quinta-feira, 28 de março de 2013

LIÇÕES BÍBLICAS - 2º TRIMESTRE DE 2013


O currículo de Escola Dominical CPAD é um aprendizado que acompanha toda a família. 
A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus. 
Neste 2º trimestre as revistas Lições Bíblicas da CPAD terá como tema:
A Família Cristã no Século XXI: Protegendo seu Lar dos ataques do Inimigo. 
Comentário: Pastor Elinaldo Renovato de Lima.
Consultor Doutrinário e Teológico: Pr. Antonio Gilberto.
Sumário
1 - Família, Criação de Deus
2 - O Casamento Bíblico
3 - As Bases do Casamento Cristão
4 - A Família Sob Ataque
5 - Conflitos na Família
6 - A Infidelidade Conjugal
7 - O Divórcio
8 - A Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais
9 - A Família e a Sexualidade
10 - A Necessidade e a Urgência do Culto Doméstico
11 - A Família e a Escola Dominical
12 - A Família e a Igreja
13 - Eu e minha Casa Serviremos ao Senhor

FONTE: CPAD - Escola Dominical 




VIDEO-AULAS - LIÇÃO 13 - A MORTE DE ELISEU

Lição 13 - A morte de Eliseu - NATALINO DAS NEVES


LIÇÃO 13 - A MORTE DE ELISEU - PROFº FABIO SEGANTIN

 

LIÇÃO Nº 13 – A MORTE DE ELISEU

A morte de Eliseu mostra-nos a continuidade do ofício profético que somente se encerraria com Cristo Jesus.
INTRODUÇÃO
- Concluindo o estudo deste trimestre, estudaremos hoje os episódios finais do ministério do profeta Eliseu.
- A morte de Eliseu e suas circunstâncias mostram claramente que o ofício profético continuaria em Israel até que houvesse a completa restauração, o que se deu apenas com Cristo Jesus.
I – ELISEU E O REI JEOÁS
- Estamos terminando o primeiro trimestre letivo da Escola Bíblica Dominical deste ano de 2013, quando estudamos Elias e Eliseu, a fim de, através da biografia e ministério destes dois grandes homens de Deus, termos um norte, uma orientação como devemos nos conduzir nestes dias de apostasia espiritual que caracterizam o último período antes do arrebatamento da Igreja.
- Na lição de hoje, estudaremos os últimos episódios da vida e do ministério do profeta Eliseu, mais precisamente a sua última profecia, relativa à guerra de Israel contra a Síria nos tempos do rei Jeoás, como também a sua morte e seu último milagre, que foi realizado depois de sua morte.
- As circunstâncias da morte de Eliseu e seu milagre póstumo são sinais que o Senhor deixa para Israel no sentido de que o ofício profético, o ministério de restauração espiritual de Israel teria continuidade mesmo depois destes dois gigantes espirituais, pois a efetiva e permanente restauração somente se daria quando viesse aquele profeta que já fora anunciado por Moisés que, com sinais e maravilhas, traria a salvação, a saber, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Dt.18:18,19). 

LIÇÃO 13 – A MORTE DE ELISEU

INTRODUÇÃO
            Nesta última lição do trimestre, estudaremos sobre o fim do ministério profético de Eliseu e sobre a sua morte. Eliseu foi foi um homem íntegro, que teve um ministério próspero por cerca de cinquenta anos e foi poderosamente usado por Deus, não apenas para transmitir a Sua mensagem, mas, também, para realizar grandes milagres. Porém, como qualquer ser humano, ele estava sujeito a doença e a morte. Veremos também que, tal qual o profeta Elias, ele nos deixou um grande legado moral, ministerial e espiritual. Seu exemplo de vida, caráter e ministério se constitui numa herança, não somente para os seus contemporâneos, mas também para todos aqueles que são chamados por Deus para uma obra específica.

Lição 13: É muita pressão! - Dinâmica - Adolescentes

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.

Observação:
Na aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.
- Falem que o tema da lição se refere ao nosso ato de não ceder as tentações diante da pressão dos colegas, dos apelos mundanos.
- Tomando um exemplo bíblico,  relatem a história de Daniel e seus colegas ou exibam parte do filme sobre Daniel.
 Reflitam sobre as atitudes desses jovens, enfatizando:
. a convivência com pessoas de outras culturas e costumes.
. as influências, as pressões.
. a decisão de não se contaminar – o livre arbítrio.
. o resultado.
- Contextualizem este exemplo para a vida dos seus alunos hoje.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.
- Para concluir a aula, façam uma breve retrospectiva das lições deste trimestre. Para isto, façam o seguinte procedimento:
. coloquem no quadro ou cartolina o tema do trimestre: Relacionamento entre o crente e o mundo

Lição 13: Love Story - Dinâmica - Juvenis

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Observação:
Na aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.
- Iniciem o estudo do tema, perguntando a que se refere a expressão inglesa “Love Story”, que dá o título desta lição.
Aguardem as respostas.
Certamente os alunos vão falar que se refere a histórias de amor.
- Depois, peçam que os alunos relatem pelo menos duas histórias de amor  de forma objetiva.

- Em seguida, falem: As histórias de amor relatadas por vocês expressam o  amor entre duas pessoas. Mas a lição de hoje trata do grande amor entre Jesus e a humanidade – o amor ágape.
Aproveitem e falem sobre os tipos de amor:
Ágape: Amor de Deus
Storge: Amor familiar
Eros: amor físico, sexual
Phileo: Amor entre amigos
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Coração Mais Bonito”.
- Para concluir a aula, façam uma breve retrospectiva das lições deste trimestre.
Para isto, lembrem aos alunos sobre o tema do trimestre: A Atualidade da Mensagem da Bíblia, escrevendo no quadro ou cartolina.
Depois, coloquem uma figura de Bíblia( no centro do quadro ou cartolina) e ao redor coloquem as palavras: Ecologia, Arqueologia, Tecnologia, Ciência, História, Moralidade, violência, Sinais da Vinda de Cristo e Fim dos Tempos.
Em seguida, façam uma breve reflexão sobre a atualidade da Bíblia através das palavras citadas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Professoras e professores, a partir do próximo trimestre, farei sugestões pedagógicas para a lição de Pré-adolescentes.

LIÇÃO 13 - DEUS CUIDA DE MIM

Objetivo:
A criança terá compreensão que Deus tem cuidado de nós.


Palavra do dia:
CUIDAR

Amplie o desenho Jd13 fig 1 na galeria de imagens, cole em uma cartolina ou papel cartão, escreva a palavra do dia e o versículo para memorizar.

Fonte: www.biblicasimagens.blogspot.com


Aprendendo a Bíblia
“... Ele cuida de vocês...” - 1ª Pedro 5.7

LIÇÃO 13 – OBRIGADO, DEUS!

Ao Mestre
Prezado (a), chegamos ao final de mais um trimestre segundo a grande misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. Aproveite para avaliar-se se tem amadurecido espiritualmente e se sua comunhão com Deus tem aumentado em grau, isso é imprescindível a um servo (a) de Deus que quer dedicar-se ao ensino das Escrituras – a comunhão íntima com o AUTOR das Escrituras Sagradas. Quanto mais perto DELE, maior é a compreensão dos textos por ELE inspirados.

Quanto mais nos aproximamos DELE mais O conhecemos, e assim teremos maior êxito em levar os pequenos sob nossa responsabilidade a conhecê-LO também.
Deus continue a abençoar grandemente seu ministério.
 

Texto Bíblico: Genesis 35.1-29


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se todos nós devemos adorar a Deus agradecendo-lhe pela vida que nós dá, pois é Dele que vem a vida, e Ele sempre cuida de todas as pessoas.

LIÇÃO 13 – VOLTAR PARA CANAÃ É O MEU SONHO

Ao Mestre
Prezado (a), chegamos ao final de mais um trimestre segundo a grande misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. Aproveite para avaliar-se se tem amadurecido espiritualmente e se sua comunhão com Deus tem aumentado em grau, isso é imprescindível a um servo (a) de Deus que quer dedicar-se ao ensino das Escrituras – a comunhão íntima com o AUTOR das Escrituras Sagradas. Quanto mais perto DELE, maior é a compreensão dos textos por ELE inspirados.

Quanto mais nos aproximamos DELE mais O conhecemos, e assim teremos maior êxito em levar os pequenos sob nossa responsabilidade a conhecê-LO também.
Deus continue a abençoar grandemente seu ministério.


Texto Bíblico:Genesis 49.28-33; 50.1-26


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se é somente através do derramar do amor de Deus em nossos corações por meio do Espírito Santo é que conseguimos perdoar as pessoas que nos entristecem e nos ofendem. Por isso devemos ser obedientes aos mandamentos de Deus que está escrito na Bíblia, assim teremos o auxilio do Espírito Santo para todas as dificuldades em nosso viver, e a amar todas as pessoas.

LIÇÃO 13 - LOVE STORY

TEXTO BÍBLICO(Jo 3.16-21)

ENFOQUE BÍBLICO
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Hb 13.5)


OBJETIVOS
Enfatizar que a mais bela história de amor está relacionada à obra redentora realizada por Jesus.
Convencer os alunos de que o amor de Deus deve ser sentido por eles e partilhado com o próximo.
Mostrar que as profecias registradas nas paginas sagradas têm sido confirmadas pela Historia, ao longo dos séculos.

LIÇÃO 13 – É MUITA PRESSÃO!

Ao Mestre
Amado (a) estamos encerrando mais um trimestre, e por esse motivo sugiro-vos que façam uma revisão do assunto tratado neste trimestre: “O relacionamento entre o adolescente crente e o mundo”.

Pela graça de Deus, procurei auxiliar-lhes, voltando os comentários para a Doutrina Bíblica, procurando focar o que a Palavra de Deus (que deve ser nossa única regra de vida de fé), diz a respeitos dos assuntos abordados durante o trimestre.

Mas é imprescindível que você professor (a) faça uma avaliação, para que saiba se houve ou não aprendizagem em seus alunos. A avaliação faz parte da Lei do Ensino, e é muito necessária, até mesmo para que os professores possam elaborar melhor o preparo de suas aulas, e os métodos a serem usados mais eficazmente.

Após o ensino ter sido ministrado, mesmo sabendo que você se empenhou, carregou sua linguagem de ilustrações, e a lição foi ouvida e entendida, você deve fazer uma avaliação.
O conhecimento adquirido pelo aluno deve ser avaliado pelo professor, para que se veja a aplicação do ensino na conduta e no caráter do aluno, para se constatar que, de fato, houve a aprendizagem. Isso é muito importante até mesmo para que o professor (a) se aprimore em seus métodos de ensino.
Deus abençoe grandemente seu ministério.

sexta-feira, 22 de março de 2013

VIDEO-AULAS - LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS

 www.adlondrina.com.br

Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais 

LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS

A relação íntima de Eliseu com as escolas dos profetas mostra que o ministério de poder não prescinde do estudo e meditação nas Escrituras.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do ministério do profeta Eliseu, estudaremos hoje a íntima relação do profeta com as escolas dos profetas.
- A relação íntima de Eliseu com as escolas dos profetas mostra que o ministério de poder não prescinde do estudo e meditação nas Escrituras.
I – A ESCOLA DE PROFETAS
- Na sequência do estudo do ministério do profeta Eliseu, estudaremos hoje a íntima relação que o profeta tem com as escolas dos profetas, pois, como vimos na lição anterior, nada mais nada menos que seis dos quatorze milagres do profeta estão relacionados com estas comunidades que existiam no seu tempo.
- Para bem entendermos que eram estas escolas de profetas, faz-se preciso que recuemos no tempo e verifiquemos a lei de Moisés no tocante ao ensino divino a respeito da transmissão da lei para as gerações subsequentes.

LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS

INTRODUÇÃO
O ensino sempre teve papel primordial na cultura judaico-cristã, a palavra de Deus sempre ocupou lugar primordial na instrução, desde a infância. Por isso, na aula de hoje, trataremos a respeito desse importante ministério eclesiástico. Mostraremos, a princípio, a relevância da Escola dos Profetas nos tempos de Eliseu. Em seguida, apontaremos os fundamentos bíblicos para o ensino da igreja. Ao final, destacaremos a necessidade do ensino sistematizado da Bíblia na Igreja local.

1. A ESCOLA DOS PROFETAS
A escola dos profetas, ao que tudo indica, teria sido o primeiro seminário teológico dos tempos bíblicos. Essa escola teria sido organizada por Samuel, que acumulou o ministério de profeta, sacerdote e Juiz (I Sm. 10.5; 19.20). Elias e Eliseu foram os responsáveis pela consolidação da escola dos profetas, a contribuição deles fez com que essa escola funcionasse como resistência à apostasia que havia se estabelecido no reino do norte (II Rs. 2.3; 4.38; 6.1). A escola dos profetas estava fundamentada no ensinamento bíblico, por isso, as instruções eram tanto morais quanto espirituais. Não era uma escola apenas para dotar os alunos com conhecimento, mas, sobretudo, para que esses tivessem uma profunda experiência com Deus. Os profetas não aprendiam apenas conteúdo bíblico, eles também eram inseridos no sobrenatural, nos milagres de Deus. A escola dos profetas foi estabelecida em Ramá, e provavelmente, em Gibeá (I Sm. 19.20; 10.5,10).  Centros de estudos também estavam espalhados em Gilgal, Betel e Jericó (II Rs. 4.38; 2.3,5,7,15; 4.1;  9.1). Cerca de cem estudantes faziam parte da escola dos profetas comandada por Eliseu em Gilgal (II Rs. 4.38,42,43). Quando Elias e Eliseu foram ao rio Jordão encontrava-se com eles cinquenta estudantes da escola dos profetas (II Rs. 2.7,16,17). O estilo de vida deles era em comunidade, em uma casa comum, na companhia dos profetas (II Rs. 6.1). Alguns deles eram casados e tinham filhos (II Rs. 4.1) e acompanhavam os homens de Deus, por isso eram chamados de filhos dos profetas. A escola dos profetas dava também aos estudantes uma formação musical, a fim de que pudessem oferecer ao Senhor música de qualidade para a adoração a Deus (I Sm. 10.5).

LIÇÃO 12 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS

INTRODUÇÃO
Entender os princípios que fundamentavam a escola de profetas é de suma importância para a educação cristã do século XXI, pois através deles é possível fazer um contraste entre o ensino bíblico e o paradigma educacional emergente. O que a escola de profetas, liderada pelo profeta Eliseu, tem a nos ensinar? A escola é uma fábrica de cultura, isto é, como uma instituição que cuida da formação do homem em sociedade, e que para ela realizar essa função, deve ter em vista o cultivo do homem. Como isso acontecia no antigo Israel? Quais ensinamentos podemos extrair da escola de profetas no AT? 

LIÇÃO 12- DEUS ME DÁ FORÇA

Objetivo
Ensinar a criança que Deus é o único que tem poder para nos fazer  fortes para vencermos as dificuldades.


Palavra do dia
FORÇA
Amplie o desenho Jd12 fig 1 na galeria de imagens, e enfatize aos pequenos que assim como Deus usou Sansão, quer usar a cada um de nós.


Fonte: www.blogs.odiario.com


Aprendendo a Bíblia 
“... Deus é a força do seu povo...”
Salmos 28.8

LIÇÃO 12 – UM ENCONTRO EMOCIONANTE

Texto Bíblico: Genesis 32.1-32; 33.1-20

Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se assim como Deus nos ama e perdoa-nos, devemos também amar todas as pessoas e perdoar os que nos maltratam e aborrecem.


Frase do dia...
QUERO APRENDER A PERDOAR

Amplie e cole a figura Prim12 fig 1 da gaeria de imagens em um cartaz, e escreva a frase do dia e o versículo para memorizar,

Fonte:www.historinhasdavozinha.blogspot.com

Memória em ação
 “E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo perdoou vocês.” (Ef 4.32b– NTLH)

LIÇÃO 12 – UM SONHO QUE PARECE IMPOSSIVEL

Texto Bíblico:Genesis 45.1-28; 46.28-34; 47.1-12


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se que Deus sempre esteve no controle de todas as coisas. José entendeu que era propósito de Deus tudo que ocorreu e esperou Nele.

Exercitando a memória
“E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual por meio do Seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que pedimos ou até pensamos.” (Ef 3.20 – NTLH).

LIÇÃO 12 - POBREZA É MALDIÇÃO?

TEXTO BÍBLICO (Dn 2.1-9)

ENFOQUE BÍBLICO
“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hb 13.5)

OBJETIVOS
Ajudar seus alunos a valorizarem o amor ao próximo, independentemente de sua condição social (Tg 2.2-4)
Combater a falaciosa e idolátrica teológica da prosperidade, pela qual muitos têm experimentado males (Ef 5.5; 1Tm 6.9,10).
Enfatizara importância da contribuição financeira – dizimo e ofertas – para a obra de Deus (1Co 16.1,2)


INTRODUÇÃO
Esta lição aborda três pontos difíceis de ser tratado, primeiro falar de amor ao próximo em um mundo antropocêntrico, como o que está ai proposto. Em segundo lugar alertar a igreja quanto ao perigoso Evangelho da Prosperidade, está na mídia hoje, ser crente ou evangélico é sinônimo de riqueza. E finalmente falar sobre o dizimo, falar sobre a contribuição de modo ordenado e bíblico, quando a avareza encontra lugar em muitos corações.
Professor ore a Deus e boa aula!!!  

LIÇÃO 12 – COMUNIQUE-SE

Ao Mestre
Nesta fase de transição em que se encontram os adolescentes, na busca conquista de
independência e firmação pessoal, normalmente, ele volta-se para o meio social e apóia-se no seu grupo de iguais. Nesta fase, a família já não é mais o centro de suas atenções. É comum, nesse processo, que o adolescente apresente maior rebeldia em relação à autoridade em geral.

Nessa etapa da vida, as regras costumam ser questionadas e até mesmo contestadas por ele, o que é necessário para o desenvolvimento da sua identidade, por isso é inevitável que todo o sistema familiar seja atravessado por esse processo de desenvolvimento do filho adolescente, fazendo ajustes necessários para integrar essas mudanças. Nesse sentido, a principal tarefa da família nesse momento evolutivo é aumentar a flexibilidade das fronteiras familiares a fim de integrar os movimentos de independência dos filhos, à luz da Palavra de Deus.

E nós, como professores de EBD podemos e devemos auxiliar nossos adolescentes nesse processo,  que demanda profundas transformações, principalmente no que se refere à comunicação que se estabelece na família. Expressando como a comunicação sincera e aberta é importante para que tenhamos um convívio feliz entre pais e filhos, e também com amigos, professores, enfim, com  todos.

Estudos indicam que a auto-estima, o bem-estar e os tipos de estratégias empregadas pelos adolescentes são variáveis que estão diretamente relacionadas com uma comunicação eficaz.
Oremos, para que o SENHOR nos conceda a graça e unção para que nossa aula alcance seu objetivo.

quinta-feira, 14 de março de 2013

VIDEO-AULAS - LIÇÃO 11 - OS MILAGRES DE ELISEU


 Pré-aula_Lição 11: Os milagres de Eliseu

LIÇÃO 11 - OS MILAGRES DE ELISEU - PROFº FABIO SEGANTIN 

Aula ministrada pelo Presb. Ailton Nantes para EBD da Assembléia de Deus em Londrina.

 

LIÇÃO 11 – OS MILAGRES DE ELISEU

Texto Áureo: II Rs. 8.4 – Leitura Bíblica: II Rs. 2.9-14
Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD
INTRODUÇÃO
Eliseu, o sucessor de Elias, operou muitos milagres, o fundamento para a realização de tais maravilhas estava no seu relacionamento com Deus. Na lição de hoje mostraremos que Eliseu foi, verdadeiramente, um profeta de Deus. Em seguida, destacaremos os diferentes tipos de milagres por ele realizados. Ao final, enfatizaremos que o Deus, que a fonte genuína dos milagres, continua o mesmo, e, dependendo dos Seus propósitos, pode fazer milagres ainda hoje.

DINÂMICA E SUBSÍDIOS – LIÇÃO 11: OS MILAGRES DE ELISEU

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre os milagres de Elizeu, que serão estudados por agrupamento, isto é, estão divididos em 04 grupos
- Então, coloquem no quadro as palavras PROVISÃO, RESTITUIÇÃO, RESTAURAÇÃO e JULGAMENTO.
- Citem os milagres e peçam para que os alunos classifiquem cada um deles, conforme a divisão apresentada. 
- Depois,  trabalhem qual a motivação, o objetivo e o propósito destes milagres.
- Depois, leiam o texto “O Galão de Leite”(postado abaixo).
- Para concluir, utilizem a dinâmica Desenrole que Aparece!”(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 11 – OS MILAGRES DE ELISEU

INTRODUÇÃO
            Os poderosos milagres do Senhor através do profeta Eliseu (2 Rs 2.21,22; 4.36,37; 4.43; 5.14; 6.6; 7.1), mostram que Deus controla não apenas os grandes exércitos, mas também os acontecimentos da vida cotidiana. Quando ouvimos e obedecemos a Deus, Ele nos mostra seu poder de transformar qualquer situação. O cuidado de Deus é para todos aqueles que estão dispostos a segui-lo. O Senhor tem todo o poder para realizar milagres em nossa vida (Gn 5.24; Êx 3.2; Nm 22.28;                  Js 3.16; At 3.1). 
 
I –  A PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO
            Antes de ser levado aos céus, Elias perguntou a Eliseu o que ele desejava receber para exercer o seu ministério. Eliseu então sabiamente lhe respondeu: “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim” (II Rs 2.9-b). Segundo Donald C. Stamps, comentarista da Bíblia Pentecostal, o termo “porção dobrada” não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. É um fato curioso que  o número de milagres que Deus operara por intermédio de Eliseu foi o dobro do que realizara através de Elias. Vejamos isso no quadro abaixo:

LIÇÃO 11- DEUS ME FAZ FELIZ

Texto Bíblico:  2 Samuel 6.12-23

Objetivo
Conduza sua aula de maneira que conduza seu aluno a conscientizar-se e reconhecer que  só na presença de Deus há a verdadeira alegria.


Palavra do dia
ALEGRIA

Cole a figura Jd11 fig 1 na galeria de imagens em um cartaz e escreva a frase do dia e o versículo para decorar. Enfatizando aos pequenos que Jesus é o único que pode nos dá a verdadeira alegria.

Fonte: www.bancadasantidade.blogspot.com

Aprendendo a Bíblia
“A tua presença me enche de alegria ...’’(Sl 16.11 – NTLH)

LIÇÃO 11 – VAMOS FAZER AS PAZES?

Texto Bíblico: Genesis 31.21-55


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que como filhos de Deus é necessário mantermos um bom relacionamento com as pessoas, ALIÁS DEUS É Deus de paz, logo devemos viver em paz com todos


Frase do dia...
QUERO VIVER EM PAZ COM TODOS

Enfatize aos pequenos que todos que amam a Deus e são seus filhos não devem brigar. Devemos viver em paz com todas as pessoas. Assim fazendo mostramos que somos filhos de Deus.

Memória em ação
 “”Procure ter paz com todos” (Sl 34.14– NTLH)

LIÇÃO 11 – UM JANTAR QUE É UM SONHO

Texto Bíblico:Genesis 43.1-34; 44.1-34


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se que Deus não se agrada quando há magoas e ressentimentos em nosso coração, se assim é comas pessoas, muito menos em meio a nossa família. Toda família tem problemas, mas devemos procurar resolver as situações e vivermos em paz e carinho. E se alguém precisa de auxilio, devemos socorrer. Devemos dar valor a família que Deus nos deu.


Exercitando a memória
“Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. (Sl 30.11 – NTLH).

LIÇÃO 11 - O IMPÉRIO CONTRA – ATACA

TEXTO BÍBLICO(Dn 2.31 – 41)

ENFOQUE BÍBLICO
“... o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e será estabelecido para sempre”

OBJETIVOS
Definir de modo abrangente o que é império à luz da Bíblia
Mostraraos alunos quais são as modalidades de império que existem.
Enfatizarque todos os impérios foram e serão vencidos por Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

INTRODUÇÃO
Jesus Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, jamais será vencido, por qualquer que seja o imperador. Tanto faz ele estar no mundo espiritual, quanto no mundo visível, só agiu ou age sob a permissão divina, devido à desobediência da humanidade. Ninrode imaginava dominar o mundo construindo uma torre no vale de sinar, foi surpreendido com a confusão das línguas. (Gn 11)
Ouvi de um pregador que o Diabo vivia zombando de Deus, porque na terra só havia ficado um velhinho honesto que fazia parte do reino de Deus. Os demais pertenciam a ele, um dia Deus mandou o dilúvio e destruiu todos do império do mal, ficando apenas o velhinho e sua família. – Perguntou Deus ao diabo, cadê os desobedientes? E o diabo – respondeu foram mortos e agora quantos você tem?
Isto prova que Deus é detentor do poder e tudo permanece enquanto ele permitir. Deus é o Senhor de Tudo, mesmo que não queiram.

LIÇÃO 11 – TUDO TEM O SEU TEMPO

Ao Mestre
Professor (a) esta lição abordará um tema de suma importância – o namoro.
Vivemos tempos de grandes mudanças em costumes e comportamentos (e, em sua maioria degradantes), e nossos adolescentes estão em meio a esse turbilhão de idéias e comportamentos, divulgados pela mídia.
Por essa razão, é imprescindível que nós como professores ensinemos nossos alunos acerca da postura que a Palavra de Deus mostra que deve ter os filhos de Deus em relacionamentos sentimentais.

Devemos enfatizar ao adolescente que o namoro está sujeito aos princípios gerais de Deus quanto à uma vida cristã que O agrada. Deus é muito claro sobre a maneira ideal de se relacionar mutuamente.

Adolescentes que namoram devem ser com consentimento dos pais, e precisam honrar e respeitar seus conselhos (Ef 6.2). Sabendo que Deus é imutável, e que, portanto, pecado continua sendo pecado. E muitos conceitos hoje aceitos pela sociedade secular é pecado contra Deus, e seu fim é a morte espiritual e eterna.

Lembrando que os professores devem ser formadores de caráter cristão, e que o primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR e O SIGAM como seu SENHOR e MESTRE.

E o meio certo de levar almas a Cristo é usar a PALAVRA DE DEUS e confiar na operação do Espírito Santo (Jo 3.5; 16.8; 1 Pe 1.23). O professor não pode salvar os alunos, mas pode levá-los ao SENHOR, assim como fez André (Jo 1.42).
A Bíblia não diz “Ensina a criança no caminho ‘em que vai andar’  ou ‘quer andar’, mas no caminho em que deve andar” (Pv 22.6).

O ensino da Palavra de Deus é uma obra espiritual e por essa razão é muito significativa para à cultura da alma, ganhar o aluno para Cristo é apenas o inicio desta obra, é necessário cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal.
Deus vos abençoe nesta tão sublime missão.

sexta-feira, 8 de março de 2013

LIÇÃO 10 - HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA


Texto Áureo: II Rs. 4.4 – Leitura Bíblica: II Rs. 4.1-7

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Em continuidade ao estudo de Elias e Eliseu, trataremos, na aula de hoje, a respeito da história de um milagre. Inicialmente definiremos biblicamente o que é um milagre, em seguida, abordaremos o texto bíblico alusivo à lição, sobre a multiplicação do azeite da viúva, e ao final, mostraremos que o Deus da Bíblia ainda é o mesmo e que realiza milagres, sempre de acordo com Seus propósitos soberanos.

LIÇÃO 10 – HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA

INTRODUÇÃO
            O milagre ocorrido na casa da viúva nos tempos do profeta Eliseu traz-nos lições valiosas e perfeitamente aplicáveis aos nossos dias. Veremos os dois fatores principais que motivam a realização do milagre da parte de Deus. Por ser misericordioso, o Senhor atenta para as nossas necessidades e intervém miraculosamente. Ele pode fazer isso diretamente ou através dos seus instrumentos humanos, aos quais concede poder e ousadia para a execução de grandes sinais. Mas ainda veremos que um dos cenários em que acontecem os milagres de Deus é o interior de uma casa.

LIÇÃO 10 – DEUS ME SALVA

 Texto Bíblico:  Lucas 19.1-10         


Objetivo
Conduza sua aula de maneira que conduza seu aluno a conscientizar-se de que Jesus é e sempre será o nosso Salvador.

Palavra do dia
SALVAR

Cole a figura Jd10 fig 1 na galeria de imagens em um cartaz e escreva a frase do dia. Enfatizando aos pequenos que Jesus é o único que pode nos levar aos céus

LIÇÃO 10 – FAÇA O BEM SEM OLHAR A QUEM

Texto Bíblico: Genesis 30.25-43


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que como filhos de Deus é necessário nos afastarmos do mal, não praticar atos, nem proferir palavras que desagradam a Deus.



Frase do dia...
DEVEMOS SEMPRE PRATICAR O BEM

Amplie e cole a figura abaixo em um cartaz, e escreva a frase do dia e o versículo para memorizar, enfatizando aos pequenos que todos que dizem que amam a Deus deve também amar as pessoas, e ajudá-las, é assim que mostramos que o amor a Deus está em nosso coração.

LIÇÃO 10 – MEU SONHO SE TORNOU REALIDADE

Texto Bíblico:Genesis 42.6-38


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se temos um Deus que está sempre atento as nossas necessidades e quando o servimos com sinceridade ele concede o que deseja nosso coração


Exercitando a memória
“Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, não há ninguém que tenha tanto poder como tu! Em todas as coisas, tu és fiel, ó SENHOR!”. (Sl 89.8 – NTLH).

LIÇÃO 10 - MORALIDADE O QUE É ISSO?

TEXTO BÍBLICO (Mt 5.13-16)

ENFOQUE BÍBLICO
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” (Mt 5.14)

OBJETIVOS
Convencer os alunos da necessidade de valorizarem a moral e a ética, nesses dias de tanta corrupção, depravação e desonestidade, a fim de que resplandeçam como astros (Fp 2.15)
Enfatizar que o salvo deve influenciar a sociedade, e não o inverso.
Mostrar como o jovem crente pode se preservar da imoralidade em meio a tantos exemplos negativos.

INTRODUÇÃO
Para o governo a ética é a lei
Para o filosofo, é um conceito
Para a religião, é a moralidade
Mas para Deus, ética é a obediência.

LIÇÃO 10 – NÃO ANDEIS ANSIOSOS

Ao Mestre
Professor (a) hoje ansiedade e depressão não são sintomas apenas dos adultos, cada vez com mais freqüências adolescentes tem sofrido desses males.

É imprescindível que o professor ajude na formação de um caráter cristão no adolescente, lembremos-nos que o ensino bem colocado, forma caráter e muda comportamentos. Com oração e dedicação você, professor (a) conseguirá. Pois, Deus  transforma, e um dos pré-requisitos básicos para que haja uma mudança na identidade humana é o cultivo do Fruto do Espírito, que é formado por nove elementos (Gl 5.22), que fazem parte do caráter de Deus, que passa a ser implantado no nosso caráter.

No Fruto do Espírito temos os elementos que nos auxilia a lidar com a ansiedade e outros problemas emocionais, tão comuns em nossas vidas.

O professor (a) deve efetivamente verificar as necessidades mais evidentes de seu grupo, conduzindo a Cristo e ao cultivo do Fruto do Espírito, ajudando-os a desenvolver uma vida cristã genuína. Coloque-se diante de Deus, pedindo que o Espírito Santo o oriente nesse tão fecundo ministério. Deus o abençoe.