quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vídeos e Slides - LIÇÃO 9 – HABACUQUE – A SOBERANIA DIVINA SOBRE AS NAÇÕES

Vídeo aula ministrada pelo pastor Ronaldo Bissi, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)
 
Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)
 
Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)
 
 
 


LIÇÃO 09 – HABACUQUE – A SOBERANIA DIVINA SOBRE AS NAÇÕES

INTRODUÇÃO
Estudaremos nesta lição, sobre o dilema do “profeta-levita” Habacuque com Deus. Analisaremos, que este servo do Senhor, era um homem que buscava respostas perturbado pelo que observava na sua nação (Reino do Sul -Judá). Em seu livro, o questionamento principal do profeta Habacuque a Deus, resume-se a duas perguntas cruciais: (1) Porque o Senhor contempla a maldade de Judá, e mesmo assim não a castiga? (Hc 1.1-4); e (2) Porque uma nação corrupta como a Babilônia, deveria conquistar a nação de Judá, que era menos má? Por fim, após estas duas perguntas ao Senhor e sua rápida resposta, o profeta termina sua profecia com um dos mais belos cânticos da Bíblia, exaltando ao Senhor apesar da iminente derrota de seu povo pelos caldeus.

LIÇÃO 9 - APRENDENDO A SER AMIGO

Objetivo:Ensine as crianças que os amigos foi Deus que nos deu e que devemos agradecer por nossos amigos


Palavra do Dia: AMIGO
Amplie e Cole a figura Jd9 fig 1 da galeria de imagens em uma cartolina para enfatizar a palavra do dia
   
Fonte: www.jaquebalbys.blogspot.com


HISTÓRIA BÍBLICA
João 1.35-42-51
Os primeiros amigos de Jesus 
João Batista estava ensinando as pessoas:
__Vocês precisam deixar as coisas erradas. Precisam pedir perdão a Deus . Já, já o Prometido de Deus estará aqui para nos ajudar.

Um dia, Jesus passou perto de onde João batista estava ensinando,João Batista apontou para ele e falou:
__Estão vendo aquele que está passando ali? Ele é o prometido de Deus.
Ele veio ao mundo para ser nosso Salvador

LIÇÃO 9 – SIRVO A UM DEUS QUE ME DÁ FORÇA

Texto Bíblico: Neemias 2.1-20;6.15,16


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus nos auxilia nas mais difíceis tarefas que temos de fazer. Ele sempre está conosco para nos ajudar.


Frase do dia...
DEUS ME CONCEDE FORÇAS PARA SERVI-LO


Memória em ação
“... A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes.”  (Ne 8.10 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.


Explorando a Bíblia
Hoje vamos falar de um homem muito legal. A história dele está na Bíblia, mas é muito raro a gente ouvir falar dele! Mas ele fez algo muito importante. Ele reconstruiu as muralhas de segurança da cidade de Jerusalém. Vocês se lembram de Jerusalém, a cidade que Jesus encerrou o seu ministério de evangelização?

O nome do homem que também ajudou a reconstruir aquela cidade, bem antes de Jesus nascer, é Ne-e-mias! Ne-e-mias! Isso mesmo! Neemias. Quem conhece Neemias aí levanta a mão!
Pois agora eu gostaria que vocês prestassem atenção. Neemias significa “Deus Consola”. Agora quero ver se tem alguém esperto aí na sala! Vocês sabem quem é o consolador que está entre nós? Isso mesmo. O Espírito Santo. E o nome Neemias significa justamente que Deus consola. Ele era copeiro do Rei.

LIÇÃO 9 – ARRUMANDO AS MALAS

Texto Bíblico:Atos caps. 13 e14


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a Igreja deve anunciar as Boas Novas (o Evangelho) a todas as pessoas. Deus capacita-nos a cumprir esta missão.


Exercitando a memória
“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.  ” (Lc 4.18,19 – ARC).


Crescendo no conhecimento
Na lição 9, estudamos sobre a conversão de Saulo, o qual passou a chamar-se Paulo de Tarso.
Devido às perseguições, Paulo havia ido para outra região.

LIÇÃO 9 – ARMAGEDOM

TEXTO BÍBLICO(Ap 19.11-20)

ENFOQUE BÍBLICO
“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mt 24.30)

OBJETIVOS
Nesta Lição estudaremos um evento que acontecerá sete anos depois do arrebatamento da Igreja: “A vinda de Jesus em Glória”. Será no momento mais dificil da Tribulação, Israel estará cercado e sem saída extrategica, quando o mundo presenciará o maior evento de todos os tempos. O céu se abrirá literalmente e todos  verão Jesus acompanhado de um exército incontavel para livrar Israel, julgar as nações, prender o Anticristo e o Falso Profeta, acorrentar Satanás e prende-lo. E em seguida  estabelecer o Milenio.
Diferençarcom clareza as duas fases da Segunda Vinda do Senhor: o arrebatamento da igreja e a Manifestação de Cristo em poder e grande glória.
Definira manifestação de Cristo de modo abrangente, mencionado todos os eventos que serão desencadeados com esse conhecimento.
Destacar a batalha do Armagedom e o julgamento das Nações, principais acontecimentos que antecedem o Milenio.

LIÇÃO 9 – O FIM ESTÁ PERTO!

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
A compreender o propósito do apostolo Paulo ao escrever aos tessalonicenses acerca da volta do SENHOR; conscientizar-se de que em nossos dias já opera as forças do mal e o espírito do Anticristo.


Para refletir
“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.”(1 Jo 2:18 – ARC)

Para ver isto nem precisa ser uma pessoa espiritual, qualquer um com bom senso, pode perceber a maldade que há na maioria das programações e principalmente nas novelas e muitos filmes, que estão cheios de violência, engano, traições, imoralidades. Novelas mostrando diariamente a infidelidade conjugal o sexo livre, sem compromisso, entre a juventude, incentivo ao namoro de crianças e outras coisas terríveis. Agora imagine o efeito na formação da personalidade de uma criança que ainda não sabe distinguir a fantasia da realidade. A criança que ainda vê tudo com inocência, acreditando que aquilo tudo é a realidade da vida.

Deus quer alistar soldados nesta última hora, soldados como Josué. Assim como operou maravilhas naquele tempo o Senhor também fará em nossos dias.
Aliste-se.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

LIÇÃO Nº 8 – NAUM, O LIMITE DA TOLERÂNCIA DIVINA

PLANO DE AULA Nº 8

1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, estudaremos o livro de Naum, o sétimo livro dos mencionados profetas no cânon do Antigo Testamento.
- O livro de Naum mostra-nos que a ira de Deus tarda, mas não deixa de Se manifestar.
2º SLIDE  I – O LIVRO DE NAUM
- "Nahum"(נחום) - "consolação".
- Naum era de Elcose (Na.1:1), cuja localização é desconhecida, entendendo alguns que se trata de um lugar na Galileia.

LIÇÃO 08 – NAUM - O LIMITE DA TOLERÂNCIA DIVINA

INTRODUÇÃO
Nínive, a capital do império Assírio, compõe uma boa parte do livro de Naum. Nesta lição veremos que a notícia de sua iminente destruição trouxe alívio para o Reino do Sul (Judá-Jerusalém), que estava sujeita a dominação assíria. O profeta portador das boas novas noticiou que Judá não seria mais forçada a pagar tributos como um seguro contra invasões e isto proporcionou alegria aos judeus por saberem que Deus é Justo e que ainda estava no controle. Veremos ainda que Nínive é um exemplo para todos os governantes, nações e pessoas do mundo, de que todo aquele que volta contra Deus, vivendo dissolutamente em pecado, irá sofrer a devida punição.

LIÇÃO 8 - APRENDENDO A REPARTIR

Objetivo
Ensine a criança que devemos repartir e emprestar nossos objetos para as outras crianças e para todos que precisam


Palavra do Dia: REPARTIR
Cole  a imagem Jd8 fig 1 em um cartaz,  e escreva a palavra do dia e o versículo para memorizar.

Fonte: www.antoniojtolissano.blogspot.com


Aprendendo a Bíblia
“Dêem aos outros, e Deus dará a vocês”.(Lc 6.34 – NTLH)

LIÇÃO 8 – SIRVO A DEUS COM ALEGRIA

Texto Bíblico: 1 Samuel 16.14-23


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus se agrada quando o louvamos com todo o nosso ser.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS, ELE MERECE SER LOUVADO

Cole o desenho Prim8 fig 1 em um cartaz e escreva a frase do dia e o versículo para memorização. Enfatizando aos pequenos que fomos criados para louvar a Deus, e que através dos cântico tanto o glorificamos como anunciamos o se grande poder.


Fonte:www.mensagens.culturamix.com

LIÇÃO 8 – DIGA “NÃO” AO PRECONCEITO!

Texto Bíblico: Atos 10.1-48


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se Deus não faz acepção de pessoas. Se Ele que é Deus não faz acepção, quem somos nós para fazer?


Exercitando a memória
“Então Pedro começou a falar. Ele disse: Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça..” (Atos 10.35,35– NTLH).


Crescendo no conhecimento
O fato relatado neste texto ocorreu um tempo depois do traslado de Jesus aos céus. Já havia ocorrido o dia de Pentecostes. Pedro e os demais apóstolos faziam inúmeros milagres em nome de Jesus e a igreja crescia. Os fatos aqui se passam em duas cidades:

LIÇÃO 8 - A VIDA É BELA

TEXTO BÍBLICO  (Ez 37.1-12)


ENFOQUE BÍBLICO
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos [...] E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo.” (Ex 19.5,6)


OBJETIVOS
Mostrar aos seus alunos que Deus escolheu Israel dentre todos os povos para ser um reino sacerdotal.
Discorrer sobre a história de Israel, desde a chamada de Abraão até os dias de hoje.
Enfatizaras profecias bíblicas quanto ao futuro de Israel, ressaltando que os acontecimentos relativos a esse povo são evidências de que o Arrebatamento da Igreja está próximo.


INTRODUÇÃO
“Tudo nos mostra que Cristo já volta; Breve Jesus Voltará! Já deste mundo o mar se revolta; Breve Jesus voltará (HC 401 – H.N)

LIÇÃO 8 – “FICAR” OU SANTIFICAR-SE?

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entender os conselhos paulinos na Epistola aos Tessalonicenses, conscientizando-se de que o servo de Deus (independente da faixa etária) deve ter uma vida separada (santa), afim de que possa agradar a Deus.


Para refletir
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”(1 Ts. 5:23 – ARC)

O alvo dessa oração do apostolo Paulo é a santificação total dos que se convertem à Deus, que todo o nosso corpo, alma e espírito sejam santificados para uso e posse de nosso SENHOR..


Texto Bíblico: 1 Ts. 4:1-7.

Introdução
A esperança de todos que obedecem a Deus, que acreditam sem reservas na Sua existência e no seu poder, está na vinda de Jesus, até porque se já estiverem mortos no dia do Senhor, serão ressuscitados (I Ts. 4:16); se ainda estiverem vivos, Jesus os levará com Ele (I Tess. 4:17).
Por esta razão vamos estudar a palavra de Deus para não sermos enganados

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lição 7 - MIQUÉIAS - A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA





MIQUÉIAS O nome Miquéias, que significa “Quem é como Jeová”, era muito comum en­tre os hebreus. Ele foi um profeta, autor do livro que leva o seu nome (Mq 1.1; Jr 26.18). Viveu em Moresete-Gate (Mq 1.1,14), uma cidade em Judá, perto da cidade de Gate dos filisteus e que, possivelmente, esteve alguma vez sob o governo de Gate. Essa cidade esta­va 30 ou 40 quilômetros a sudeste de Jerusa­lém. Eusébio e Jerônimo citam a tradição que colocou esse local não muito longe do leste de Eleuterópolis, que tem sido identificada com Beit Jibrin, situada em um vale que leva da planície costeira ao interior da Judéia, perto de Jerusalém. Dessa forma, o profeta viveu onde era capaz de observar a longa estrada por onde, durante séculos, haviam passado os exércitos invasores, assim como os pionei­ros e as caravanas comerciais.

Lição 7 - MIQUÉIAS - A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA

Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2012 - CPAD - Jovens e Adultos
Título: Os Doze Profetas Menores — Advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo.
Comentarista: Esequias Soares.
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Elaboração, pesquisa e postagem no Blog: Francisco A Barbosa.
Lição 7
Miqueias — A importância da obediência
18 de novembro de 2012
TEXTO ÁUREO
“[...] Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor é do que o gordura de carneiros” (1 Sm 15.22). - O obedecer é melhor do que o sacrificar: embora Samuel obviamente não acredite na desculpa de Saul (veja V. 19), mostra que, mesmo na hipótese de haver verdade nisso, a lição é que a prática de rituais não tem valor quando não é acompanhada por um espírito sincero e submisso. Veja denuncias semelhantes de rituais sem conteúdo, feitas posteriormente por outros profetas de Israel (Is 1.10-17;Jr 6.19-20; 7.21-26; Os 6.6; Am 5.21-24; Mq 6.6-8; Sl 51.16-17; Pv 15.8; 21.3,27).
VERDADE PRÁTICA
A mensagem de Miqueias leva-nos a pensar seriamente acerca do tipo de cristianismo que estamos vivendo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Miqueias 1.1-5; 6.6-8.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
  • Explicar a estrutura da mensagem de Miqueias.
  • Definir a obediência bíblica.
  • Conscientizar-se de que o ritual religioso não proporciona relacionamento íntimo com Deus e nem salvação.
Palavra Chave
Obediência: 
1. Cumprimento da vontade alheia.

2. Submissão.
3. Preito de homenagem.
4. Domínio, autoridade.
.

LIÇÃO Nº 7 – MIQUEIAS, A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA

PLANO DE AULA Nº 7

1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos livros dos profetas menores, hoje estudaremos o livro de Miqueias, o sexto livro no cânon do Antigo Testamento.
- O livro de Miqueias revela a todos os nós o que ocorre com quem obedece a Deus bem como quem Lhe desobedece.
2º SLIDE   I – O LIVRO DE MIQUEIAS
- Miqueias  -  "Mikhah" (מיכה) -  "quem é semelhante a Jeová?". Profeta contemporâneo a Isaías, Oseias e Amós.
-.Seu ministério ocorreu durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, de onde era natural, pois era de Moresete ou Maressa (Js.15:44), aldeia situada a 40 km a sudoeste de Jerusalém.

LIÇÃO 7 – APRENDENDO A CUIDAR DO CORPO

Objetivo
Professor ministre sua aula de maneira que possa conduzir os pequenos a compreender que devemos cuidar de nosso corpo, pois foi Deus quem nos deu para servi-LO.


Palavra do dia é:
CUIDAR

Pinte a figura Jd7 fig 1 da galeria de imagens, cole em um cartaz, e escreva a palavra do dia e o versículo para memorizar. Leia o versículo no mínimo três vezes com os pequenos. Enfatize que cuidar equivale termos uma postura de higiene e alimentação sadia, para que todo o nosso corpo funcione perfeitamente, pois estar doente significa que algum organismo não está funcionando como deveria.


Fonte: www.portuguesembadajoz.wordpress.com



Aprendendo a Bíblia
“Tu criaste cada parte do meu corpo...”  (Sl 139.13a - NTLH)

LIÇÃO 7 – SIRVO A UM DEUS QUE CURA

Texto Bíblico: 2 Re 5.1-14


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que deus é o SENHOR de todas as coisas. Ele nos cura de todas as doenças.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS, QUE NOS CURA DE TODAS AS DOENÇAS

Cole o desenho Prim7 fig 1 da galeria de iamgens em um cartaz e escreva a frase do dia e o versículo para memorização. Enfatizando aos pequenos que o Senhor Jesus se compadece de nossas tristezas e dores, e Ele pode nos curar, precisamos somente crer.



   Fonte: www.cristoeluz.com.br


Memória em ação
“Ó SENHOR, cura-me, e ficarei curado; salva-me, e serei salvo, pois eu canto louvores a ti..”  (Jr 17.14 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

LIÇÃO 7 – SURGE UM NOVO HERÓI

Texto Bíblico:Atos 9.1-18


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que é somente através de Jesus que podemos ser salvos, e a salvação é através da graça de Deus, ou seja, Ele  nos salva por sua bondade e por seu amor por nós.


Exercitando a memória
“... Quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguições, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Em todas essas situações temos a vitoria completa por meio daquele que nos amou.” (Rm 8.35,37  – NTLH).

Nossa segurança, a confiança mais importante que podemos ter é essa: somos alcançados pelo amor divino, e este amor nos uniu definitivamente a Jesus, e Nele somos guardados em todas as dificuldades e perigos.

LIÇÃO 7 - A BELA E A FERA

ENFOQUE BIBLICO
“E viu-se um grande sinal no céu; uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo de seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.” (Ap 12.1)

OBJETIVOS
Enfatizar a vitoria de Cristo Jesus e de sua Igreja sobre as potestades do mal.
Despertar o interesse dos seus alunos pelas verdades bíblicas apresentadas mediante narrativas simbólicas.
Discorrer sobre o triunfo de Israel como povo de Deus durante a Grande Tribulação.

INTRODUÇÃO
A “Bela e a Fera” um assunto comovente que tem sua origem no Éden, quando esse tão terrível dragão inicia a seus ataques contra a raça humana. Conforme a idéia de nação israelita foi se definindo seus ataques foram se intensificando e quando a nação já estava formada a velha serpente lutou o máximo que pode para impedir o plano divino para salvar a raça humana. Procurou impedir o nascimento do Salvador, não conseguindo lutou para que ele não fosse a cruz. Como já sabemos do resultado, Jesus não só foi a cruz como morreu e ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos. Mesmo assim os ataques do inimigo não cessaram agora sua luta é contra a igreja, milhares foram mortos, outros tantos estão misturados com ideologias e dogmas. Mas a igreja fiel continua marchando, e como Jesus mesmo disse: “as portas do inferno não prevalecera contra ela” , Satanás não nos vencera. No final logo após a igreja sair daqui ele intensificara sua luta contra Israel devido as promessas de Deus para com aquele povo. Terminara na cadeia e depois será lançado no inferno. A fera não sairá vitoriosa em sua perseguição a Bela.

LIÇÃO 7 – VISTA O “SOBRETUDO”, MEU FILHO!

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Inteirar-sedo conteúdo e propósito Carta ao Colossenses, conscientizando-se que o servo de Deus deve conscientizar-se da necessidade de buscar os dons espirituais, principalmente o fruto do Espírito.


Para refletir
“E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, {ou amor} que é o vínculo da perfeição.”(Cl. 3.14 – ARC)

Quando Cristo é tudo em nós, as mais preciosas qualidades aparecem, o amor flui em nosso coração e o Nome do Senhor é glorificado em nossas vidas.


Texto Bíblico: Cl. 3.1-16

Introdução
O amor de Deus por você é incondicional e eterno.
Acolha essa verdade em seu coração para que Deus entre em sua vida com Seu amor ímpar, ininteligível; basta você abrir a porta do seu coração para que Ele entre e você comece a experimentar uma nova vida, plena de amor, paz, alegria.
Deus, em Sua infinita misericórdia, ama você, como você é, na situação em que você se encontra.
Então, transmita esse amor aos que se aproximam de você no dia de hoje e sempre.
Ele é o vínculo da perfeição.
O nosso amor é imperfeito, mas o “AMOR DE DEUS é o Vínculo da Perfeição!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LIÇÃO 6 - É PRECISO ESTUDAR

Objetivo
Dizer a eles que tudo o que queremos ser, é preciso estudar e se você se acha inferior a alguém peça a Deus que ele te dará sabedoria.


Palavra do dia é: Estudar


Fonte: whotalking.com

Aprendendo a Bíblia
“É o Senhor quem dá sabedoria...”(Pv 2.6)


HISTÓRIA BÍBLICA
A comida do Rei
Os soldados capturaram Daniel e seus amigos. Eles foram levados para outra terra. Lá, Daniel e seus amigos deveriam ajudar o novo rei.
 “Eu ensinarei vocês”, disse o empregado do rei.  “Mas vocês devem comer da comida do rei.”
Só que a comida era oferecida aos deuses falsos. Daniel não iria comer!
Daniel e seus amigos pediram:
“Por favor , deixe-nos comer outra comida. Só vamos comer legumes e beber água”
Isto agradou a Deus.
Mas o cozinheiro do rei falou que eles ficariam fracos e burros.
Os amigos disseram que ficariam fortes e inteligentes mesmo comendo só verduras e legumes.
Porque eles sabiam que a sabedoria vem de Deus. O nosso Deus nos ajuda em tudo, porém, todos nós precisamos estudar.


FIXANDO A APRENDIZAGEM
Amplie a figura Jd6 fig2, na galeria de imagens para os pequenos colorir.


Fonte: www.escolasabatinacomatiamalu.blogspot.com



Fontes consultadas:
·         A Bíblia dos amiguinhos editora Eclésia


Colaboração para Portal Escola Dominical  -  Profª  Cristina Araújo 

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 6 – SIRVO A UM DEUS QUE CUIDA DE MIM

Texto Bíblico: 1 Reis 4.1-7


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus nos ama e cuida de nós, Ele sempre nos protege do mal.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS, ELE SEMPE CUIDA DE MIM

Cole o desenhoPrim6 fig 1 da galeria de imagens em um cartaz e escreva a frase do dia e o versículo para memorização. Enfatizando aos pequenos que a cada dia vemos manifestação do amor de DEUS por cada um de nós.
Deus cuida de nós, Ele cuida de nossa. Ele cuida de nossas alegrias, tristezas, sonhos e vitórias. Ele quer acompanhar cada passo que damos orientando-nos a seguir pelos caminhos certos

LIÇÃO 6 – PERSEGUIDOS MAS NÃO VENCIDOS

Texto Bíblico:Atos 7.54-60 a 8.1-40


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que em Deus somos vencedores em meio aos mais diversos obstáculos.


Exercitando a memória
“... Quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguições, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Em todas essas situações temos a vitoria completa por meio daquele que nos amou.” (Rm 8.35,37  – NTLH).

Nossa segurança, a confiança mais importante que podemos ter é essa: somos alcançados pelo amor divino, e este amor nos uniu definitivamente a Jesus, e Nele somos guardados em todas as dificuldades e perigos.

LIÇÃO 6 - QUE TRIBULAÇÃO HEIN!

TEXTO BÍBLICO (Ap 7.9-17)

ENFOQUE BIBLICO

“Porque, naqueles dias, haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o principio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.” (Mc 13.19)

OBJETIVOS
Definir a Grande Tribulação e relatar os acontecimentos deste período.
Enfatizar que a Igreja do Senhor não passará pela Grande Tribulação, posto que será arrebatada antes.
Enfatizar que o Diabo, imitador de Deus, formará uma tríade do mal, juntamente com a primeira Besta (o anticristo) e a segunda Besta (o Falso Profeta), e terá permissão divina para atuar com liberdade na Terra durante a Grande Tribulação.

LIÇÃO 6 – VOCE ESTÁ CONTENTE HOJE?

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Compreendero conteúdo da carta aos Filipenses, conscientizando-se que a alegria e a satisfação do cristão e constante, independe das circunstancias que o rodeia.


Para refletir
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós”. (Fp 3.1- ARC).

Paulo exorta a Igreja para que tenha unidade e alegria em Cristo. A unidade entre os crentes não pode ser quebrada, e Paulo nos dá o segredo para mantê-la – Cristo é o segredo da verdadeira e duradoura alegria, Nele temos comunhão (Unidade) e o gozo proveniente do Seu Espírito.


Texto Bíblico: Fp 4:4-13.

Introdução
A expressão "alegrai-vos no Senhor" nos dá uma idéia de uma alegria que não depende de outros fatores, mas depende do Senhor. Assim, temos também uma idéia de condicionamento. Nossa alegria depende da nossa relação com Deus. Se esta relação estiver interrompida de alguma forma, então estaremos desligados da nossa fonte de alegria. Ficaremos tristes. Precisamos então eliminar o que se pôs entre nós e Deus, seja um ídolo ou outro pecado qualquer. Religados à fonte da alegria, nosso rosto volta a brilhar como uma lâmpada que se acende.

LIÇÃO Nº 6 – JONAS, A MISERICÓRDIA DIVINA

PLANO DE AULA Nº 6

1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, estudaremos hoje o livro de Jonas.
- O livro de Jonas é um retrato da misericórdia divina, primeiro em relação ao profeta, depois, aos ninivitas, mostrando que Deus não tem prazer na morte do ímpio.
2º SLIDE  I – O LIVRO DE JONAS
- "Yonah" (יןנה) -  “pombo”.
- Jonas era filho do profeta Amitai, da cidade de Gate-Hefer (II Rs.14:25), d da tribo de Zebulom,  no reino do Norte, o reino de Israel.
3º SLIDE
- Jonas profetizou no reino do norte (Israel), tendo, inclusive, predito o restabelecimento dos termos de Israel desde a entrada de Hamate (Síria) até o mar da planície, o que sucedeu no reinado de Jeroboão II.
- Edward Reese e Frank Klassen entendem que o livro de Jonas está situado cronologicamente entre a primeira parte do livro de Oseias e o livro de Amós, já no reinado de Jeroboão II.

LIÇÃO 06 – JONAS – A MISERICÓRDIA DIVINA

INTRODUÇÃO
O Livro de Jonas é considerado como o “João 3.16” do AT e contém o relato do maior avivamento registrado na Bíblia onde toda a cidade de Nínive abandonou os seus caminhos iníquos e voltou-se para Deus (Jn 3.1-10). A lição de Jonas nos mostra as consequências que sobrevêm aos que deliberadamente desobedecem ao chamado de Deus. Estudaremos acerca deste profeta, considerado-o missionário do AT. Ele foi enviado a uma nação idólatra para anunciar o Deus Verdadeiro. Porém, esta lição também se torna uma advertência para nós, pois nos lembra que não podemos nos esconder diante dos olhos do SENHOR.