sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - A ORIGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL DA HUMANIDADE (JOVENS E ADULTOS)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Origem da Diversidade Cultural da Humanidade.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Missionários derrubando os muros da dificuldade cultural”.

Dinâmica: Missionários derrubando os muros da dificuldade cultural

Objetivo:
Enumerar as muitas dificuldades culturais enfrentadas pelos missionários e conscientizar os alunos da importância do apoio missionário para que esses evangelistas possam vencer essas dificuldades.
Material didático:
Caixas de fósforos,
Papel para escrever
Lápis ou caneta.
Atividade didática:
Inicie a dinâmica dizendo: Imagine que você é um missionário. Que o Senhor, te levantou para anunciar as boas novas em outro país ou outra cidade. Outra cultura, tudo é diferente. Isso é formidável, é uma grande bênção. Mas a pergunta é: Quais as dificuldades que você acha que iria enfrentar ao deixar a sua cidade para pregar o evangelho em uma cultura diferente?
Cada componente recebe uma caixinha de fósforo e escreve três dificuldades culturais enfrentadas pelos missionários. Ao término, feche a caixinha e coloque-a num muro que estará sendo construído com as caixinhas. Quando o último colocar a sua caixa, diga que um missionário enfrenta muitas dificuldades culturais, entre elas podemos destacar: A língua, os costumes, a moeda, a comida, perseguição politica e religiosa, dificuldade de relacionamento, medo de ser preso, cansaço mental e espiritual de muitas vezes não ser aceito naquele lugar. Por último ainda vem a saudade de casa, dos amigos, da família, de sua igreja local.
Convide seus alunos a fazer uma oração para que os muros das dificuldades culturais que estão tentando fazer com que os missionários desanimem sejam derrubados, e esses missionários encontrem um novo ânimo para continuar fazendo a obra de Deus em outras culturas.
Após a oração convide seus alunos a derrubarem o muro das dificuldades culturais que foi construído com as caixinhas de fósforos. Diga que nós também somos os responsáveis em ajudar os missionários a derrubarem os muros da dificuldade cultural. Fale: Não deixe de orar por eles e, se tiver oportunidade de relacionar-se com algum missionário, encoraje-o para conquistar almas para Cristo. Isto será como oferecer-lhe um copo de água fresca.
Para pensar: “Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias” (Hb 11.30).

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-10-origem-da.html#ixzz3tNcADT4M

0 comentários:

Postar um comentário