quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LIÇÃO 5 – O CUIDADO COM AQUILO QUE FALAMOS

(Pv 6.16-19; 15.1,2,23; 16.21,24)
INTRODUÇÃO
Entre os muitos conselhos que encontramos no livro dos Provérbios, achamos também sérias exortações de Salomão quanto ao cuidado que devemos ter com aquilo que falamos. Nesta lição veremos o que a Bíblia diz quanto ao uso da língua; destacaremos também alguns pecados relacionados nas Escrituras cometidos pela fala; veremos ainda a perspectiva do apóstolo Tiago quanto ao nosso procedimento com as palavras; pontuaremos também alguns personagens que foram prejudicados pelo mal uso da língua; e, por fim, citaremos algumas recomendações quanto ao bom uso das palavras.

LIÇÃO 5 - JESUS CURA OS DOENTES

Texto Bíblico
Marcos 1.29-34.
Objetivo
Ao ministrar sua aula a criança deve ter a certeza que Deus é poderoso para curar todas as enfermidades.
Aprendendo a Bíblia:
“Eu sou o Senhor que cura vocês”- Êxodo 15.26.

Palavra do dia...
CUIDADO.

Fonte:www.podemechamardetia.blogspot.com


Explorando a Bíblia
A história de hoje é sobre uma mulher que estava muito doente, mas teve o privilégio de ser curada por Jesus. Quem já ficou doente?
Quando ficamos doentes, a primeira coisa que fazemos é procurar um médico, que muitas vezes não consegue achar o problema. E nos receita um montão de remédios, ou até mesmo injeções.
Mas, vou falar de um médico que nunca erra, o seu nome é JESUS.

LIÇÃO 5- A VONTADE DE DEUS É MELHOR

Texto Bíblico
1 Samuel 8.4-22;16.1-13.

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que a vontade de Deus é sempre melhor para nossas vidas.

Frase do dia
A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!


Memória em ação
“Procure entender o que o Senhor quer  que vocês façam.
Efésios 5.17.

 Explorando a Bíblia
A história de hoje é muito importante para nossas vidas, hoje estudaremos  qual a melhor forma de vivermos alegres e satisfeitos.
Vocês querem saber como?
Bem vou lhes falar, é fazendo a vontade de Deus.

LIÇÃO 5 – ELISEU, O PROFETA QUE DEFENDEU SEU PAÍS

Texto Bíblico:2 Reis 6.8-23
 
Ao Mestre
Prezado (a), Eliseu teve um ministério extremamente eficaz em toda a nação de Israel como em outras nações. Hoje veremos acontecimentos que envolvem o rei da Síria.

Deus sempre procura servos fiéis que se posicionem afim de que, o Nome DELE seja glorificado.
Abaixo um mapa que poderá auxiliá-lo (a), na aula desta semana.

Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!

Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a confiar que Deus sempre está a nos proteger. Não importa dificuldade que venha a nos afligir, sempre ELE está conosco e nos salvará.

LIÇÃO 5 - INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NA MÍDIA

TEXTO BÍBLICO:  Dt 18.10-12; Ap 21.8; 22.15; Sl 1.1,2


ENFOQUE BIBLICO
“Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gl 1.9b)


OBJETIVOS
Conhecer os meios que a mídia utiliza para propagar o espiritismo.
Entender porque a Bíblia condena o espiritismo.
Saber discernir os extremos que precisamos evitar a respeito do espiritismo.

INTRODUÇÃO
“A mídia encarrega-se de propagar, através da literatura, dos filmes, novelas e, até mesmo, desenhos animados, praticas místicas, doutrinas de religiões orientais e espíritas. O espiritismo está presente no radio, no cinema, na TV  e na internet.”

LIÇÃO 5 – NÃO SEJA ARROGANTE, SEJA TEMENTE

Texto bíblico: 2 Cr 26.4.8 16-18
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.
E os amonitas deram presentes a Uzias, e o seu renome foi espalhado até à entrada do Egito, porque se fortificou altamente.
Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
E resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isso para honra tua da parte do Senhor Deus.
O texto acima retrata de uma forma breve a historia de Uzias, um rei de Israel que bem novo iniciou seu reinado, precisamente na sua adolescência.
A sua dedicação e vontade de seguir ao Senhor o fez um rei muito prospero em todos os sentidos, pois o Senhor o fez prosperar, lhe dando condições de dirigir o povo bem como
Trabalhar pela nação.
Uzias foi abençoado também na sua vida pessoal, Deus lhe concedeu inteligência e sabedoria, para que além de rei desenvolvesse outras habilidades.
Por fim Uzias se deixar levar pelo engano de seu coração, pois se exalta e se torna orgulhoso a ponto de interferir na soberania de Deus, ou seja, Uzias fez o que na Lei do Senhor era proibido;
oferecer sacrifícios sem ser um sacerdote. O resultado foi a sua destruição como rei.

LIÇÃO 5 – TRABALHANDO EM EQUIPE

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Identificar as tentações que buscam minar a unidade da Equipe de Cristo; conscientizar-seda necessidade de manter-se unido, pois somente através da união verdadeiramente somos Corpo de Cristo, não há como ser Corpo sem a devida união de todos os membros para execução das funções de forma eficiente.


Para refletir
Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos.”(Sl 133.1 – ARA).
A união que este Salmo descreve, expressa a mesma verdade espiritual que João 15.1-9; 17.20-25. Não é somente a união de cada irmão individualmente com o SENHOR, mas também com os irmãos – somente com esta união poderemos apresentar um testemunho eficiente perante o mundo para que vidas sejam alcançadas e conduzidas à Deus.
 
Texto Bíblico em estudo: 1 Co 12.12-14,17-23.


Introdução
A diversidade no Corpo não surge por acaso; é planejada por Deus e é essencial. Por isso, não deve existir inveja, vangloria, timidez, preguiça ou ambição. Os membros não podem funcionar no Corpo sem o apoio e serviço dos demais membros.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LIÇÃO 4 – LIDANDO DE FORMA CORRETA COM O DINHEIRO

INTRODUÇÃO
O sábio Salomão tinha propriedade para falar sobre dinheiro, pois ele soube dar continuidade ao florescente reino de seu pai Davi, e o fez prosperar ainda mais. Nesta lição, veremos, principalmente à luz do livro de Provérbios, quais os cuidados que o crente deve ter no seu manuseio com o dinheiro, bem como traremos uma série de recomendações que o ajudará a gastar da forma correta todos os recursos que lhe chegam às mãos.
I – O CUIDADO COM AS FIANÇAS, EMPRÉSTIMOS E SUBORNOS
Para que possamos atentar ainda mais para a seriedade de se tornar um fiador de outrem, vejamos como o texto de Pv 6.1,2 está traduzido na Bíblia Viva: “Meu filho, se você se ofereceu como fiador do seu próximo, por meio de um aperto de mão, dando a sua palavra, você agora está preso nessa armadilha”. Percebemos que o ser fiador de alguém representa uma verdadeira armadilha. É interessante, porém, notar que o próprio fiador é quem se predispõe a sê-lo “...se você se ofereceu...”. Logo, não devemos dá o nosso nome em garantia para pagar a dívida de alguém, salvo raras exceções. Há ainda outros textos que trabalham essa questão.

LIÇÃO 4 - ATÉ O MAR LHE OBEDECE.

Texto Bíblico: Mateus 8.23-27.
 Objetivo
Ao ministrar sua aula a criança deve ter a certeza que Deus é poderoso e que nos livra de todo perigo.
  Aprendendo a Bíblia:
“Deus me deu todo o poder no céu e na terra.” Mateus 28.18.
 Palavra do dia...
PODER

 Explorando a Bíblia
Jesus estava muito cansado. Ele havia trabalhado muitas horas seguidas.
Ensinou a multidão; curou muitos doentes. Jesus falou a seus amigos:
__ Precisamos descansar um pouco. Vamos para o outro lado do mar, para um lugar sossegado.

LIÇÃO 4 - OLHA A PREGUIÇA!

Texto Bíblico:1 Samuel 2.22-36;4.1-11

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que, devemos fazer da melhor maneira o serviço dEle.  
  Frase do dia
Não serei relaxado no serviço de Deus!

Memória em ação
“Que o Deus de paz lhe dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a sua vontade.”(Hb 13.21)

 Explorando a Bíblia
Eli já estava muito velho, mas ele sabia muito bem o que se passava ao seu redor. Sabia por exemplo, que seus filhos eram dados a conquistar as moças que prestavam serviço a entrada do tabernáculo. Tendo ouvido o povo do Senhor falar coisas terríveis a respeito do que vocês fazem, Eli disse a seus filhos.
É uma coisa horrível fazer o povo do Senhor pecar. O pecado comum recebe castigo pesado; e quanto mais pesado será o castigo, por este pecado que vocês cometem contra o Senhor? Porém eles não deram atenção ao que o pai lhes dizia, porque o Senhor tinha planos de matá-los.

LIÇÃO 4 – ELISEU, O PROFETA DOS MILAGRES

Texto Bíblico:2 Reis 4.38-44.
Ao Mestre
Prezado (a), hoje conheceremos um pouco de Eliseu, o sucessor de Elias, como profeta de Deus, sobre a nação israelita. Ao lermos as Escrituras notamos que poucos sucessores de sacerdotes, reis ou profetas, foram tão eficientes como foi Eliseu.

Eliseu foi instruído por Elias e obteve deste destemido profeta um grande exemplo a ser seguido. Eliseu permaneceu com Elias até ele ser elevado aos céus. Tanto o profeta Elias, como Eliseu após o substituir concentravam-se em auxiliar aos necessitados. Eliseu sempre agiu de forma a mostrar às pessoas o poder cuidadoso de Deus para com seu povo.
A Bíblia registra dezoito encontros de Eliseu com pessoas necessitadas, a todas Eliseu lhes apresentou um Deus que age em favor do bem estar daqueles que O buscam, mostrando ao povo que tudo o que somos e o que temos provem de Deus. Os milagres que aconteceram durante o ministério do profeta Eliseu resultaram em colocar as pessoas em contato com o Deus Vivo, levando a reconhecer e a adorá-Lo como o Todo-Poderoso.

LIÇÃO 4 - O IMPACTO DA TV NA VIDA CRISTÃ.

TEXTO BÍBLICO  Cl 2.4-10; 2Co 10.4,5)

ENFOQUE BIBLICO
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.” (1Co 10.12)
OBJETIVOS
Descrever os principais efeitos da TV sobre o comportamento.
Conhecer os danos que a TV pode causar a vida cristã.
Identificar os meios necessários para não ser atingido.

INTRODUÇÃO
Os programas televisivos têm causado impacto na sociedade, as mudanças de valores tem sido radical. Os jovens têm iniciado suas atividades sexuais cada vez mais cedo, a profanação, a violência tem sido propagada nas salas das casas de milhões pelo mundo afora, não há mais princípios morais, andam indiferente quanto às coisas divinas. Jovens e adultos tem sidos levados a formarem ídolos que os levam a infidelidade ao Deus Todo Poderoso. A vida de oração, a leitura da Bíblia, os Cânticos que louvam a Deus, estão sendo trocados por filmes, futebol, novelas, reality shows. Jesus advertiu: “Assim como foi nos dias de Noé ... (Mt 24.36-44)

LIÇÃO 4 - OUÇA, APRENDA E OBEDEÇA

Texto bíblico: Nm 10.1-8
Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; e te serão para a convocação da congregação e para a partida dos arraiais.
E, quando as tocarem ambas, então, toda a congregação se congregará a ti à porta da tenda da congregação.
Mas, quando tocar uma só, então, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.
Quando, retinindo, as tocardes, então, partirão os arraiais que alojados estão da banda do oriente.
Mas, quando a segunda vez, retinindo, as tocardes, então, partirão os arraiais que se alojam da banda do sul; retinindo, as tocarão para as suas partidas.
Porém, ajuntando a congregação, as tocareis, mas sem retinir.
E os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e a vós serão por estatuto perpétuo nas vossas gerações
O texto bíblico acima, faz uma menção indireta na necessidade da obediência. O Povo de Israel havia saído do Egito em grande numero, para que houvesse uma organização no deslocamento do povo pelo deserto era necessário que todos obedecessem ao barulho das trombetas.
Podemos dizer que era uma forma de comunicação, para que tudo desse certo, era necessário ouvir e obedecer o som , pois em cada som havia uma ordenança.
Além disto, esta norma foi estabelecida por Deus, o povo deveria ouvir e obedecer as ordens do Senhor.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

LIÇÃO 03 – TRABALHO E PROSPERIDADE

LIÇÃO 03 – TRABALHO E PROSPERIDADE

(Pv 3.9,10; 22.13; 24.30-34)
INTRODUÇÃO
Nesta lição definiremos as palavras “trabalho e prosperidade”. Destacaremos que o trabalho foi criado por Deus antes do pecado para ser uma benção na vida do homem e que este imita ao seu Criador quando trabalha, ciente de que Deus o abençoa. Veremos também exortações bíblicas quanto aqueles que são preguiçosos; pontuaremos ainda a diferença entre ser rico e ser próspero; e, por fim, analisaremos quais os obstáculos que impedem o cristão de prosperar.
I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA TRABALHO E PROSPERIDADE
O Aurélio define a palavra “trabalho” como “aplicação das forças e faculdade humanas para alcançar um determinado fim”; atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento”. No hebraico a palavra “ãmãl” é usada para se referir a “trabalho, labuta” (Gn. 41.51; Sl.105.44). Já a expressão “prosperidade” vem da palavra “prosperar”que por sua vez significa: “tornar-se próspero; progredir; desenvolver-se”. No contexto da nossa lição o trabalho é a causa e a prosperidade é a consequência na vida daquele que trabalha e agradece a Deus entregando-lhe o dízimo, as primícias da sua renda (Pv 3.9,10).

LIÇÃO 03 - A ÁGUA QUE VIROU VINHO

Texto Bíblico
João 2.1-11.
Objetivo
Ao ministrar sua aula a criança deve ter a certeza que Deus é poderoso e realiza milagres em nossas vidas.

Aprendendo a Bíblia:
“E o meu Deus lhes dará tudo o que vocês precisam.
Filipenses 4.19.

Palavra do dia...
CONFIAR.

Explorando a Bíblia
Jesus e seus discípulos foram convidados para um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus, Maria, também estava lá.
Todos estavam muito alegres com o casamento.
Havia muita comida e um vinho muito bom. As pessoas podiam comer e beber a vontade.
Mas, quando todos estavam sentados para o banquete, Maria viu que não tinha mais vinho para oferecer aos convidados. Ela ficou muito triste e foi dizer a Jesus que o vinho tinha acabado.

LIÇÃO 03 - UM SEGREDO MAL GUARDADO.

Texto Bíblico
Juízes caps. 13-16.

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que, todos têm que fugir de tudo aquilo que entristece o nosso Deus principalmente da imoralidade.  


Frase do dia
DEUS QUER QUE SEJAMOS SANTOS.      

Memória em ação
“O que Deus quer de vocês é isto: que fiquem livres da imoralidade”- 1 Tessalonicenses 4.3.


Explorando a Bíblia
Durante muito tempo o povo de Israel sofreu nas mãos dos filisteus. Certa ocasião Deus chamou Sansão para libertar o seu povo.
Sansão tinha uma força muito grande. Certa vez matou um leão com as próprias mãos como se fosse um cabritinho.
Os filisteus tinham muito medo dele e queriam a todo custo descobrir o segredo de sua força.
Os filisteus estavam sempre procurando uma forma para derrotar Sansão.

LIÇÃO 03 – ELIAS, O PROFETA DO FOGO

Texto Bíblico:1 Rs 18.1-45


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a crer que Deus é onipotente, ou seja, ELE pode fazer todas as coisas. Sempre que estivermos com problemas, se clamarmos a ELE, certamente nos ajudará

Exercitando a memória
“Salva-nos com teu poder; responde à nossa oração para que o povo que tu amas seja salvo ” (Sl 60.5 – NTLH).

LIÇÃO 03 - MÍDIA SEM MÁSCARA

TEXTO BÍBLICO

  Efésios 5.1-8;
  1 Timóteo 6.3-5, 11-14.

  ENFOQUE BÍBLICO

   “Portar-me-ei  com inteligência no caminho reto ... Não porei coisa má diante dos meusolhos”  (Salmos 101.2a, 3a).

OBJETIVOS


 Identificar os programas da TV que trazem prejuízos à vida cristã.
 Saber qual deve ser a atitude do cristão em relação à programação da TV.
 Reconhecer a importância do controle sobre o que deve ou não deve assistir na TV.

Sugestão
Durante o trimestre, o professor deverá passar um filme, um vídeo evangélico, algo de bom conteúdo. Devemos separar o “joio” do trigo.
Pedir aos alunos que façam (individualmente ou em grupo) uma história em quadrinhos  (HQ) com objetivo de ressaltar verdades cristãs e o comportamento do Juvenil no mundo atual (Escolher o tema juntos).
Outra atividade: criar uma narrativa de modo a ressaltar verdades cristãs e o comportamento do Juvenil no mundo atual.
Amado professor, essas atividades  serão um laboratório, um ensaio . Precisamos de desenhistas, de roteiristas, de escritores evangélicos. Oremos pelo despertar dessas vocações.(Quem sabe de sua sala de aula, não surgirá alguém disposto a empregar seus talentos na obra do Senhor? O Mestre manda: “Avançai” ...).

LIÇÃO 03 - PERDÃO SEM LIMITES

Texto bíblico: 2Rs 5. 1-3, 9, 10, 14
E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso.
E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e com o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu.
Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.
Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.
A historia acima é um exemplo de que muitas vezes temos de perdoar aqueles que cometem injustiças contra nós, pois essa é a vontade de Deus. Assim como Ele nos perdoa, devemos perdoar aqueles que nos ofende.
Neste caso, o perdão foi exercido por uma pequena jovem, a qual não tinha motivo algum para perdoar seu patrão, pois ele lhe havia feito um grande mal, porem ela superou esta dificuldade e perdoando seu patrão fez o que era correto diante de Deus.
Vendo o sofrimento de seu patrão não levou em conta a sua dificuldade, mas com um coração bom, anunciou a solução do problema, Naamã seu patrão sofria de uma doença grave a qual não poderia ser curado sem um atuação divina. A Bíblia descreve que Naamã não conhecia o verdadeiro Deus portanto não teria meios de obter ajuda que necessitava, mas a pequena jovem se desprendendo de seus próprios sentimentos se simbolizou com essa situação.
Assim, mencionou o grande poder do Deus de Israel a seu patrão, a qual posteriormente alcançou a cura.
Introdução
Na lição 3 estaremos estudando a respeito do Perdão, uma vez perdoados por Deus, pois fomos perdoados e salvos: agora também devemos perdoar o nosso próximo.
Um dos grandes mandamentos que o Senhor Jesus deixou é amar o próximo, e isto inclui certamente o perdão.

LIÇÃO 03 – CONHEÇA O TREINADOR DA EQUIPE DE CRISTO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Compreendero trabalho do Espírito Santo no aperfeiçoamento dos santos; Entendendo a necessidade de buscarmos o Batismo com o Espírito Santo.

Para refletir
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”(Rm 8.14 - ARC).

A frase contida nesse texto, descreve o estilo de vida daqueles que são filhos de Deus, ser guiado pelo Espírito de Deus, implica em mortificar progressivamente os desejos de nossa natureza pecaminosa, como um treinamento onde é imprescindível a determinação, a perseverança e a auto disciplina. Aqueles que e deixam guiar pelo Espírito Santo, com toda certeza serão mais completamente obedientes a Deus, pois viverão segundo os Seus Padrões de santidade, esses serão chamados “filhos de Deus”.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

LIÇÃO 2 – ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO


DINÂMICA - LIÇÃO 2 – ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO (JOVENS E ADULTOS)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição
- Falem: A lição de hoje tem como título “Advertências contra o adultério”.
- Introduzam o estudo da lição com a dinâmica “A Cisterna”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.

LIÇÃO 02 – ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO

(Pv.5:1-6)
INTRODUÇÃO
Veremos nesta lição as consequências do adultério; quais as advertências que a Bíblia nos mostra para não cairmos neste mal; analisaremos ainda as características da mulher adúltera de Provérbios 5, e, por fim, finalizaremos mostrando a importância da fidelidade conjugal.
I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA ADVERTÊNCIA E ADULTÉRIO
O Dicionário Aurélio define a palavra advertência como: “ato ou efeito de advertir, admoestação, aviso”. No grego o termo equivalente para advertência é a palavra “noutheteõ” que também significa: “aviso” (At 20.31; Rm 15.14; 1Co 4.14; Cl 1.28; 3.16; 1Ts 5.12,14; 2Ts 3.15).
O Aurélio define adultério como: “violação ou transgressão da regra de fidelidade conjugal imposta aos cônjuges pelo contrato matrimonial”. Já a palavra adultério no grego é “moichós” que denota: “intercurso ilícito com o cônjuge de outro” (Lc 18.11; 1Co 6.9; Hb 13.4) ou “moicheía” (Mt 15.19; Mc 7.21; Jo 8.3) que significa: “relação sexual entre uma pessoa casada e outra que não é o seu cônjuge”. O adultério é expressamente proibido no sétimo mandamento, “Não adulterarás” (Êx 20.14 e Dt 5.18).

DINÂMICA - LIÇÃO 02 - OS PERIGOS DA MÍDIA ELETRÔNICA (JUVENÍS)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.

DINÂMICA - LIÇÃO 02 – O BOM E O MAU ATLETA (ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema o bom e o mau atleta.
- Perguntem se há algum aluno que pratica algum esporte. Perguntem como são os treinos, a preparação, tempo de treino, atitudes que podem ou não fazer.
- Falem que nós também participamos de uma equipe e podemos ser bons e o maus atletas, mas que nesta lição aprenderemos a ter atitudes sábias de bons integrantes de uma equipe vitoriosa.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Vestindo a Camisa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 02- A VERDADE SOBRE A VERDADE (PRÉ-ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema falar a verdade.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Mentira tem perna curta”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 02- JESUS AMA VOCÊ.

Texto Bíblico
João 3.16.
Objetivo
Que a criança aprenda e guarde em seu coração que Deus a ama tanto que enviou seu único filho para morrer e nos salvar, Ele é a maior prova do amor de Deus por nós.

Aprendendo a Bíblia:
“Amem uns aos outros como eu amo vocês!  - João 15.12.
Palavra do dia...
AMOR.

Explorando a Bíblia
A Bíblia nos conta muitas histórias importantes, e que nos ensina a viver de acordo com a vontade de Deus.
Mas hoje contarei uma história do grande amor de Deus para com todos nós.
A maioria das pessoas diz que amam, mas muitas vezes somos egoístas e amamos apenas as pessoas que nos fazem o bem.
Se alguém nos maltrata, ou não faz o que queremos logo deixamos de amá-la, será que essa atitude é correta? Claro que não.
O nosso Deus nos ensina como amar. Ele com sua grandeza e com seu imenso amor, dia após dia nos fala que devemos amar as pessoas como elas são.

LIÇÃO 02 - FAZER A VONTADE DE DEUS NÃO É FÁCIL

Texto Bíblico: Juízes 6-7.

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que precisamos buscar ajuda de Deus para cumprirmos a sua vontade.


Frase do dia
Deus dá ordem e ajuda a cumpri-la.
Memória em ação
“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.
Filipenses 4.12.

 Explorando a Bíblia
Na aula passada falamos a respeito de como os israelitas sofriam por não obedecer a Deus, hoje aprenderemos que é melhor obedecer tudo quanto Ele nos mandar.
Vocês se lembram o que acontecia quando o povo de Israel desobedecia à vontade de Deus e cometia os mesmos pecados que os outros povos? O Senhor deixava de protegê-los contra os inimigos.

LIÇÃO 02 – ELIAS, O PROFETA DA SECA

Ao Mestre
Prezado (a), hoje conheceremos um pouco do profeta Elias. Um profeta que foi levantado em uma época difícil para Israel, o Reino do Norte, cujo rei Acabe era um déspota e que havia rejeitado a Deus. Elias se mostra corajoso e audaz ao confrontar ao rei Acabe e denunciar suas ações injustas e cruéis.
Vejamos algumas características do profeta Elias:
·         Foi o mais famoso dos profetas de Israel
·         Predisse o inicio e o fim de uma seca
·         Foi usado por deus para ressuscitar uma criança
Elias trabalhava sozinho, ainda que pode parecer que estava só, ele sabia que não, pois nunca estamos sozinhos quando somos obedientes à Palavra de Deus. ELE sempre está conosco, nos guardando e ajudando.
Deus continue abençoando seu ministério.


Texto Bíblico:1 Rs 17.1-15


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a crer que assim como Deus cuidou de Elias alimentando-o, também cuida de cada um de nós.

LIÇÃO 02 - PERIGOS DA MIDIA ELETRÔNICA

COMENTARISTA: Jamiel de Oliveira Lopes

TEXTO BÍBLICO  (Sl 101.2,3; Tt 1.9-16; 1Co 2.9-16)

ENFOQUE BÍBLICO
“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” (1Co 2.15)

OBJETIVOS

Compreender qual o verdadeiro papel da mídia.
Reconhecer os perigos que estão por trás da mídia eletrônica
Saber como utilizar sabiamente os meios de comunicação.

INTRODUÇÃO

Sabes usar os meios de comunicação à sua disposição? Sabes o que é mídia eletrônica? Conheces seus perigos? Que tempo você tem tido para a leitura da Bíblia, da revista da EBD, e as tarefas da escola? Que desempenho tens tido na sala de aula? Dependendo de suas respostas, você pode estar sendo vitima dos perigos da mídia eletrônica.

LIÇÃO 02- A VERDADE SOBRE A VERDADE

Texto bíblico: 1Sm 21.10-15
E Davi levantou-se, e fugiu, aquele dia, de diante de Saul, e veio a Aquis, rei de Gate.
Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
E Davi considerou essas palavras no seu ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate.
Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba.
Então, disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?
Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este que fizesse doidices diante de mim? Há de este entrar na minha casa?
O texto mencionado acima, descreve um episodio da vida do Rei Davi, preocupado porque Saul queria lhe tirar a vida, assim Davi foge para a terra de seus inimigos.
Porem usou de uma estratégia para permanecer lá, se fez passar por louco, pois na antiguidade os doidos eram considerados como possessos de espíritos, portanto maltratar um doido era maltratar um espirito ou um deus.
Davi também deixava escorrer saliva pela barba, naquela época, como hoje em alguns paises, a barba era venerada e ninguém em são juízo iria avilta-la com o cuspe.
Se voltarmos alguns versículos bíblicos vamos ver Davi usando de mentira para fugir da situação difícil que se encontrava, o resultado da sua mentira foi trágico, muitas pessoas perderam suas vidas.

LIÇÃO 02 – O BOM E O MAU ATLETA

Ao Mestre
Amado (a) procure neste trimestre enfatizar a ligação entre a disciplina exigida para que um atleta seja vitorioso, que consiga a tão sonhada medalha de ouro, e a disciplina espiritual que os atletas cristãos precisam para alcançar a tão esperada e sublime coroa incorruptível, guardada no céu para os vencedores.

Ore, prepare-se para a aula, peça auxilio ao Espírito Santo, para que sua palavra seja ungida de forma, que Ele convença os corações de seus alunos, conduzindo-os à uma vida cristã verdadeiramente vitoriosa em Cristo, por Cristo e para Cristo.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Identificar as qualidades do bom atleta e despertar para a necessidade dele mesmo demonstrar essa qualificação espiritual em seu cotidiano para glorificação do Nome de Jesus em sua vida.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DINÂMICA - LIÇÃO 01 – O VALOR DOS BONS CONSELHOS

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

LIVROS POÉTICOS E SAPIENCIAIS

Os Escritos
A Bíblia Hebraica, após as suas duas primeiras seções, conhecidas respectivamente como a Lei e os Profetas, contém uma terceira, chamada de modo genérico de os Escritos (ketubim).
Esta terceira seção consiste num conjunto de treze livros: Rute, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester; outros seis são poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão e Lamentações de Jeremias; e um, Daniel, é de evidente concepção profética e apocalíptica.
Os gêneros literários das obras que integram o grupo dos Escritos se acham misturados. O mesmo, em maior ou menor grau, ocorre também em outros livros da Bíblia. Recorde-se a esse respeito a forma poética de certas passagens dos Profetas (p. ex., Is 40—55, jóia da poesia do Antigo Oriente) ou do Pentateuco (Gn 49.2-27; Êx 15.2—18.21). Quanto às características da poesia hebraica, ver a Introdução aos Salmos.

LIÇÃO 01 – O VALOR DOS BONS CONSELHOS


LIÇÃO 01 – O VALOR DOS BONS CONSELHOS

(Pv 1.1-6)

INTRODUÇÃO
            Neste último trimestre do ano estudaremos sobre a Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa, baseada nos livros de Provérbios e Eclesiastes, onde teremos a oportunidade de estudar sobre diversos temas atuais e relevantes para a Igreja do Senhor Jesus, tais como: trabalho e prosperidade, o correto uso do dinheiro, o cuidado com as palavras, humildade, temor a Deus, dentre outros. Nesta primeira lição, que tem por título O Valor dos Bons Conselhos, teremos uma visão panorâmica desses dois livros escritos pelo sábio Salomão; estudaremos sobre a sabedoria do rei Salomão, autor dos dois livros; e o verdadeiro propósito da busca da sabedoria em Provérbios e Eclesiastes.
I – OS LIVROS DE PROVÉRBIOS E ECLESIASTES
 PROVÉRBIOS
ECLESIASTES
Tema do livro.Sabedoria para uma vida correta

Título. Deriva-se do hebraicomashal e significa “provérbio”, “comparação” ou “parábola”. O título em português “provérbios” significa máximas que expressam uma verdade de forma sucinta.

Breve resumo.  Encontramos no livros dos Provérbios um resumo dos mandamentos divinos através de frases curtas, apresentadas muitas vezes por meio de contrastes. A essência do livro é o ensino da Moral e dos princípios éticos que nos orientam a governar as nossas vidas. O livro possui três divisões principais:

1. Asabedoria para os jovens (Pv 1.1 — 9.18);
2. Asabedoria para todas as pessoas (Pv 10.1 — 24.34);
3. Asabedoria para os líderes (Pv 25.1 — 31.31).

Propósito. O propósito do livro está bem claro em (Pv 1.2-7): dar sabedoria e entendimento quanto ao comportamento sábio, a justiça, o discernimento e a imparcialidade, de maneira que os simples sejam prudentes e os jovens inteligentes (Pv 1.4); e os sábios sejam ainda mais sábios (Pv 1.5,6).

Assuntos do livro.
* Obediência aos pais  (1.8,9);
* Tentações dos incrédulos (1.10-19);
* Sabedoria e temor do Senhor (1.20-33);
* Sabedoria e discernimento (2.1-22);
* Características da verdadeira sabedoria (3.1-35);
* A sabedoria como tesouro da família (4.1-13, 20-27);
* A tentação e loucura da impureza sexual (5.1-14);
* Exortação à fidelidade conjugal (5.15-23);
* O perigo de ser fiador, preguiçoso e enganador (6.1-19);
* O Convite da Sabedoria (8.1-36);
* Contraste entre a sabedoria e a insensatez (9.1-18);
* Contrastantes sobre o justo e o ímpio (10.1—15.33);
* Incentivo à vida de retidão (16.1—22.16);
* Provérbios sobre vários tipos de pessoas (25.1—26.28);
* Provérbios sobre diversos procedimentos (27.1—29.27);
* Acerca da esposa sábia (31.10-31).

Dentre outros.
Tema do Livro. A nulidade da vida à parte de Deus

Título. Do hebraicoQoheleth significa“pregador, “orador da assembleia” ou “alguém que se dirige a uma assembleia”.

Breve resumo. Eclesiastes aplica a sabedoria no objetivo de entender o significado da vida. Neste livro, Salomão revela  quanto é inútil viver sem Deus e considerar os bens materiais e as conquistas pessoais como reais valores da vida. O livro possui duas divisões principais:

1. Futilidade de procurar significado na vida sem Deus (Ec 1-6);
2. Afelicidade de achar significado da vida com Deus (Ec 7-12).

Propósito. Demonstrar a futilidade de buscar felicidade nesta vida, à parte de Deus e da sua Palavra. Neste livro, o rei Salomão diz que teve riquezas, poder, honrarias, fama e prazeres sensuais, em grande abundância, mas no fim, o resultado de tudo foi o vazio e a desilusão: “Tudo é vaidade” (Ec 1.2).

Assuntos do livro.
* A inutilidade de uma vida egocêntrica (1.12-2.26);
* A insuficiência da sabedoria e filosofia humanas (1.12-18);
* A banalidade dos prazeres e riquezas (2.1-11);
* A transitoriedade das grandes realizações (2.12-17);
* Injustiça associada ao trabalho esforçado (2.18-23);
* O real prazer em viver está somente em Deus (2.24-26);
* Reflexões sobre as experiências da vida (3.1—11.6);
* Há um tempo para tudo (3.1-8);
* Deus é o juiz de todos (3.15-22);
* Experiências vãs da vida natural (4.1-16);
* Reverência na presença do Senhor (5.1-7);
* O acúmulo de bens (5.8-20);
* Vida e morte do ser humano (6.1-12);
* Provérbios diversos a respeito da sabedoria (7.1—8.1);
* Sobre a justiça (8.2—9.12);
* Obediência ao rei (8.2-8);
* Transgressão e castigo (8.9-13);
* Justiça verdadeira (8.14-17);
* Provérbios variados sobre a sabedoria (9.13—11.6);
* Regozijar-se na juventude (11.7-10);
* Lembrar-se de Deus na juventude (12.1-8);
* Temer a Deus e guardar Seus mandamentos (12.13,14).
II – A SABEDORIA DE SALOMÃO
            Sem dúvida, uma das grandes virtudes do rei Salomão foi sua sabedoria. Quando o Senhor lhe apareceu em Gibeão e lhe disse: “pede-me o que queres” ele respondeu: A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?”.Esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, e Ele lhe deu não apenas sabedoria, mas, também, riqueza e glória (I Rs 3.1-12). O rei Salomão compôs três mil provérbios e mil e cinco cânticos (I Rs 4.31,32) e é autor de três livros: Provérbios, Eclesiastes e Cantares. As Escrituras afirmam que pessoas de todas as nações vinham a Jerusalém para ouvir suas palavras (I Rs 4.34; 10.6,7).
III – O PROPÓSITO DA BUSCA PELA SABEDORIA EM PROVÉRBIOS E ECLESIASTES
            A sabedoria, de acordo com o livro de Provérbios e Eclesiastes, significa viver e pensar de conformidade com a verdade de Deus, com seus caminhos e seus desígnios. Importa em considerar a totalidade da vida do ponto de vista de Deus, crendo que tudo quanto Ele diz é verdadeiro, sendo este o único padrão digno para orientar nossa vida. Vejamos, então, o propósito da busca pela sabedoria em Provérbios e Eclesiastes:
3.1 Para se conhecer a sabedoria (Pv 1.2). O livro dos Provérbios de Salomão constantemente nos exorta a buscar a sabedoria (Pv 3.21; 4.5,7; 5.1; 7.4; 10.13,14,23; 16.16; 24.14), pois, obtê-la é muito melhor do que possuir prata e outro (Pv 3.13,14). Mas, que tipo de sabedoria o sábio se refere? O termo hebraico para sabedoria em (Pv 1.2) é hokhmah e significa “inteligência moral e religiosa”, ou seja, “conhecimento da Lei moral de Deus, no que diz respeito as questões práticas da vida”. Não se trata, portanto, da sabedoria humana ou filosófica, e sim, do discernimento moral entre o bem e o mal, entre o certo e o errado (I Rs 3.9; Is 5.20).
3.2 Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade (Pv 1.3). A sabedoria, do ponto de vista bíblico, não consiste apenas em palavras (I Co 2.4,13), como a dos gregos; mas, principalmente, na prática das virtudes cristãs, tais como: praticar a justiça e viver de forma honesta e equilibrada (Gn 18.19; Lv 19.15; Sl 15.2; Is 1.17; 56.1; Fp 4.5; Cl 4.1; I Jo 2.29). Logo, o verdadeiro sentido da busca pela sabedoria é andar conforme os padrões estabelecidos por Deus em Sua Palavra (Sl 111.10; Pv 9.10).
3.3 Para dar aos simples prudência (Pv 1.4). O termo hebraico para simples, neste texto é petî, e significa “ingênuo” e refere-se a pessoas imaturas e inexperientes, que podem ser facilmente seduzidas e enganadas (Pv 1.32; 14.15; 22.3). Assim, através da sabedoria adquirida nos Provérbios, ele pode tornar-se prudente, ou seja, alguém capaz de prever e evitar faltas e perigos (Pv 4.1; 7.4; 8.5,12; 9.10; 12.16,23).
3.4 Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria (Pv 1.5). Os Provérbios não servem apenas para aqueles que são simples, tolos e insensatos, mas, também, para aquele que já obteve algum grau de sabedoria, e poderá continuar progredindo em conhecimento (Pv 9.9). Como disse certo teólogo francês: “Ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar”.
3.5 Para entender Provérbios e sua interpretação (Pv 1.6). Encontramos neste texto uma via de mão dupla: devemos ler os provérbios para ser sábio; mas, também, buscar sabedoria para entender os provérbios, pois, interpretar significa “compreender” ou “descobrir o verdadeiro sentido”, pois, só é possível pôr em prática os mandamentos e princípios desse livro, se nós o compreendermos.
3.6 Para temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Ec 12.13). Todo o livro de Eclesiastes deve ser interpretado à luz dos últimos versículos: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”(Ec 12.13,14). A mensagem final deste livro nos ensina sobre duas grandes verdades: (1) O verdadeiro sentido da vida consiste em temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Dt 6.2; 10.12); e (2) Deus trará a juízo toda obra, até mesmo o que está encoberto (Ec 11.9; Mt 12.36; At 17.31).
CONCLUSÃO
            Provérbios e Eclesiastes são dois, dos três livros escritos pelo sábio Salomão. No primeiro, ele reuniu em curtas frases, um breve resumo dos mandamentos divinos, que dizem respeito, principalmente, aos princípios éticos e morais. No segundo, ele descreve suas próprias experiências, demonstrando que o verdadeiro sentido da vida não consiste em realizações pessoais, e sim, em viver de acordo com os padrões estabelecidos por Deus. Embora escritos por volta de 3.000 anos atras, estes livros contém conselhos, mandamentos e ordenanças eternas e imutáveis, que servem também para nós, que vivemos no século XXI. Por isso, não devemos ler os Provérbios, como simples ditos populares; nem o livro de Eclesiastes, como uma mera biografia ou relato das experiências de um rei; mas, como conselhos divinos para nós!
REFERÊNCIAS
·          STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal.  CPAD.
·          ELLISEN, Stanley. Conheça Melhor o Antigo Testamento. VIDA.
·          MEARS, Henrieta. Estudo Panorâmico da Bíblia. VIDA.
·          CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO AVELINO
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM RECIFE/PE

Fonte: PortalEBD 

LIÇÃO 01 - O FILHO DE DEUS NO MUNDO

Texto Bíblico Lucas 2.8-16

Objetivo
Ao ministrar sua aula a criança deve ter a certeza que Jesus é o nosso único Salvador, que Ele veio ao mundo para nos libertar do pecado.
Aprendendo a Bíblia:
“Na cidade de Davi, nasceu o Salvador de você – o Messias, o Senhor!”   (Lucas 2.11).

Palavra do dia...
Filho de Deus

Explorando a Bíblia
Antes de mandar Jesus ao mundo, Deus escolheu uma moça boa para ser a mãe de seu filho. A moça chamava-se Maria. Ela era noiva de um moço chamado José. Um dia, um anjo apareceu e falou a Maria:
__ Maria, tenho boa notícia para você. Quando viu aquele anjo Maria sentiu medo. Mas o anjo lhe disse:
__Não tenha medo, Maria. Venho dizer-lhe que Deus escolheu você para ser mãe de seu filho. Você vai ter um nenenzinho e vai dar-lhe o nome de Jesus. Maria ficou assustada. Ela falou: - Como posso ter um bebê? Eu ainda não sou casada. Apenas sou noiva de José.

LIÇÃO 01 - TUDO QUE O SENHOR MANDAR

Texto Bíblico
Êxodo 24.1-7; Juízes 1.27-2.23.


Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que, devemos nos afastar de pessoas que nos influencie a fazer o mal, agindo assim estaremos fazendo a vontade de Deus.


Frase do dia
Tudo o que o Senhor mandar faremos.

Memória em ação
“Que a vontade seja feita aqui na terra, como é feita no céu!”(Mt 6.10)

LIÇÃO 01 – VIDA DE PROFETA É DIFICIL

Ao Mestre
Prezado (a), neste Trimestre estaremos estudando acerca dos profetas. Os profetas no Antigo Testamento, eram porta voz de Deus, para proclamar à Sua Palavra. Os profetas se levantavam para exortar tanto os reis, como o povo a se voltarem para Deus, pois em muitas ocasiões estavam desviados da vontade de Deus e adorando a ídolos.
Outro motivo da presença dos profetas era falar contra as injustiças sociais que cada dia aniquilava o mais pobre condenando-o a uma prisão de miséria e de fome. Leia abaixo as palavras do profeta Amós, contra a idolatria e abandono da fé e as injustiças com os pobres:
“Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.  Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome.”  (Am 2.4,6- ARC)
As transgressões de reis e do povo foram aumentando, sem dar ouvidos a voz dos profetas, cada dia se afastavam mais de Deus e de seus preceitos, até chegar ao ápice do cativeiro babilônico.

Aprimore-se nos assuntos históricos de cada lição, extraindo lições espirituais e práticas para seus pequenos, onde possam estar crescendo mais na graça e no conhecimento de Deus.
Deus abençoe grandemente seu ministério.

LIÇÃO 01 - INFLUENCIAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

TEXTO BÍBLICO:  Dn 12.4; 1Tm 4.1-3

ENFOQUE BIBLICO
“O avisado vê o mal e esconde-se, mas os simples passam e sofrem a pena.” (Pv 22.3)
OBJETIVOS
Entender como os meios de comunicação evoluíram nesses últimos anos.
Reconhecer o perigo de se influenciar pelo mau uso dos meios de comunicação.
Compreender que os riscos dos meios de comunicação não estão em si mesmo, mas, no uso que se faz deles.

INTRODUÇÃO
“Atualmente, os meios de comunicação de massa, como jornal, o radio e a televisão, invadiram praticamente todos os lares e exercem uma grande influencia no modo de viver e pensar de adultos e crianças.” (Douglas Tufano – WWW.protrasdasletras.com.br)

Diante desta verdade, você está preparado para este desafio? Sabe usar esses tão poderosos meios, com responsabilidades?

LIÇÃO 01 – UNIDOS VENCEREMOS

Texto Bíblico: 1 Co 1.5,6,9-13 (NTLH).
Por estarem unidos com Cristo Jesus, vocês foram enriquecidos em tudo, tanto no dom de anunciar o evangelho como no dom da sabedoria espiritual.
A mensagem a respeito de Cristo está tão firme em vocês,
Deus é fiel e chamou vocês para que vivam em união com o seu Filho Jesus Cristo, o nosso Senhor.
Irmãos, peço, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção.
Pois, meus irmãos, algumas pessoas da família de Cloé me contaram que há brigas entre vocês.
O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”.
Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?
A falta de comunhão entre os membros da igreja local causa divisão, partidarismo e muitos são contaminados, grande é o prejuízo para o avanço do reino de Deus.
Não nos deixemos levar por esse ardil... a união dos membros do Corpo de Cristo é vital para a vitória da Igreja sobre o as forças do mal.

LIÇÃO 01 – BEM-VINDO À EQUIPE DE CRISTO

Ao Mestre
Amado (a) está iniciando mais um trimestre, se você realizou uma avaliação, com certeza já tem em mãos um planejamento para melhorar, os pontos falhos, para que neste quarto trimestre seus objetivos possam ser alcançados.

O tema desse do quarto trimestre é bastante sugestivo: “O atleta cristão”, por ser um tema que abrange a necessidade de ensinar que entre os filhos de Deus faz-se necessário que haja uma postura disciplinada, há um alvo à alcançar – uma recompensa – sem disciplina é impossível um atleta conseguir transpor os obstáculos e ser premiado.
Dentro desse contexto é oportuno falarmos aos nossos alunos acerca da responsabilidade que devemos ter quanto à vida cristã, esclarecermos a eles acerca da batalha espiritual em que dia a dia devemos travar, e vencer por amor à Deus.

No processo de integração do adolescente à Igreja, ao Corpo de Cristo, o professor de EBD tem um papel fundamental – discipular. Ensinando-os a caminhar na vida cristã de maneira a agradar a Deus.

Amado (a) coloque-se diante de Deus em oração, e peça ao Senhor que o Use, de forma que cada um de seus alunos, seja um verdadeiro atleta cristão, transpondo as barreiras, superando-se dia a dia no combate ao pecado e as hostes das trevas, enfatizando à eles que em Cristo, somos mais do que vencedores. Aleluia!