quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lição 5 - Obadias, o princípio da retribuição I Plano de Aula

PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP)

PLANO DE AULA Nº 5
LIÇÃO Nº 5 – OBADIAS, O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência dos livros dos profetas menores, estudaremos hoje o menor livro do Antigo Testamento, o livro de Obadias.
- Obadias foi levantado por Deus para anunciar a Edom que pela sua atitude maligna contra Israel, desejando a destruição do seu próprio irmão, seria ele próprio destruído.
2º SLIDE   I – O LIVRO DE OBADIAS
- "Obadiah" (עובךיה) - "servo de Jeová".
- O livro de Obadias não traz em que reinado o profeta escreveu, mas, ante as referências que se fazem à destruição do povo de Israel, dá-se a entender que os fatos mencionados dizem respeito à invasão babilônica a Judá.
3º SLIDE
- O livro de Obadias é uma profecia contra Edom, que se regozijara com a derrota de Judá.
- Edom, realmente, sofreu uma terrível derrota e praticamente deixou de existir como nação em 312 a.C., quando um exército de árabes e nebateus arrasou Edom, embora ainda existissem alguns edomitas durante alguns séculos depois, como é o caso de Herodes e sua família.

Lição 5 - Obadias, o princípio da retribuição

COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM RECIFE/PE

LIÇÃO 05 – OBADIAS – O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO
INTRODUÇÃO
Obadias é o livro mais curto do Antigo Testamento, contendo apenas 21 versículos. Seu conteúdo é uma mensagem profética de ameaça contra Edom, os descendentes de Esaú e inimigos implacáveis de Israel, porque este povo ajudou os caldeus durante o cerco de Jerusalém e se alegrou com a sua queda e destruição; mas, também, de restauração para Judá. No entanto, nesta lição, estudaremos não apenas sobre o profeta Obadias e seu livro, mas, também, sobre alguns temas relevantes que estão relacionados a mensagem do livro de Obadias, tais como: o princípio da retribuição, a soberania divina e o livre arbítrio do homem.

LIÇÃO 5 - NÃO PEGUE O QUE NÃO É SEU

Texto bíblicoLc 19.1.10


Para Refletir: Amados nós que fomos chamados  para ensinar que façamos com muito amor e carinho pois tudo o que ensinamos hoje a eles servirá  para o futuro da igreja. Nosso Deus nos elegeu para que a cada dia o seu exército cresça e a sua vontade tem que a cada dia crescer em nossos corações. Ao ministrar sua aula ensine aos  pequeninos que Deus os ama e que perdoa todos os pecados , e que não devemos querer o que
 Não nos pertence Que Deus vos abençoe.


Objetivo
Ensine a eles que nós não podemos querer o que não é nosso.


Palavra do dia é:  AMOR
Amplie o desenho Jd5 fig 1 da galeria de imagens como introdução do tema de hoje.

Aprendendo a Bíblia
´´... O filho do homem veio buscar e salvar quem está perdido.
LC 19.10

LIÇÃO 5 – SIRVO À UM DEUS QUE OUVE MINHA ORAÇÃO

Texto Bíblico: 1 Reis 17.1; 18.1,2,17-39


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus sabe todas as coisas e está ao mesmo tempo em todos os lugares, assim Ele sempre nos ouve, sempre está conosco, onde quer que estejamos.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS, ELE SEMPRE OUVE MINHAS ORAÇÕES

Cole o desenho Prim5 fig 1 da galeria de imagens,  em um cartaz e escreva a frase do dia e o versículo para memorização. Enfatizando aos pequenos que quando oramos estamos conversando com Deus, que quanto mais oramos mais aumenta a nossa amizade com Ele, e os amigos sempre nos ajudam. É maravilhoso termos Deus como nosso amigo.

 Fonte: www.estanteteologica.blogspot.com


Memória em ação
“Ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações.”  (Sl 6.9 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

LIÇÃO 5 – SETE HOMENS E UM TRABALHO

Texto Bíblico:Atos 6.1-7


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que devemos servir a Deus fazendo algo com a capacidade que Ele nos deu


Exercitando a memória
“Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! (1 Pe 4.10  – NTLH).

Dom é Dádiva, presente; capacidade recebida como um favor divino.
Dons são concedidos por Deus não para vantagem pessoal, mas para cumprir Sua Vonatde no beneficio de todos.

LIÇÃO 5 - CONVITE DE CASAMENTO

ENFOQUE BIBLICO
“Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe gloria, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7)

OBJETIVOS
Definir as Bodas do Cordeiro, situando este evento na seqüencia cronológica dos acontecimentos relacionados ao futuro da igreja.
Enfatizar que cada cristão, pertencente à igreja, deve estar preparado para se encontrar com o Senhor.
Cultivar em seus alunos o desejo de estar com o Senhor.


INTRODUÇÃO
O maior desejo de Jesus é que a igreja esteja com ele no céu e o maior desejo da igreja é estar com ele nas mansões celestiais. Nesta lição estudaremos sobre as Bodas do Cordeiro, uma grande festa que ocorrera no céu. Enquanto a igreja festeje lá no céu, aqui na terra os ímpios estarão passando por um período de tribulação. Serão em linguagem humana sete anos de festa. Você vai participar? Então nos encontraremos lá.

LIÇÃO 5 – E(FÉ)SIOS É A CARTA DA ... ?

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conhecera epistola aos Efésios, conscientizando-se da das bênçãos que recebem aqueles que pela fé, demonstram em seu cotidiano que vivem para Cristo.


Para refletir
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.”(Ef. 2:8 – ARC).

A maioria dos homens tenta colocar Deus numa posição de débito com relação a sua salvação. Eles trabalham para serem salvos, ao invésde trabalharem por serem salvos. Eles vão "procurando estabelecer a sua própria justiça" (Rm. 10:3).

Somente aqueles que"provaram que o Senhor é gracioso", não sentem objeção no seu coração à declaração de um simples crente - "Se Deus não tivesse me escolhido antes de eu ter nascido, Ele nunca teria visto motivo para me escolher depois, pois não há nada em mim que atraia o amor de Deus

Texto Bíblico: Ef. 4:1-6

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LIÇÃO Nº 4 – AMÓS, A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO



PLANO DE AULA Nº 4


LIÇÃO Nº 4 – AMÓS, A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos livros dos profetas menores, estudaremos o livro de Amós.
- Amós foi levantado por Deus para denunciar a gritante desigualdade social vivida pelo povo de Israel (reino do norte) nos dias de Jeroboão II, dias em que a prosperidade material não retirou a injustiça, causada pelo pecado.
2º SLIDE  I – O LIVRO DE AMÓS
- "Amos" (עמןס) -  "fardo, carga pesada"(ou, "forte").
-  O profeta era um agropecuarista simples de Judá, de Tecoa, que foi chamado para trazer mensagens duras para o povo do reino do norte, o reino de Israel, enfrentando grande perseguição e oposição, principalmente dos sacerdotes de Betel.
3º SLIDE
- Amós profetizou em tempo de grande prosperidade material em Israel e em Judá, nos reinados de Uzias e de Jeroboão II.
- A mensagem do livro de Amós diz respeito ao juízo vindouro que estava para ser lançado sobre o reino do norte, o reino de Israel (as dez tribos), caso eles não se arrependessem de seus pecados.
4º SLIDE
- Amós mostra como o pecado trazia uma situação de violência, corrupção e injustiça social sem medida na sociedade israelita e que, apesar da prosperidade material vivida, Deus chamaria o povo para um acerto de contas, como acabou ocorrendo.
- Apesar de sua mensagem contundente, o profeta foi expulso do reino de Israel e esta rejeição do profeta representou a rejeição da própria mensagem divina, selando, assim, o destino trágico daquelas tribos, até hoje conhecidas como as “dez tribos perdidas de Israel”.

LIÇÃO 4 - AMÓS – A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 4º Trimestre de 2012 - Lição 4 | AD Belém - Setor 20 (Arujá/SP) - Congr. Pq. Rodrigo Barreto I | Jonas M. Olímpio

   Atenção Professor!
    Após essa aula, seu aluno deverá estar apto a:
    >    Dissertar a respeito da vida pessoal de Amós e a estrutura do livro;
    >    Saber que a justiça social é um empreendimento bíblico;
    >    Apontar a política e a justiça social como elementos de adoração a Deus.
Uma igreja que não luta pela
justiça social não tem o amor de
Deus e não pode dizer que é
genuinamente cristã, porque
Cristo ordenou o amor ao próximo
Texto Áureo
    Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder[1] a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus (Mt 5:20).
Verdade Prática
    Justiça e retidão são elementos necessários e imprescindíveis à verdadeira adoração a Deus.
Palavra-chave
    Adoração: Rendição a Deus em todas as esferas da vida.
Leitura Bíblica em Classe

    Amós 1:1; 2:6-8; 5:21-23 - As palavras de Amós[2], que estava entre os pastores de Tecoa[3], as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias[4], rei de Judá, e nos dias de Jeroboão[5], filho de Joás[6], rei de Israel, dois anos antes do terremoto. 2:6-8Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, 7Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome. 8E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas[7], e na casa dos seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado. 5:21-23Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. 22E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. 23Afasta de mim o estrépito[8] dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.
Os pobres estavam sendo
massacrados pela corrupção
governamental da época; Deus
levantou seu profeta no intúito de
alertar de que haveriam severas
punições aos que não estavam
cumprindo os seus sagrados
mandamentos
Introdução
      ·         Nos 146 versículos de seus 9 capítulos, o livro de Amós faz uma ampla abordagem sobre o panorama de Israel, a qual se encaixa perfeitamente no nosso cenário atual.
·         Ele foi um homem de coragem e, como muitos outros profetas, combateu as influências pagãs e as injustiças sociais que aconteciam na época.
·         O contexto básico de seu livro enfatiza a justiça de Deus e mostra que o que Ele espera de nós não é a religiosidade, mas sim uma verdadeira adoração.
·         Como nos tempos passados, muito se fala em adoração nos dias atuais, mas poucos preocupam-se verdadeiramente com a qualidade daquilo que estão oferecendo ao Senhor; onde não existe a prática da justiça, a “adoração” é tempo perdido [Mt 15:7-9 - Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos[9] dos homens.].

LIÇÃO 4 - NÃO FIQUE ABORRECIDO

Texto Bíblico: 1 Samuel25.1-42


Objetivo
Ensinar as crianças que deus não se agrada quando ficamos brigados ou aborrecidos com alguém


Palavra do dia...
ABORRECIDO


Amplie o desenho Jd4 fig 1 na galeria de imagens e mostre aos pequenos, pergunte o que o desenho diz a eles, se o personagem está feliz ou aborrecido.

Fonte: www.dibjr.wordpress.com

Explique que quando ficamos aborrecidos com alguém, nosso semblante fica pesado, mesmo sendo bonitos ficamos feios .Pergunte quem quer ficar feio espere as respostas e diga que o papai do céu quer que perdoamos sempre.


Aprendendo a Bíblia
``... Façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.” Rm 12.18


LIÇÃO 4 – SIRVO A UM DEUS QUE ME DÁ AMIGOS!

Texto Bíblico: Rute 1.1-16;2.1-4


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que através da amizade podemos demonstrar o amor de Deus em nós.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS PORQUE ELE ME DÁ AMIGOS

Amplie e cole o desenho Prim4 fig 1 na galeria de imagens em um cartaz e escreva a frase do dia e o versículo para memorização.


Fonte: www.femminileboutique.blogspot.com
 

Memória em ação
“O amigo ama sempre.”  (Pv 17.17 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.
Pode usar a sugestão da revista mestre.

LIÇÃO 4 – UM POR TODOS E TODOS POR UM

Texto Bíblico:Atos 4.32-37-5.1-10


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se da importância de termos união com nossos irmãos, e que Deus é Verdade, e a mentira é abominável aos olhos Dele..


Exercitando a memória
“Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!”(Sl 133.1 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Todos os que aceitaram a Jesus e creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.
Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.

LIÇÃO 4 - O DIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

TEXTO BIBLICO- 1Co 3.6-15

ENFOQUE BIBLICO
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.” (2Co 5.10)

OBJETIVOS
Definir o Tribunal de Cristo, distinguindo-o dos outros julgamentos mencionados na palavra de Deus.
Encorajar os alunos a trabalhar no Reino de Deus com fidelidade e humildade por amor a Deus.
Enfatizar que todo trabalho feito com perseverança para o Senhor terá sua devida recompensa.

INTRODUÇÃO
Após o arrebatamento, todos os cristãos deverão comparecer perante Cristo para o julgamento. Eis a razão do Apostolo Paulo dizer: “Porem cada um veja como edifica” (1Co 3.10-17), manifestar se a, a obra de cada um, o Dia a demonstrara, revelando-a por meio do fogo, aquela que permanecer nos dará o galardão. Mas há os que serão salvos através do fogo. O que significa isso? É o mesmo que a pessoa estar no décimo andar de um edifício e derrepente o mesmo arde em chamas, os bombeiros consegue arrancar aquela pessoa do lugar apenas de pijamas, pois estava dormindo e ao acordar tudo estava ardendo em chamas. Está vivo, mas perdeu tudo que tinha, é a situação de alguns que hoje dorme, caso não venha a despertar, serão salvos apenas como se estivesse de “pijamas”. Salvo como que pelo fogo, não sobrou nada de seus 40, 30, 20, 10 anos de fé. Que Deus nos ajude e que nós nos esforcemos a trabalhar com fidelidade, humildade e amor na obra do Mestre. Esteja certo agindo assim teremos galardão.

LIÇÃO 4 - CONFRONTO HISTÓRICO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entenderque combatemos constantemente as obras das trevas, porém que nosso maior inimigo é nossa própria natureza; conscientizar-se da necessidade do fruto do Espírito para vencermos no dia a dia.

Para refletir
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis”.(Gl. 5.17 – ARC).

O espírito e a carne são opostos um ao outro, conforme evidenciado por suas obras e frutos (Gl 5.19-22). O resultado dessa oposição é um conflito interno dentro de todos os cristãos, aqueles que aprendem que não podem ser vitoriosos por sua própria força (Rm 7.15-23), que se submetem ao Espírito Santo e procura desenvolver o fruto do Espírito, esses serão mais que vencedores.

Texto Bíblico: Gl. 5:16-26.

Introdução
Na Bíblia de Estudo Genebra, o texto em questão já começa com duas coisas interessantes: Paulo usa o verbo Andar na forma imperativa Andai e o advérbio de tempo jamais que modifica completamente a atitude do verbo (v. 16). O apóstolo quis nos passar a seguinte ordem: "Caminhai, continuamente, no Espírito e, em tempo nenhum (nunca) cumprireis os desejos (vontades) da carne".

Definição do termo "Carne"
Paulo diz no cap. 6:13 que os agitadores da Galácia queriam circuncidar os gálatas a fim de gloriarem-se em sua "carne" e, em 2:16, o apóstolo relata que pela observação da lei, "nenhuma carne" (isto é, ninguém) será justificada. Paulo usa o termo "carne" em, pelo menos, três sentidos. Em um sentido mais geral, refere-se ao que é humano. Em outro sentido, refere-se ao corpo físico. Em um sentido mais específico, principalmente quando aparece em oposição ao "espírito", refere-se à natureza humana pecaminosa, que envolve também a mente e a alma.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

LIÇÃO Nº 3 – JOEL, O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO

O livro de Joel mostra-nos que o Senhor deseja derramar o Espírito Santo aos que se arrependem de seus pecados para que tenham vida espiritual plena.
 
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, veremos hoje uma visão panorâmica do livro do profeta Joel, o segundo  destes livros no cânon da Bíblia.
- O livro de Joel mostra-nos que o Senhor deseja derramar o Espírito Santo aos que se arrependem de seus pecados para que tenham vida espiritual plena.
I – O LIVRO DE JOEL
- Em hebraico, "Yoe’l"(יואל), que significa "Jeová é Deus".  Joel é um profeta do reino do sul, o reino de Judá. Segundo alguns estudiosos, o ministério de Joel é da época do rei Joás, ou seja, um pouco anterior a Isaías e a Amós. Sua antiguidade é admitida na tradição judaica, tanto que é colocado após os escritos de Oseias no "Livro dos Doze" (“Shenem Assar” – שוים עשר).
- Segundo Edward Reese e Frank Klassen, co-organizadores da Bíblia em ordem cronológica, o livro de Joel seria datado de cerca de 828 a.C., durante o reinado de Joás, sendo posto por estes estudiosos entre II Cr.24:14 e II Cr.24:15, ou seja, antes da morte do sumo sacerdote Joiada, na primeira fase do reinado de Joás, quando este rei foi fiel ao Senhor (II Cr.24:2,17,18).
- A mensagem do livro diz respeito ao juízo que viria sobre o povo de Deus, que foi identificado como sendo o cativeiro da Babilônia. Mas a mensagem de Joel também fala do futuro, menciona o derramamento do Espírito Santo e o "dia do Senhor", o acerto de contas que Deus fará com a humanidade impiedosa. Joel foi mencionado por Pedro no sermão inaugural da Igreja no dia de Pentecostes, exatamente por causa de sua profecia do derramamento do Espírito Santo. Por isso, Joel é conhecido como "o profeta pentecostal".
- O livro de Joel, que tem três capítulos, pode ser dividido em três partes, a saber:
  1. 1ª parte - o dia do Senhor exemplificado - Jl.1
  2. 2ª parte - o dia do Senhor profetizado - Jl.2
  3. 3ª parte - o julgamento das nações e as bênçãos do milênio - Jl.3

LIÇÃO 03 – JOEL - O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO

INTRODUÇÃO
Nesta lição conheceremos um pouco mais sobre o profeta Joel, que é conhecido como: “O Profeta do Avivamento” por sua mensagem sobre a dispensação do Espírito Santo. Analisaremos ainda sobre aspectos de sua mensagem que fora proferida contra Judá (Reino do Sul), onde ele utilizou-se de acontecimentos reais do cotidiano, como uma praga de gafanhotos, para de forma metafórica transmitir os oráculos do Senhor. Também veremos, que sua mensagem é tão atual para a igreja como foi na sua época para Judá.
I – INFORMAÇÕES SOBRE O PROFETA JOEL
1.1 Nome. O autor é intitulado "Joel, filho de Petuel" (1:1). O nome hebraico Yô'el significa "Yahweh (ou Jeová) é Deus". Sua forma abreviada é “Yahu”. Andava e profetizava em Jerusalém, porém, ele não foi conhecido tanto pelo seu nome “Joel”, mas sim como “Profeta do avivamento”. A história pessoal de Joel está limitada ao que foi sugerido pelo próprio livro. Embora mais outras 14 pessoas do AT tenham o nome de Joel, o profeta não pode ser identificado com nenhuma delas. O nome de seu pai indica que esse fosse um homem bem conhecido e de certa notoriedade.

LIÇÃO 3 – APRENDENDO A PERDOAR

Ao Mestre
Prezado professor, lendo o texto da lição de hoje, conclui que a história de Davi e Saul se constituía de um texto mais complexo para as crianças. Assim sendo, decidi substituir o texto da lição pela parábola do credor incompassivo. Espero que aprecie. Deus abençoe grandemente seu ministério.


Texto Bíblico: Mt 18.22-35


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que devemos perdoar as pessoas assim como Deus nos perdoa.

LIÇÃO 3 – SIRVO A UM DEUS QUE ME DÁ CORAGEM

Texto Bíblico: Juízes 6.1;11-23


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que é Deus que nos capacita e nos encoraja para vencermos as dificuldades.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS PORQUE ELE EM DÁ CORAGEM

Escreva em um cartaz a frase do dia, e o versículo para memorizar, abaixo destes escreva:
EU NÃO TENHO MEDO, POIS LENO A BIBLIA, DESCOBRI QUE DEUS ME AJUDA E DÁ CORAGEM


Memória em ação
“Ó SENHOR Deus, tu ouvirás as orações dos que são perseguidos e lhes darás coragem.”  (Sl 10.17 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

LIÇÃO 3 - RAPTO RÁPIDO

TEXTO BIBLICO 1Co 15.51-58

ENFOQUE BIBLICO
“ Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a ultima trombeta, porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1Co 15.52)

OBJETIVOS;
Definir o arrebatamento da igreja e enfatizar que nenhuma pessoa sabe o dia ou à hora deste evento escatológico.
Explicar, com detalhes, quando e de que modo se darão, segundo a Bíblia, as duas ressurreições.
Conscientizar os alunos de que é mais importante estarem preparados para o arrebatamento do que curiosos quanto aos eventos futuros.


INTRODUÇÃO
Tim Lahaye mostra 15 diferenças entre o arrebatamento e o Glorioso Aparecimento.
Destacaremos algumas:
No arrebatamento:                                                No evento glorioso
Cristo vem nos ares para os seus   ------ Virá com o seus para a terra
Será arrebatado os cristãos salvos ------  Não há arrebatamento
Os salvos serão levados a casa do Pai ---Não verão a casa do Pai
Não há julgamento na terra ----------------Cristo Julgara os Habitantes da terra
A igreja levada ao céu ----------------------Cristo estabelece seu Reino na terra
Antes da Tribulação -------------------------Depois da Tribulação
Somente os seus O verão -------------------Todo o olho O verá
A Tribulação começa ------------------------O milênio começa

LIÇÃO 3 – CRISTÃO PASSA POR TRIBULAÇÃO?

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conscientizar de que as cartas (epistolas) contem ensinos práticos, ou seja, para que vivamos em nosso cotidiano. E que a formula de nosso sucesso espiritual e material está no “caminho mais excelente” (1 Co 12:31) – o amor.

Para refletir
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (2 Co 13:13 - ARC)

O anúncio maravilhoso da graça de Deus, que erra­dica a culpa, vai de encontro à intuição que todo homem tem: que um preço deve ser pago.
A graça é a resposta que vem, é a mensagem suprema da Bíblia, sua suprema revelação; é Deus mesmo quem paga, Deus mesmo pagou o preço de uma vez por todas, o preço mais caro que ele poderia pagar: a sua própria morte, em Jesus Cristo, na cruz.

Ao aceitarmos esse sacrifício estamos livres da culpa, porque Deus pagou o preço. Jesus Cristo veio "para salvar o que estava perdido" (Mt 18:11). Aquele que "sempre teve a mesma natureza de Deus... se tornou semelhante ao homem, e apareceu na semelhança humana. Ele se rebaixou, andando nos caminhos da obediência até a morte - e morte na cruz (Fp 2:6-8).

O profeta Isaías já havia vislumbrado este mistério (Is 53:2-5): "Porque foi subindo como um renovo perante ele, e como raiz duma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era despreza­do, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por ferido de Deus, e oprimido. “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

Isso é viver na Graça do Senhor Jesus Cristo, no centro do amor de Deus e na comunhão co Espírito Santo.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

LIÇÃO 02 – OSEIAS – A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS

INTRODUÇÃO



            O profeta Oseias é o primeiro dos doze profetas que estaremos estudando durante este trimestre. Nesta lição, destacaremos  importantes informações sobre o profeta, seu livro, o contexto em que foi levantado para profetizar, seus contemporâneosVeremos ainda que Deus utilizou-se de um fato real, o casamento e a traição sofrida pelo profeta Oseias por parte de sua esposa Gomer, para ilustrar a aliança e a infidelidade de Israel para com Ele; e que, apesar do cativeiro que sofreria como punição, seriam restaurados por causa do grande amor divino. Por fim, pontuaremos ensinamentos que servem também para a Igreja de Cristo.

LIÇÃO 2 - OSEIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS

TEXTO ÁUREO = Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo (2 Co 11.2).
VERDADE PRÁTICA = O casamento de Oseías ilustra a infidelidade de Israel e mostra a sublimidade  do amor de Deus.
LEITURA BIBLICA = OSEIAS 1: 1,2; 2: 14-17, 19,20
INTRODUÇÃO 
Os estudiosos consideram Amós o líder dos que libertariam a religião de sua relação antinatural com a tirania, o egoísmo, o cerimonialismo e a superstição. Em comparação com ele, Oséias é considerado o profeta mais antigo que interpretou a vontade de Jeová relacionada ao amor. Conforme observou George Adam Smith: “Não há verdade dita pelos antigos profetas sobre a graça divina que não encontremos embrionariamente neste profeta. {...} Ele é o primeiro profeta da graça, o primeiro evangelista de Israel”.’
O teor da profecia é um testemunho dinâmico e severo contra o Reino do Norte por ter se apostatado do concerto. Todos conheciam bem a corrupção que campeava pela nação no âmbito das questões públicas e particulares.
O propósito de Oséias era o de convencer seus compatriotas sobre a necessidade de se arrependerem, restabelecerem a relação de concerto e dependerem do Deus paciente, compassivo e perdoador. “Oséias apresenta a ameaça e a promessa do ponto de vista do amor de Yahweh (Jeová) por Israel como seus filhos queridos e como a sua esposa do concerto”.
A doutrina do amor de Deus apresentada por Oséias não era inédita; contudo, foi expressa com clareza e propósito. Ainda que sua mensagem não esteja na lista dos principais profetas por causa da brevidade de suas declarações, deve constar entre as mais importantes em termos de compreensão das Escrituras. Oséias era mais poeta que teólogo — o apóstolo João do Antigo Testamento.

LIÇÃO 2 - OSÉIAS - A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS

4º Trimestre/2012

Texto Básico:Oséias 1:1,2;2:14-17,19,20

INTRODUÇÃO


A relação de Deus com Israel era como uma aliança conjugal. Israel havia se “casado” com o Senhor no Sinai. Israel prometeu a Deus fidelidade. Porém, logo se desviou da aliança e começou a flertar com outros deuses. Não tardou para que Israel abandonasse a Deus, seu “marido”, para prostituir-se com outros deuses. A idolatria é infidelidade a Deus; é rompimento da aliança; é quebra dos votos de fidelidade. A idolatria é uma torpeza.
A profecia de Oséias foi a última tentativa de Deus em levar Israel a arrepender-se de sua idolatria e iniquidade persistentes, antes que Ele entregasse a nação ao seu pleno juízo. A ideia central da mensagem de Oséias é que o amor poderoso e inextinguível do Senhor por Israel não descansará enquanto não reconciliar toda a nação consigo. Mas, consequências trágicas se seguem quando o povo persiste em desobedecer a Deus, e em rejeitar-lhe o seu amor redentor.

LIÇÂO 2 - APRENDENDO A DIZER OBRIGADO

Texto Bíblico:Lc 17.11-19


Objetivo
Mostrar que devemos ser agradecidos a Deus por tudo que Ele nos concede.E que Deus se agrada de todos que se lembram de agradecer
          

APRENDENDO A BÌBLIA
E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões (Is . 40.8)


HISTORIA BIBLICA
DEZ HOMENS COM O MESMO PROBLEMA
            Dez homens tinham o mesmo problema  terrível
            Estavam com lepra, e tinham feridas horríveis no corpo
            Os dez homens não podiam viver com  outras pessoas .Tinham que ficar longe.
            Não podiam tocar em ninguém. “Ajude-nos, Jesus”, imploraram eles
                     Então Jesus os curou. Obrigado Jesus’.Agradeceu um dos homens
            Mais os outros se esqueceram de agradecer. Você já disse obrigado a Jesus hoje?
            Gostaria de fazer isto agora?
            Faça uma pequena oração com os pequeninos e incentive-os a agradecer por tudo que o
            papai do céu nos dá.
          


            Fixando a aprendizagem;
            Amplie o desenho Jd1 fig 2 da galeria de imagens para as crianças.

Fonte: www.pequeninos-de-jesus.blogspot.com

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araujo.

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 2 – SIRVO A UM DEUS VITORIOSO

Texto Bíblico: Juízes 4.1-23; 5.1-31


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que servir a Deus nos trás grande alegria, e termos amizade com Ele é algo maravilhoso.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS COM ALEGRIA.

Cole o desenho Prim2. fig 1 da galeria de imagens em um cartaz e escreva a frase do dia. Enfatizando aos pequenos que tudo o que fazemos para Deus deve ser com alegria, pois Ele nos ama e faz tudo por nós.

Fonte:www.classeprimarios.blogspot.com


Memória em ação
“Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!”. (Rm 8.31 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização. Isso se estivermos em acordo com a Sua Vontade, obedecendo-O.

LIÇÃO 2 – UM VENTO DO BARULHO

Texto Bíblico:Atos 2.1-42


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que precisamos do Espírito Santo para nos ajudar a servir a Deus melhor, por isso precisamos buscar o batismo com o Espírito Santo.
Enfatizando que o Espírito Santo nos auxilia em nossas orações.


Exercitando a memória
“... quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.”(At 1.8 – NTLH).

Sem o Espírito Santo não há poder de Deus (grego dunamis), é através do revestimento do Espírito Santo que damos um testemunho eficaz de nosso Senhor Jesus Cristo.

LIÇÃO 2 - SINAIS

TEXTO BIBLICO (Mt 24.1-12)

ENFOQUE BIBLICO
“E estando assentados no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mt 24.3)


OBJETIVOS
Enumeraros principais sinais indicadores do Arrebatamento da igreja.
Abordar, de modo amplo, os sinais escatológicos, os quais abrangem não apenas os dias que antecedem o Arrebatamento, mas também os anteriores ao fim do planeta Terra (e seu recomeço), como, por exemplo, a evangelização total do mundo (Mt 24.14).
Enfatizara importância de estar vigilante contra os falsos mestres.

LIÇÃO 2 – NÃO SEJA IGNORANTE!

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conhecer os dons espirituais; buscar a Deus para obte-los.

Para refletir
“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.”(1 Co 12:1 – ARC).
Os dons espirituais, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para que juntos possamos trabalhar para servir a Deus e uns aos outros. A Bíblia diz em Romanos 12:4-5 “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”

Os dons espirituais vêm de Deus com um fim especial. A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:4-6 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.”

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LIÇÃO 1 – APRENDENDO A OBECEDER

Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, é imprescindível que o façamos com nosso espírito renovado na Presença e Unção do Senhor Jesus. Dedique todos os dias um tempo para estar orando e meditando na Palavra de Deus, é a única forma de nos mantermos vivos espiritualmente.

Nós, que fomos chamados para sermos professores de EBD (Escola Bíblica Dominical) não devemos ser assim. Como ensinaremos o que não sabemos. Como iremos conduzir nossos pequenos à Cristo se nós mesmos não O conhecemos?
Lembremo-nos do conselho paulino: “... O que ensina esmere-se no fazê-lo”. (Rm 12.7- ARA).
Deus continue a abençoar o seu ministério.

LIÇÃO 1 - ESCATOLO... O que?

TEXTO BIBLICO- (Lc 21.24-36)

ENFOQUE BIBLICO
“Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem” (Lc 21.36)

INTRODUÇÃO
Saudação: “Da parte daquele que é, que era e que há de vir, ...” (Ap 1.4 ARC, gifo meu)

LIÇÃO 1 – O QUE É GRAÇA E MISERICÓRIDA?

Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando o quarto trimestre de 2012, e foi grande minha alegria ao tomar conhecimento de nosso Tema – “as Cartas do Apostolo Paulo”. Vinte e um dos vinte e sete livros que formam o Novo Testamento pertencem ao gênero epistolar. São cartas escritas com a finalidade de dirigir, aconselhar e instruir nos seus primeiros desenvolvimentos as igrejas recém-formadas ou para ajudar os responsáveis por pastoreá-las e administrá-las.

No livro de Atos dos Apóstolos, se relata como a fé cristã começou a propagar-se pela Palestina, Ásia Menor e diversos pontos da Grécia, nos anos que se seguiram à ascensão do Senhor. A rapidez dessa expansão veio, muito cedo, revelar que o trabalho missionário não se reduzia a promover pequenos grupos de crentes em diversos lugares, mas exigia, também, manter com as novas comunidades um relacionamento vital que contribuísse para edificá-las espiritualmente e para orientar a sua conduta de acordo com os preceitos da sua fé em Cristo. Como conseqüência de tal necessidade, o anúncio do evangelho, basicamente oral no princípio, teve de ser suplementado não muito tempo depois pela comunicação por carta. Isso tornou possível aos pregadores continuar o seu labor de extensão missionária sem por isso abandonar a atenção às igrejas já estabelecidas.

As epístolas, como os demais livros do Novo Testamento, estão escritas em grego, o que não significa que o estilo literário epistolar estivesse especialmente difundido no mundo grego da época. Mas era um estilo muito difundido entre os romanos, que fizeram uso normal do correio como instrumento idôneo para vincular a metrópole com as legações políticas e militares de serviços nas províncias do Império.

LIÇÃO 01 – A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES

Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Recife / PE

Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais


Pastor Presidente: Aílton José Alves


Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo AmaroCEP. 50040 – 000       Fone: 3084 1524



INTRODUÇÃO


                O tema da lição do último trimestre de 2012 é: Os Doze profetas Menores: Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. São 13 lições sobre os Profetas Menores, onde teremos a oportunidade de estudar alguns temas relevantes, tais como: fidelidade, derramamento do Espírito Santo, justiça social, soberania divina, juízo vindouro e muitos outros. Nesta primeira lição, veremos algumas definições sobre profecia, profeta, profetas orais e literários; abordaremos algumas características dos profetas do AT; e traremos um breve resumo de cada um desses livros.    

LIÇÃO 1 - A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES

A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE
                                               Estamos dando início ao último trimestre letivo do ano de 2012, completando, assim, pela graça e misericórdia do Senhor, mais um ano de estudos da Palavra de Deus, caminhando em santificação nesta nossa peregrinação terrena.
                                               O ano letivo iniciou-se com um importante estudo sobre a verdadeira prosperidade bíblica, quando, então, enfrentamos os ensinos falsos da teologia da prosperidade, de longe o maior mal que tem afligido a Igreja nestes dias derradeiros da dispensação da graça.
                                               No segundo trimestre, seguindo a linha adotada há alguns anos pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), tivemos o estudo de um livro das Escrituras, desta feita, o livro do Apocalipse, ainda que com ênfase na primeira parte do livro, que trata das sete cartas que o Senhor Jesus mandou às igrejas da Ásia Menor.
                                               No terceiro trimestre, findo há pouco, como que complementamos o estudo do primeiro trimestre, estudando sobre como vencer as aflições da vida, conscientizando-nos de que, neste mundo, teremos aflições mas que, mantendo a comunhão com o Senhor, não só as aflições não atingirão nossa vida espiritual, como também nós poderemos vencê-las assim como Cristo as venceu.