sábado, 23 de abril de 2016

LIÇÃO 04 - O DOM DA FÉ

Texto bíblico 1 Co 12.9      Jo 11.40-44

Objetivos
Mostrar aos alunos que o dom da fé nos da convicção de que tudo e possível mediante a fé.

Introdução
De alguma forma todas as pessoas têm fé. Algumas, muita, outras menos. Mas de modo geral todos a possuem. A bíblia diz em Romanos 12.3 “Pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.
A fé sobre a qual iremos estudar difere dessa fé que todo ser humano carrega dentro de si. A fé que trataremos nessa lição se trata de algo extraordinário que quando em ação é capaz de viver milagres excepcionais operados por Deus mediante a fé.
fonte  http://www.escolaparapregadores.com/2012/02/07/o-dom-de-fe-serie-dons-espirituais/#sthash.lGKbbYv0.dpuf

Tipos de fé:
1-  A fé Natural. O dicionário Michaelis define a fé como sendo: Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou veracidade de alguma afirmação. A fé natural acredita apenas em fatos palpáveis e visíveis. E experiência que podem ser realizadas, em obras que podem ser executadas. É a fé de Tomé (Jo 20.24,25) que só acredita em coisas tangíveis e visíveis.
2- A fé salvadora. Rm.5.1.  “Sendo pois Justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes…”. A fé salvadora vem pelo ouvir. Rm.10.17. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”.
3- A fé Santificadora.  A fé santificadora pode ser entendida como parte do processo de desenvolvimento do cristão que deseja e acredita que a cada dia pode se tornar melhor. Em Gálatas 5.22 ao lermos sobre o “Fruto do Espírito” nos deparamos com a “fé” fazendo parte dos nove princípios do fruto do Espírito. O que demonstra que precisamos desenvolver um tipo de fé que santifica nossa vida. A Fé santificadora desenvolve o caráter do cristão.
4- A fé como um Dom. A fé como um dom é algo que vai muito além do natural. Ultrapassa as barreiras do possível e entra no campo do impossível. Pessoas dotadas desse dom são capazes de crer com confiança sobrenatural e têm a habilidade de confiar em Deus de uma forma especial. Ele ou ela  sabe que Deus vai fazer o impossível acontecer mesmo que outros crentes não consigam acreditar. A Bíblia define a fé como: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1). A Bíblia Amplificada traduz assim este versículo acima: “Agora, a fé é a convicção, a confirmação, a certidão das coisas pelas quais nós esperamos, sendo a prova das coisas que nós não vemos, e a convicção de sua realidade. A fé é perceber como real o que não se revela aos sentidos”.
“O Dom de fé é a capacitação divina para agir á luz das promessas de Deus com confiança e fé, não duvidando, mas, crendo que Deus é capaz de cumpri-las”
- See more at: http://www.escolaparapregadores.com/2012/02/07/o-dom-de-fe-serie-dons-espirituais/#sthash.lGKbbYv0.dpuf

1- Uma convicção de que agora tudo é possível
Muitas vezes estamos em meio a um problema onde tudo parece nos sugerir que não haverá solução, que não há mais esperança. Entretanto, os que andam pela fé, não dependem do que vêm ou sentem. É preciso crer que Deus fará o milagre, em outras palavras, ter a certeza de que Deus agirá sobrenaturalmente, ainda que as circunstâncias não apontem para isto. Se você quer um milagre, precisa crer de todo o seu coração que Deus pode intervir a seu favor.
Após curar a mulher do fluxo de sangue, Jesus voltou para Jairo para com ele ir ter com sua filha que morria. Alguns, vindos da casa de Jairo, trouxeram-lhe a triste notícia: “sua filha está morta, não incomodes mais o Mestre” (vs. 35). Ao ouvir estas palavras, Jesus, olhando para Jairo, disse-lhe: “não temas, crê somente.”
A Palavra de Deus é que alimenta a fé em nosso coração (Rm 10.17). Não devemos temer as más notícias, nem aceitar as palavras negativas que alguém, nos nossos momentos de adversidades, liberam sobre nós. Não podemos ficar incrédulos diante da realidade dos fatos, mas crer, apesar das circunstâncias, que o milagre acontecerá.
Chegando à casa de Jairo, Jesus “viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam” (vs. 38). Na busca por um milagre de Jesus, podemos enfrentar obstáculos. A grande questão é como vamos reagir diante deles. Confiando no Senhor da ressurreição, ou nos entregando ao desespero.
Nenhum problema é maior que nosso Deus. Na cruz, Jesus “tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si…” (Is 53.4-5). Na cruz, Jesus venceu a morte.
Ao dizer: “a menina não está morta, mas dorme” (vs. 39), os que choravam em pranteavam se puseram a rir de Jesus. Diante da incredulidade deles, levando consigo somente os que criam, Jesus entrou no quarto onde estava a criança morta, e operou o milagre da ressurreição.
Os milagres acontecem quando usamos a chave para abrir a porta dos céus – a fé. A porta é Jesus. É através do nome de Jesus que abrimos portas no mundo espiritual, mudando situações adversas. O nome de Jesus está sobre todo nome, e através d’Ele, mediante a fé, podemos todas as coisas (Fl 4.13). Só o Senhor é Deus, e Jesus Cristo é o Senhor. Amém e Amém!
fonte: http://com12.com/fe-a-chave-para-o-milagre/

2- Orando com uma fé sobrenatural
Existem dois tipos de fé: a natural e a sobrenatural. A fé natural vem do berço e funciona dentro de nós, assim como os cinco sentimentos naturais. A fé sobrenatural é distinta daquela. Enquanto a fé natural tem seu desenvolvimento num mundo físico, a fé sobrenatural só se desenvolve num mundo totalmente espiritual através do conhecimento da Palavra de Deus. A fé sobrenatural é o único canal de comunicação entre o mundo físico e o espiritual; entre o ser humano e Deus.
Nas Sagradas Escrituras encontramos muitos exemplos de manifestação da fé sobrenatural, inclusive a sua própria definição que, de acordo com o escritor de Hebreus, é “a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não veem”.
A fé sobrenatural jamais poderá ser explicada através da lógica ou da razão, porque é dom de Deus. E as regras estabelecidas pelas leis físicas são frontalmente contrárias às regras que regem a lei da fé; em outras palavras, a fé sobrenatural é a mais absoluta certeza de que Deus é real, que a Sua Palavra é verdadeira e que tudo o que Ele prometeu será cumprido, ainda que pareça estar demorando.
Todas as atitudes do Senhor Jesus, durante o Seu ministério aqui na Terra, foram as maiores expressões da fé sobrenatural. Todos os Seus milagres, atitudes e ensinamentos expressam de forma grandiosa a realidade da fé.
Ela somente nasce, cresce e se desenvolve nas vidas dos que têm ouvidos para ouvir a Palavra de Deus; este é o método que o Senhor escolheu para revelar a Sua vontade. Por isso é muito importante que as pessoas gastem parte do seu tempo ouvindo ou meditando na Palavra.
O apóstolo Paulo, escrevendo à Igreja de Corinto, diz: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus.” 1 Coríntios 2.4-5
Quando Pedro disse ao Senhor Jesus que a figueira que ele tinha amaldiçoado secara totalmente, então Cristo lhe respondeu: “Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” Marcos 11.22-23
Esta fé, a qual o Senhor nos exorta a ter, é a fé sobrenatural; a certeza de justificação perante Deus; a certeza de coisas que não se esperam e a convicção de fatos que não se veem; a fé não apenas faz remover uma montanha, mas todas as montanhas de dificuldades que passam na vida do fiel. Esta qualidade de fé é a que moveu pessoas como Abraão, Moisés, Josué, Elias e tantos outros. Esse tipo de fé que o Senhor Jesus nos exorta possuir.
fonte: http://www.redealeluia.com.br/o-poder-sobrenatural-da-fe/

3- Realizando coisas extraordinárias
“Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível”. O ensino de Jesus sobre a fé, registrado no Evangelho de Mateus (17:20), não se trata de uma fé comum, mas sim de uma fé sobrenatural, dada pelo Espírito Santo para crer e realizar maravilhas.
O dom da fé, citado em 1Co 12:9, faz parte dos dons de poder – os dons espirituais podem ser divididos em dons de poder, dons de revelação e de inspiração –, e revela a onipotência do Senhor através de Sua manifestação. É por meio da fé que Deus intervém na natureza, sempre que for necessário, para que se cumpra o Seu propósito e a Sua vontade.
“Existem a fé para salvação e a fé como um dom concedido pelo Espírito Santo para a realização de algo extraordinário no Reino de Deus. O dom espiritual da fé permite àquele que o possui uma visão que vai além das possibilidades humanas e que as outras pessoas não percebem. A pessoa de fé não é apenas um visionário, mas um instrumento de Deus para que obras poderosas sejam vistas entre os homens”, explicou o pastor Joarez Mendes de Freitas, da Primeira Igreja Batista de Jardim Camburi, em Vitória.
Muito presente nas passagens da Bíblia, que o objetivo da manifestação desse dom é a mesma de antigamente: glorificar a Deus e quebrantar os homens. Ele contou sobre um episódio em que foi usado por Deus nesse dom, o que impactou toda uma comunidade.
“Eu era estudante de Teologia no seminário e servia numa pequena missão que ficava na periferia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em um domingo à tarde. Chegando ao morro, fui recebido por uma mãe que me levou até a sua casa, onde sua filha de mais ou menos 12 anos estava bem doente. Ela pediu com lágrimas que eu orasse pela cura. Naquele momento eu senti que Deus me dava fé para crer que Ele iria agir. Com essa convicção, eu orei, e Deus levantou a menina. Isso provocou forte impacto nas pessoas daquela comunidade”, contou o pastor.
fonte: http://www.comunhao.com.br/index.php/materias/83-vida-crista/10100-dom-da-fe-o-poder-de-mover-montanhas

Conclusão
Podemos concluir dizendo que:
Quando Paulo nos exorta a não sermos ignorantes em relação aos dons, ele sabia o valor de cada um para a vida do crente e por isso mesmo ele nos exortou também a procurar os melhores dons, e certamente ele sabia que a fé como um dom seria importantíssimo para nossa vida e para o ministério cristão.
Fé é fundamental para viver o sobrenatural de Deus em nossas vidas e auxiliamos outros a confiar nas promessas de Deus. E você tem esse dom?http://www.escolaparapregadores.com/2012/02/07/o-dom-de-fe-serie-dons-espirituais/#sthash.lGKbbYv0.dpuf

Colaboração com o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário