sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 05 - A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO (JOVENS E ADULTOS)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 05
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “A Travessia do Mar Vermelho”.
Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
- Apresentem um mapa e mostrem o local de saída do povo hebreu e onde aconteceu a travessia do mar vermelho.

DINÂMICA - LIÇÃO 05 - A PAGANIZAÇÃO DO CRISTIANISMO (JUVENÍS)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Paganização do Cristianismo”
- Inicialmente, procurem repassar informações sobre o que seja “Paganismo” e “Paganização”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”, que possibilitará a reflexão de que nós(Igreja) devemos influenciar o mundo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 05 - DESVIE-SE DO MAL (ADOLESCENTES)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - A lição de hoje tem como título “Desvie-se do Mal”.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Desviando-se do Mal”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 05 - QUALIDADES VERSUS DEFEITOS (PRÉ-ADOLESCENTES)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema qualidades e defeitos do temperamento.
- Depois, utilizem a dinâmica “Qualidades x Defeitos”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
 Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 05 - A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO

(ÊXODO 14,15,19-26)
INTRODUÇÃO
Dentre os muitos milagres registrados nas páginas da Bíblia, a travessia do Mar Vermelho pelo povo de Israel ocupa um lugar de destaque, e é mencionado, tanto no Antigo como no Novo Testamento (Êx 14.15-31; 15.4; Sl 136.13-15; I Co 10.10.1; Hb 11.29). Nesta lição, veremos como se deu a saída dos filhos de Israel do Egito; como Deus guiou o povo pelo caminho; e como ocorreu a passagem pelo meio do mar.

LIÇÃO 05 - CUIDADO, O MENINO JESUS CORRE PERIGO

Texto Bíblico: Mateus 2.13-23
Objetivo
Ao ministrar sua aula a criança deve compreender que Deus tem cuidado de nós e nos protege de todos os perigos.

Aprendendo a Bíblia:
“... Para que eles continuem a ter sempre sua proteção...” 2ª Samuel 7.2
Palavra do dia...
PERIGO

LIÇÃO 05 - O SALVADOR CHEGOU

Texto Bíblico: Lucas 2.1-20
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que Jesus é  o nosso único salvador e Senhor pessoal, Único, Perfeito, que aconselha , Poderoso,Eterno e Príncipe da Paz

 Frase do dia
O SALVADOR CHEGOU!
Memória em ação
“Deus mandou um menino que será chamado nosso rei. Ele será chamado de conselheiro maravilhoso, Deus poderoso, Príncipe da Paz.” -  Isaías 9.6

LIÇÃO 05 - JESUS ENSINA SOBRE A FELICIDADE

Ao Mestre
Cada classe de Escola Dominical possui sua dinâmica, seu jeito de ser, sua maneira de fazer acontecer a aula.. A nossa preocupação não é só com a maneira que sua classe está acostumada a fazer, mas como esta maneira pode ser enriquecida através do conhecimento daquilo que as crianças podem e devem aprender. Por exemplo, é muito bom:
 Receber as crianças com atenção e alegria, fazendo-as sentirem- se importantes e necessárias.
 Ter momentos de louvor com cânticos possuam letras que edificam suas vidas, de preferência relacionadas com o tema da aula.
 Reservar um tempo para a memorização do versículo da lição.
 Realizar oração conjunta, ensinando que deve ser feita com os olhos fechados para que não prestemos atenção no sapato do amigo, no cabelo da amiga, afinal vamos conversar com o Senhor Jesus. Estimular a todos para que orem.
Ter todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
Fazendo assim, com certeza, sua aula será muito mais produtiva e muito alegrará ao Mestre dos mestres.
Texto Bíblico: Mt 5.1-12.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Compreender que a verdadeira felicidade, consiste em sermos obedientes à Palavra de Deus, cumprindo a Sua Vontade.

LIÇÃO 05 - A PAGANIZAÇÃO DO CRISTIANISMO

TEXTO BÍBLICO  2 Tm 3.1-5

 ENFOQUE BÍBLICO

“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” (2Tm 2.4)
OBJETIVOS

Destacar  as conquistas do cristianismo após o fim da perseguição e os males decorrentes da mistura entre Igreja e Estado que ocorreu em seguida, ainda durante o Império Romano.
Ressaltar que a Igreja Católica Romana foi criada com a oficialização do cristianismo como religião do Império Romano.
Enfatizar que a Igreja deve influenciar o mundo e não o contrario

INTRODUÇÃO

Com o Edito de Milão termina a perseguição oficial do cristianismo no império, Constantino passou a ser o Patrono da religião cristã. Com o passar dos tempos a frieza e a falta de fé avançou no cristianismo. É visto que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus, mas os homens que passaram a assumir os púlpitos das igrejas eram sem qualificação teológica. Isto levou a uma desmoralização sem freios ao ponto de pecados graves serem perdoados por orações do Pai Nosso; alguns jejuns como penitencia e tudo estavam certos. Foram necessários anos de lutas para que houvesse uma reforma a contento e a igreja pudesse voltar aos padrões bíblicos de antes. O que veremos nas lições seguintes.

LIÇÃO 05 - QUALIDADES VERSUS DEFEITOS

Texto bíblico  Ex 2.4-10
E a irmã do menino postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam pela borda do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, e a tomou.
E, abrindo-a, viu o menino, e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Irei eu a chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. E foi-se a moça e chamou a mãe do menino.
Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino e criou-o.
E, sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou o seu nome Moisés e disse: Porque das águas o tenho tirado.

LIÇÃO 05 – DESVIE-SE DO MAL

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Conhecera origem e os efeitos do mal, conscientizar-se de que devemos nos afastar do mal, de tudo o que desagrada a Deus.
 Para refletir
“Quem procura o bem é respeitado, mas quem busca o mal será vítima do mal.”(Pv. 11:27 – NTLH).
Por tudo isso, sugere o salmista, “desvie-se do mal e faça o bem”; pois o Senhor ama que pratica a justiça e nunca vai abandonar os que lhe são fiéis.
Texto Bíblico em estudo: Pv. 4:23-27; 6:12-15.

Introdução
O pecado ou mal moral, embora fosse anterior a criação do homem, entretanto, teve sei início na história da humanidade através da tentação. A Bíblia intitula o mal moral de pecado, fracasso, erro, iniqüidade, injustiça, impiedade, transgressão e contravenção. Esse é o problema que assola o mundo e, dele resultam as outras tragédias descritas no mal natural e físico. Podemos observar essas formas de mal operando na experiência humana de modo insofismável.

sábado, 25 de janeiro de 2014

SLIDE - LIÇÃO 4 - A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PASCOA

DINÂMICA - LIÇÃO 4 - A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA (JOVENS E ADULTOS)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 04
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “A Celebração da Primeira Páscoa”.

DINÂMICA LIÇÃO 04 - DEFENSORES DA FÉ (JUVENÍS)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Defensores da Fé”.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Defenda sua Fé”.
- Depois, falem sobre o que significa "Apologética Cristã" "Apologista".
- Em seguida,  trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 04 - PRATIQUE A BONDADE (ADOLESCENTES)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - A lição de hoje tem como título “Pratique a Bondade”.
- Peçam para que os alunos falem sobre os atos de bondade que eles realizam.
Anote-os no quadro.
- Perguntem: Por que vocês consideram que estes atos representantes atos de bondade?
Aguardem as respostas.
- Depois, reflitam sobre o que seja atos de bondade.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Bondade em ação”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 04 - SOB CONTROLE (PRÉ-ADOLESCENTES)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema o controle diante da impulsividade.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Controle”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
- Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
 Tenham uma excelente e produtiva aula!

LIÇÃO 04 – A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA

(Êx 12.1-11)
INTRODUÇÃO
A resistência de Faraó antes as pragas enviadas por Deus através de Moisés, culminaram na praga mais terrível: a morte dos primogênitos. Esta ocasião deveria ser marcada por uma festa, denominada de Páscoa, que deveria ficar como estatuto perpétuo para as gerações. Nesta lição destacaremos importantes informações sobre a Páscoa e veremos o que essa celebração religiosa significa para os judeus e para a Igreja.

LIÇÃO 4- O BEBÊ JESUS É LEVADO AO TEMPLO

Texto Bíblico:Lucas 2.21-38
Objetivo
Ao ministrar sua aula a criança deve compreender que como Jesus ela também tem de ser apresentada a Deus
Aprendendo a Bíblia:
“... Separado e dedicado ao Senhor” - Lucas 2.23
Palavra do dia...APRESENTAÇÃO

LIÇÃO 4 - EU, A MÃE DO SALVADOR.

Texto Bíblico: Lucas 1.26-38; Mateus 1.18-24.
Objetivo:Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que devemos pedir a Deus que realize a sua vontade em nossas vidas.
Frase do dia
Deus faça a tua vontade na minha vida.
Memória em ação
“Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu.”(Mateus 6.10).

LIÇÃO 4 - JESUS ENSINA SOBRE A AMIZADE

Ao Mestre
A EBD tem objetivos definidos para atingir. Não se trata apenas de uma reunião domingueira comum, ou um culto a mais. Esses objetivos são:
1. Ganhar almas para Jesus
O primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR e  O SIGAM como seu SENHOR e MESTRE. Há professores de EBD que, ensinam durante anos sem nunca ver um aluno convertido, talvez porque nunca os levaram a aceitar a Cristo na própria sala de aula.
O meio certo de lavar almas a Cristo é usar a PALAVRA DE DEUS e confiar na operação do Espírito Santo (Jo 3.5; 16.8; 1 Pe 1.23). O professor não pode salvar os alunos, mas pode leva-los ao SENHOR, assim como fez André (Jo 1.42).
A Bíblia não diz “Ensina a criança no caminho ‘em que vai andar’  ou ‘quer andar’, mas no caminho em que deve andar” (Pv 22.6).

LIÇÃO 4 - OS DEFENSORES DA FÉ

TEXTO BÍBLICO  2 Tm 4.1-5
ENFOQUE BÍBLICO
“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” (1Pe 3.15)

OBJETIVOS
Relacionar os grandes apologistas da fé cristã no inicio da igreja.
Destacar a importância de defender a fé cristã em todos os tempos, e especialmente em nossos dias.
Promover o entendimento das Sagradas Escrituras para enriquecimento espiritual e para a defesa diante dos ataques das seitas e heresias de nossos dias. 
INTRODUÇÃO
Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos a si.” (At 20 30,31 ARC)

LIÇÃO 4 - SOB CONTROLE

Texto bíblico  Mt 14.26-32
E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais.
E respondeu-lhe Pedro e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me.
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.

LIÇÃO 4 – PRATIQUE A BONDADE

Ao Mestre
Amado (a) este trimestre o tema “Conselhos para o dia-a-dia” é propicio para despertarmos o adolescente para viver uma vida diária pautada  pela ética cristã,
A ética cristã trata dos princípios que regulam o comportamento do cristão, e, é o conjunto de princípios espirituais extraídos exclusivamente da Bíblia, para nortear a conduta diária daqueles que servem à Deus, nos seus relacionamentos com Deus e com as pessoas.
E. Bruner diz: "Ética cristã é o comportamento humano determinado pelo comportamento divino". Podemos com isso dizer que, a ética cristã é o conjunto de valores moral total e unicamente baseado nas Escrituras.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entender que Deus requer que todos pratiquemos a bondade a todas as pessoas indistintamente, assim estaremos demonstrando que somos filhos de Deus.

sábado, 18 de janeiro de 2014

SLIDE - LIÇÃO 03 - AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ

DINÂMICA - LIÇÃO 03 - AS PRAGAS DO EGITO E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ (JOVENS E ADULTOS)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 03.
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó”.
Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
 - Peçam para os alunos citarem as 10 pragas. Anote-as no quadro ou cartolina. Complementem o nome de alguma praga, se necessário.
As 10 pragas: Águas tornam-se em sangue, Rãs, Piolhos, Moscas, Peste nos animais, Úlceras, Saraivas , Gafanhotos, Trevas, Morte dos primogênitos

 - Analisem a situação vivenciada pelo povo através das pragas.
- Em seguida, falem: Com certeza, nós não presenciamos nenhuma situação semelhante a que povo passou. Podemos imaginar a dimensão desses momentos difíceis, a grosso modo, partindo daquilo que vivenciamos, quando há:
Falta de energia(praga das trevas)
Medo de bichos, presença de insetos(praga das rãs, gafanhotos, moscas, piolhos)
Perda de entes queridos(praga da morte dos primogênitos)
Doenças(praga de úlceras)
Água poluída(praga da água em sangue)
Incêndios(praga de saraiva)
Doenças em animais(Peste nos animais)
- Falem: Quando estas situações acontecem ficamos incomodados, imaginem o que sentiram e sofreram as pessoas, tudo por causa de um homem de coração endurecido.
- Analisem biblicamente qual a razão das 10 pragas.
- Agora, analisem com os alunos as propostas de Faraó e as atitudes de Moisés diante disto e como Deus agiu.
- Em seguida, leiam o Texto de Reflexão “Feridas e Ouvidos Abertos”.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Que Você Tem em Suas Mãos?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA -LIÇÃO 03 - A IGREJA PERSEGUIDA (JUVENÍS)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Igreja Perseguida”.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Perseguição – Ontem e Hoje”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Apresentem informações sobre os imperadores romanos com relação a perseguição que ocorria contra os cristãos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 03 - EVITE AS MÁS COMPANHIAS (ADOLESCENTES)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - A lição de hoje tem como título “Evite as más companhias”.
- Vejamos qual a advertência de Salomão sobre as amizades:
Provérbios 1:10: “Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!
Provérbios 4:14-15: “Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha”.
Provérbios 13:20: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal”.

- Depois, utilizem  a dinâmica “Cuidado”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 03- ELES E ELAS (PRÉ-ADOLESCENTE)

,
 Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema as diferenças entre os meninos e as meninas.
- Utilizem a dinâmica “As Diferenças” para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

LIÇÃO 03 – AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ

(Êx 3.19,20; 7.4,5; 8.8,25; 10.8,11,24)
INTRODUÇÃO
Nesta lição examinaremos duas situações que ocorreram por ocasião da presença dos israelitas no Egito: as pragas enviadas por Deus e as propostas de Faraó no sentido de manter os israelitas cativos. O Senhor desejava mostrar através destas pragas que os deuses egípcios não eram nada. Analisaremos que cada praga enviada ao Egito estava relacionada com uma divindade adorada por eles, e que quando Faraó viu que não poderia deter os hebreus por muito tempo, tentou iludi-los com falsas e ardilosas promessas.
I - AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ Durante muito tempo pensava-se que esse Faraó fosse Ramsés II, mas hoje, as evidências arqueológicas confirmam Amósis I (1580 a.C.), que fundou a décima oitava dinastia do Egito e expulsou os hicsos (povo semita que governou o Egito nos dias de José, segundo alguns historiadores) do Egito. Isso levaria o êxodo para 1440-1400 a.C., que se harmoniza com os 480 anos de I Reis 6.1 (SOARES, 2003, p. 118). Faraó era considerado um deus, por isso foi necessário que Moisés se apresentasse diante dele com sinais e maravilhas. Porém, endureceu o seu coração e não deixou o povo partir (Êx 7.13,14,22; 8.15,19,32; 9.7,34,35; 4.21; 7.3; 9.12; 10.1,27; 11.10; 14.4,8,17). Com receio das pragas que já estavam atingindo duramente o Egito, Faraó decide fazer algumas propostas ardilosas para Moisés e Arão. Vejamos estas quatro propostas deste líder ardiloso:

LIÇÃO 03 - PRESENTES PARA O MENINO JESUS.

Texto Bíblico- Mateus 2.1-12.
Objetivo
Ao ministrar sua aula a criança deve ter a certeza que Jesus é o único que merece toda adoração, pois Ele é o nosso rei.
Aprendendo a Bíblia:
“Adore o Senhor, seu Deus...” Mateus 4.10.
Palavra do dia...
PRESENTE.

LIÇÃO 03 - O SALVADOR VEM AÍ!

Texto Bíblico: Lucas 1.5-25; 57-66; 3.1-16.
 Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos entendam qual era a missão de João Batista.
 Frase do dia
O SALVADOR ESTÁ CHEGANDO.
Memória em ação
“Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para Ele! - Mateus 3.3.

LIÇÃO 03 – JESUS ENSINA SOBRE HUMILDADE

Ao Mestre
Prezado (a) poucos se lembram do verdadeiro valor da Escola Dominical
A Escola Bíblica Dominical (EBD) é a escola do Ensino Bíblico da Igreja.
A EBD evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da grande comissão de Jesus à Igreja:
“Portanto, ide, ensinai {ou fazei discípulos} todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”(Mt 28.19,20).

LIÇÃO 03 - A IGREJA PERSEGUIDA

TEXTO BÍBLICO At 7. 54 – 60
ENFOQUE BÍBLICO
“Bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”.

OBJETIVOS
Enfatizar que ser perseguido por amor a Cristo não deve provocar medo, pois é uma honra.
Reforçar que aqueles que são fieis até o fim serão galardoados no Céu por sua fidelidade.
Mostrar que cristão perseguido tem a presença do Espírito Santo sobre a sua vida, como aconteceu com Estevão, o primeiro mártir da Igreja.

LIÇÃO 03 - ELES E ELAS

Texto Biblico  Gn 1:26-28 ;  Sl  119:72-74
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

LIÇÃO 03 – EVITE AS MÁS COMPANHIAS

Ao Mestre
Amado (a) na adolescência tudo muda rapidamente. Esta é uma fase do crescimento repleta de descobertas, mas por vezes confusa, com dúvidas e ansiedades. Sentimentos, emoções, atitudes e valores andam num turbilhão. Mudam as relações com a família e com os colegas, procura-se uma maior autonomia e aumentam as responsabilidades.
Paralelamente a todas as mudanças físicas que decorrem do crescimento, os adolescentes passam por alterações emocionais por vezes difíceis de gerir em ambiente familiar.
Emergem novas atitudes face à escola, aos novos grupos de amigos, à sexualidade, ao modo como experiência o próprio corpo. Contestam-se valores até aí instituídos que podem gerar desentendimento entre pais e filhos. 
É imprescindível que o professor (a) de EBD, ensine e oriente seus alunos, mas para que isso ocorra, há somente um meio: o poder transformador da Palavra de Deus. Não através de passeios, dinâmicas, brincadeiras (ainda que faça parte), mas da Palavra de Deus aplicada, de forma clara e objetiva, se assim você se dispor, e orar apre4sentando sua aula e a cada aluno individualmente – o Espírito Santo operará transformando suas vidas, regenerando-os, e verdadeiramente serão “pequenos cristos”, terão vidas santificadas, e serão instrumentos nas Mãos do SENHOR.
O professor (a) irá conseguir bem mais se sua mente fulgura a verdade, e se diligentemente levar seus alunos a uma clara compreensão da mesma verdade, se assim fizer não lhe faltará a inspiração e a unção do Espírito Santo para tão árdua e maravilhosa missão – o ensino.
Deus vos abençoe grandemente.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 02 – UM LIBERTADOR PARA ISRAEL (JOVENS E ADULTOS)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Um Libertador para Israel”.
- Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa.
Sugiro a leitura do texto "O Poder dos Nossos Limites", quando vocês trabalharem o item II da lição(postado abaixo).
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Fui Chamado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 02 – A EXPANSÃO DA IGREJA (JUVENÍS)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Domingo passado estudamos como aconteceu a fundação da Igreja em Jerusalém. Hoje, estudaremos sobre o que ocasionou a expansão da Igreja.
- Coloquem no quadro estas palavras: PERSEGUIÇÃO e EVANGELIZAÇÃO. Falem sobre estes dois pontos que motivaram a expansão da Igreja.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Utilizem um mapa, que contenha as cidades de Jerusalém, Samaria, Damasco, Cesárea, Antioquia, fenícia e Chipre. Falem que nestas cidades houve a propagação do evangelho pelos cristãos perseguidos.

 Vejam o Texto Pedagógico “A utilização de mapas nas aulas da EBD”, postado abaixo, e saibam como melhor utilizá-los.
- Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “O Resgate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 02 – OBEDEÇA AOS PAIS (ADOLESCENTE)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - A lição de hoje tem como tema a obediência aos pais – um dos conselhos de Salomão para os jovens.
- Reflitam com os alunos sobre a importância das normas e regras nos mais variados aspectos e lugares: em casa, na Igreja, na escola, no trânsito etc.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos. Para exemplificar o tema, contem a história contida no texto “Uma Nova Chance”, postado abaixo.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Coma o Chocolate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

DINÂMICA - LIÇÃO 02 - ADOLESCER SEM ABORRECER (PRÉ-ADOLESCENTE)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Adolescer sem se aborrecer”.
- Utilizem a dinâmica “Adolescer” para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!