sexta-feira, 14 de setembro de 2012

LIÇÃO12- PAZ E SANTIFICAÇÃO


TEXTO BIBLICO– (Hb 12.12-19)

ENFOQUE BILBICO:
“Santificai-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (Jo 17.17)

OBJETIVOS:
Definiro termo santificação.
Estabelecera diferença entre santificação posicional e progressiva.
Explicarcomo deve ser o relacionamento do crente com Deus e o próximo.

INTRODUÇÃO
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23 ARC)

O QUE É SANTIFICAÇÃO?
Carl Boyd Gibbs analisa santificação usando algumas ilustrações, ele fala sobre o rosto que esta tão perto, pode tocá-lo, mas não pode ser visto, a não ser por meio de um espelho, mas nunca pode olhar diretamente para ele. Segundo Carl, esse é o conceito do descrente concernente a Cristo, não podem vê-lo, embora esteja tão perto deles, sabem que ele existe, sabem que ele é real, mas só podem aceita-lo pela sua imagem reproduzida no crente. (2Co 3.18).
A idéia de espelho hoje não é a mesma dos dias de Paulo, nos tempos antigos o espelho era feito de um metal batido e polido. A qualidade do espelho dependia do cuidado do artífice quanto mais batia melhor e o polimento que trazia o brilho quanto mais demorava melhor. Aqui esta uma idéia clara de santificação a progressividade do crente, ele vai se transformando cada vez mais na exata imagem de Cristo (Rm 8.29).

O metal escolhido e separado pelo artífice mesmo antes de começar a transformação era chamado de espelho, porque era o que estava em sua mente, fazer daquele metal bruto um espelho. A santificação começa com a separação do individuo, primeiramente ele deve abandonar o mundo com seus rudimentos. É interessante que Deus chama a todos os crentes de santos, independente de sua experiência e fé e até mesmo de sua maturidade. A razão de a Bíblia mostrar em alguns versículos a santificação como um fato já completado, não significa dizer que a santificação já esteja terminada. É que Deus nos vê como santos, mas há muito que fazer para refletirmos Deus.

Não há um processo em que alguém pode se tornar santo, mas o de aperfeiçoar santos, diferente do que alguns pensam. Conhecemos alguns que procuram se tornar santos, mas é uma santidade fraca, sem apoio bíblico, algo em demasia. Já o processo de aperfeiçoamento é diferente alem do apoio bíblico o brilho aparece no comportamento da pessoa. Ele não precisa dizer eu sou santo, mas ouvira constantemente que ele é santo, me deixa explicar melhor, quando alguém vê que você é crente, sem que você tenha dito antes, é o reflexo de Cristo em você. Quando alguém diz: eu sou evangélico, crente, enfim e alguém diz: É! Não parece? E ele afirma: é eu sou da igreja tal. É um mau sinal, esse irmão precisa progredir na santificação, para que Cristo seja visto nele.
Não existe possibilidade humana de um Cristão chegar ao nível da perfeição de Deus, santificação não significa perfeição, sim progressão. Os padrões de perfeição de Deus são muito altos, se dependêssemos deles para sermos salvos estaríamos perdidos, a não ser que fossem reduzidos ao nível dos humanos. Deus não nos apresenta como alvo a perfeição, apresenta a santificação (Mt 5,48), veja que é um imperativo, significa sim que a santificação, nos levara a perfeição no final.

Bem santificar, consagrar, são sinônimos, há na Bíblia algumas palavras que dão sentido a palavra “santo”. São elas:
a)      Separação – significado primordial da palavra santo
b)      Dedicação – a palavra santo, mais usada em relação ao culto
c)       Purificação – é a mesma idéia de separado, algo que fazia parte de Deus, não podia ter nenhum tipo de impureza, ou ser diferente daquilo que ele pediu.
d)      Consagração – separado, no sentido de uma vida santa e justa
e)      Serviço – uma relação contratual com Deus, o separado exclusivo para o serviço de Deus.

Uma vez separado é como uma pedra bruta a ser lapidada, sendo lapidado o crente se dedica por inteiro a Deus, procurando se purificar de toda a impureza, se separando ou se consagrando e prontificando ao serviço cristão. A santificação é uma obra sobrenatural de Deus que começa no interior do ser humano, implantada na alma pela regeneração de maneira persuasiva e que faz os motivos persuadir a vontade. O cristão passa a ter uma santa disposição e esses exercícios aumentam na medida em que ele se aproxima de Deus. Finalizando o tópico lembrando-se do inicio, aproximar-se de Deus, significa levar marteladas do artífice e ser lixado para que aumente o brilho (lutas, perseguições), que são necessárias para que Cristo apareça em nós.


SANTIFICAÇÃO POSICIONAL X PROGRESSIVA
Geralmente a santificação é um processo lento e nunca chega à perfeição nesta vida, mas ela pode ser completada em um período curto, como também em um momento. Não há na Bíblia um tempo determinado para que o crente fique pronto, mas há aqueles que aceitam a Cristo e falecem pouco tempo depois ou logo em seguida. Partindo do principio bíblico que a santificação se completa logo após a morte, logo entendemos que não há um parâmetro quanto ao tempo ou prazo para que a santificação se complete em nós.

Quanto a esse assunto a santificação tem posições:
a)      Posicional e pratica -  ocorre instantaneamente, quando nos convertemos. É o ato da separação, Deus tira a pessoa dos costumes mundanos. Eis a razão de todos os crentes serem santos, partindo por um prisma divino sem levar em consideração suas conquistas espirituais. Espiritualmente falando, somos o que somos, e Deus nos colocou na posição de: salvos, de filhos, de justos e de santos (Ef 1.1; 1Co 6.11). A santificação posicional é fundamentada na morte de Cristo (Hb 10.10), em Corinto havia falta de santidade (1Co 3.1; 1Co 11.17,18), também repreendeu aos santos de Gálatas (Gl 3.1).
b)        Pratica e progressiva – pode também ser chamada de experimental, no sentido posicional ninguém é mais santo que ninguém, mas na vivencia do dia a dia, podemos sim afirmar que há uns mais santos que outros ou mais espiritual. Na santificação posicional Deus separa para si a pessoa e na progressiva a pessoa se separa para Deus, para ser usada por ele. Nós não crescemos para alcançar a santificação, nós crescemos em santificação. A santificação progressiva continua por toda a vida, é progresso continuo. (Fp 2.12; 2Pe 3.18; 2Co 7.1).

A santificação posicional faz primeiramente uma mudança de posição, o pecador imundo, sujo pelo pecado agora é justificado diante de Deus. Ele passa a ser um santo adorador, a partir de então ele deixa as velhas praticas, a velha natureza, não será mais alimentada (Rm 8.10). Quando o seu antigo senhor der lhe serviço a fazer ele então diz não, pondo em pratica a santificação progressiva que lhe dá prazer e responsabilidade para viver e representar a seu novo Senhor que é Cristo.


RELACIONANDO-SE COM DEUS E COM O PROXIMO
Varias  coisas importantes acontecem quando a pessoa aceita a Cristo e uma delas é o relacionamento com Deus. Abre-se o caminho vertical, o pecador que antes andava cabisbaixo, sem direção ao aceitar a Cristo ele esta com liberdade de falar com Deus a qualquer momento e em qualquer lugar. A morte de Cristo fez a ligação entre o homem e Deus, aquele abismo foi transposto pela cruz. Tanto o pecador pode falar com Deus, assim também Deus fala com ele, não há mais barreiras e nem é necessário outro intermediário a não ser Cristo, que através de seu sangue comprou o homem para Deus.

Para falar com Deus é preciso ter paz com ele, estar bem com ele, é impossível se relacionar com alguém não estando bem um com outro. O profeta Isaias disse que o pecado faz inimizade entre o homem e Deus, corta o relacionamento. A santificação posicional nos colocou em pé diante de Deus e a progressiva nos faz afastar do pecado, quanto mais longe do pecado mais perto de Deus. O homem não é santo pelo que é em si mesmo, ele é santo pelo que é em Cristo, nessa visão ele não é mais santo hoje do que foi ontem, ele é santo, pois a santificação posicional independe de gradação.

Entendemos que do ponto de vista humano a santificação é progressiva e pratica como já vimos é o viver no dia a dia e nesse ponto vem a nossa maneira de nos relacionarmos com os homens. Esse nível de santidade aparece a maturidade cristã, não esqueçamos que assim como a santificação posicional precisa de bom relacionamento com Deus para ir bem, a progressiva também. O relacionamento horizontal ou com os homens deve ser pacifico, na igreja viver em paz com os irmãos, na casa viver em paz com os pais e os pais em paz com os filhos, na empresa viver e paz com os empregados, empregados viver em paz com os patrões. Hoje isso é quase que impossível, vivemos em um mundo virtual, onde o MSN, Orkut, twiter, celulares, emails, tem norteado o bate papo da sociedade. Mas o cristão não deveria esquecer-se de mandar uma mensagem de paz, demonstrando amor cristão para com o próximo.
Não esqueça que só haverá paz e santificação, nos corações cheios do Espírito Santo de Deus do contrario não será possível. Mas não havendo santificação o cidadão está impedido de ver o Senhor, a igreja tem por objetivo a morada no céu e para isso é necessário santificação.  


CONCLUSÃO
O velho homem mente, furta, fala palavras torpe, tem amargura no coração, vive irado etc., o homem santo fala a verdade, trabalha, fala o que edifica, é benigno e cheio de compaixão, pratica o amor e o perdão. Ser santificado é viver separado do mundo, ser querido de Deus e querer bem a Deus, não viver causando-lhe aborrecimento com pecados e viver bem com o próximo esperando a vinda de Nosso senhor Jesus Cristo, que aperfeiçoará em nós a santidade.


BIBLIOGRAFIA
·         GIBBS, Carl Boyd – A doutrina da Salvação – 2 edição 1995 – Adap. EETAD
·         PEARLMAN, Myer  - Conhecendo as doutrinas da Bíblia –  15ª edição 1990 – Ed. Vida
·         BERKHOF, Lois – 3ª Ed. 2007 – Editora Cultura Cristã
·         GEOCITES.COM/AGEU

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário