sábado, 29 de dezembro de 2012

LIÇÃO 13 MALAQUIAS – A SACRALIDADE DA FAMÍLIA

INTRODUÇÃO
- Chegamos no final de mais um trimestre e passaremos a estudar sobre o último dos profetas menores em relação aos demais estudados anteriormente. Esse profeta é Malaquias, onde a sua mensagem aborda o amor de Deus, o pecado dos sacerdotes, o pecado do povo e a vinda do Senhor. Nas últimas linhas deste livro do Antigo Testamento bíblico, vemos uma exortação de Deus às famílias: "converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos seus pais". No término do livro de Malaquias convida-se ao arrependimento da família como alicerce da sociedade.
I – ESBOÇO DO LIVRO DO PROFETA MALAQUIAS
-  Título 1.1
1 - O amor do Senhor por Israel 1.2-5
2 -  O fracasso dos sacerdotes 1.6-2.9
3 -  A infidelidade do povo 2.10-16
4 -  O dia do Julgamento 2.17-3-5
5 -  Bênção no dar 3.6-12
6 - O destino do ímpio e do Justo 3.13-4.3
7 - Exortação e Promessa 4.4-6

LIÇÃO 13 – MALAQUIAS – A SACRALIDADE DA FAMÍLIA

INTRODUÇÃO
            Nesta lição estudaremos sobre o último dos profetas Menores - Malaquias. Destacaremos algumas informações a respeito desse profeta, e também a situação em que se encontrava o povo a quem ele profetizou. Veremos qual a mensagem que Deus pronunciou através do seu mensageiro, e que as doutrinas por ele defendidas, aplicam-se ainda hoje para a Igreja. 
 
I –  INFORMAÇÕES SOBRE O PROFETA MALAQUIAS
1.1 Nome. Seu nome hebraico é Malakhyah, que significa “anjo” ou “mensageiro de Jeová”. Sua forma abreviada é Maleachy, “meu mensageiro”. Durante muito tempo não se soube se “Malaquias” era o nome do profeta ou se era uma referência a um mensageiro de Jeová. Mas, é evidente que se trata de um nome próprio, pois nenhum livro dos profetas deixa de trazer seu nome no início da obra (SOARES, 2003, p. 220). Além do seu nome, nada é mais conhecido, pois este profeta não relata em seu livro quem são seus pais, cidade natal ou data do ministério (Ml 1.1). Atradição nos conta que Malaquias era membro da “Grande Sinagoga” e que ele era um levita nascido em Sufa de Zebulom(MOODY, sd, p. 26).

LIÇÃO 13- APRENDENDO SOBRE A SALVAÇÃO

Objetivo
Ensinar a criança que só Jesus pode nos salvar e perdoar os nossos pecados Ele é o único caminho que nos leva a Deus

Palavra do dia
SALVAÇÃO

Amplie o desenho Jd13 fig 1 na galeria de imagens, e enfatize aos pequenos o quanto Jesus ama a todos. E Ele que no ver sempre felizes, por isso Ele veio para viver entre nós por um tempo, para morrer em nosso lugar, ressuscitar e subir ao céu, para que através Dele sejamos salvos e possamos um dia, também ir morar com Ele.

LIÇÃO 13 – SIRVO A UM DEUS DE MILAGRES

Texto Bíblico: Atos 9.36-42


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus quer que praticamos  a benevolência (Devemos ajudar as pessoas ao nosso redor), sabendo que Ele pode fazer grandes milagres através de nós.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS – ELE FAZ MILAGRES


Memória em ação
“Quão grandes são os seus milagres, e as coisas que Ele fez são espantosas..” (Dn 4.3 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

LIÇÃO 13 – A SAGA CONTINUA...

Texto Bíblico:Atos 27 e 28


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a todos somos chamados para fazer algo para Deus. Paulo foi incansável em seus trabalhos e cabe a nós dar continuidade ao trabalho que iniciou na igreja Primitiva, anunciando as Boas Novas de Salvação a todas as pessoas.


Exercitando a memória
“Cumpra a sua missão com fidelidade, para que ninguém possa culpá-lo de nada, e continue assim até o dia em que o Nosso Senhor Jesus Cristo aparecer.” (1 Tm 6.14 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Na escuridão da noite, um navio com 276 pessoas a bordo aproxima-se de uma ilha no Mediterrâneo. A tripulação e os passageiros estão exaustos de serem jogados de um lado para o outro pelas águas agitadas por uma tempestade que já dura 14 dias. Ao amanhecer, avistam uma baía e tentam levar o navio para a praia, mas a proa fica encalhada, totalmente imóvel, e as ondas despedaçam a popa. Todos abandonam o navio e conseguem chegar ao litoral de Malta, nadando ou boiando agarrados a pranchas de madeira ou a outros objetos. Exaustos e com frio, eles se arrastam para fora das ondas agitadas. Entre os passageiros encontra-se o apóstolo cristão Paulo, que está sendo levado para Roma, a fim de ser julgado (At 27.27-44).

LIÇÃO 13- O MELHOR LUGAR PARA MORAR

TEXTO BÍBLICO- Ap 21.1-27;22.1-5

ENFOQUE BÍBLICO
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.2)

OBJETIVOS
Enfatizar que no Céu não haverá mais tristeza, pois estaremos em outra dimensão, a celestial, com os nossos corpos glorificados.
Definir a morte, à luz da Bíblia, pontificando que no Céu não haverá morte, haja vista ser ela o último inimigo a ser vencido (1Co 15.26).
Descrever as mansões celestiais com base em Apocalipse 21-22, com o objetivo de deixar os seus alunos com “saudades” do Céu.

LIÇÃO 13 – BOM É TER AMIGOS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Descobrir o valor da liberdade no verdadeiro cristianismo; valorizando os princípios da Palavra de Deus entre os servem ao SENHOR.



 Para refletir
Tive grande gozo e consolação da tua caridade, porque por ti, ó irmão, o coração dos santos foi reanimado”. (Fm. v.7 – ARC).

O apostolo Paulo ao escrever para Filemom, enfatiza sua condição de irmão em Cristo Jesus (ó irmão), ressaltando que era notório sua fé e amor, de modo que todos os santos eram reanimados pelo seu testemunho.

E nessa confiança na fé e amor que Filemom, demonstrava uma amizade cristã sincera, é que o apostolo solicita que Filemom, mais uma vez seja exemplo de uma fé madura, na qual a comunhão é ressaltada, e assim receba e liberte seu irmão em Cristo, e ainda escravo Onésimo.


Texto Bíblico: Fm. vv. 8-21.


A Epístola de Filemom
Autor:Paulo
Data:Cerca de 60-61 d.C. Paulo escreveu esta carta durante sua prisão romana.
Tema:amor fraternal.
Palavra-Chave:irmão

Contexto Histórico e Data
Esta carta é o apelo pessoal de Paulo a Filemom, um cristão rico e dono de escravos. Parece que Filemom tinha se convertido sob o ministério de Paulo (v.10), que morava em Colossos, e que a Igreja colossenses se reunião em sua casa (v.2). Onésimo, um de seus escravos tinha fugido para Roma, aparentemente depois de danificar ou roubar a propriedade do mestre (vs.11,18). Em Roma, Onésimo entrou em contato com o preso Paulo, que o levou a Cristo (10).

Paulo escreveu para a igreja em Colossos e evidentemente incluiu esta carta a favor de Onésimo. Tíquico e Onésimo aparentemente entregaram as duas cartas (Cl 4.7-9; Fm 12). O relacionamento próximo de Paulo e Filemom é evidenciado através de suas orações mútuas (vs 4 e 22) e de uma hospitalidade de “portas abertas” (v.22). Amor, confiança e respeito caracterizavam a amizade deles (vs. 1, 14,21)

A escravidão era uma realidade econômica e social aceita no mundo romano. Um escravo era propriedade de seu mestre, e não tinha direitos. De acordo com a lei romana, os escravos fugitivos poderiam ser severamente punidos e mesmo condenados à morte. Às revoltas dos escravos no séc. I resultaram em proprietários temerosos e suspeitos. Mesmo a igreja Primitiva não tendo atacado diretamente a instituição da escravidão, ela reorganizou o relacionamento entre o mestre e o escravo. Ambos eram iguais perante Deus (Gl 3.28), e ambos eram responsáveis por seu comportamento (Ef 6.5-9).

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VIDEOS - LIÇÃO 12 - ZACARIAS – O REINADO MESSIÂNICO

Aula ministrada pelo Pr. Euclides para EBD da Assembléia de Deus em Londrina
Acesse:www.adlondrina.com.br

Aula prévia referente a Lição 12: Zacarias - o reinado messiânico do 4º Trimestre de 2012 como preparação dos Professores da EBD durante a semana anterior a aula.

AULA MINISTRADA PELO PROFº FABIO SEGANTIN
CONTATO PELO EMAIL: HEBRAICOSEGANTIN@HOTMAIL.COM

LIÇÃO 12 - ZACARIAS - O REINADO MESSIANICO

Os Profetas Menores: Zacarias
Zacarias, a mensagem através dos simbolos
I - Genealogia e Missão – Na introdução do seu livro lemos que Zacarias era “filho de Baraquias, filho de Ido” (Zc 1:1,7). Entretanto, em Esdras 5:1 e 6:14 é dito que ele era “filho de Ido” e, contudo, trata-se do mesmo profeta em ambas as passagens.
Na última é dado a entender que ele foi contemporâneo de Ageu, o que está de perfeito acordo com as datas atribuídas às profecias destes dois profetas, em seus respectivos livros (Ageu 1:1 e 2:10. Zc 1:1,7). Porque a sua missão era em geral a mesma, isto é, induzir o povo a reedificar o Templo. Zacarias, provavelmente, era mais jovem do que Ageu (Comparar Zc 2:4; Ageu 2:3) e um homem de inusitada visão, quase sem paralelo. Sendo sacerdote, bem como profeta (Neemias 12:16) e cabeça da “casa paterna”, sua influência era muito grande. Seu nome, sem dúvida, demonstra dotes especiais, pois em Hebraico significa “Aquele de quem Javé se agrada”.

LIÇÃO 12 - ZACARIAS – O REINADO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO
-  O livro do profeta Zacarias é considerado o mais messiânico dos livros do AT, em virtude de suas muitas referências ao Messias, que ocorrem em seus catorze capítulos. Somente Isaías, com seus sessenta e seis capítulos, contém mais profecias a respeito do Messias do que Zacarias. Entre os profetas menores, possui ele as profecias mais específicas e compreensíveis a respeito dos eventos que marcarão o final dos tempos. Representa a harmonização mais bem sucedida entre os ofícios sacerdotais e proféticos em toda a história de Israel.

LIÇÃO 12 – ZACARIAS – O REINO MESSIÂNICO

INTRODUÇÃO
                Nesta lição, estudaremos o livro do profeta Zacarias, que trata basicamente de dois temas principais, a saber: a conclusão do Templo e as Promessas Messiânicas. O Templo que outrora fora destruído por Nabucodonosor, deveria ser reconstruído, mas o povo estava negligenciando tal reconstrução, o que implicou em diversos castigos divinos. A ira do Senhor, porém, haveria de durar só um momento e a libertação de Israel do domínio estrangeiro e a implantação do Reino Messiânico se tornaria uma realidade.
 
I – INFORMAÇÕES SOBRE O PROFETA ZACARIAS
                Zacarias foi um sacerdote que voltou para Israel com seu pai e seu avô no primeiro retorno da Babilônia com Zorobabel. É possível constatar isso, observando a contagem sacerdotal registrada no livro de Neemias (Ne 12.4,16). Alguns supõem que o seu pai tenha morrido antes do retorno e que ele tivesse sido criado pelo avô. Possivelmente Jesus se referiu ao profeta Zacarias (Mt 23.35). Dentre os profetas menores, Zacarias é o único que é apontado também como sacerdote. Dentre os profetas maiores, Jeremias e Ezequiel também exerciam ambos ministérios.

LIÇÃO 12 - APRENDENDO A LOUVAR A DEUS EM TODO O TEMPO

Objetivo
Ensinar a criança que Deus é merecedor do nosso louvor mesmo quando estamos tristes.


Palavra do dia
CADEIA

Prezado (a) cole o desenho Jd12 fig 1 da galeria de imagens em um cartaz e mostre a alegria de Paulo e Silas mesmo na prisão e acorrentados mais do que os demais presos ali. Enfatizando que Deus está sempre pronto a no ajudar mesmo nas mais difíceis circunstâncias

Fonte: www.sementinhakids.wordpress.com

LIÇÃO 12 – SIRVO A UM DEUS DE AMOR

Texto Bíblico: Atos 9.1-19


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus quer que fazemos algo para ajudar a outras pessoas, pois é através de nós que as pessoas podem ser ajudadas.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS PORQUE ELE ME AMA

Amplie o desenho Prim12 fig1 na galeria de imagens e cole em um cartaz, e use para a frase do dia e o versículo para memorizar.

Fonte:www.superacao1000.blogspot.com


Memória em ação
“Irmãos, sabemos que Deus os ama e os escolheu para serem Dele..” (1 Ts 1.4 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

LIÇÃO 12 – NA RETA FINAL

Texto Bíblico:Atos 21.17-40-26.1-32


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a todos somos chamados para fazer algo para Deus. Paulo foi incansável em seus trabalhos e nos deixou um grande exemplo de dedicação e perseverança.


Exercitando a memória
“Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre.” (1 Co 9.25 – NTLH).

LIÇÃO – 12 OS ÚLTIMOS DIAS

TEXTO BÍBLICO(2Tm 3.1-5)

ENFOQUE BÍBLICO
“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.” (1Tm 4.1)


OBJETIVOS
Informar os seus alunos de que o objetivo principal do estudo escatológico é gerar nos salvos em Cristo um profundo desejo de estar com o Senhor.
Enumerare analisar os principais sinais da Segunda Vinda que ora ocorrem “entre nós” (2Pe 2.1; At 20.30).
Enfatizarque, nesses últimos dias, precisamos estar preparados para o Arrebatamento da Igreja, não permitindo que os desvios da Palavra de Deus contribuam para o esfriamento do nosso amor.


INTRODUÇÃO
Você é capaz de entender o mundo em vivemos hoje? É o mundo da tecnologia, do sexo desenfreado, da banalização do ser humano. É o mundo do egoísmo, ninguém se preocupa com o próximo, até mesmo quando esse próximo seja de sua família. Até na igreja de Cristo já existem inimigos mortais, pessoas que não suportam, não há dialogo, entre algumas famílias na igreja. As razões disso são os relacionamentos entre jovens, grandes números de divórcios e novo casamento dentro da própria comunidade. As inimizades chegam ao ápice, novas igrejas surgem, outros se desviam, e a pergunta é: como entrarão no céu? É já os últimos dias, concertamos pois estas coisas.

LIÇÃO 12 – FALE O QUE CONVÉM!

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Assimilar os conselhos de Paulo a Tito; conscientizar-se a Bíblia nos ensina a conduzir-se de forma a sermos felizes, por essa razão devemos colocar em pratica os seus conselhos.

 Para refletir 
“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.”(Tt. 2:1 – ARC).

Neste versículo, Paulo dirigiu-se diretamente a Tito, insistindo que esse tenha sempre o propósito de transmitir a saudável Palavra de Deus, contrastando com as heresias que surgiam tenazmente naquela época. Em nossos dias não é diferente, não são poucas as heresias de um pseudo-evangelho totalmente estranho à genuína Palavra de Deus. O cristão, segundo o conselho de Paulo, deve preocupar-se seriamente em ater-se  a práticas saudáveis, que nos edifique e que os imunize contra doutrinas heréticas.


Texto Bíblico: Tt. 2:1-10.

A Epistola deTito
Autor:Paulo
Data:Cerca de 64 d.C.
Tema:Organização da Igreja, combate à dissensões.e heresias.
Palavras-chave:diligência, compromisso, responsabilidade.

Contexto Histórico e Data
É estranho que uma pessoa cujo nome esteja listado entre os livros do NT seja tão pouco conhecida. Mesmo que Tito fosse companheiro e um valioso colaborador de Paulo, não existe nenhuma menção a seu respeito em Atos. Alguns suspeitam que ele ara irmão de Lucas, mas nada há de concreto.
Tito era grego e evidentemente um convertido de Paulo. O fato de Tito não ser circuncidado (Gl 2.3) indica que ele não foi criado no judaísmo, nem tornou-se um prosélito. Paulo tinha muita estima por Tito e o apostolo se inquietava quando havia pouco ou nenhuma notícia sobre as atividades e o paradeiro do jovem.

Embora o NT não registre um ministério de Paulo em Creta, passagens como Tito 1.5 indicam claramente que ele e Tito conduziram uma missão lá. Essa missão provavelmente tenha acontecido em alguns momentos durante 63-64 d.C., após a libertação de Paulo de sua primeira prisão em Roma. Como tinha pouco tempo, Paulo deixou Tito em Creta para cuidar de novas igrejas. Então o apóstolo partiu para outras áreas de trabalho. Em algum momento a caminho de Nicópolis, na Grécia (3.12), ele escreveu para Tito. A carta dá indicações de ter sido escrita durante o outono, provavelmente por volta de 64 d.C. (3.12).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

VÍDEOS: LIÇÃO 11, AGEU, O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA


Aula prévia referente a Lição 11: Ageu, o compromisso do povo da aliança do 4º Trimestre de 2012 como preparação dos Professores da EBD durante a semana anterior a aula.
Acesse nosso site: www.portalebd.org.br - Todo sábado às 19:00 temos a aula completa - ao vivo - preparatória para os professores das EBDs.

AULA MINISTRADA PELO PROFº FABIO SEGANTIN

CONTATO PELO EMAIL: hebraicosegantin@hotmail.com


Aula ministrada pelo Prof. Carlos Alberto para EBD da Assembléia de Deus em Londrina.
Acesse:www.adlondrina.com.br

LIÇÃO 11, AGEU, O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA

Autor: Ageu Tema: Reedificação do Templo

Data: 520 a.C..



I. Considerações Preliminares

Ageu é o primeiro de três livros pós-exílicos no AT (os outros dois são Zacarias e Malaquias). É mencionado nominalmente duas vezes em Esdras (5.1; 6.14), e nove neste livro. É chamado “o profeta” (1.1; 2.1,10; Ed 6.14) e “embaixador do Senhor” (1.13). Pode ter sido um daqueles poucos exilados que, ao voltarem para repovoar Jerusalém, ainda se lembravam do templo de Salomão antes que fosse destruído pelos exércitos de Nabucodonosor em 586 a.C. (2.3). Sendo assim, Ageu devia ter entre setenta e oitenta anos de idade ao profetizar. O livro tem uma data exata para sua composição: o segundo ano do rei Dario da Pérsia (520 a.C.; 1.1).
O contexto histórico do livro é importante para compreendermos sua mensagem. Em 538 a.C., Ciro, rei da Pérsia, promulgara um decreto, permitindo aos judeus exilados voltarem à pátria para reconstruir Jerusalém e o templo, cumprindo, assim, as profecias de Isaías e Jeremias (Is 45.1-3; Jr 25.11,12; 29.10-14), e a intercessão de Daniel (Dn 9). O primeiro grupo de judeus a voltar para Jerusalém, havia deitado os alicerces do novo templo em 536 a.C., em meio a muita emoção e expectativa (Ed 3.8-10). No entanto, os samaritanos e outros vizinhos opuseram-se fisicamente ao empreendimento, desanimando os trabalhadores de tal maneira, que a obra acabou por ser interrompida em 534 a.C.. A letargia espiritual generalizou-se, induzindo o povo a voltar à reconstrução de suas próprias casas. Em 520 a.C., Ageu, acompanhado por um profeta mais jovem — Zacarias (ver a introdução de Zacarias), conclama Zorobabel e o povo a retomar a construção da casa de Deus. Quatro anos mais tarde, o templo foi completado e dedicado ao Senhor (cf. Ed 4—6). II. Propósito


Durante um período de quatro meses, em 520 a.C., Ageu entregou quatro concisas mensagens registradas neste livro (ver o esboço). As mensagens tinham duplo propósito: (1) exortar Zorobabel (o governador) e Josué (o sumo sacerdote) a mobilizarem o povo para a reedificação do templo; e (2) motivar o povo a reordenar suas vidas e prioridades para que a obra da Casa de Deus fosse recomeçada com as bênçãos divinas.

LIÇÃO 11 - AGEU - O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA

AGEU – O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA
Texto Áureo: Mt. 6.33 – Leitura Bíblica: Ag. 1.1-9
INTRODUÇÃO
A ênfase nos interesses pessoais contribuiu significativamente para que as pessoas se esqueçam de Deus. O povo da aliança, depois de retornar do cativeiro, também se esqueceu do seu compromisso com o Senhor. Na aula de hoje, a partir do profeta Ageu, estudaremos a respeito dessa falta descompromisso. Destacaremos, a princípio, os aspectos contextuais do livro, em seguida, sua mensagem, e por fim, sua aplicação para os dias atuais.
1. ASPECTOS CONTEXTUAIS
Ageu, cujo nome significa “festivo”, profetizou por um período de quatro meses, no ano 520 a. C., após o retorno de Judá do cativeiro babilônico. O templo de Jerusalém havia sido destruído em 586 a. C., mas Ciro permitiu que os judeus o reedificassem  em 538 a. C. O problema principal foi a falta de continuidade do trabalho, que havia sido iniciado há 18 anos. Os profetas Ageu e Zacarias tiveram papel preponderante a fim de despertar o povo da aliança para o engajamento naquela obra. O versículo-chave se encontra em Ag. 1.4: “É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta”. Isso porque o povo, ao invés de se voltar para a obra de Deus, se preocupava apenas com o bem-estar pessoal. Ageu foi o primeiro dos profetas pós-exílicos, os demais foram Zacarias e Malaquias. Naquela época, Zorobabel, o governador de Judá, e Josué, o sumo sacerdote, estavam na liderança, tentando reconstruir o Templo. O altar já havia sido restaurado, mas o trabalho do Templo não prosseguia. As razões para a falta de continuidade do trabalho eram diversas, dentre elas a oposição dos inimigos, mas a principal delas era a hostilidade. A mensagem de Ageu encontrou guarida nos corações do povo da Aliança, que se arrependeu e voltou-se para a reconstrução do Templo. Menor que o anterior, mas esse Templo acabou sendo fundamental para a restauração do culto ao Senhor. O livro de Ageu apresenta a seguinte divisão: 1) a ordem para a reconstrução do Templo (Ag. 1); 2) a glória do Templo reconstruído; (Ag. 2.1-9); 3) as bênçãos da obediência (Ag. 2.10-19); e 4) a promessa de benção de Deus (Ag. 2.10-2.23).

LIÇÃO Nº 11 – AGEU, O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA

PLANO DE AULA Nº 11

1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, estudaremos o livro de Ageu, o décimo livro no cânon do Antigo Testamento, o primeiro profeta pós-exílico.
- No livro de Ageu, vemos que somente os comprometidos com Deus herdarão a vida eterna.
2º SLIDE  I – O LIVRO DE AGEU
- Ageu é o primeiro profeta literário que Deus levanta após o retorno do cativeiro da Babilônia.
- Seu ministério marca a continuidade do compromisso de Deus para com o Seu povo, além de reativar a promessa messiânica.
3º SLIDE
- Ageu, em hebraico é  "Haggai" (חגי), que quer dizer "festivo" ou "festividade".
- Ageu foi levantado por Deus num período de grande perigo espiritual para o povo judeu. Após o alegre e esperançoso retorno do cativeiro, a nação enfrentava uma dura realidade: dificuldades econômico-financeiras e hostilidade dos povos vizinhos que inclusive os impedira de reconstruir o templo de Jerusalém.
4º SLIDE
- Pouco se sabe sobre a vida de Ageu, pois a Bíblia é omissa a este respeito.
- O livro de Ageu é o mais pormenorizado das Escrituras em termos de datas, visto que as suas quatro mensagens são precisamente datadas no texto sagrado. Segundo Edward Reese e Frank Klassen, as quatro mensagens do profeta em 1º de setembro de 521 a.C., 24 de setembro de 521 a.C. e 24 de dezembro de 521 a.C.

LIÇÃO 11 – AGEU – O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA

INTRODUÇÃO
            Ageu é o primeiro de três livros pós-exílicos do AT (os outros dois são Zacarias e Malaquias). Ele é chamado de “o profeta” (Ag 1.1; 2.1,10; Ed 6.14) e embaixador do Senhor (Ag 1.13). A profecia de Ageu tinha por objetivo encorajar os desanimados judeus que retornaram do exílio a reconstruir o templo, depois dos setenta anos do cativeiro babilônico.
I –  INFORMAÇÕES SOBRE O PROFETA AGEU
1.1 Nome. Do hebraico Haggai significa “festividade” ou “festivo”. Provavelmente ele recebeu este nome porque o seu nascimento coincidiu com uma das festas judaicas. Seu nome está ligado ao maior objetivo de sua profecia, que era completar o templo para reiniciar as festividades religiosas. A tradição judaica sustenta que ele nasceu na Babilônia e estudou sob a orientação do profeta Ezequiel. Evidentemente veio para Jerusalém após o retorno do primeiro grupo de exilados em 537 a.C., pois o seu nome não consta da lista dos que retornaram (Ed 2.2) (ELISSEN, 2004, p.329).  
1.2 Livro. O livro de Ageu contém dois capítulos e quatro mensagens, cada uma delas introduzida pela frase “a Palavra do Senhor” como veremos a seguir: (1ª) Ageu repreende os judeus por estarem tão interessados em suas próprias casas, revestidas de cedro por dentro, enquanto a Casa de Deus permanecia em desolação (Ag 1.4). (2ª) Poucas semanas depois, a reação dos judeus, que haviam visto a glória do primeiro templo e que consideravam como nada o segundo, começava a desanimar o povo (Ag 2.3). Ageu, então, exorta os líderes a se mostrarem corajosos, porque seus esforços faziam parte de um quadro profético mais amplo (Ag 2.4-7); e “a glória desta última casa será maior do que a da primeira” (Ag 2.9). (3ª) A terceira mensagem de Ageu conclama o povo a viver uma vida de santa obediência (Ag 2.10-19); e (4ª) A última mensagem prediz que Zorobabel representaria a continuação da linhagem e da promessa messiânica (Ag 2.20-23).  

LIÇÃO 11 – SIRVO A UM DEUS BOM

Texto Bíblico: João 6.1-13


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus quer que fazemos algo para ajudar a outras pessoas, pois é através de nós que as pessoas podem ser ajudadas.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS PORQUE ELE É BOM


Memória em ação
“Dêem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.” (Sl 118.1 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

LIÇÃO 11 – MISSÃO CUMPRIDA

LIÇÃO 11 – MISSÃO CUMPRIDA


Texto Bíblico:Atos 18.23-28 a 21.1-16


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a todos somos chamados para fazer algo para Deus. Paulo foi incansável em seus trabalhos e nos deixou um grande exemplo de dedicação e perseverança.


Exercitando a memória
“O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.” (At 20.24 – NTLH).

Crescendo no conhecimento
Talvez esta 3ª viagem missionária de Paulo tenha sido empreendida devido a necessidade de corrigir erros doutrinários e solver dúvidas nas Igrejas que havia fundado. Paulo visitou as Igrejas da Galácia pela terceira vez e permaneceu em Éfeso por mais de dois anos. Depois viajou novamente para a Macedônia e
Acaia (Grécia), permanecendo ali por três meses, e retornou a Ásia, indo pela Macedônia.

LIÇÃO 11- JUIZO FINAL

ENFOQUE BÍBLICO
“E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7.23).

OBJETIVOS
“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um, segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20. 11- 15 ERC – Almeida, João Ferreira de, - 81ª Impressão, IPB, RJ - 1995)

LIÇÃO 11 – PREPARADO PARA O COMBATE?

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Compreendero propósito de Paulo ao escrever ao jovem Timóteo; conscientizar-se que de todos os que aceitam a Jesus, estão em um combate, que resultará em uma recompensa eterna aos que vencerem.

Para refletir 
“Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.”(2 Tm. 23 –ARC).

Como povo de Deus, devemos nos conscientizar que estamos inseridos numa batalha, onde as hostes satânicas procuram nos devorar.
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar".(1 Pe. 5:8)

Se não tomarmos nossa posição, e conquistar mais espaço, certamente acabamos por perder até mesmo os espaços conquistados.

1º TRIMESTRE 2013: LIÇÕES BÍBLICAS


Sumário
Lição 1 - A  Apostasia no Reino de Israel
Lição 2 - Elias, o Tisbita
Lição 3 - A Longa Seca Sobre Israel
Lição 4 - Elias e os Profetas de Baal
Lição 5 - Um homem de Deus em Depressão
Lição 6 - A Viúva de Sarepta
Lição 7 - A Vinha de Nabote
Lição 8 - O Legado de Elias
Lição 9 - Elias no Monte da Transfiguração
Lição 10 - Há um Milagre em Sua Casa
Lição 11 - Os Milagres de Eliseu
Lição 12 - Eliseu e a Escola dos Profetas
Lição 13 - A Morte de Eliseu

QUANDO SE DEVE INICIAR UM NAMORO CRISTÃO?


Por Letícia Aires

“O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor.”       Provérbios 18:22

   Infelizmente a maioria dos namoros cristãos não tem o padrão bíblico, isso ocorre, pois a visão que temos hoje de relacionamento é o que a mídia passa, o que a cultura e a sociedade transferem. Com isso, a igreja é bastante afetada e começamos a achar que tudo o que vemos por ai é normal, mas, tudo é anti-bíblico.
   Quando se deve começar um namoro? Essa é a grande questão da igreja, mas para o mundo isso não importa, para eles o namoro começa quando é despertado o desejo e observamos que cada vez mais cedo isso está acontecendo. Já um namoro cristão deve começar quando:

         I.            O jovem é HOMEM, ou seja, quando ele tem maturidade, equilíbrio emocional, responsabilidade e tem condições de sustentar um relacionamento.
“Quem anda com sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mal.” Provérbios 13:20
Uma forma de se tornar maduro é andando, conversando e compartilhando assuntos com pessoas mais velhas. Atualmente são poucos os jovens que querem conselhos de adultos. Agora pergunto: Pode um cego guiar outro cego? NÃO. Então, um jovem não pode aconselhar outro jovem, peçam ajuda e conselhos aos mais velhos.
       II.       Tem que ter o propósito do matrimônio. Se você que está namorando não tiver esse propósito, qual o proveito do namoro? Satisfação carnal. Em toda a Bíblia o homem encontrou uma mulher para casar, sem nenhum outro proveito, mas para se unir a ela no matrimônio. A maioria dos jovens diz que não quer pensar em casamento para não ter responsabilidade, me desculpe, mas nem comece um namoro.
    III.      MENINAS, o homem que tem a iniciativa do namoro, não a mulher. Infelizmente vemos até dentro da igreja que esse conceito inverteu-se, são as mulheres que estão atrás dos homens.
          Leiam por favor, Provérbios 7.
          Temos que ser discretas, mulheres de oração e ai o homem vai se interessar por essas características, não pelo seu corpo e muito menos pela sua beleza.
    IV.   Depois dessas etapas entramos no período de oração, pois, devemos ser orientados pelo Espírito Santo.
      V.     Pedir a aprovação dos pais. Alguns podem achar ultrapassado, mas você é homem e tem que assumir sua posição e suas responsabilidades.
        “Ouvi filhos a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento.” Provérbios 4:1
    VI.     Tem que ter o respaldo da liderança, o Pastor tem que abençoar.
       “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”  Hebreus 13:17
Esse sim é um relacionamento saudável, bíblico, debaixo da benção de Deus.
Infelizmente 98% dos casais fazem relação sexual antes do casamento. Mas sigam um namoro bíblico que você vai ter orgulho de fazer parte dos 2% que não fazem relação sexual antes do casamento.
 
 

O LIMITE DA BORDA

Por Marcos Botelho


Vivemos em uma época de decisões radicais. A todo momento o dinheiro, o status social, o alto cargo no trabalho ou até mesmo os estudos cobram dos jovens que abram mão de seus princípios e valores cristãos em prol de uma vida de sucesso.
Ainda na adolescência vemos as melhores faculdades e seus vestibulares escravizando milhares deles, os quais, no anseio de um futuro melhor e com mais conforto, se esquecem de viver uma vida equilibrada espiritual e socialmente para conquistar os seus objetivos.
Quando estão na faculdade, boa parte dos jovens pula para o outro lado. Querem curtir a vida ao máximo e acabam perdendo a direção. Sem contar que não conseguem entregar os trabalhos e deveres e, muitas vezes, usam de vícios corrompidos do sistema universitário para alcançar o sonhado diploma.
E quando o diploma vem isso não passa. Começa a etapa de conseguir um emprego, de traçar uma carreira e de adquirir estabilidade financeira. Essa pressão que força o jovem a fazer um pouco mais, se quiser ser feliz, aumente e reclama sempre mais dele, de uma forma que não acabam nunca as exigências.
O mais triste é vê-los negociando os seus princípios com o seguinte discurso: "Vou fazer isso só por um tempo, para conquistar tal coisa, mas quando eu conseguir o que desejo, voltarei a viver o que aprendi como cristão".
Como se pudéssemos manipular nossos valores!
Isso me faz lembrar de um pai que estava tentando ensinar seu filho de 4 anos a nadar. Além do pai, no que mais aquela criança confiava era na borda da piscina. Mesmo sendo uma criança, sabia que enquanto segurava a borda estava segura de se afogar. Ao ver o pai no meio da piscina chamando-a, depois de um bom tempo, o menino decidiu se arriscar e "nadar" em direção a ele. Foram três braçadas sem sair do lugar até o pai agarrar o menino, que bebeu bastante água. O choro foi inevitável e naquele dia ele não largou mais a borda da piscina.
Qual o limite da borda? Será que existe um limite?
Ouvi a muito tempo uma ilustração sobre o inferno que nunca mais saiu da minha cabeça. O pregador falava que o inferno era uma piscina sem fundo, na qual a gente nadava em direção a borda para tentar descansar e parar de se afogar. Porém, cada vez que alguém se aproxima da borda, esta ia se afastando da pessoa e isso se repetia de forma angustiante e sem fim, em um desespero eterno.
Assim é quando acreditamos que podemos abrir mão de nossos princípios e valores cristãos. É um caminho pequeno de ida e gigantesco de volta. Simplesmente porque a borda não para de se distanciar.
É nítido ver esse distanciar do caminho de volta no discurso do jovem quando ele diz: "Só mais esse mês", E depois "Só mais esse ano". E assim se passa uma vida. Negociar os princípios do evangelho é largar uma borda que se distanciará cada vez mais de você.
Oro para que a mensagem de Jesus Cristo faça parte de quem você é e de quem eu sou. Que seja algo indissociável, que nunca entra em discussão. Se assim for, as oportunidades que estão fora desses valores não serão encaradas como oportunidades, e sim como tentações.


Revista Ultimato. Julho-Agosto, 2012. Altos Papos, p 58.

Fonte: Geração Mais[+]

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

2º DOMINGO DE DEZEMBRO DIA DA BÍBLIA

Clipe musical em homenagem a Bíblia. 2º domingo de Dezembro é o Dia da Bíblia. Acesse: diadabiblia.icrvb.com

VIDEOS: LIÇÃO Nº 10 – SOFONIAS, O JUÍZO VINDOURO

Aula ministrada pelo Pr. Jeferson França para EBD da Assembléia de Deus em Londrina
Acesse: www.adlondrina.com.br


AULA MINISTRADA PELO PROFº FABIO SEGANTIN

ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE O DIA DA BÍBLIA. "BÍBLIA: AMOR E ÓDIO"

FACEBOOK: www.facebook.com/fabio.aparecidosegantin

CONTATO PELO EMAIL: hebraicosegantin@hotmail.com

 
 
Aula prévia referente a Lição 10 Sofonias - o juízo vindouro do 4º Trimestre de 2012 como preparação dos Professores da EBD durante a semana anterior a aula.
Acesse nosso site: www.portalebd.org.br - Todo sábado às 19:00 temos a aula completa - ao vivo - preparatória para os professores das EBDs.

LIÇÃO Nº 10 – SOFONIAS, O JUÍZO VINDOURO

PLANO DE AULA Nº 10

1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, estudaremos o livro de Sofonias, o nono livro no cânon do Antigo Testamento.
- No livro de Sofonias, temos, uma vez mais, a mensagem de que Deus julgará os impenitentes “no dia do Senhor”.
2º SLIDE   I – O LIVRO DE SOFONIAS
- "Tsephan-Yah" - "Jeová esconde", "Jeová protege", ou, ainda, "tesouro".
- Sofonias pertencia à família real judaica, pois era filho de Cusi, tataraneto do rei Ezequias. Seu ministério desenvolveu-se nos dias do rei Josias, o último rei fiel de Judá (Sf.1:1).

LIÇÃO 10 – SOFONIAS – O JUÍZO VINDOURO

INTRODUÇÃO
Sofonias profetizou durante o reinado de Josias, o último governante piedoso de Judá (Sf 1.1). O objetivo de Sofonias foi advertir Judá e Jerusalém quanto ao juízo divino iminente e ameaçador. O juízo divino é chamado, neste livro, de “o grande Dia do Senhor” (Sf 1.14). Embora percebesse um castigo vindouro em escala mundial, sobre outras nações (Sf 1.2; 3.8), Sofonias focalizava, especialmente o julgamento que viria contra Judá (Sf 1.4-18; 3.1-7). Ele faz um apelo à nação para que se arrependa e busque ao Senhor em humildade, antes que o decreto entre em vigor (Sf 2.1-3). Nesta lição, veremos que Deus tem reservado um Dia específico para fazer juízo e justiça a todas as nações.

LIÇÃO 10 – APRENDENDO AGRADAR A DEUS

Objetivo: Incentivar a criança a ter uma vida santa a fim de agradar a Deus em tudo o que fizer


Palavra do dia: AJUDAR
Amplie o desenho Jd10 fig na galeria de imagens e use para fixar o tema de hoje



Aprendendo a Bíblia
“Samuel ia crescendo e fazia-se agradável para o Senhor”( 1ª Sm 2.26)

     
HISTÓRIA BÍBLICA
1ªSm 1.20-28;2.18-20
Quando Samuel nasceu ,sua mãe ficou muito feliz e como ela havia prometido em levar Samuel para ajudar o sacerdote Eli ,assim ela fez. Samuel já estava grandinho igual a vocês e a sua mãe que se chamava Ana o deixou no templo que e´ a igreja , e Samuel ficou la´ aprendendo tudo o que Eli o ensinava. Samuel não chorou, nem reclamou mas fazia o possível para aprender tudo porque ele queria muito agradar a Deus .

LIÇÃO 10 – SIRVO A UM DEUS QUE ME SALVA

Texto Bíblico: Lucas 19.1-10


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus tudo executou para que sejamos salvos.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS PORQUE ELE ME SALVA

Amplie o desenho Prim10 fig 1 na galeria de imagens e cole em um cartaz, escreva a frase do dia e o versículo para memorizar. Enfatize aos pequenos que crer e aceitar ao Senhor Jesus nos traz grande alegria e constante paz.


Fonte:www.malucoporjesus.wordpress.com


Memória em ação
“Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem.” (1 Pe 1.9 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.

LIÇÃO 10 - PÉ NA ESTRADA

Texto Bíblico:Atos 15.396-41 à 18.1-28


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a Igreja é um corpo e como  os membros de nosso corpo físico precisam de cuidados assim devemos cuidar uns dos outros, visitando, consolando.


Exercitando a memória
“E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!”” (Rm 10.15 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Paulo e Barnabé anunciaram o evangelho por onde passaram e muitos creram no Senhor Jesus e o aceitaram como Salvador. Mas, havia forte oposição por parte de alguns cristãos judeus a batizar os gentios sem que fossem primeiro circuncidados. Note que este conflito não veio de fontes externas, mas de dentro da própria igreja.

Estes são judeus que haviam aceito o evangelho de Cristo. O problema é que eles pensam que as bênçãos de Deus só podem ser dadas a judeus, e que eles são o único povo escolhido de Deus. Portanto, estão dizendo que os gentios precisam primeiro se tornar parte da aliança com Deus (isto é, através do sinal da circuncisão) antes que tenham o direito de ser salvos.

LIÇÃO 10 - MIL ANOS DE PAZ

TEXTO BÍBLICO(Ap 20.1-10)

ENFOQUE BÍBLICO
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.” (Ap 20.6).


OBJETIVOS
Explicaros três principais sistemas de interpretação do Milênio: amilenarismo, pós-milenarismo e pré-milenarismo.
Apresentara doutrina do Milênio segundo a Palavra de Deus
Responderas principais perguntas concernentes ao Reino Milenar, despertando nos alunos o desejo de reinar com Cristo na Terra.


INTRODUÇÃO
São inúmeras as profecias que falam de um tempo em que será estabelecido um governo milenar na terra. Não se cumpriram ainda, durante muitos anos Israel ficou sem Pátria, perdeu a independência, que só foi recuperada em 1948. Muitos governantes ímpios têm raiva deste povo, procuram destruí-los, principalmente a cidade principal que é Jerusalém. Mas está registrado nas Escrituras Sagradas que Jerusalém será a capital do mundo inteiro (Mq 4.8,13; Sf 3.13,20; Is 2.3,5; Zc 14.16,19). Quando acontecerá este governo? Assim que a igreja for arrebatada, sete anos após Jesus vem com ela glorificada, para salvar Israel, julgar as nações e estabelecerá o Milênio.

LIÇÃO 10 – NINGUÉM DESPREZE A SUA MOCIDADE!

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entendero valor de ter um comportamento exemplar; conscientizar-se de que os valores e princípios morais devem nortear em todos os aspectos o nosso cotidiano


Para refletir 
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.”(1 Tm. 4:12 – ARC)

O apostolo Paulo admoestava a Timóteo, seu filho na fé, que como líder espiritual de Éfeso, deveria ensinar a doutrina correta, não somente ensinar, mas sobretudo, ser exemplo a todos.

Texto Bíblico: 1 Tm. 46-16.

Introdução
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”(Mt 5:16)

Fomos “criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef. 2:10). Ao nos tornarmos cristãos pela obediência ao batismo, deixamos as improdutivas trevas do pecado para andarmos segundo a vontade de Deus, em santidade, temor e fé em Jesus como nosso Senhor e Salvador.