sexta-feira, 27 de setembro de 2013

LIÇÃO 13 – O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS (DINÂMICA)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Sacrifício que agrada a Deus”.

- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Nesse momento da aula, procurem esclarecer a razão pela qual é utilizado o vocábulo “sacrifício” no contexto da lição: o sacrifício que agrada a Deus.
Há palavras contidas na lição que os alunos precisam entender o significado: Reminiscência, Oblação e Doxologia. É interessante que todos entendam, para tanto perguntem se alguém sabe o que significa cada palavra e depois apresentem outras informações.
- Para conclusão do trimestre, apresento 04 sugestões. Utilizem pelo menos 01 delas. Vejam abaixo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 13 – O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS (SLIDE)


LIÇÃO 13 – O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS

(Fp 4.14-23) 

INTRODUÇÃO
Na última lição deste trimestre, destacaremos o motivo principal pelo qual Paulo escreveu esta carta aos filipenses: GRATIDÃO. Os crentes de Filipos haviam dado mais de uma vez a poio financeiro ao apóstolo, demonstrando assim ser uma igreja que tinha, empatia, amor e generosidade, pois tinham Paulo como seu pai espiritual. Diante disso, veremos como o apóstolo reagiu a esse gesto nobre de liberalidade, por parte dos crentes filipenses.
I - A PERSPECTIVA PAULINA EM RELAÇÃO AO SUSTENTO DO OBREIRO
No dicionário Aurélio a palavra “perspectiva”, significa: “aspecto sob o qual uma coisa se apresenta”; “ponto de vista”. Sendo assim, vejamos, sob qual ponto de vista o apóstolo trabalhava seu entendimento daquilo que vinha a ser “o sustento do obreiro”.
1.1 Procurava sustentar-se através do próprio trabalho. O apóstolo Paulo tinha como profissão fabricar tendas (At 18.3), e continuou a desempenhá-la mesmo realizando a obra missionária (1 Co 4.12; I Ts 2.9; II Ts 3.7-9). Na cidade de Corinto, por exemplo, Paulo fez questão de trabalhar e não receber sustento da igreja (I Co 9.6-12). Se Paulo aceitasse sustento financeiro, talvez alguns imaginassem ser ele um “ministro profissional”, que trabalhava somente por causa do dinheiro que recebia. Isso o cercaria de má reputação, capaz de aniquilar a utilidade de qualquer ministro da Palavra, porquanto criaria inimigos tanto para si mesmo como para o evangelho de Cristo (CHAMPLIN, 2002, p. 136).

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LIÇÃO 12 – A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO (SLIDE)


DINÂMICA - LIÇÃO 12 – A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO (JOVENS E ADULTOS)

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Reciprocidade do Amor Cristão”.
- Iniciem o estudo com a dinâmica “Amor em Ação”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualize o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 12 – A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO

(Fp 4.10-13)

INTRODUÇÃO
            Nesta lição estudaremos o belíssimo relacionamento entre um pastor e suas ovelhas. De todas as igrejas locais fundadas pelo apóstolo Paulo, sem dúvida, a igreja de Filipos lhe era peculiar, pois aceitava com alegria os cuidados apostólicos, bem como os retribuía amorosamente sob a forma de obediência e generosas contribuições. Destacaremos também o contentamento de Paulo apesar das situações adversas que enfrentava, tendo como fonte de sua força o próprio Cristo.
I – DEFINIÇÕES
            Vejamos as definições das duas palavras chave do título desta lição, a saber: reciprocidade e amor. Neste caso, estamos falando do amor cristão.
1.1 Reciprocidade. O dicionário Aurélio define reciprocidade como o “estado ou qualidade do que é recíproco. Correspondência mútua de palavras, atos etc. Reciprocidade de sentimentos, de serviços”. No que diz respeito ao amor cristão, a reciprocidade deve ser uma via de mão dupla de constante fluxo (Mt 7.12; Gl 6.9).
1.2 Amor cristão.Esse é o amor de Deus que está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5.5). A palavra grega para descrever o amor de Deus é ágape, e significa “afeição, benevolência, consideração aficionada, boa vontade, afeição fraternal”. O texto que melhor representa o amor divino é (I Co 13).

DINÂMICA - LIÇÃO 12 – O FIM VEM (ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre os eventos escatológicos.
- Trabalhem estes acontecimentos através da dinâmica “A Ordem das Coisas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 12 – A ÉTICA DOS FILHOS DE DEUS (ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema os valores éticos do Reino de Deus.
- Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Dez Mandamentos”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 12- COMO CRESCER NA VIDA CRISTÃ (PRÉ-ADOLESCENTE)

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 Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema o crescimento da vida cristã.
- Trabalhem os pontos levantados na lição e quando vocês falarem sobre as virtudes do Fruto do espírito, utilizem a dinâmica “O Fruto Desejado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 12 - DEUS FAZ MILAGRES

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam e acreditem que Deus ainda faz milagres.

Aprendendo a Bíblia:
 “Para Deus nada é impossível.”(Lucas 1.37)


Palavra do dia:
MILAGRE.

Texto bíblico:
Êxodo16.11-17.  

LIÇÃO 12 – PROTEGIDO DE DIA E DE NOITE

Texto Bíblico: Êxodo 13.17-22


Objetivo: após a aula a criança deve sempre lembrar que sempre devemos confiar em Deus.


Frase do dia:
DEUS ME GUIA E ME PROTEGE.

Memória em ação:
“O seu Salvador os guiará, e a presença do Senhor os protegerá por todos os lados.” (Isaías 58.8b).

LIÇÃO 12 – O FIM VEM

TEXTO BÍBLICO  1Ts 5.2-6; Mt 24.21,22

ENFOQUE BIBLICO
“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.” (1Pe 4.7)

OBJETIVOS
Analisar os principais eventos e personagens da Grande tribulação.
Identificar os aspectos do reino milenar de Cristo.
Explicar a necessidade de Juízo Final.

LIÇÃO 12- COMO CRESCER NA VIDA CRISTÃ

Texto Bíblico     Mt 5.3-11
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;
bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;
bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.

LIÇÃO 12 – A ÉTICA DOS FILHOS DE DEUS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Definir e entender as bases da ética cristã,reconhecer a necessidade aplicar esses princípios à sua vida.
Para refletir
“Alguns dizem assim: “Podemos fazer tudo o que queremos.” Sim, mas nem tudo é bom. “Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil.”(1 Co 10.23 – NTLH)

As práticas moralmente indiferentes têm de ser avaliados, devemos testar como afetam, nossa vida (1 Co 10.12; 6.18), nos outros (10.28-33), e na gloria de Deus (10.31).

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SLIDE - LIÇÃO 11 – UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA


DINÂMICA - LIÇÃO 11 – UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Uma Vida Cristã Equilibrada”.
- Iniciem o estudo com a dinâmica “Vida Transformada”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 11 – UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA

(Fp 4.5-9)
INTRODUÇÃO
            A fim de termos uma vida cristã equilibrada e frutífera, precisamos ocupar nossa mente com tudo aquilo que é agradável a Deus. Na lição em apreço, veremos a definição da palavra equilibrio; estudaremos os conselhos paulinos para a igreja de Filipos sobre como viver através do autocontrole; e veremos como a moderação e o equilíbrio na mente do crente é importante.      
I  - DEFINIÇÕES
            A palavra equivalente para “equilíbrio” no grego é “enkráteia” que significa literalmente “temperança, autocontrole”, derivado de “kratos” (At 24.25; Gl 5.22; 2 Pe 1.6). Temos também a palavra grega “enkrates” que denota “alguém que exerce autocontrole” (Tt 1.8). Pode-se ainda citar a palavra “sõphrõn” que denota “alguém de mente sã, controlado, com autodomínio, sóbrio, equilibrado, moderado” (1Tm 3.2; Tt 2.2; 2.5). Já a palavra “sõphronizõ” diz respeito a “alguém de mente pura” (Fp 4.8).

DINÂMICA - LIÇÃO 11 - AS ULTIMAS COISAS (JUVENÍS)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre os sinais dos últimos dias e o Arrebatamento.
- Perguntem: Vocês acham que o mundo vai acabar? Quando?
Aguardem as respostas.
Comentem sobre o dia 21 de dezembro de 2012, data muito divulgada na mídia como sendo o dia do fim do mundo de acordo com uma suposta profecia Maia.
 - Depois, falem que o tema da aula será sobre os acontecimentos, registrados na Bíblia, que irão acontecer antes do fim do mundo.
- Trabalhem estes acontecimentos através da dinâmica “Onde há fumaça, há fogo!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 11 – VALORES EM CONFLITO (ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.                           
- Falem: A lição de hoje tem como tema valores cristãos e não cristãos.
- Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “A Pressão”
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 11- A CASA DOS FILHOS DE DEUS (PRÉ-ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a Igreja, sua origem e sua importância.
- Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de uma Igreja e perguntem:
O que significa a palavra Igreja?
 Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações, apontando também para os símbolos: corpo, templo, noiva, família etc.
 - Perguntem:
Para que serve a Igreja?
Quais suas finalidades?
Aguardem as respostas dos alunos e ampliem essas ideias com os pontos levantados na lição.
Reforcem a importância de estar reunido numa igreja local, para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos e comunhão com o Senhor.
- Para enfatizar a ideia de que nós formamos o corpo da Igreja, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 11 - FALANDO SEMPRE A VERDADE

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam que a mentira sempre nos prejudica e que desagrada a Deus, por isso é que devemos falar sempre a verdade.

Aprendendo a Bíblia:
“... Digam a todos a verdade.”(Zc 8.16)


Palavra do dia: VERDADE


Texto bíblico:Atos 5.1-10.


HISTÓRIA BÍBLICA
Hoje vamos aprender mais um dos ensinamentos que Jesus deixou para todos nós.
Pedro um homem fiel e obediente a Deus cuidava de uma Igreja,e lá todas as pessoas viviam muito bem, uns ajudavam os outros não tinha ricos nem pobres.

Porque todos os irmãos viviam em união porque todos que possuíam herdades ou casas, vendia e traziam todo o dinheiro e depositava na igreja.
Mas nesta igreja, tinha um homem chamado Ananias e sua esposa Safira, eles também venderam uma certa propriedade e trouxe somente uma parte do dinheiro afirmando que era o preço total e a esposa dele tinha concordado com esta mentira.

LIÇÃO 11- COISAS INESQUECÍVEIS...

Texto Bíblico:
Êxodo 12.43-51; 13.11-16

Objetivo:
após a aula a criança deve sempre lembrar o que Deus tem feito por nós.


Frase do dia:
Nunca esquecerei o que Deus fez por mim.



Memória em ação:
“Ó Senhor Deus, eu lembrarei dos teus feitos maravilhosos.
(Salmos 77.1)

Explorando a Bíblia
O povo de Israel era um povo escolhido por Deus, mas que tiveram que sofrer muito nas mãos do rei Faraó.
Hoje relembraremos o sofrimento daquele povo e veremos que o nosso Deus nunca desampara os seus, devemos sempre nos lembrar das coisas maravilhosas que Ele nos concede.

LIÇÃO 11 – O REI QUE CONFIOU EM DEUS

Ao Mestre
Prezado (a), nesta lição abordaremos a vida do rei Ezequias. Foi o 13º rei de Judá (reino do Sul). A Bíblia nos mostra que Ezequias sempre procurou ter comunhão (um relacionamento diário) com Deus. Ele se preocupava em governar seu povo de forma que os conduzisse a amar e adorar ao Deus verdadeiro.

Quando ele começou a reinar, Judá estava cheia de altares à ídolos, mas Ezequias começou a tirar tudo isso, ensinando o povo a servir a Deus, pois ELE sim pode fazer o que precisamos e pedimos. O templo, havia sido fechado pelo próprio pai de Ezequias, mas ele o reabriu, reformou, restituindo a Páscoa e promovendo um avivamento em todo o Judá.
Boa aula!

Texto Bíblico:Isaías 36.1-37.37


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizarem-se quando andamos em sinceridade e oramos a Deus, ELE nos socorre.


Exercitando a memória
“Ele não tem medo de receber más noticias; a sua fé é forte, pois ele confia no SENHOR.” (Sl 112.7 – NTLH).

O Salmista nos ensina que o temor a Deus pode nos dar uma vida mais segura, onde o medo não terá lugar, pois nosso coração está confiante que deus nos livrará de qualquer perigo ou circunstancia má.

LIÇÃO 11 - AS ULTIMAS COISAS

TEXTO BÍBLICO  1Ts 4.13-

ENFOQUE BIBLICO
”E, se eu for r vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.3).

OBJETIVOS
Apontar os sinais que antecedem a vinda de Cristo.
Explicar como Jesus virá no Arrebatamento.
Diferenciar  o Arrebatamento da Igreja da vinda de Jesus em gloria.

INTRODUÇÃO
Professor ore a Deus para que lhe de graça sobre o assunto, o arrebatamento está muito próximo, mas há uma acomodação muito grande entre os cristãos. É preciso que haja um despertamento e o instrumento despertador é você que ensina a classe. Primeiro é preciso estar cheio de esperanças e convicções sobre o arrebatamento e a gloriosa vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

LIÇÃO 11- A CASA DOS FILHOS DE DEUS

Texto em estudo    At 4.32-37
E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre,
possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
A Igreja primitiva compartilhava bens e propriedades como resultado da união trazida pelo Espírito Santo. pois nenhum deles sentiam que seus bens eram propriamente deles, assim eles foram eliminando a pobreza de seu meio.

O modo de viver dos cristãos daquela época era diferente do comunismo porque:
a) o ato de compartilhar era voluntário
b) não envolvia todas as propriedades privadas, apenas o necessário
c) não requisito da comunidade para poder tornar-se membro da igreja
                                                                                                 (Extraído da Bíblia de Aplicação Pessoal)

Introdução
Ao longo do trimestre estamos estudando o plano da salvação, agora chegamos as aulas finais, aonde estamos estudando as novas condições de vida que o homem pecador adquire após a sua conversão.
Na lição anterior vimos as bençãos e os privilégios que temos como filhos de Deus, nesta lição estaremos estudando a casa dos filhos de Deus, ou seja, a nova “família” o novo “povo” ao qual o cristão faz parte.

O salmista afirmou:
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor! (Sl 122.1)
Deus no seu amor para com o homem não apenas o salva, mas o conduz a um lugar seguro, aonde poderá com outras pessoas prestar honra ao seu nome.

LIÇÃO 11 – VALORES EM CONFLITO + DINÂMICA

Ao Mestre
Amado (a) quero lembrar-lhes acerca do preparo e a apresentação da lição:
É parte dos deveres semanais do professor.
- Prepare bem a lição durante a semana, para isto use materiais necessários para seu maior aproveitamento, ou seja, a Bíblia, livros, comentários, dicionários bíblicos e secular, etc.
- Uma das etapas no preparo da lição, é a oração: por isso estude com oração e dedicação, pedindo a Deus que o (a) guie pelo seu Espírito. O trabalho do SENHOR merece nossa maior abnegação e esforço.
- Aos domingos procure chegar pelo menos 10 minutos antes do inicio da EBD. Freqüente as reuniões de estudo para professores. Sabendo que certo domingo não vai estar presente avise com antecedência, para que o superintendente tenha tempo para substituí-lo (a).
 
- O objetivo da EBD é o ensino da Palavra de Deus, não gaste, pois o seu tempo com coisas que não edificam.
 
- Vá para diante da classe, senhor do assunto a ser estudado, ou seja, totalmente inteirado do assunto a ser ministrado, o êxito do professor depende de sua consagração e preparo.
 
- Mostre interesse por cada aluno da classe, ore por eles. Visite-os, principalmente se estiverem enfermos ou faltando a EBD.
 
- Dê um bem-vindo aos visitantes, convidando-os a se matricularem ou voltarem sempre.
 
- Lembre-se que o primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR. Na classe sempre há pessoas não salvas, convide-as para aceitar o Senhor Jesus, como Salvador.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DINÂMICA - LIÇÃO 10 – A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Alegria do Salvo em Cristo”
- Iniciem o estudo com a dinâmica “Alegria, alegria...”
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Na lição 07, sugeri duas dinâmicas sobre alegria. Fica a dica, caso você não tenha utilizado nenhuma delas, na aula já citada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 10 – A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO

(Fp 4.1-7)
INTRODUÇÃO
Veremos nesta lição a definição da palavra alegria e qual sua aplicação para vida dos salvos. Analisaremos também, quais as admoestações enviadas pelo apóstolo Paulo para os crentes de Filipos quanto a sua postura frente as adversidades da vida cristã. E por fim, estudaremos quais aplicações podemos extrair para nossa vida com Cristo.
I - DEFINIÇÃO DA PALAVRA ALEGRIA
De acordo com o dicionário exegético Vine (2002, p. 385) a palavra equivalente para alegria no grego é “chará” que significa: “gozo, deleite, prazer, alegria” (Mc 4.16; At 12.14; Fp 2.29). Também no texto grego aparece a palavra “agalliasis” indica uma alegria mais exultante e diz respeito a: “exultação, alegria exuberante” (Lc 1.14,44; At 2.6; Hb 1.9; Jd 24). Existe ainda a expressão grega “euphrainôque fala sobre: “alegrar, ficar contente, estar feliz, regozijar-se, tornar-se alegre” (Lc 12.19; 15.23,24,29,32).
II – ADMOESTAÇÕES AOS FILIPENSES
Pode-se observar que todas as epístolas paulinas terminam com uma seção de conselhos práticos, ou seja, uma mistura de saudações com noticias pessoais e agradecimentos. Portanto, Paulo lhes mostra aqui no capítulo 4, quais são seus sentimentos, mas ao mesmo tempo, procura fazer algumas admoestações finais aos filipenses (CHAMPLIN, 2002, p.59).
Vejamos:

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - A IGREJA DE CRISTO (JUVENÍS)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o que é Igreja, sua origem, missão e as ordenanças – Batismo nas águas e a Santa Ceia.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição, da seguinte forma:
- Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de uma Igreja e perguntem:
O que significa a palavra Igreja?
 Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações, apontando também para os símbolos: corpo, templo, noiva, família etc.
 - Perguntem:
Para que serve a Igreja?
Quais suas finalidades?
Aguardem as respostas dos alunos e ampliem essas ideias com os pontos levantados na lição.
Reforcem a importância de estar reunido numa igreja local, para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos e comunhão com o Senhor.
- Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que eles já presenciaram ou vivenciaram sobre Batismo nas Águas e Santa Ceia.
Observem seus comentários, suas opiniões e informem que estes eventos são ordenanças dadas por Cristo e falem do significado de cada um.
 - Para enfatizar a ideia de que nós formamos o corpo da Igreja, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
- Para concluir a aula, leiam o texto “Sermão Silencioso”(postado abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - É BOM COMPETIR (ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema competição e cooperação.
- Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Competindo”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - SOMOS FILHOS DE DEUS (PRÉ-ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Somos Filhos de Deus”.
- Depois, utilizem  a dinâmica “Dupla Filiação”.
- Trabalhem outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 10 - LOUVANDO A DEUS.

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam que Deus é o único merecedor de todo louvor.

Aprendendo a Bíblia:
 “Louve o Senhor.” (Sl 148.7).


Palavra do dia:LOUVAR.


Texto bíblico: 1Crônicas 16.4-9.


HISTÓRIA BÍBLICA
Na história de hoje, aprenderemos como é importante louvar ao nosso Deus criador dos céus e da terra.
Em nossa Bíblia tem um livro que se chama Salmos, e quem o escreveu foi um homem chamado Davi
Que nome lindo não é? Esse homem desde pequeno sempre foi obediente a Deus e sempre gostava de  louvar,e agradecer a Deus por tudo o que tinha feito.
Davi, quando ainda era pequeno cuidava das ovelhas do seu pai. E sempre estava com sua harpa louvando a Deus.

LIÇÃO 10 - VOCÊ TEM A MARCA?



Texto Bíblico: Êxodo 12:21-42
21 Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Ide e tomai-vos cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a páscoa.
22 Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais; mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã.
23 Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir.
24 Portanto guardareis isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.
25 Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto.
26 E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto?
27 Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou.
28 E foram os filhos de Israel, e fizeram isso; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.
29 E aconteceu que à meia-noite o Senhor feriu todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seu trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.
30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.
31 Então Faraó chamou Moisés e Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide servir ao Senhor, como tendes dito.
32 Levai também convosco os vossos rebanhos e o vosso gado, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.
33 E os egípcios apertavam ao povo, e apressando-se por lançá-los da terra; porque diziam: Estamos todos mortos.
34 Ao que o povo tomou a massa, antes que ela levedasse, e as amassadeiras atadas e em seus vestidos, sobre os ombros.
35 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos.
36 E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios.
37 Assim viajaram os filhos de Israel de a Ramessés a Sucote, cerca de seiscentos mil homens de pé, sem contar as crianças.
38 Também subiu com eles uma grande mistura de gente; e, em rebanhos e manadas, uma grande quantidade de gado.
39 E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque ela não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não puderam deter-se, nem haviam preparado comida.
40 Ora, o tempo que os filhos de Israel moraram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.
41 E aconteceu que, ao fim de quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.
42 Esta é uma noite que se deve guardar ao Senhor, porque os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que deve ser guardada por todos os filhos de Israel através das suas gerações.

LIÇÃO 10 – O REI QUE CANTOU NA GUERRA

Ao Mestre
Prezado (a), nesta lição  estudaremos acerca do rei Josafá, que reinou no reino do Sul – Judá.
Josafá, era filho do rei Asa, e reinou por vinte e cinco anos em Jerusalém. Como seu pai, fez o que era reto perante o SENHOR. Contudo, os altares idólatras não se tiraram, porque o povo não tinha ainda disposto o coração para com o Deus de seus pais.
Os seus três primeiros anos foram provavelmente um reinado em conjunto com o seu pai Asa, que se achava enfermo dos pés. Alguns fatos importantes se destacam no seu reinado, como:
1.      Josafá primeiro se empenhou em se fortalecer militarmente contra Israel, com quem não tinha havido paz nos últimos anos do reinado de Asa.
2.      Rejeitando os ídolos, ele procurou a Deus e andou nos seus mandamentos.
3.      O SENHOR confirmou o reino em suas mãos, por causa da sua fidelidade.
4.      Ele recebeu presentes de todo o povo de Judá, dando-lhe riquezas e glória em abundância.
5.      Ele tirou os altos e os postes-ídolos de Judá, conduzindo o povo a adorar à Deus.
6.      Mandou príncipes e levitas, quatorze ao todo, junto com dois sacerdotes, para percorrer todas as cidades de Judá e ensinar ao povo o Livro da Lei do SENHOR, ou seja, a Palavra de Deus..
O rei Josafá introduziu um sistema judicial no país, com juízes em cada cidade fortificada, exortando-os a"julgar da parte do SENHOR e não do homem, temendo o SENHOR porque não há por parte dEle injustiça ou imparcialidade nem aceita Ele suborno".
Também estabeleceu um tribunal superior em Jerusalém para resolver as causas contestadas; ele se compunha de levitas, sacerdotes e cabeças das famílias de Israel, a quem ordenou que andassem com integridade no temor do SENHOR e admoestassem aos juízes das cidades, cujas sentenças fossem contestadas, que não se fizessem culpados diante do SENHOR. O sumo sacerdote presidiria nos assuntos religiosos, e um príncipe de Judá nas causas civis. Foi um rei que procurou servir a Deus e promover melhorias para seu povo. Boa aula.
Texto Bíblico:2 Crônicas 17.1-10; 20.1-30

LIÇÃO 10 - A IGREJA DE CRISTO

TEXTO BÍBLICO  Mt 16.8; 1Pe 2.4-10


ENFOQUE BIBLICO
”Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18)

OBJETIVOS
Destacar os aspectos da natureza da igreja.
Descrever a missão da igreja e seu ministério.
Explicar a necessidade das ordenanças da Igreja.



INTRODUÇÃO
Deus escolheu a nós, Igreja, para sermos santos e irrepreensíveis pela adoção de filhos”. Lawrence O. Richrds – (Pg 74 da lição).

LIÇÃO 10 - SOMOS FILHOS DE DEUS

Texto em estudo    Lc 15.11-13,15-19
E disse: Um certo homem tinha dois filhos.
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.
E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti.
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores.

LIÇÃO 10 – É BOM COMPETIR? + DINÂMICA

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Distinguiros aspectos negativos e positivos da competitividade,entender a necessidade de ser solidário.

Para refletir
“Como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.”(Pv 26.18,19 – ARC).

Palavras destrutivas geram discórdias e ferem profundamente. O impacto negativo das palavras maléficas na ficam despercebidas dos Olhos de Deus. Vigiemos!


Texto Bíblico em estudo: Lc 22.24-28.

Introdução
Em resposta a disputa que insurgiu entre os discípulos, o Senhor Jesus, redefine o significado da suposta “grandeza humana”, revertendo assim os valores existentes no mundo.