deus com sinceridade e nos arrependemos de nossos erros, grandes coisas acontecem em nossa vida


Frase do dia...
 IGREJA É LUGAR DE ORAR A DEUS
(desenho na galeria de imagens)

Fonte:www.bauderabiscos.blogspot.com

“... a minha casa será cha­mada casa de ora­ção para todos os povos.” (Is 56.7)

O vocá­bulo hebraico com­posto ‘casa de ora­ção’ = beit tephil­lah, que sig­ni­fica ‘casa de súplica, de rogo, de peti­ção’. Quando expul­sou os ven­di­lhões, Jesus men­ci­o­nou esta frase, que em grego é oikos pro­seu­ches com o mesmo sig­ni­fi­cado, “dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de ora­ção; vós, porém, a fizes­tes covil de sal­te­a­do­res.” (Lc 19.46).

LIÇÃO 7 – A IGREJA SOU EU E MAIS ...

TEXTO BÍBLICO: Atos 2.42-47


OBJETIVO
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender a diferença entre a igreja local e a que é a noiva de Jesus, que irá ser arrebatada.


EXERCITANDO A MEMÓRIA
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!” (Sl 122.1 – ARC)

A casa do SENHOR é um local onde os crentes autênticos desfruta com muita alegria da intima Presença do Deus, e da comunhão do Espírito Santo e união com os irmãos na fé.

LIÇÃO 7 – FÉ, A FIDELIDADE DO CRENTE

TEXTO BIBLICO- Hb 11.1-40

ENFOQUE BIBLICO
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11.1)

OBJETIVOS
Explicar os seis tipos de fé.
Relacionar a fé à fidelidade cristã.
Enfatizaros resultados da fidelidade.

LIÇÃO 7 – PAIS SEPARADOS. EM QUEM CONFIO?

OBJETIVO
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entender que o divorcio sempre traz dor e danos materiais, emocionais e espirituais.
Conscientizar-seque é nosso dever amar aos pais, os dois, não podemos amar um e desprezar o outro, é mandamento de Deus.
Valorizara família que você tem, e contribuir para uma vivencia de paz e respeito.



PARA REFLETIR
“Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.”(Pv 1.8 – ARC)

Muito da literatura de sabedoria é vista como uma narrativa épica de conselho que nos é transmitido para alcançarmos o amadurecimento. Se seguirmos os conselhos contidos não somente em Provérbios, mas em toda a Bíblia, com certeza teremos uma vida melhor.

Apesar de presenciarmos dia a dia, quase que toda a sociedade quebrando leis e normas, e indo contra os padrões estabelecidos por Deus, não devemos falhar em obedecer aos preceitos divinos contidos na Bíblia Sagrada. Obedecê-los nos conduzirá a uma vida de paz e realizações.

sábado, 4 de agosto de 2012

LIÇÃO 06 – A DESPENSA VAZIA

INTRODUÇÃO
Estudaremos nesta lição que Deus cuida dos seus filhos quando estão em necessidades e aflições (Sl 40.17; 70.5; 14.6; Is 41.14; 25.4). Tanto no AT quanto no NT, a compaixão pelos necessitados e o cuidado por eles são evidência da genuína em Deus (Êx 22.22-24; Dt 10.18; 14.29; 29.12; Tg 1.27). O Senhor cuida de cada um de seus servos (Mt. 6:24-34). Aqui entra a questão: Se existem privações, de que forma Deus trata com elas? Baseados nas Escrituras, podemos crer que Ele nos ajuda em nossas dificuldades, pois a Bíblia apresenta os precedentes necessários a essa certeza. Ele tem o poder de providenciar os recursos necessários à nossa subsistência (Êx 16.15; 2Rs 4.42-44; 1Rs 17.8-16).

LIÇÃO 6 - A DESPENSA VAZIA


Texto Áureo: Sl. 37.25 – Leitura Bíblica: II Rs. 4.1-7

Prof. José Roberto A. Barbosa


Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO

O salmista diz: “fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl. 37.25). Esse texto é uma constatação a partir da experiência do homem de Deus, mas não pode ser aplicado a todas as situações. Conforme estudaremos na lição de hoje, é possível que o cristão passe por privação financeira, pela experiência da dispensa vazia.

LIÇÃO 6 – UMA FAMÍLIA QUE AMAVA A PALAVRA DE DEUS

Texto Bíblico: 2 Tm 1.3-5; 3.14,15


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que a Palavra de Deus contém as respostas para todas as questões em nossa vida. A família que ama e obedece a Palavra de Deus encontra verdadeira paz e alegria.


A palavra é...
FAMÍLIA

Cole o desenho Jd6 fig 1 na galeria de imagens em uma cartolina e escreva: Família que ama a Deus lê a Bíblia


Fonte:www.diocesedeuruacu.com.br


Aprendendo a Bíblia
“Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.” (Lc 11.28 – NTLH)

Leia o versículo com os pequenos no mínimo quatro vezes. Enfatize que Deus quer o melhor para nós, por essa razão quando obedecemos Sua Palavra somos mais felizes, pois Ele nos diz para praticar ações que nos farão bem e trarão grandes alegrias e nós e a nossa família.


História Bíblica
Timóteo era um amenino alegre e muito inteligente. Vivia com seu pai, sua mãe e sua avó
Havia uma coisa de que Timóteo gostava muito, muito. Era de ouvir e aprender histórias da Bíblia.

Todos os dias a mamãe Eunice e a vovó Lóide contavam histórias da Bíblia.
Mamãe dizia a Timóteo:
__ A Bíblia nos ensina tudo sobre Deus.
A vovó completava:
__ A Bíblia diz que Deus ama você, meu neto. A Bíblia diz que Deus fez o mundo e tudo de bonito que há nele e também fez as pessoas. Todos os dias Timóteo aprendia a Bíblia, e recitava os versículos que havia aprendido.

Assim Timóteo ia crescendo, participa dos cultos, louvando a Deus e orando. Quando já estava um rapazinho, chegou na cidade onde ele morava um missionário chamado Paulo.
Timóteo foi ouvi-lo, prestou muita atenção e notou que Paulo falava as Palavra da Bíblia.

Após a pregação de Paulo, Timóteo foi cumprimentá-lo e Paulo conversando com Timóteo notou que ele conhecia a Bíblia, e ficou muito feliz de ver aquele jovem que amava e conhecia a Palavra de Deus. Paulo o convidou para ir com ele pregando o Evangelho:
__ Timóteo você quer viajar comigo e me ajudar a falar de Jesus às pessoas?
__ Ah quero sim. Quero muito. Respondeu Timóteo.

Timóteo pediu permissão aos seus pais e eles concordaram. E assim Timóteo foi com o apostolo Paulo, e se tornou um missionário.


Fixando a aprendizagem
Reproduza o desenho na galeria de imagens para os pequenos colorir

Fonte: www.advir.com



Fontes Consultadas:
· Bíblia NTLH - SBB
· Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
· 53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
· Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
· Lois Rock/Cristina Balit - Bíblia Para Crianças: Histórias Sempre Vivas – Editora Sinodal


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD