quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DINÂMICA - LIÇÃO 9 - O TEMPO PARA TODAS AS COISAS (JOVENS E ADULTOS)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Falem: A partir de hoje até a 13ª. lição, passaremos a estudar sobre o livro de Eclesiastes.
- Em seguida, façam uma panorâmica sobre o livro de Eclesiastes de forma objetiva.
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “O Tempo para todas as coisas”.

DINÂMICA - LIÇÃO 9 - AS REGRAS DO JOGO (ADOLESCENTES)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema as regras da equipe de Cristo.
- Depois, utilizem a dinâmica “Regra não é brincadeira”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 9 - MEU SUPER-HERÓI (PRÉ-ADOLESCENTES)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Meu Super-herói”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Mais que um Super-herói”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 9 – O TEMPO PARA TODAS AS COISAS

TEXTO: (Ec 3.1-8)
 
INTRODUÇÃO
No capítulo 3 de Eclesiastes, o sábio Salomão diz que “tudo tem o seu tempo determinado” (Ec 3.1) e descreve uma série de contrastes envolvendo fatos do dia a dia, como: nascer e morrer, plantar e colher, ajuntar e espalhar, buscar e perder, estar calado e falar, além de outros (Ec 3.1-8). Nesta lição nós estudaremos sobre a transitoriedade da vida e sobre o tempo para cada propósito debaixo do sol.
I – A TRANSITORIEDADE DA VIDA
Um dos termos mais comuns em Eclesiastes é hebel, traduzido por vaidade e que tem o sentido de “inutilidade” ou “futilidade”. Este termo ocorre cerca de 37 vezes no livro (Ec 1.2,14; 2.1,11,15,17,19; 2.21,23,26; 3.19) além de outros. Já a expressão “vaidade de vaidades” (Ec 1.2) significa “vaidade completa” ou “futilidade no sentido mais amplo, exagerado”; assim como o Cântico dos Cânticos era o louvor mais elevado e o santo dos santos o lugar mais sagrado do tabernáculo (Ct 1.1; I Cr 23.13; Hb 9.3). O sábio diz que é vaidade: (1) as atividades humanas (Ec 1.14; 2.11); (2) a alegria e o prazer (Ec 2.1); (3) trabalho, dinheiro e riquezas (Ec 4.4,7-8;5.10); (4) a vida (Ec 2.17; 6.12); (5) a adolescência e juventude (Ec 11.10); e (6) a morte (Ec 3.19; 11.8). O que Salomão mostra neste livro é que todos os empreendimentos humanos na terra não tem sentido nem propósito quando realizados à parte da vontade de Deus. Somente através da fé e comunhão com Deus é que a vida passa a ter sentido (Ec 3.12-17; 8.12,13; 12.13,14; 12.13,14).

LIÇÃO 9 - JESUS RESSUSCITA O FILHO DA VIÚVA.

Texto Bíblico
Lucas 7.11-17
Objetivo
Ao ministrar sua aula a criança deve ter a certeza que Jesus tem poder para ressuscitar os mortos.
Aprendendo a Bíblia:
“Eu sou a ressurreição e a vida. João 11.25.

Palavra do dia...
VIDA

Explorando a Bíblia
Certo dia Jesus foi com seus discípulos a uma cidade chamada Naim. Sendo acompanhado pela grande multidão de sempre.
Quando Ele se aproximou do portão da aldeia, estava saindo um enterro. O rapaz que havia morrido era o único filho de sua mãe viúva, e grande multidão da aldeia estava com ela.

LIÇÃO 9 - A BOA NOTÍCIA DOS LEPROSOS.

Texto Bíblico
2 Reis 6.24;7.1-20.

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que a vontade de Deus é que amemos uns aos outros como a nós mesmos.
Frase do dia:
Tratem os outros do jeito que você deseja ser tratado.

Memória em ação:
“Ame os outros como você ama a você mesmo”. Gálatas 5.14b.   

 Explorando a Bíblia
 O povo de Israel continuava em guerra desta vez foi com a Síria. O exército da Síria cercou toda a cidade de Samaria com isso houve uma grande miséria na cidade, e o povo começou a passar fome. Tudo ficou muito caro, especialmente a comida.
Vendiam a cabeça de um jumento por oitenta ciclos de prata, até o esterco dos pombos era vendido a preço muito alto!

LIÇÃO 9 – HABACUQUE, O PROFETA DA FÉ

Texto Bíblico:Habacuque caps. 1-3.


Ao Mestre
Prezado (a), o livro de Habacuque parece referir-se ao avanço dos caldeus (babilônicos) para a Palestina após a destruição de Nínive em aproximadamente 612 a.C.
O curto livro desse profeta é diligentemente composto. Começa com um diálogo entre Deus e o profeta, deixando o livro dividido da seguinte forma:
1.      A justiça divina: Deus castigará mesmo o ímpio? – para as duas questões há resposta de Deus;
2.      Ameaças contra a nação opressora (os caldeus) – é desprendido cinco “ais” contra o opressor;
3.      Oração de Habacuque – após compreender a soberania de Deus sobre o tempo e a história humana, o profeta intercede pela humanidade e louva a Deus por sua fidelidade para com seu povo.
Ao ler o livro de Habacuque podemos ver distintamente as fases emocionais do profeta:
1.      Luta e dúvida
2.      Reconhecimento da Soberania de Deus
3.      Esperança no cuidar fiel de Deus para com os seus
Com Habacuque aprendemos que Deus quer que nos acheguemos a ELE com súplicas, por nossas lutas e dúvidas, porém devemos crer em Seu cuidar e conscientizar-nos de que em Sua Soberania ELE fará o lhe apraz, ou seja, nem sempre sua resposta será da forma que esperamos. Devemos confiar em Seus sábio cuidar. ELE nos sustenta e em meio as adversidades se revela a nós. A confiança NELE nos leva a uma esperança tranqüila, não é uma resignação amarga, é uma esperança tranqüila reconhecendo que estamos nas Mãos do Deus Altíssimo, que Tudo pode fazer e Seu amor para conosco é inenarrável em grandeza e misericórdia.
Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!

LIÇÃO 9 - PERIGOS DA MIDIA ELETRÔNICA

TEXTO BÍBLICO  Cl 3.1-4; Pv 16.9; 19.21


ENFOQUE BIBLICO
“Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos” (Pv 16.3)
OBJETIVOS
Entender que a conquista da fama e do sucesso exibidos pela mídia é uma ilusão.
Distinguir  o conceito verdadeiro de felicidade do falso.
Conhecer os meios necessários para a concretização dos sonhos e ideais.

INTRODUÇÃO
Não deixe que nada neste mundo te separe do amor de Cristo.

A FAMA QUE A MÍDIA OFERECE.
Segundo Twenge e Campbell (2009), os narcisistas fazem de tudo para ser o centro das atenções. É muito grande o numero de pessoas que tem alta admiração por si própria. Na mitologia grega, Narciso era um jovem que se apaixonou por seu reflexo na água. O narcisismo é originário deste mito, a psicologia usa o termo para descrever pessoas auto-centradas, pessoas que tem grande apreço por si próprio, são as que conseguem se relacionar intimamente com si mesmo.

LIÇÃO 9 - MEU SUPER-HERÓI

Texto bíblico: Mt 16.17,18    Ef 6.11-13
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;
Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Para aula de hoje, temos dois textos distintos, porem ligados ao assunto.
O texto em Mateus demonstra a sublime revelação que Pedro recebeu da parte de Deus.
Nos versículos anteriores vemos que o Senhor Jesus reunidos com seus discípulos lhe perguntam  “O que os homens diziam a seu respeito” tendo todos respondidos, o Senhor lhe diz: E vós quem dizeis que Eu sou?

LIÇÃO 9 – AS REGRAS DO JOGO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Compreender que é necessário conhecer e obedecer os mandamentos contidos na Palavra de Deus. Ela é nossa bússola

Para refletir
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”(Sl 119.11).

A Palavra de Deus serve-nos de arma moral na hora da tentação, quando colocamos suas palavras penetrar em nosso subconsciente, guardando-a moldamos nosso comportamento segundo a Vontade de Deus.


Texto Bíblico em estudo: Js 1.7-9.

Introdução
Após a morte de Moisés, o Senhor diz a Josué:
Meu servo Moisés morreu; levanta-te e passa o Jordão, tu e todo o povo contigo, entra na terra que eu darei aos filhos de Israel. Todo lugar onde pisar a planta do vosso pé, eu vo-lo darei, como disse a Moisés. Ninguém vos poderá resistir em todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem desampararei. Tem ânimo e sê forte ... e reveste-te de grande fortaleza para observar e cumprir toda a lei que Moisés, meu servo, prescreveu ... não tenhas medo nem temor, porque o Senhor teu Deus está contigo em qualquer parte para onde fores” (Js 1.2-9).

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DINÂMICA - LIÇÃO 8 - A MULHER VIRTUOSA (JOVENS E ADULTOS)

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Mulher Virtuosa”.
- Introduzam o estudo do tema, através da dinâmica “Super Virtuosa”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
 - Para concluir,  utilizem a dinâmica “O Alfabeto da Mulher”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 8 - QUEM CONFIA, VENCE! (PRÉ-ADOLESCENTES)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Na lição de hoje estudaremos sobre a confiança para vencer os obstáculos.
- Depois, utilizem a dinâmica "Atitudes Opostas".
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 8 - OS OBJETIVOS DA EQUIPE DE CRISTO (ADOLESCENTES)

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema os Objetivos da Equipe de Cristo.
- Depois, utilizem a dinâmica “Não deixe a bola cair”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 8 - A MÍDIA E O CULTO AO CORPO (JUVENÍS)

Juvenis - Currículo do Ano 1: Lição 08: A Mídia e o Culto ao Corpo - Dinâmica

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a Mídia e o culto ao corpo.
- Organizem um painel com figuras de corpos musculosos, pessoas com Bulimia e Anorexia, esportes radicais, bebidas energéticas e anabolizantes.

- Falem: Este painel retrata o do tema da aula de hoje.
O que vocês acham dessas figuras?
Aguardem as respostas.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica“Geração Saúde?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 8 - A MULHER VIRTUOSA


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

LIÇÃO 8 – A MULHER VIRTUOSA

(Pv 31.10-21,23-29)
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos acerca da mulher virtuosa com todas as suas qualidades descritas no capítulo 31 do livro de Provérbios. Este capítulo é uma poesia em estilo acróstico, em que a primeira letra de cada verso corresponde à primeira letra do alfabeto hebraico. Veremos que a mulher virtuosa se destaca como serva de Deus, como esposa e como mãe, que trabalha arduamente para prover o sustento e para promover o bem-estar de seu lar, por isso o seu valor excede o de rubis.
I – A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA
O primeiro aspecto da virtude da mulher descrita pelo rei Lemuel diz respeito à sua postura como esposa. Tal postura reflete o alto padrão a ser seguido por todas as mulheres que servem a Deus.

LIÇÃO 8- JESUS CURA UM PARALÍTICO.

Texto Bíblico
Marcos 2.1-12.

Objetivo
Ao ministrar sua aula, seja claro e ensine a criança que nosso Deus é poderoso, e não existe pecado que Ele não possa perdoar. Apresente Deus como um grande amigo e que eles podem confiar e esperar nele.

 Aprendendo a Bíblia:
“Um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão”. Provérbios 18.24.

Palavra do dia...
AMIGO.

Explorando a Bíblia
Na história passada vimos como Jesus curou um cego, quem se lembra como foi?
Bem, hoje continuaremos aprendendo sobre os milagres que Jesus realizou quando esteve aqui na terra.

LIÇÃO 8 - O LIVRO ACHADO NO TEMPLO.

Texto Bíblico
2 Reis 22.1-10; 23.1-3.

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que somente na Bíblia encontraremos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Frase do dia:
A vontade de Deus está escrita na Bíblia.


Memória em ação
“Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração!”
Salmos 40.8.

 Explorando a Bíblia
Vocês se lembram da história da semana passada?
Hoje vamos conhecer mais um rei que obedecia tudo quanto o Senhor falava com ele.
O novo rei de Judá, seu nome Josias sua idade no início do seu reinado era de oito anos.      
Josias reinou durante trinta e um anos em Jerusalém, sua mãe se chamava Jedida, Josias era um ótimo rei, pois havia seguido os passos de seu pai Davi, obedecendo ao Senhor em tudo.
No ano dezoito do seu reinado, Josias mandou seu secretário Safã, ao templo a fim de dar instruções a Hilquias o sumo sacerdote, recolha o dinheiro dado aos sacerdotes á porta do templo, quando o povo vem para adorar dê este dinheiro aos dirigentes da construção, de maneira que eles possam contratar carpinteiros e pedreiros para fazerem os consertos no templo e comprar madeira e pedra. Os dirigentes da construção não eram obrigados a fazer o registro das despesas e prestar contas, porque eram homens honestos.

LIÇÃO 8 – ISAÍAS, O PROFETA DE JESUS

Texto Bíblico:Isaías 7.14; 9.6,7; 11.1-7


Ao Mestre
Prezado (a), a lição de hoje nos apresenta o profeta messiânico Isaias.
Isaias exerceu seu ministério durante o reinado de cinco reis (Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés, sendo martirizado pro este ultimo), porém no inicio ele não tinha intenção de ser profeta. A mudança em sua vida se deu na época do falecimento do rei Uzias. Era uma época difícil em Israel, muitos haviam apostatado da fé no Deus vivo. Não sabemos por quais conflitos Isaias estava passando, mas com certeza ele colocou em seu coração buscar a deus em oração, e foi assim que se deu seu chamado.
O cap. 6 do livro de Isaias descreve bem, a maneira como Isaias voluntariamente se dispõe a servir ao SENHOR: “Eis-me aqui, envia-me a mim”(v.8). Assim iniciou-se o ministério profético de Isaías:
·         Ele é considerado o maior profeta do Antigo Testamento;
·         Seu nome é mencionado no mínimo 50 vezes no Novo Testamento;
·         Transmitiu mensagens de juízo, mas também a da esperança para o ser humano – o Messias, o Salvador da humanidade nasceria de uma virgem.
 
Isaias é reconhecido como o profeta das mensagens mais belas e significativas do Antigo Testamento. Suas mensagens de julgamento divino estão balanceadas por incomparáveis palavras de conforto e esperança. As suas visões acerca do Salvador são as mais tocantes e mais claras de todo o Antigo Testamento.

Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!

LIÇÃO 8 - A MIDIA E O CULTO AO CORPO.

TEXTO BÍBLICO  (1Co 3.16,17; 6.19,20; 1Tm 4.8; 1Ts 5.23)

ENFOQUE BIBLICO

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1Co 6.20)

OBJETIVOS

Perceber  os apelos da mídia a serviço da industria da beleza
Conhecer as conseqüências da busca pelo corpo perfeito
Aprender a cuidar do corpo e a cultivar principalmente os valores espirituais.

INTRODUÇÃO

Desde os anos 70, o corpo foi incluído enquanto sujeito do espetáculo e da forma artística em si. Com o avanço da tecnologia a partir doa anos 90, a auto-apropriação pelo artista do seu corpo e do corpo de outrem como sujeito e objeto da experiência estética. Vemos todos os dias a TV, estampando vinhetas, mostrando performances corporais.

O artista mais famoso na mídia televisiva é Hans Donner, um designer austríaco nascido na Alemanha e naturalizado brasileiro. Ele é o criador da logomarca da Rede Globo de televisão é  ele o responsável pelas vinhetas e peças de abertura da Rede Globo,  é o inventor da globeleza, a mulata virtual que também é símbolo do carnaval carioca. Alem de ser sua criatura artística é também sua esposa.  (Wikipédia)

Querido jovem: “a mídia estabelece um padrão de beleza irreal. Ela reforça a idéia de um corpo perfeito, malhado, que esbanja saúde, representado por modelos superproduzidos, que aparecem nos comerciais, filmes e novelas”  (Lb pg 59)

LIÇÃO 8 – OS OBJETIVOS DA EQUIPE DE CRISTO

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entender que como Corpo de Cristo, temos de cumprir a missão que Jesus nos confiou, é nossa responsabilidade continuar a proclamar as Boas Novas da Salvação.


Para refletir
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15 – ARC).
Antes de sua ascensão ao céu, o Senhor Jesus deu essa incumbência a todos os seus discípulos e a todos quantos o aceitarem como Seu Salvador Pessoal. Essa é a Grande Comissão, com a ordem de ir a todas as nações, pregando o Evangelho em todo o mundo.


Texto Bíblico em estudo: Mc 16.15-20.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PASTOR RONALDO - FELIZ ANIVERSÁRIO!



  Este dia é de grande alegria para a igreja Assembléia de Deus, filial em Taquaritinga do Norte - Pe. O nosso amado Pr. Ronaldo está completando mais um ano de vida. Que este dia se repita por muitos anos e que eles sejam de bençãos e que Deus cumpra todas as promessas em sua vida e na vida dos seus.
Estamos alegres por tê-lo como pastor uma pessoa como o senhor que nos tem ensinado muito e que cada dia o amamos mais pela sinceridade e pela vida de exemplo que temos visto na sua pessoa. Também a igreja está feliz pela sua família que tem sido uma benção na vida da igreja.   

Para sua meditação:


Jeremias 29:11 "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o

SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que 

desejais."

DINÂMICA - LIÇÃO 7 - CONTRAPONDO A ARROGÂNCIA COM A HUMILDADE (JOVENS E ADULTOS)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Contrapondo a Arrogância com a Humildade”.
- Iniciem o estudo, perguntando o que os alunos entendem por:
Arrogância
Orgulho
Humildade
Aguardem as respostas. Depois, se necessário acrescentem outras ideias sobre o significado destas palavras.
- Depois, utilizem a fábula “A Agulha e a Linha”, para tanto façam da seguinte forma:
Peçam para que 04 pessoas realizem a leitura, um será o narrador, outro será a agulha, outro a linha e outro o alfinete.
Levem para aula um tecido, uma agulha, um novelo de linha e um alfinete. Durante a leitura dialogada, façam de conta que estão costurando.
Após a leitura,  reflitam sobre o orgulho, a arrogância e a humildade e a falsa humildade.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem uma das dinâmicas: “Orgulho x Humildade” ou “Modelo Perfeito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 7 – CONTRAPONDO A ARROGÂNCIA COM A HUMILDADE

(Pv 8.13-21)
INTRODUÇÃO
Uma das principais características dos Provérbios de Salomão são os contrastes. Em todo o livro, encontramos as diferenças entre o sábio e o tolo; o prudente e o insensato; o trabalhador e o preguiçoso, dentre outros. Nesta lição, estudaremos um dos principais temas contrastados nos Provérbios: arrogância e humildade, onde veremos as definições das palavras, de acordo com os termos originais; alguns exemplos bíblicos de pessoas arrogantes e de pessoas humildes; e um breve resumo dos ensinos acerca desses dois temas.

DINÂMICA - LIÇÃO 7 - A MÍDIA E A MODA (JUVENÍS)

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Dinâmica da Lição 07: A Mídia e a Moda (Juvenis)
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre A Mídia e a Moda.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Mãe, eu não tenho roupa!”
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 7 - VENCENDO OBSTÁCULOS (ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema vencendo obstáculos.
- Depois, utilizem a dinâmica “Vencendo o Gigante”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 7 - ESCOLHA AMAR (PRÉ-ADOLESCENTE)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Na lição de hoje estudaremos sobre o amor.
- Depois, utilizem a dinâmica “História de Amor”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Sugestão de leitura: Leiam o texto sobre dramatização postado abaixo, pois na dinâmica sugerida haverá uma encenação. Dessa forma, vocês conhecerão melhor sobre o tema.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 7- O QUERIDO DE DEUS.

Texto Bíblico: 2 Samuel 12.24,25; 1 Reis 1.5-40;2.1-4.
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que obedecer aos pais é a perfeita vontade de Deus.
Frase do dia:
O filho obediente alegra os pais e agrada a Deus.
Memória em ação
“Filhos o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e á sua mãe, porque deus gosta disso”. (Colossenses 3.20).

LIÇÃO 7 – JOEL, O PROFETA DO ESPÍRITO SANTO

Texto Bíblico:Joel caps. 1-3
Ao Mestre
Prezado (a), a lição de hoje nos traz o profeta Joel, denominado pela comentarista da CPAD, de “o profeta do Espírito Santo, por fazer alusão ao derramamento do Espírito Santo sobre toda a humanidade.
“Joel foi um pregador sobre o qual pouco conhecemos. Ele pode ter crescido em Jerusalém, talvez no lar de um sacerdote, porque ele conhecia bem os costumes do templo e do sacerdócio. Nos dias de Joel, a nação de Judá estava passando por graves problemas. Nuvens de gafanhotos atacaram as searas e uma fome resultou em grande sofrimento. Joel disse ao povo que estas dificuldades eram o juízo de Deus pelos seus pecados. Deus usou também os desastres naturais para predizer, por intermédio de Joel, os terríveis juízos que iriam cair sobre os inimigos de Israel. Em meios a esses problemas, porém Joel lembrou o povo de que Deus está sempre dispostos a perdoar se voltarmos os nossos corações a ELE.” (Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009, pag.980).

O nome hebraico desse profeta é Yo’el que significa “Javé é Deus”, nome que denota a soberania de Deus na história. Mostrando que o tempo e a natureza estão em Suas poderosas mãos.
Joel viveu em tempos de grande dificuldade, mas não se atemorizou, falava com coragem a Palavra de Deus e se dedicava em falar exatamente o que Deus o enviara a transmitir.
Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!

 Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que o Espírito Santo nos é enviado por Deus com a finalidade de revestimento de poder, afim de que anunciemos o Evangelho (as boas noticias) de salvação para todas as pessoas. O Espírito Santo ao ser derramado sobre aqueles (as) que desejam trabalhar para Deus, gera em seus corações coragem, autoridade e habilidade para anunciar a salvação aos que ainda não conhecem a Deus e o Senhor Jesus.
Exercitando a memória
“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” (At 1.8 – NTLH).
 “Jesus prometeu aos discípulos que receberiam poder para testemunhar depois de terem recebido o Espírito Santo. Note a progressão: 1) receberiam o Espírito Santo. 2) lhes daria poder. 3) então testemunhariam e alcançariam resultados extraordinários. (...)” [Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003, pág. 1477]
Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje iremos conhecer o profeta Joel. Ele era muito corajoso, e amava a Deus e a Sua Palavra.
Joel viveu nos dias do rei Joás aproximadamente no período de 835-796 a.C., no reino do Sul, eram dias difíceis, nos quais as pessoas não queriam obedecer a Deus e muito menos ouvir a Sua Palavra. Justamente em meio a essa apostasia (abandono de fé) em Israel que Joel foi escolhido como porta-voz de Deus, ou seja, um profeta para transmitir exatamente o que Deus o mandasse dizer.
Exatamente por causa da maldade e desobediência do povo a Deus, aconteceu algo terrível e muito triste.
Naquele tempo, as pessoas não tinham os meios que hoje temos para adquirir alimento. Tudo o que precisavam eram tirados do campo, ou seja, tinham de plantar e do que se colhia era que se mantinham. Por exemplo:
- arroz
- feijão
- azeite (não somente para cozinhar como para usar nas lamparinas para clarear as casas à noite) 
trigo (para pão, macarrão, bolo, etc.)
algodão (os tecidos (roupas, cortinas, etc.)

Não havia supermercados como temos hoje. Tudo que tinham para se manterem vinha do campo. Então se abateu sobre o reino do sul um desastre  sem prévio aviso – gafanhotos. Isso mesmo crianças, gafanhotos. Eram tantos gafanhotos que formaram uma imensa nuvem que tapava até a luz do sol.
Esses gafanhotos desceram sobre os campos e em questão de horas, tudo o que era verde, ou seja, plantação foi completamente destruído, acabou-se tudo, nada ficou. Que tristeza para o povo de Israel. Nada de alimentos. Não tinham nem mesmo luz ao cair da noite nas casas.
Mas mesmo com esse acontecimento, eles não se arrependiam de suas maldades e nem se voltavam para Deus.
Em meio a essa calamidade, Deus ordena a Joel que fale aos habitantes de Judá, advertindo-os a que se arrependam de seus pecados, que se voltem a servir a Deus com todo o seu coração, pois o acontecido era castigo por suas maldades. Porém, se eles se arrependessem, Deus os perdoaria e lhes restituiria tudo o que foi devorado pelos gafanhotos.
Joel ainda lembrou ao povo que as pessoas que não obedecem a Deus serão julgadas no dia do Juízo final e serão lançadas em um lugar de grande sofrimento.
Joel não se preocupou com as “caras feias” de algumas pessoas que não queriam e nem gostavam de ouvir a Palavra de Deus. Ele estava fazendo o que Deus mandou que fizesse.
Mas mesmo as pessoas olhando para ele com “cara feia”, ele as amava, e queria que elas fossem felizes. Joel sabia que a única maneira de sermos felizes, é quando obedecemos a Deus. Foi Deus Quem nos criou, e nos ama muito, no ama tanto que nos enviou Seu Único Filho – Jesus – para morrer em nosso lugar, para que através DELE, possamos alcançar a felicidade verdadeira. Pois tudo o que está na Bíblia para fazermos é para o nosso bem.
Então Joel explicou ao povo o Caminho da Salvação: se convertendo a Deus, havia não somente abundancia de alimentos, mas que a nação de Israel seria preservada, e nela nasceria o Filho de Deus, e logo depois, Deus derramaria do Espírito Santo sobre os seus servo, dando-lhes poder para transmitir a mensagem de salvação, e fazer muitos milagres, pois teriam a virtude a autoridade divina.
Alguns deram ouvidos as palavras de Joel e foram abençoados e guardados naqueles dias difíceis.
Mas mesmo os que não creram, depois reconheceram que o que o profeta Joel falou eram palavras do próprio Deus, pois tudo se cumpriu exatamente como ele falou.
Aplicação da Lição
Amado (a) enfatize aos “pequenos” que nos dias de Joel o povo achava que servir a Deus era apenas ir na igreja (templo) e oferecer cânticos e ofertas. Mas Joel lhes ensinou que não é assim. Deus quer que o amemos e nós demonstramos isso obedecendo Sua Palavra, que aliás, só nos ensina como viver melhor e sem problemas. Joel ainda ensinou que amar a Deus é afastar-se das coisas erradas, é viver de modo correto e digno diante da nossa família e nossos amigos.
Enfatize aos “pequenos” que chegará o dia em que o Senhor Jesus virá do céu, para buscar aqueles que são fiéis a ELE, que o amam e demonstram isso em seu viver diário. E aqueles que querem viver de acordo com a vontade de Deus, recebem força e ajuda do Espírito Santo, e também poder para realizar milagres para que o Nome de Jesus seja engrandecido e adorado pelas pessoas.
Assim como Ele escolheu e capacitou o profeta Joel, ELE hoje procura pessoas que o amem e querem ser seu porta-voz. Você quer? Se sua resposta for sim. ELE te capacitará e te usará.

Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         www.iprb.org.br


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD