sexta-feira, 26 de abril de 2013

VIDEO-AULAS - LIÇÃO 4 - A FAMILIA SOB ATAQUE

Acesse nosso site: www.portalebd.org.br 


Acesse:www.adlondrina.com.br

A Igreja precisa Saber! Sua Família corre Perigo! Desperta, Igreja!

A Familia Brasileira Corre Perigo


LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE

INTRODUÇÃO
 - A família, como obra-prima de Deus, sempre foi o principal alvo do inimigo de nossas almas.
 - Nos dias em que vivemos, dias de multiplicação da iniquidade, a família, como nunca, tem sido atacada pelo adversário.
I – O INIMIGO ATACA A FAMÍLIA DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HISTÓRIA HUMANA
 - Na sequência do estudo sobre a família, hoje estaremos a estudar a realidade dos ataques que o inimigo de nossas almas realiza contra esta instituição, máxime nos dias em que vivemos, dias que Jesus disse que seriam como os dias de Noé (Mt.24:37; Lc.17:26), dias caracterizados, entre outras coisas, pelo menosprezo à instituição familiar.
- Conforme vimos na primeira lição do trimestre, a família é a obra-prima de Deus, pois é através dela que o Senhor propiciou ao ser humano, coroa da criação terrena (Sl.8:5), tivesse condições de cumprir todos os propósitos divinos a ele estabelecidos (Gn.1:28), a fim de manter uma vida de comunhão permanente com o seu Criador, a cuja imagem e semelhança fora criado (Gn.1:26,27).
- A família constituiu-se, assim, no ambiente propício para que se tivesse a comunhão entre Deus e a humanidade, o local especialmente criado para que se desenvolvesse a amizade entre Deus e os homens.
- Evidentemente, diante de tal quadro, o inimigo de nossas almas, Satanás, palavra hebraica que significa precisamente “adversário”, não tinha outra coisa a fazer senão se voltar contra este local, contra esta estrutura moldada por Deus para estabelecer a comunhão com a humanidade, criação que é detestada pelo adversário, exatamente porque é o ser que foi criado por Deus para desfrutar de uma posição da qual o diabo foi excluído por sua iniquidade.
- Não é, portanto, difícil entender porque o diabo deseja tanto a destruição da família. Por primeiro, vemos que, em sendo a família a obra-prima de Deus, é evidente que o inimigo, cujo papel é matar, roubar e destruir (Jo.10:10), tenha por prioridade a destruição desta instituição que é a principal criação feita pelo Senhor na ordem terrena.
- Por segundo, temos que, como toda a consecução do plano divino para o homem foi estatuído com base na instituição familiar, que é a que dá condições para que se cumpram os desígnios divinos ao homem, com a destruição da família, temos, por via de consequência, que não há como o homem poder cumprir, a contento, tudo quanto lhe foi ordenado por Deus.

LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE

(Ef 5.1-6)
Introdução
            Sendo uma instituição criada por Deus, a família é alvo de ataques por parte do mundo e do Diabo. Por isso, é preciso entender de que forma ela pode se proteger contra estas afrontas. Estudaremos nesta lição quais os ataques que as famílias tem enfrentado e como o mundo materialista e hedonista tem ofendido a moral e a ética cristã.
I  - DEFINIÇÃO DO TERMO “ATAQUE”
            Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra ataque significa: “assalto, investida, agressão, ofensa, injúria, insulto”. Aplicando ao contexto da lição, o ataque refere-se a todo o investimento de Satanás por meio da educação, do sistema político, da religião, da sociedade sem Deus e etc (II Co 10.4-5; Cl 2.8; Tg 3.15).

LIÇÃO 4 – OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam que a Bíblia é a palavra de Deus, e que através dela Ele fala conosco.

Aprendendo a Bíblia:
“Tudo o que Deus diz é verdade” (Provérbios 30.5)

Palavra do dia:
BÍBLIA

História Bíblica
Texto bíblico:  Deuteronômio 6.1-9
Faraó era um rei que não obedecia a Deus nem a sua palavra, ele maltratava e castigava o povo de Israel.
Todos eram obrigados a trabalhar sem ganhar nada, eram escravos do rei Faraó.
Mas Deus enviou Moisés para libertar aquele povo, e então começaram uma grande viagem essa viagem demorou muito, mais muito tempo.
E o nosso Deus sempre cuidando daquelas pessoas, não faltava comida, nem água, nem se quer as roupas deles se rasgavam,mas eles começaram a reclamar e a fazer coisas que não agradava a Deus.
Ninguém queria obedecer a palavra do nosso Deus, então Deus resolveu que deveria ensiná-los como obedecer a Ele.
Eles precisavam aprender várias coisas, adorar a Deus, não mentir,não brigar,não querer aquilo que não é nosso,e usar de maneira correta o nome de Deus.
E aprender tudo isso era muito difícil, pois não existia papel para escrever para toda aquela gente, mas Deus chamou a Moisés lá no alto de uma montanha e disse a ele:
__Tudo o que está escrito nessas pedras você dirá ao povo, diga que é para eles me amarem de todo o seu coração, não é para mentir, nem ficar reclamando pois eu cuido de todos eles.
Moisés obedeceu a Palavra de Deus, e disse para toda aquela gente o que Deus tinha mandado, eles obedeceram e todos ouviram a Palavra de Deus.
E hoje nosso Deus também quer que ouvimos e obedecemos a sua Palavra.
Crianças nunca se esqueçam de ler, ouvir, e aprender a Palavra de Deus e assim você será muito feliz.                                           

FIXANDO A APRENDIZAGEM

Amplie o desenho Jd4 fig 1 na galeia de imagens para os pequenos colorir

Fonte: www.e-tempo.blogspot.com

Fontes consultadas:
·         .Bíblia de Estudo pentecostal
·         .Bíblia da galerinha
 
Colaboração para Portal Escola Dominical -  Profª. Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 4 - E AGORA?

Texto Bíblico: Êxodo 2-11-16.

Objetivo:
Conscientizá-los que o perdão é um presente de Deus para nós.

Frase do dia...
JESUS ME PERDOA.

Memória em ação:
“Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona”. (Provérbios 28.13.b).


Explorando a Bíblia
Vocês se lembram de Joquebede, a mamãe de Moisés?
Logo depois que ela criou e cuidou de Moisés ela o levou de volta para o palácio,e ele ficou morando lá,estudou,aprendeu tudo o que um príncipe deveria saber.
E o tempo foi passando e Moisés foi crescendo,e um dia quando já era um homem saiu para passear no palácio,e viu um egípcio batendo em um escravo,ele ficou muito bravo e sabem o que ele fez?
Matou o homem e o enterrou na areia achando que ninguém descobriria o que ele tinha feito,mas na manhã seguinte ele foi novamente andar pelo palácio e viu dois irmãos brigando .
Moisés chegando perto perguntou :
__Porque você está batendo nele?    
E o que estava batendo disse,quem você pensa que é pra chegar aqui e mandar em nós?
Vai nos matar como matou aquele egípcio?
Moisés ficou com muito medo,pois todos já sabiam,e quando o rei ficou sabendo imediatamente mandou matar Moisés,ele ficou tão apavorado que fugiu para bem longe,ele foi para uma terra chamada Midiã.
Crianças quando fazemos coisas que não agrada,nós até conseguimos esconder de algumas pessoas,mas ninguém consegue e nem pode esconder de Deus.
Ele é o único que tem poder de ver e saber de tudo,mas o melhor de tudo é que Ele não se importa com as coisas erradas que fazemos porque Ele tem o poder de nos perdoar basta somente contarmos a Ele e seremos perdoados . Pois Ele nos ama e quer nos ver feliz.     

  Oficina criativa
Amplie o desenho Prim4 fig 1 na gaelria de imagens para os pequenos colorir


Fonte:www.1-ericasarafimcabral.blogspot.com

Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de Estudo Pentecostal.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 4 – MAS, LOGO EU?

Texto Bíblico:Juízes cap. 6 e 7


Ao Mestre
Prezado (a) nesta lição procure enfatizar aos pequenos que apesar de não conhecermos o que nos espera, qual será o nosso futuro, devemos estar cientes de que Deus tem algo muito importante para que desempenhamos, devemos pedir direção a ELE em, todos os aspectos de nossa vida.

Na lição de hoje, Gideão se achava o menor e menos importante de todos os seus irmãos, foi até se esconder no lagar de uva, para malhar seu trigo. Mas era ele quem Deus havia escolhido para libertar seu povo das mãos dos midianitas. Mesmo confuso Gideão perguntou e aguardou a resposta de Deus e ao ouvi-la, obedeceu prontamente. Sigamos o exemplo de Gideão.
Deus continue a abençoar seu ministério.

LIÇÃO 4 - EU & A TERCEIRA IDADE

TEXTO BÍBLICO  1 Tm 1.17-19; 4.12-16

ENFOQUE BIBLICO

“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Lv 19.32)
OBJETIVOS

Analisar a convivência do jovem cristão como os mais velhos, dentro e fora da igreja.
Registrarhistórias bíblicas que trazem histórias de idosos que envelheceram na presença de Deus.
 Identificar, à luz da Bíblia, as características do relacionamento cristão adequado entre jovens e velhos.

INTRODUÇÃO

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias: mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras” (ARC).  Todo velho já foi moço, mas nem todos os moços chegarão à velhice, aos que chegarem entenderão que deveria ter sido melhores com os idosos de sua época de jovem adolescentes.

LIÇÃO 4 – INICIO DE CARREIRA

Ao Mestre
Amado (a) pela graça de Deus, somos educadores, você sabia que há diferença entre “professor” e “educador”? – o professor limita- se a ensinar oralmente a matéria, já o educador é aquele (a) que, pela palavra e pela ação (e em todas as circunstâncias ou emergências da vida) ministra conhecimentos, proporciona modelos e exerce sugestões eficazes sobre o aluno imaturo e sobre o grupo. Na verdade, todo professor (a) digno de tal nome deve ser um educador (a).

Pois o ensino da Palavra de Deus requer isso. Ensinar a Palavra de Deus é uma obra espiritual e por essa razão é muito significativa para a cultura da alma, ganhar o aluno para Cristo é apenas o inicio desta obra, é necessário cuidar dos hábitos cristãos, os quais resultarão no aluno um caráter ideal.

A filosofia afirma que: “o pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o habito conduz ao Caráter e o caráter os passos da pessoa”, é claro que isso humanamente falando. Mas como professores/educadores é exatamente isso que devemos fazer – formar um caráter cristão em nossos alunos.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

LIÇÃO Nº 3 – AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO

Texto Áureo: Ef. 5.25 – Leitura Bíblica: Ef. 5.22—28. 31.33
Pb. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD
INTRODUÇÃO
Conforme temos estudado ao longo das primeiras lições, o casamento cristão está fundamentado na Bíblia, a Palavra de Deus. Na aula de hoje trataremos, especificamente, a respeito das bases que sustentam o casamento. A primeira delas é a graça, o favor imerecido, a disposição de aceitar o outro, com suas diferenças e particularidades. E não com menor importância, o amor que se sacrifica, que não busca apenas os interesses individuais. 

LIÇÃO 03 – AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO

(Ef 5.22-28,31,33)
INTRODUÇÃO
 Nesta lição definiremos o termo “base” e sua aplicação no contexto da lição. Destacaremos quais as bases de sustentação de um casamento cristão. Veremos também as caraterísticas do amor ágape destacadas por Paulo na carta endereçada aos coríntios. Por fim, veremos também quais recomendações o apóstolo Paulo dá a mulher e ao marido a fim de que vivam bem e harmoniosamente.
I  - DEFINIÇÃO DA PALAVRA “BASE”
            O termo “base” do grego “básis” significa literalmente “planta do pé”. O Aurélio diz que a palavra base significa: “tudo quanto serve de fundamento, apoio ou sustentáculo”; parte inferior onde alguma coisa repousa ou se apoia. Figuradamente significa: “origem, princípio, fundamento”. No contexto da nossa lição, diz respeito as colunas de  sustentação em que deve estar fundamentada a família segundo o padrão divino revelado nas Escrituras Sagradas. 

LIÇÃO 3 - DEUS CUIDA DE NÓS

Texto Bíblico: Êxodo 1.22;2.1.10.

Objetivo:
Enfatizar que Deus sempre cuida de nós .


 Frase do dia...

DEUS CUIDA DE MIM.

Fonte: www.amaeperdoasempre.blogspot.com

Memória em ação:
“Eu sou pobre e necessitado, mas tu, Senhor, cuidas de mim.”


Explorando a Bíblia
Na aula passada nós terminamos falando como o povo de Israel sofria nas mãos do rei Faraó
E hoje veremos qual foi a terrível idéia que o rei Faraó teve desta vez,ele com muita raiva porque o povo de Israel continuava crescendo ele deu uma ordem:
A partir de hoje todos os meninos que nascerem deverão ser jogados no Rio Nilo,somente as meninas viverão .
O rei Faraó era muito mal ele queria de qualquer jeito acabar com aquele povo,como eles escapariam de um rei tão mal.

LIÇÃO 3 – SABE TUDO!!!

Texto Bíblico:Juízes caps. 4 e 5


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a verdadeira sabedoria vem de Deus, que se formos obedientes à Sua Palavra, seremos sábios.


Exercitando a memória
“A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras.” (Pv 3.16 – NTLH).

É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.
O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.

Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.
É preciso buscar a Deus, sim, Deus é a fonte de toda sabedoria. Então, sejamos sábios: sirvamos a Deus com todo nosso ser.

LIÇÃO 3 - PAIS & FILHOS.

TEXTO BÍBLICO  (Fp 2. 5 – 8, 11)

ENFOQUE BIBLICO
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. (Pv 4.18)

OBJETIVOS
Reconhecer a importância dos pais na orientação dos filhos.
Descrever com os alunos as dificuldades comuns nos relacionamentos, na comunicação entre pessoas e nos vínculos afetivos.
Expressar a poderosa intervenção divina na vida do seu povo.

INTRODUÇÃO
Os pais que não procurarem serem amigos de seus filhos sofrerão  terríveis decepções, pois o mundo os adotará. Em contrapartida os filhos que não obedecerem a seus pais, também sofrerão decepções.

LIÇÃO 3 – UM EXEMPLO A SER IMITADO

Ao Mestre
Amado (a), neste trimestre temos a oportunidade de transmitir aos nossos alunos, com entusiasmo, a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, e por essa razão teremos mais condição de abordar assuntos profundos que podem conduzir nossos alunos a conhecerem melhor o Salvador, e recebê-lo em seus corações, com compromisso de fé. Mas para que isso ocorra é imprescindível o empenho do professor tanto na metodologia, como na espiritualidade.

Mas como fazer? – Jesus, o Mestre dos mestres, tinha uma metodologia maravilhosa, sua meta era que aprendessem, “...aprendei de mim...” (Mt 11.29) dizia o Senhor.
O Senhor Jesus sempre estimulou seu discípulos a pensarem por meio de perguntas inquiridoras,levando-os a profundas reflexões. Seus questionamentos exigiam que os discípulos comparassem, examinassem, relembrassem e avaliando expressasse o que haviam aprendido – e não é isso que também precisamos em nossas aulas?

A Pedagogia moderna diz que ensinar é fazer pensar, é estimular a mente. Portanto, o professor
(a) deve estimular o educando a pensar por conta própria, ou seja, produzir pensamentos novos, por sua própria vontade, isso o conduzirá a refletir e a decidir, o ensino deve influenciar e converter nossos alunos, levando-os à Cristo. E isso é tarefa nossa como professores.

Oremos, e coloquemo-nos diante do Mestre por Excelência, pedindo-lhe que nos conceda a sabedoria e a unção, para conduzirmos nossos alunos à Sua Presença – lembre-se que um dos lemas da EBD é: Cada aluno, um crente salvo. Deus vos abençoe.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

MINHA AMADA ESPOSA - PARABÉNS


HOJE É UM DIA ESPECIAL NÃO SÓ NA VIDA DA MINHA ESPOSA MAIS TAMBÉM NA MINHA. AGRADEÇO A DEUS TODOS OS DIAS PELA PESSOA QUE ELA É: SINCERA, DINÂMICA, INTELIGENTE, GUERREIRA, SERVA DO SENHOR JESUS. ESTAS SÃO ALGUMAS DAS QUALIDADES QUE VERÒNICA TEM E QUE FAZ DELA UMA PESSOA ESPECIAL. QUERIA PODER OFERECER TUDO AQUILO QUE ELA SONHA, MAIS TENHO CERTEZA QUE DEUS CUMPRIRÁ O DESEJO DE SEU CORAÇÃO, ENTÃO SÓ TENHO A OFERECER O MEU AMOR, RESPEITO E ORAÇÃO PEDINDO A DEUS QUE LHE PROTEJA CONTINUE LHE ABENÇOANDO. PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO E QUE ESTA DATA VENHA SE REPITIR POR MUITOS ANOS. 


DE SEU ESPOSO NATANAEL DA SILVA QUEIROZ.



PARABÉNS!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

VÍDEO-AULAS - LIÇÃO 02 – O CASAMENTO BÍBLICO

Pré-aula_Lição 2: O casamento bíblico 

 

LIÇÃO 2 - O CASAMENTO BÍBLICO - PROFº FABIO SEGANTIN

Acesse:www.adlondrina.com.br

Lição 2 - O Casamento Bíblico - Pb. Fabrício e Pr, Renato Pirovani.

LIÇÃO 02 – O CASAMENTO BÍBLICO

Casamento, criado por Deus


  "Venerado seja entre todos o matrimonio e o leito sem mácula; porem aos que se dão ã prostituição e aos adúlteros Deus os julgará." Heb. 13:4
Hoje, há falta de respeito para as coisas que Deus criou. O plano de satanás é destruir tudo, item por item, que Deus fez.
Deus criou a terra, mas o homem procura a destruí-la. No fim do mundo Jesus vai destruir os que destroem a terra. Apoc. 11:18.
Deus criou as nações; satanás as engana. Apoc. 12:9; 20:8.
Deus criou a igreja; satanás procura destruí-la.
Deus criou a família também. Satanás procura destruí-la. Ele despreza e ataca o casamento. Faz o mundo pensar que o casamento é desnecessário; uma coisa do passado. A Bíblia declara que o matrimonio deve ser venerado. Se a família for destruída, a sociedade inteira e as igrejas serão seriamente afetadas. A base da sociedade é a família. E a família começa com o matrimonio. Sempre foi assim.
AS INSTITUIÇÕES QUE DEUS CRIOU
  Há três instituições na terra que DEUS criou: a família, a nação, e a igreja. Devemos servir a Deus como membros da igreja, que é o corpo de Cristo. Devemos obedecer as leis da nação. Romanos 13 ensina que as autoridades civis são "ministros" de Deus. As nações pertencem a Deus, Dan. 4:17. Devemos manter a família de acordo com os princípios da Bíblia. A família é a instituição mais antiga na terra, e foi Deus quem a instituiu. 

LIÇÃO 02 – O CASAMENTO BÍBLICO



Texto Áureo: Gn. 2.24 – Leitura Bíblica: Gn. 1.27-31; 2.18-24

Prof. José Roberto A. Barbosa
Twitter: @subsidioEBD

INTRODUÇÃO
Diferentes modelos de casamentos são apresentados à sociedade, principalmente na mídia, como alternativos. Mas, de acordo com a Bíblia, a Palavra de Deus, existe apenas um padrão bíblico para o casamento. Na lição de hoje, mostraremos, a princípio, que a Bíblia, a Palavra de Deus, determina como deve ser o casamento, ainda que as culturas modernas, e pós-modernas, queiram impor seus modelos antibíblicos. 

LIÇÃO 02 – O CASAMENTO BÍBLICO



INTRODUÇÃO
Nesta lição veremos qual a definição da palavra casamento. Veremos também que ele é uma instituição divina e como tal é um dom de Deus e um estado honroso para o homem. Destacaremos ainda quais os propósitos de Deus quanto ao matrimônio e, por fim, elencaremos qual o plano original do casamento segundo a Bíblia Sagrada.

I – DEFINIÇÃO DE CASAMENTO

1.1 Dicionário Aurélio. “Ato solene de união entre duas pessoas de sexos diferentes, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil”. O artigo 226, parágrafo 3º da Constituição Federal diz que para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. Como podemos ver, tanto o dicionário como a Constituição Federal, conceitua o casamento como “união entre duas pessoas de sexos diferentes”, o que deixa claro que a união homossexual não pode ser caracterizada como casamento.

LIÇÃO 2 - CONFIANDO EM DEUS

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os pequenos aprendam que se confiarmos em Deus e nunca duvidarmos da sua palavra, Ele sempre estará pronto a nos ajudar porque Ele é fiel.


Aprendendo a Bíblia:
“Confiem no Senhor, seu Deus,e estarão seguros...”2 Cro 20.20 - NTLH)


Palavra do dia
 CONFIAR

Use a figura abaixo para fixar a palavra do dia e versículo bíblico

Fonte: http:// www.prhumbertofreire.blogspot.com


HISTÓRIA BÍBLICA
Crianças vocês se lembram qual foi a históriaque estudamos na aula passada?
Isso mesmo foi de Abraão, nós vimos que Deus o mandou a uma terra muito distante chamada Canaã. Abraão e Sara passaram muitos anos morando ali, e a Bíblia nos diz que eles já estavam velhos, Abraão já tinha 99 anos e não tinha filhos,e Abraão sentia muita falta de ter um filho .

E a Bíblia nos conta que ele começou a orar e pedir a Deus que lhe desse um filho,e todos os dias ele orava confiando que um dia Deus iria responder suas orações e um dia Deus disse a ele:
__Eu sou Deus Todo Poderoso, ande comigo faça o que é certo e seja justo.Farei de você pai de muitas nações. Olhe para o céu e conte as estrelas, olhe para o mar e conte os grãos de areia se é que podes contar. Assim será sua descendência, tão numerosa que não poderá contar.

Deus disse ainda:
__Abençoarei Sara, sua esposa será mãe de um filho,você o chamará de Isaque,Deus foi bom para Sara Ele cumpriu sua promessa mesmo sendo bastante velha Sara teve um filho.
Abraão ficou muito feliz com a chegada do seu filhinho querido e o chamou de Isaque conforme Deus havia dito, e todas as vezes que ele olhava para o céu ele se lembrava o quanto Deus é fiel e tudo o que Ele nos promete Ele cumpre.

Isaque crescia e era a alegria de seus pais.

Crianças para o nosso Deus não existe nada que Ele não possa fazer,tudo o que você pedir a Ele acreditando Ele fará.Deus deseja que todos nós acreditamos nEle,pois o que Ele promete pode ter certeza que irá acontecer. NUNCA DUVIDE DO PODER DE DEUS.                            


FIXANDO A APRENDIZAGEM

Amplie o desenho Jd2 fig 1 na galeria de imagens para os pequenos colorir
http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/2197-jardim-da-infancia


Fontes consultadas:
·         Bíblia dos amiguinhos
·         Bíblia de estudo Pentecostal
·         Bíblia da galerinha e clássicos da Bíblia.
   
Colaboração para Portal Escola Dominical -  Profª. Cristina Araújo

Fonte: PortalEBD

LIÇÃO 2 - VIDA DE ESCRAVO É DIFÍCIL

Texto Bíblico
Êxodo 1-12-14

Objetivo
Conscientizá-los que Deus é o único que tem poder para nos libertar do pecado.

Frase do dia...
QUERO SER LIVRE.


Memória em ação
 “Se o filho os libertar vocês serão, de fato, livres.” (Jo 8.36 – NTLH)


Explorando a Bíblia
Na semana passada nós estudamos a história do povo de Israel, nós vimos o quanto Deus cuidava deles, e hoje veremos mais um pouco sobre aquele povo que muito sofreu nas mãos daquele rei malvado.
E o rei Faraó começou a ficar ainda mais preocupado com o povo de Israel, porque quanto mais eles eram obrigados a trabalhar mais deus os abençoava.
E Faraó como era muito mal, decidiu então colocar todos, homens, mulheres, jovens e velhos todos seriam seus escravos.
Crianças ser escravo é muito ruim,vocês sabiam que hoje tem muitas pessoas sendo escravas do diabo?

LIÇÃO 2 – UM DEUS OU VÁRIOS DEUSES?

Ao Mestre
Prezado (a) na lição de hoje estaremos estudando acerca da infidelidade espiritual do povo israelita, que após a morte de Josué e Calebe, desviaram-se do SENHOR e passaram a servir os deuses (ídolos) cananeus. É de suma importância que através da lição seja enfatizado aos pequenos devemos sempre ser fiéis a Deus e à Sua Palavra e que ao termos amizade com pessoas que não temem a Deus,  não nos deixemos levar por seus maus costumes, e nem compartilhar de suas ações delinqüentes e desrespeitosas, mas sim conduzi-las a Deus. A infidelidade a Deus O desagrada profundamente, não caímos nesta armadilha do inimigo de nossas almas.


Texto Bíblico:Juízes 3.1-11


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que devemos ser fiéis a Deus, ELE deve ocupar o primeiro lugar me nossa vida; e a conscientizar-se de que quando primamos mais a amizade de pessoas que não crêem em Deus do que a ELE, teremos problemas e derrotas espirituais.

LIÇÃO 2 - EU & A IGREJA

TEXTO BÍBLICO  - 1Co 12.12-27

ENFOQUE BIBLICO
“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo” (1Co 6.15a)

OBJETIVOS
Definir o termo igreja
Discutir as atribuições de cada crente na igreja
Comparar o Corpo de Cristo ao corpo físico.

INTRODUÇÃO
O jovem e o adolescente não será a igreja do amanhã, a igreja é composta de crianças, jovens, adolescentes, pessoas de todas as idades. As origens da igreja podem estar no eterno passado, mas a sua missão esta claramente no presente. O jovem e o adolescente foram escolhidos para ser uma benção na escola, na empresa, enfim para as nações.

LIÇÃO 2 – OS CAMINHOS DE DEUS

Ao Mestre
Amado (a), para termos êxito em nosso ensino, faz-se necessário que conheçamos nossos alunos. Assim decidi colocar aos amados (as) como são os adolescentes:
a. Características físicas:
Como eles são:
Passando por transformações físicas.
Estão mudando a voz (especialmente os rapazes).são inquietos, às vezes cansados (devido às mudanças físicas).

O professor deve:
chamá-los de jovens (não gostam de serem tratados como crianças), demonstre simpatia e interesse por suas preocupações, deve providenciar um programa de atividades variadas.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

VÍDEO-AULAS - LIÇÃO 1 - FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS

Pré-aula_Lição 1 - Família, Criação de Deus 

LIÇÃO 1 - FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS - PROF FABIO SEGANTIN

 

LIÇÃO 1 - FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS

TEXTO ÁUREO
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn 2.18).
VERDADE PRÁTICA
A família é uma instituição divina. Ela é a base da vida social.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 2.18-24.
18 - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
19 - Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 - Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costeias e cerrou a carne em seu lugar.
22 - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

LIÇÃO 01 – FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS


(Gn 2.18-24)

INTRODUÇÃO
            Neste segundo trimestre de 2013 estudaremos sobre A Família Cristã no Século XXI: Protegendo seu Lar dos Ataques do Inimigo. O momento é mais do que oportuno para estudar este tema tão relevante, tendo em vista que o Diabo, o principal inimigo de Deus e da família, tem investido diuturnamente contra esta instituição divina. Nesta primeira lição, que tem por título: Família, Criação de Deus, estudaremos o que é família; sua importância para os cônjuges, filhos, Igreja e sociedade;a família, antes e depois da Queda; o propósito de Deus para a família; e os mandamentos divinos para cada membro da família.

LIÇÃO 1 - OBEDECENDO A DEUS


Meus amados,mais um trimestre chegou e graças à Deus que Ele nos abençoou para estarmos juntos novamente.Espero que nesse trimestre façamos tudo com o nosso espírito renovado. E que não cometemos os mesmos erros; que o Senhor nos ajude e que passamos nos dedicando mais tempo e também nos colocarmos a cada dia  na presença dEle para ao ensinarmos possamos conduzi-los a Cristo.


Objetivo:
Ministre sua aula de forma  que a sua obediência que os pequenos compreendam que a obediência  é muito importante para que possamos agradar a Deus, e só assim alcançaremos as bênçãos que Ele tem reservado para nós


Aprendendo a Bíblia:
“Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem...”  (Jeremias 42.6)

LIÇÃO 1 - DEUS É FIEL


Texto Bíblico
Ex 1.1-11

Objetivo
Fazer com que o aluno acredite que Deus é fiel. E que Ele nunca falha em  suas promessas


Frase do dia...
DEUS É FIEL

Escreva esta frase em papel cartão, com letras grande e de forma bem colorida. À seguir recorte, formando um quebra cabeça para os pquenos montar. Assim que formar a frase pergunta-lhes: “O que é ser fiel?” – ouça as respostas e depois diga-lhes: Hoje vamos conhcer uma historia que nos mostra como Deus é fiel!!”


Memória em ação
“Ele é fiel e mantém a sua aliança”(Deuteronômio 7.9)

LIÇÃO 1 – EU CONSEGUI!


Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, segundo a multiforme graça de Deus.
Neste trimestre estaremos estudando um assunto de suma importância para os dias atuais:“Deus escolhe Líderes”. Estamos vivendo a pós modernidade, e o relativismo pernicioso vem dia a dia afrontando a Palavra de Deus, e as principais vitimas são os adolescentes e as crianças, que estão indefesas diante de um sistema de ensino que traz por trás de si a filosofia moderna do existencialismo e do personalismo, a qual, se guiada pelas Escrituras trará resultados benéficos, porém, como “o mundo jaz no maligno”, o que chega aos nossos pequenos é uma antropologia que exclui Deus e coloca o ser humano no centro de tudo. Devemos mostrar aos pequenos que existe um Deus sobre todas as coisas, e que procura pessoas (crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos) que estejam dispostas a se deixar ser guiadas por ELE, e que através DELE farão grandes coisas, mudando a história e a situação do local, ou país em que vivem. 

LIÇÃO 1 - EU & JESUS


TEXTO BÍBLICO  (Jo 15.13-16; 14.15; 15.7)

ENFOQUE BIBLICO
“Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15.14)

OBJETIVOS
Apresentar os padrões bíblicos de uma amizade.
Examinar o modelo de amizade de Cristo
Descrever os comportamentos e atitudes que correspondem à expectativa de Cristo para os seus discípulos.

INTRODUÇÃO

Alguns têm como privilegio ser amigo de alguma personalidade. Amigo do Presidente da Republica, do Governador, do Senador etc. Orgulhamos-nos em ter bons amigos, mas eles todos podem nos decepcionar por melhores que sejam. Há um amigo e este não nos abandona nunca, mas você já prestou atenção que  poucos dizem ser seu amigo. Já ouviu alguém numa roda de amigos relacioná-lo ao menos como conhecido? Na igreja vez por outra cantamos “Quão bondoso amigo é Cristo” ... , Achei um bom amigo..., mas é na igreja. Você já viu o nome de Jesus nestes caderninhos dos jovens?  Têm foto de atores famosos, atrizes famosas, jogadores de futebol, astros do cinema, mas o nome de Jesus não consta na lista.

Como está o seu relacionamento com Cristo? Partindo deste principio se pode  as amizades.

LIÇÃO 1 – UM PAI AMOROSO


Ao Mestre
Amado (a) neste Trimestre que se inicia, estaremos estudando “A vida de Cristo na harmonia dos Evangelhos”. Está aí uma grande oportunidade de levar os adolescentes a um melhor conhecimento de Cristo, mostrando-lhes acerca da humanidade e divindade do Senhor Jesus.
Para isso é imprescindível que o professor (a) se empenhe aprimorando-se mais e mais, não somente na metodologia a ser usada, como principalmente em conhecer a Palavra, e que“maneja bem a Palavra da Verdade” (2 Tm 2.15). Isso é primordial, pois como falar daquilo que não se conhece?

Estamos vivendo dias dificílimos, nas quais certas tendências, modismos e, o próprio mundanismo lascivo e escancarado tem gerado anomalias morais, sociais e pedagógicas, que pegam em cheio nossas crianças, adolescentes e jovens. Desclassificando totalmente o ensino sadio e eficaz que deve ser ensinado a eles. Hoje há uma linha de pensamentos de ordem psicológica que afirma que o adolescente deve viver do jeito que sua cabeça achar melhor – é ou não, existencialismo cru e explicito? Por essa razão é que os educadores da EBD devem ter muito mais que uma boa didática, devem ser  voltados à Palavra de Deus, zelosos, dedicados e profundamente integrado com o Reino dos céus.

Educar adolescentes cristãos é um grande desafio, mas com a graça de Deus conseguiremos transpor, pois temos conosco Deus, e se meditarmos um pouco veremos que, a Obra é DELE, as vidas pertencem a ELE, a Palavra a ser ensinada é DELE, logo NELE seremos vitoriosos. Amém!