sexta-feira, 26 de julho de 2013

DINÂMICA LIÇÃO 4 - JESUS, O MODELO IDEAL DE HUMILDADE

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Esta lição de hoje tem como tema “Jesus, o modelo ideal de humildade”.
- Iniciem o estudo desta lição, utilizando a dinâmica “Modelo Perfeito”
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 4 – JESUS, O MODELO IDEAL DE HUMILDADE

(Fp 2.5-11)
INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que Jesus é o nosso maior exemplo de humildade, pois, mesmo sendo Deus, suportou a humilhação de se tornar homem; e, como homem, tornar-se servo; e, como servo, ser obediente até à morte, e morte de cruz, a mais terrível, dolorosa e vergonhosa maneira de morrer na antiguidade. Mas a Bíblia diz que diante da honra vai a humildade (Pv 15.33). O Jesus que chegou ao grau mais profundo de humilhação, foi também elevado às maiores de todas as alturas (Fp 2.9-11).
I – DEFINIÇÃO DE HUMILDADE
Segundo o dicionário Aurélio, humildade significa “ausência completa de orgulho, rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito; praticar a humildade, modéstia, pobreza”. Percebamos que a humildade diz respeito a ausência de orgulho ou soberba. Apesar de ser o próprio Deus, Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus abriu mão de suas prerrogativas divinas para tornar-se um homem simples e humilde, limitado pelo tempo e espaço. Segundo esta definição, a humildade ainda está relacionada a um rebaixamento voluntário. Quando se fez homem e morreu numa cruz, Jesus o fez porque o quis, e tal voluntariedade nasceu do seu grande amor com que nos amou (Mt 26.53; II Co 5.14,15; Ef 2.4). Tal amor o levou às mais extremas e humilhantes consequências, mesmo sendo ele Senhor e Deus.

LIÇÃO 4 – OUVINDO A PALAVRA DE DEUS

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam que a Bíblia é a palavra de Deus, e que através dela Ele fala conosco.

Aprendendo a Bíblia:
“Tudo o que Deus diz é verdade” (Provérbios 30.5)


Palavra do dia:
BÍBLIA


História Bíblica
Texto bíblico: Deuteronômio 6.1-9

Faraó era um rei que não obedecia a deus nem a sua palavra, ele maltratava e castigava o povo de Israel.
Todos eram obrigados a trabalhar sem ganhar nada, eram escravos do rei Faraó.
Mas Deus enviou Moisés para libertar aquele povo, e então começaram uma grande viagem essa viagem demorou muito, mais muito tempo.

LIÇÃO 4 - E AGORA?

Texto Bíblico: Êxodo 2-11-16.


Objetivo:
Conscientizá-los que o perdão é um presente de Deus para nós.


Frase do dia...
JESUS ME PERDOA.


Memória em ação:
“Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona”. (Provérbios 28.13.b).


Explorando a Bíblia
Vocês se lembram de Joquebede, a mamãe de Moisés?
Logo depois que ela criou e cuidou de Moisés ela o levou de volta para o palácio,e ele ficou morando lá,estudou,aprendeu tudo o que um príncipe deveria saber.

E o tempo foi passando e Moisés foi crescendo,e um dia quando já era um homem saiu para passear no palácio,e viu um egípcio batendo em um escravo,ele ficou muito bravo e sabem o que ele fez?

Matou o homem e o enterrou na areia achando que ninguém descobriria o que ele tinha feito,mas na manhã seguinte ele foi novamente andar pelo palácio e viu dois irmãos brigando .

LIÇÃO 4 – UM REI BOM DE MIRA

Ao Mestre
Prezado (a), na lição de hoje, teremos a grande batalha de um adolescente obediente a Deus contra o campeão filisteu, que além de bem preparado fisicamente, e com armamento pesado, ainda tinha cerca de 2,70 metros de altura. Mas Davi não temeu, ele sabia que sendo fiel a Deus, conseguiria a vitória.
Prezado (a), não importa o tamanho do gigante que possa surgir em nossa vida, através de situações que muitas vezes querem paralisar nossas ações na obra de Deus. Confie no SENHOR, ELE jamais nos desampara. Nós é que paralisamos como o exercito israelita e Saul que olhando viam um enorme homem, um campeão impossível de ser vencido, pois olhavam com os olhos humanos.

Mas Davi olhou com os olhos voltados aos céus, para Aquele que tudo pode, por essa razão ele não viu um gigante, e sim um desaforado afrontando o Deus vivo, e tinha convicção de que o SENHOR dos exércitos celestiais não se deixaria afrontar, mas mostraria seu poder – e assim foi vencedor.

Prezado (a), levante seus olhos céus, veja o lindo rebanho de pequenos que o SENHOR Deus te confiou para apascentar. Você deixará o leão (satanás) o urso (o mundo) e o gigante (sua própria carne) impedir você de executar a tarefa que Deus te confiou?

Esforce-se, entregue sua vida ao SENHOR, e com certeza ELE virá em seu socorro, e te capacitará para apascentar seus pequenos. Veja o Mestre dos mestres hoje a te perguntar: “Amas-me? Apascenta meus cordeirinhos.”

Deus abençoe grandemente sua aula!


Texto Bíblico:1 Sm 17.12-54


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que quando vivemos em obediência aos mandamentos de Deus, não temos nada a temer. Através do Espírito santo ELE nos capacita a realizar feitos grandiosos.


Exercitando a memória
“Com Deus do nosso lado, venceremos; ELE derrotará os nossos inimigos.” (Sl 60.12 – NTLH).

Davi aprendeu que somente Deus pode solucionar problemas. Neste Salmo ele expressa sua confiança de o SENHOR nos concede vitória sobre todos os tipos de inimigos que possa vir a ameaçar a paz em nossa vida.

LIÇÃO 4 - O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

TEXTO BÍBLICO  Jo 15.1,2,5; Gl 5.22-25


ENFOQUE BIBLICO
“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5.22.



OBJETIVOS
Descrever as principais características do Espírito.
Explicar a importância e a necessidade do Fruto do Espírito na vida do Cristão.
Contrastar as obras da carne com o Fruto do Espírito


INTRODUÇÃO
O fruto do Espírito é uma manifestação da natureza de Cristo, e é através do fruto que as virtudes divinas se manifesta na vida do crente. A produção de fruto leva a uma vida santificada diante de Deus, uma entrega total ao Senhor. Ser cheio do Espírito Santo é diferente de ser batizado com o Espírito Santo. Ser cheio faz produzir o fruto, que leva a pratica de boas obras, enquanto que o batismo é um revestimento de poder. 


AS CARACTERISTICAS DO ESPÍRITO
As características do Espírito são de natureza divina, ele é eterno, ou seja, não tem inicio e nem fim. Como já o falamos é antes do começo e é depois do fim, ele não tem qualquer tipo de limitação, não está sujeito a nem um tipo de lei que rege o firmamento.

Suas características são discriminadas em varias passagens da Bíblia, o salmista Davi, rei em Israel, declarou a sua Onipresença (Sl 139.7-10), mostrando a impossibilidade de fugir de diante dele, não há um lugar sequer no espaço em que sua presença não esteja.

Além de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ele é ciente de todos os acontecimentos (1Co 2.11). Todos nós conhecemos nossos segredos, devido ao espírito que está em nós, assim é o Espírito Santo, ele conhece os desígnios de Deus, por estar em Deus. Ele sabe de todos os pensamentos de Deus, conhece a vontade de Deus, portanto ele nos capacita a orar de acordo com a vontade de Deus (Rm 8.26,27). Ele não só nos ensina a orar como também intercede diante de Deus por nós.

Outra característica é a sua Onipotência, que o leva ser o Todo-Poderoso, capacidade de realizar tudo quanto Deus quiser, não há limites em suas realizações (Lc 1.35; At 1.8). Quando afirmamos que Deus não faz aquilo que contraria a sua natureza, não significa que ele esteja limitado em algumas circunstancias. Ele é absoluto e livre de qualquer impedimento.

O Espírito santo é Deus e faz parte da Santíssima Trindade, são três pessoas que se apresenta como sendo apenas “um” (1Jo 5.7).  E a Bíblia diz que há: “um só Espírito” (Ef 4.4); “um só Senhor” (Ef 4.5); e “um só Deus e Pai de todos” (Ef 4.6). O Espírito Santo é o representante da Trindade e ao mesmo tempo o agente, pois não há com negar a sua operação na igreja e no mundo de modo geral (Rm 8.9; Mt 10.20; 1Pe 1.11; At 16.7; Jo 14.18).

É o Espírito Santo quem ensina e faz lembrar (Jo 14.26), é ele quem penetra todas as coisas, nada poderá ficar escondido, sem que ele não saiba (1 Co 2.10). É ele quem testifica (Rm 8.16), Ele diz as igrejas (Ap 2.7; At 13.2), é ele quem envia os missionários e os guia (At 13.4; Rm 8.14).

LEMBRE-SE! QUANDO  FIZERMOS ALGO ESCONDIDO, O ESPÍRITO SANTO ESTÁ CIENTE DE TUDO, PODEREMOS ESQUECER ALGUNS DETALHES, MAS ELE NÃO. POIS SUA CAPACIDADE DE SABER DE CONHECER TODAS AS COISAS E O SEU PODER ILIMITADO O LEVA A CUIDAR DE NÓS PARA NÃO PARA QUE NÃO PECASSEMOS.

LIÇÃO 4 - NOVO CAMINHO PARA DEUS

Objetivos da lição
Incentivar os alunos a renunciarem a tudo que impede nossa comunhão com o Senhor.
Compreender que Deus não faz acepção de pessoas e ama a todas independente de seu passado.

Texto em Estudo:  Lc 19.1-9
Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade.
Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico,
procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.
Então, correndo adiante, subiu a uma figueira brava a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.
Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria.
Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.
Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.
Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.

Os versículos acima descrevem a conversão de Zaqueu um publicano, ou seja, cobrador de impostos. Para financiar o seu império mundial os romanos arrecadavam de todas as nações sob seu domínio, grandes quantias de dinheiro em forma de impostos.
Os judeus se opunham aos pagamentos dessas taxas, porem eram obrigados a pagar;
Os cobradores de impostos, como Zaqueu, estavam entre as pessoas mais impopulares de Israel
Embora judeus de nascimento, eles escolheram trabalhar para Roma; sendo assim considerados traidores de Israel.

Também era conhecido de todos que os publicanos enriqueciam por meio de extorsões de seus compatriotas, por esta razão alguns murmuraram contra Jesus por Ele ter ido a casa de um publiacano; mas apesar de Zaqueu ser um trapaceiro e renegado o Senhor o amou, em resposta disto Zaqueu se converteu ao Senhor.
( Bíblia de Aplicação Pessoal,  p 1.391 ).

LIÇÃO 4 – A SOLIDARIEDADE CRISTÃ

Ao Mestre
Amado (a), vivemos “dias extremamente difíceis”, principalmente no que tange à Palavra de Deus, onde há uma tendência em divinizar o homem e humanizar  a Deus.

À nós professores de EBD, é-nos dada uma missão: “Ensinar a Palavra de Deus como ela é”. Estejamos atentos, não nos movamos de sempre, por mais conhecido que seja o assunto irmos à Fonte – A Bíblia Sagrada.
Oremos em cada preparação de aula, para que o Espírito Santo no conduza, afinal quem melhor conhece os corações de nossos alunos, suas necessidades do que Ele?
Preparemo-nos com oração, planejamento e muita dedicação e com certeza nossos alunos serão alcançados pela ação do Espírito Santo, e então verdadeiramente alcançaremos o objetivo de nossa missão – gerar filhos e filhas para o reino de Deus. Deus vos abençoe.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entenderque ser solidário, mostrar-se sensível à dor e ao sofrimento de nosso próximo, é sermos filhos de Deus, pois quem está em Deus ama, porque “Deus é amor” (1 Jo 4.8); e que possa discernir o dom de misericórdia, socorro e contribuição.


Para refletir
“Aí o Rei responderá: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.” (Mt 25.40 - NTLH)

Estender a mão para ajudar o próximo é um resultado da salvação, porque assim mostramos o amor de Deus, e nossa obediência as suas ordenanças.


Texto Bíblico em estudo: Mt 25.31-46.


Introdução
Você já percebeu que entre todos os seres vivos, entre todas as espécies, predominam três formas de relação – a de concorrência, a de antagonismo e a de complementaridade? E que esta última, mais conhecida como “solidariedade”, tem sido à base de todas as utopias humanas?
E que por mais que lute ou estude racionalmente o assunto a humanidade permanece carente da solidariedade. E que tal carência nos impele à destruição tanto da vida humana quanto de outras formas de vida?
“Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.”(Lc 6.31 - NTLH)

“Como desenvolver a solidariedade?”. Certamente, cada um de nós, de acordo com sua experiência e sabedoria, terá algo a dizer a respeito. Por isso, fazer esta pergunta aos nossos colegas e amigos pode ser um bom meio de começar a encontrar a melhor resposta.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

DINÂMICAS LIÇÃO 3 - O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO

Dinâmicas sugeridas para esta aula, escolham somente uma delas:

1 - Para exemplificar a conduta do cristão

Dinâmica: O Lápis, o Apontador e a Borracha
Objetivo: Refletir sobre a conduta do cristão.
Material:
01 cópia do texto “A História do Lápis” para cada aluno(vejam no procedimento)
01 lápis grafite, 01 apontador e 01 borracha, ¼ de folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
1 - Distribuam uma cópia do texto  “A História do Lápis” para cada aluno.
2 - Façam a leitura do texto de forma dialogada, para isto escolham 03 pessoas para fazerem o papel da avó, do menino e um narrador.
"A História do Lápis"
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.

Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.
Autor desconhecido.
- Reflitam com os alunos sobre os 05 ensinamentos do texto, relacionando-os com o tema do trimestre.
- Depois, entreguem para cada aluno o lápis, apontador, borracha e ¼ de folha de papel ofício.
- Solicitem para que escrevam algo que estão realizando que não está sendo agradável para a conduta cristã.
- Em seguida, apaguem e escrevam o que pode ser modificado.
Por Sulamita Macedo.

LIÇÃO 3 – O COMPORTAMENTO DOS SALVOS EM CRISTO


  Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000       Fone: 3084 1524


(Fp 1.27-30; 2.1-4)
INTRODUÇÃO
            Nesta lição estudaremos as características comportamentais de uma cidadão do céu; veremos também qual deve ser a atitude do crente ante uma posição oposta a sua fé; analisaremos ainda qual deve ser a postura de um crente neste mundo tão hostil, maligno e distante de Deus. Faremos uma abordagem analítica de alguns versículos da carta aos filipenses contextualizando com nossos dias; e por fim, uma abordagem sobre os objetivos do testemunho e da conduta cristã.  

I – DEFINIÇÕES
            O Aurélio define comportamento como: “conjunto de atitudes e reações do indivíduo em face do meio social”. A palavra testemunho que é um termo equivalente é oriunda do termo grego “marturion”. O Testemunho cristão refere-se ao comportamento e as atitudes dos servos de Deus, de acordo com o modelo bíblico (Mt 5.13-16).  É dever de todo cristão, ter uma vida íntegra, independente do modelo e dos padrões da sociedade moderna (Fp 2.15; Ml 3.18; IIRs 4.9; ITm 4.12).

LIÇÃO 3 - VAMOS A CASA DE DEUS

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os pequenos aprendam que a igreja é a casa de Deus e que Ele fala conosco e devemos ter o prazer de ir à igreja.

Aprendendo a Bíblia
 “Vamos a casa de Deus”-  Salmos 122.1

Palavra do dia
 IGREJA



HISTÓRIA BÍBLICA
Texto bíblico: João 2.13.25.

Quando Jesus era ainda pequeno assim como vocês ele gostava muito de ajudar seu pai José, ele era carpinteiro e Jesus gostava muito de mexer com aquelas madeiras e martelos.
Jesus também gostava de brincar com as outras crianças, mas sabem o que Jesus mais gostava de fazer? Ele gostava quando chegava a hora de ir para a igreja isso mesmo a casa de Deus.
Sua mãe o ensinava que devemos ir sempre a igreja,e Jesus ouvia com muita atenção sua mãe falar das coisas de Deus.
Certo dia quando Jesus tinha 12 anos ele foi até o templo, pois naquele tempo eles iam ao templo que é o mesmo que igreja e chegando lá Jesus começou a ensinar todos que estavam ali inclusive os professores também, todos ficaram admirados com tanta sabedoria que aquele menino tinha.

LIÇÃO 3 - DEUS CUIDA DE NÓS

Texto BíblicoÊxodo 1.22;2.1.10.

Objetivo:
Enfatizar que Deus sempre cuida de nós .



 Frase do dia...

DEUS CUIDA DE MIM.


Memória em ação:
“Eu sou pobre e necessitado, mas tu, Senhor, cuidas de mim.”


Explorando a Bíblia
Na aula passada nós terminamos falando como o povo de Israel sofria nas mãos do rei Faraó
E hoje veremos qual foi a terrível idéia que o rei Faraó teve desta vez,ele com muita raiva porque o povo de Israel continuava crescendo ele deu uma ordem:
A partir de hoje todos os meninos que nascerem deverão ser jogados no Rio Nilo,somente as meninas viverão .
O rei Faraó era muito mal ele queria de qualquer jeito acabar com aquele povo,como eles escapariam de um rei tão mal.

LIÇÃO 3 - CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO

TEXTO BÍBLICO  Jo 14.16,17; 16.7-14

ENFOQUE BIBLICO
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (Jo 14.16)

OBJETIVOS
Relacionar os nomes e símbolos do Espírito Santo.
Identificar a atuação do Espírito Santo no Antigo Testamento.
Descrever a ação do Espírito Santo n vida do cristão.

INTRODUÇÃO
Tornamo-nos crentes mediante a operação do Espírito Santo, é dele que vem o poder para testificar, intercede por nós e esta conosco no dia a dia. Portanto é necessário que o conheçamos estudando seus nomes, seus símbolos, sua ação em toda a Bíblia e na igreja.

LIÇÃO 3 – JESUS MORREU POR MIM

Objetivos da lição
Após a aula seu aluno deve saber o real motivo pelo qual Jesus morreu. Estar consciente da importância do sacrifício de Cristo.

Texto Bíblico: Is 53.3,4
Rm 3.23, 5.7,8; Isaias 53.3,4
Era desprezado e o {ou rejeitado pelos homens} mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

O profeta Isaias é conhecido com o profeta messiânico, ou seja, ele foi quem mais escreveu sobre a vinda do Messias, os testos acima Isaias descreve pela revelação divina todo o sofrimento que o Messias passaria.
No versículo 3 Isaias descreve a sua condição humana do Messias, como homem Ele teve uma vida comum de trabalhos e dores.
No versículo 4 Isaias descreve o seu trabalho espiritual, a qual não somente salvou a alma humana mas também levou consigo muitas conseqüências do pecado.

Romanos 3.23, 5.7,8
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

No versículo 23 Paulo descreve a situação geral da humanidade, pois o pecado passou a todos os descendentes de Adão, o homem foi destituído, ou seja, perdeu a gloria de Deus que estava sobre a sua vida, ele perdeu a imagem e semelhança de Deus. Observe que quando Adão teve seu primeiro filho a Bíblia é clara:
E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete. (Gn 5.3)

Os descendentes de Adão já não eram conforme a imagem e semelhança de Deus.
Nos versículos seguintes Paulo descreve que embora somos pecadores e nada fizemos para merecer o perdão de Deus, ao contrario, merecíamos a morte e condenação, porque a Palavra diz que o salário do pecado é a morte; Cristo se entregou para nos resgatar do pecado, nisto está o amor de Deus.

O interessante que muitas pessoas podem questionar:
Porque acabamos sendo condenados pelo erro de Adão, seria isto justo?
Mas também seria justo que todos fossem justificados se apenas um foi obediente (Jesus)?

LIÇÃO 3 – É DROGA MESMO

AO MESTRE
Amado (a) o ensino da Palavra de Deus é uma obra espiritual e por essa razão é muito significativa para à cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o inicio desta obra, é necessário cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal.
Relembremos as características dos adolescentes e como deve agir o professor (a):
a.      Características físicas:
Como eles são:passando por transformações físicas. Estão mudando a voz (especialmente os rapazes). São inquietos, às vezes cansados (devido às mudanças físicas).
O professor deve: chamá-los de jovens (não gostam de serem tratados como crianças), demonstre simpatia e interesse por suas preocupações, deve providenciar um programa de atividades variadas.

b.      Características mentais:
Como eles são:quase sempre há crescimento e vivacidade mental. Melhor desenvolvimento dos poderes de raciocínio. A imaginação adquire mais vida. Recebe sugestões.
O professor deve: falar muito acerca da Bíblia, em suas aulas deve se dar mais ênfase ao espiritual (com aplicações práticas para o cotidiano), providenciar planos de leitura bíblica, responder as perguntas de forma correta e sincera.


c.       Características sociais:
Como eles são:surge o instinto de agrupamento. Começam a desenvolver sentimento de lealdade. Abre-se para eles o panorama social e há novos interesses. Receiam fazer novas amizades. São tímidos e retraídos. Interesse crescente pelo sexo oposto. Desejam agradar as pessoas, mas sentem receio de ofender.
O professor deve: criar oportunidades para trabalharem, orientar sua lealdade para Cristo, providenciar atividades para trabalharem em grupo.


d.      Características Emocionais e Espirituais
Como eles são:a religião é pratica. Receptivos e sinceros. Querem uma explicação para crer.
O professor deve: não enfatizar mais o abstrato em suas aulas, mas também não eliminá-lo, devem ser  conduzimos à conversão (estão favoráveis a isso), os ensinos devem ser doutrinários, mas explicados pela Bíblia.

Lembrando aos prezados (as) que o professor (a) de EBD, não trata somente dos aspectos humanos da personalidade. Seu trabalho está também ligado a redenção da alma da pessoa e ao seu progresso à semelhança de Cristo. Desse modo o trabalho de quem ensina na EBD se torna uma missão de significado eterno.

Deus continue vos abençoando.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

VÍDEO-AULAS 2 - LIÇÃO 2 – ESPERANÇA EM MEIO À ADVERSIDADE


ESPERANÇA NA ADVERSIDADE, Lição 2, 1pte, 3Tr13


ESPERANÇA NA ADVERSIDADE, Lição 2, 2pte, 3Tr13


ESPERANÇA NA ADVERSIDADE, Lição 2, 3pte, 3Tr13


ESPERANÇA NA ADVERSIDADE, Lição 2, 3pte, 3Tr13


ESPERANÇA NA ADVERSIDADE, Lição 2, 5pte, 3Tr13

VÍDEO-AULAS - LIÇÃO 2 – ESPERANÇA EM MEIO À ADVERSIDADE

Profº Caramuru

Profº Segantin

Pr. Alexandre Coelho

LIÇÃO 2 – ESPERANÇA EM MEIO À ADVERSIDADE

  Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000       Fone: 3084 1524


(Fp 1.12-21)

INTRODUÇÃO
            Paulo escreveu a epístola aos Filipenses quando estava preso em Roma. Porém, não lemos nesta carta o apóstolo queixando-se do sofrimento, nem lamentando a sua prisão. Pelo contrário, ele externa constantemente a sua alegria, mesmo em meio a adversidade, e também declara que a sua prisão serviu de benefício para o evangelho. Seu exemplo nos ensina que devemos aproveitar as oportunidades para pregar o evangelho, mesmo nos momentos mais difíceis da vida. Nesta lição, veremos a definição de esperança e adversidade; como as adversidades de Paulo contribuíram para a expansão do evangelho; as motivações para pregar as boas novas; e a esperança de Paulo em meio a adversidade. 

LIÇÃO 2 - CONFIANDO EM DEUS

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os pequenos aprendam que se confiarmos em Deus e nunca duvidarmos da sua palavra, Ele sempre estará pronto a nos ajudar porque Ele é fiel.

Aprendendo a Bíblia:
“Confiem no Senhor, seu Deus,e estarão seguros...”2 Cro 20.20 - NTLH)


Palavra do dia
 CONFIAR


HISTÓRIA BÍBLICA
Crianças vocês se lembram qual foi a históriaque estudamos na aula passada?
Isso mesmo foi de Abraão, nós vimos que Deus o mandou a uma terra muito distante chamada Canaã. Abraão e Sara passaram muitos anos morando ali, e a Bíblia nos diz que eles já estavam velhos, Abraão já tinha 99 anos e não tinha filhos,e Abraão sentia muita falta de ter um filho .

LIÇÃO 2 - VIDA DE ESCRAVO É DIFÍCIL

Texto Bíblico
Êxodo 1-12-14

Objetivo
Conscientizá-los que Deus é o único que tem poder para nos libertar do pecado.

Frase do dia...
QUERO SER LIVRE.


Memória em ação
 “Se o filho os libertar vocês serão, de fato, livres.” (Jo 8.36 – NTLH)


Explorando a Bíblia
Na semana passada nós estudamos a história do povo de Israel, nós vimos o quanto Deus cuidava deles, e hoje veremos mais um pouco sobre aquele povo que muito sofreu nas mãos daquele rei malvado.
E o rei Faraó começou a ficar ainda mais preocupado com o povo de Israel, porque quanto mais eles eram obrigados a trabalhar mais deus os abençoava.
E Faraó como era muito mal, decidiu então colocar todos, homens, mulheres, jovens e velhos todos seriam seus escravos.
Crianças ser escravo é muito ruim,vocês sabiam que hoje tem muitas pessoas sendo escravas do diabo?

LIÇÃO 2 – O REI DESOBEDIENTE

Ao Mestre
Prezado (a), aproveite o tema da lição de hoje, para passar ensinos práticos aos pequenos.
Na lição anterior, falamos acerca do povo de Israel escolher ser governados por um rei humano em vez de ser por Deus. É interessante ressaltar que o fato deles aprovarem Saul como rei, não estava em ter sido apontado por Deus, mas sim em sua aparência.
Saul era filho de um homem rico e importante, era  jovem e bonito. Não havia ninguém mais bonito do que ele entre todos os israelitas. Além disso, era mais alto do que todos. Quando estava no meio do povo, ele aparecia dos ombros para cima.

Enfatize aos pequenos que as primeiras impressões podem ser enganosas, principalmente quando a imagem criada pela pessoa é contraditada por suas qualidade e habilidades. Saul possuía a imagem ideal de um rei, mas seu caráter possui tendências más. Não era integro, era desobediente.

Saul poderia ter realizado grandes feitos para Deus e em prol de seu povo, porém seu reinado foi pautado de fracassos resultantes de sua desobediência ao mandado de Deus. Ele possuía aparência, coragem e atitude, se ele colocasse seu coração a obedecer a Palavra de Deus, até mesmo seus defeitos e fraquezas poderiam ser suplantados pelo poder do amor divino. Mas suas más escolhas, teimosia e desobediência o afastaram do Deus Todo-Poderoso

Enfatize aos pequenos que a teimosia e a desobediência aos pais e a Deus só resultam em fracassos e tristeza. Deus quer sempre o nosso bem, devemos ouvir Sua Palavra.        
Deus abençoe grandemente seu ministério.


Texto Bíblico:1 Sm 14.47-52; 15.1-35.


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que a desobediência a Deus conduz ao fracasso.

LIÇÃO 2 - CONHECENDO JESUS

TEXTO BÍBLICO  Jo 1.10-18

ENFOQUE BIBLICO

“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14)
OBJETIVOS

Diferenciar os aspectos humanos e divinos da natureza de Cristo.
Descrever os ofícios ministeriais de Cristo.
Analisar o propósito maior da missão de Cristo na terra.

INTRODUÇÃO

“Em Jesus vivendo cada dia, Em Jesus eu tenho alegria! Em Jesus, oh, doce harmonia! Em Jesus desfruto a paz de Deus” (HC 400)

LIÇÃO 2 - JESUS NOS APROXIMA DE DEUS

Objetivos da lição:
Levar o aluno a reconhecer a necessidade de aproximar se de Cristo. E ter consciência de que deve ser um cristão obediente.

Texto em estudo: João 14.17,11
Não se turbe o vosso coração;credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas;se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho.
Disse lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?
Disse lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai;e já desde agora o conheceis e o tendes visto. Crede me que estou no Pai, e o Pai, em mim;crede me, ao menos, por causa das mesmas obras.

As palavras de Jesus indicam que o caminho para a vida eterna, ainda que não seja visível é seguro, pois Ele já preparou este caminho, o que é incerto é a nossa prontidão em crer em sua promessa.
Devemos aguardar a vida eterna com expectativa porque Cristo prometeu a todos que nele crêem, embora os detalhes da eternidade não serem bem conhecidos, o Senhor está preparando tudo a fim de estarmos pra sempre ao seu lado.

Quanto ao caminho que nos leva a Deus, não podemos saber se não for por meio de Jesus, porque Ele é o caminho, Ele faz a ligação da nossa vida a Deus. Além de ser o caminho é o único, pois é seguro, verdadeiro e suficiente. Por fim, nos convida a crer em suas palavras, mesmo que seja por meio de suas obras, certa ocasião o Senhor afirmou, que por meio sua própria doutrina saberiam se ela é de Deus ou não.

LIÇÃO 2 – A CONDUTA CRISTÃ

Ao Mestre
Amado (a), a comunicação é o principal canal para se obter sucesso em um relacionamento. Se as pessoas não conseguem se entender, o entrosamento fica prejudicado. Precisamos da comunicação para tudo. Desde os relacionamentos mais simples aos mais complexos.
E não é diferente na EBD. No ensino é primordial interagir com nossos alunos. Para tanto, devemos estar atentos a uma das regras da Lei do Ensino
Lei da Linguagem.
Podemos expressar essa lei da seguinte forma: A linguagem usada no ensino deve ser comum ao professor e ao aluno. Em outras palavras, deve ser entendida por ambos, tendo o mesmosignificado, ou seja, aquilo que o professor transmite deve ser entendido sem distúrbios.

O veiculo do pensamento. Tem-se dito que a linguagem é o veiculo do pensamento. Mas a verdade é que, a linguagem não transporta pensamentos como os veículos carregam mercadorias para encher armazéns. É melhor pensar que a linguagem transmite pensamentos assim como as ondas de radio transmitem e levam mensagens, ou seja, as ondas levam não o que o locutor expressa em sua mente, e, sim aquilo que o ouvinte entende e reproduz em sua mente. É essa reprodução que mede o poder comunicativo da linguagem empregada.

O professor é como se fosse um vendedor. A diferença é que está vendendo idéias, conceitos, e não mercadorias, objetos. Então, para conseguir vendê-las, é preciso conhecê-las muito bem, para assim convencer quem o está ouvindo. Tem de se expressar de forma que o pensamento chegue sem distorções ao aluno. E para isso o professor tem de estar profundamente imbuído do assunto, e somente conseguirá transmitir com o entusiasmo necessário se as pratica ele mesmo.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

VÍDEO-AULAS - LIÇÃO 01 – PAULO E A IGREJA EM FILIPOS

www.portalebd.org.br

CPAD - 3º trimestre 2013

IGREJA EM FILIPOS, Lição 1, 1pte, 3Tr13, Ev Henrique

IGREJA EM FILIPOS, Lição 1, 2pte, 3Tr13, Ev Henrique

IGREJA EM FILIPOS, Lição 1, 3pte, 3Tr13, Ev Henrique

IGREJA EM FILIPOS, Lição 1, 4pte, 3Tr13, Ev Henrique

IGREJA EM FILIPOS, Lição 1, 5pte, 3Tr13, Ev Henrique

 

LIÇÃO 01 – PAULO E A IGREJA EM FILIPOS

LIÇÃO 01 – PAULO E A IGREJA EM FILIPOS

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE/PE


 (Fp 1.1-11)
INTRODUÇÃO
Neste terceiro trimestre de 2013 estudaremos sobre Filipenses: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. Abordaremos nesta primeira lição, informações sobre Filipos - importante cidade da Macedônia. Veremos também que foi através de Paulo e Silas que o evangelho adentrou a esta cidade, considerada como o portão de entrada da
Europa. Veremos quais os resultados que estes dois bravos missionários obtiveram ao obedecer a direção divina e, por fim, trataremos da epístola endereçada aos filipenses e alguns ensinamentos nela contidos.
I – INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE DE FILIPOS
1.1 Cidade. Lucas nos mostra à cidade de Filipos como a “...primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia...” (At 16.12), o que nos deixa claro que era cidade de grande importância política. Como colônia romana, Filipos
tinha autonomia do governo provincial e os mesmos direitos que tinham as cidades na Itália, incluindo o uso da lei romana, isenção de alguns impostos e cidadania romana para seus habitantes (At 16.21).

LIÇÃO 1 - OBEDECENDO A DEUS

Meus amados,mais um trimestre chegou e graças à Deus que Ele nos abençoou para estarmos juntos novamente.Espero que nesse trimestre façamos tudo com o nosso espírito renovado. E que não cometemos os mesmos erros; que o Senhor nos ajude e que passamos nos dedicando mais tempo e também nos colocarmos a cada dia  na presença dEle para ao ensinarmos possamos conduzi-los a Cristo.

Objetivo:
Ministre sua aula de forma  que a sua obediência que os pequenos compreendam que a obediência  é muito importante para que possamos agradar a Deus, e só assim alcançaremos as bênçãos que Ele tem reservado para nós


Aprendendo a Bíblia:
“Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem...”  (Jeremias 42.6)


Palavra do dia
OBEDECER


HISTÓRIA BÍBLICA
A Bíblia nos conta uma história de um homem chamado Abrão. Ele morava na cidade de  Ur dos Caldeus.                                                                                                                                                          Abrão  era um crente fiel a Deus que obedecia  a sua palavra,mas os moradores daquela cidade adoravam imagens de madeira ou pedra,mas Abrão não adorava esses deuses , ele só adorava o Deus vivo,que é o nosso Deus.                                                                                                                        

Certo dia quando Abrão estava orando ele teve uma surpresa; Deus disse:
_ Desce da tua terra Abrão, com os seus parentes e vá para uma terra que eu vou mostrar.eu te abençoarei e te abençoarei e de ti farei uma grande nação  e todos serão abençoados.