sábado, 22 de março de 2014

LIÇÃO 12- A REFORMA PROTESTANTE


TEXTO BÍBLICO  (1Co 12.4-11)
ENFOQUE BÍBLICO
“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” (Jl 2.28) 
OBJETIVOS
Destacar a importância do Avivamento Pentecostal para o dinamismo da igreja em nossos dias.
Ressaltar que, assim como Deus usou um homem simples como William Seymour e outros, Ele pode e quer nos usar em sua obra apesar das nossas limitações.
Enfatizar e explicar  as principais doutrina bíblicas pentecostais e sua importância para a igreja.   

INTRODUÇÃO:

Para formar a nação de Israel Deus escolheu a Abraão e Sara mulher estéril, escolheu a Davi o menor para reinar em Israel. João, o Batista, para preparar o Caminho do Senhor, Pedro para ser o primeiro pregador pós-pentecostes, Lutero para fazer a Grande Reforma. Outros para avivamentos, reavivamentos, homens que foram cheios do Espírito Santo, para realização de grandes obras. Para o Avivamento da Rua Azusa, Deus escolheu um descendente de escravos, chamado William J. Seymour. Num momento critico da história das Américas, negros eram mortos a todo o momento em varias partes, da forma mais cruel. No entanto aquele jovem que não tivera a oportunidade de ser recebido de forma digna na escola Betel, sua cadeira era colocada no corredor, por ordem do diretor da escola, foi o homem que Deus usou para promover o maior avivamento da historia da igreja. Nunca outro momento histórico da igreja tenha atravessado século, com a mesma ênfase.  

RUA AZUSA
Ouvi de um sociólogo a seguinte frase: “Os pentecostais se distanciaram muito da escola de Topeka e principalmente da Rua Azusa, deveriam pregar mais em Atos 2. Embora o sociólogo a quem refiro não seja evangélico, percebeu que a igreja pentecostal tem pregado em temas até enigmático para a sociedade evangélica.” Ele continuou falando e citou alguns temas de mensagens como: “triunfalismo”, “determinismo”,  “quebra de maldição”, “prosperidade financeira” e outros temas que nada tem a ver com o pentecostes. O Dr a quem me refiro citou ainda nomes de pregadores influentes que se tomasse o exemplo de Seymour, os pentecostais seriam em numero muito maior no Brasil.
Pensar em Rua Azusa, 312, é muito mais que o falar línguas que sempre será a evidencia do batizado com o Espírito Santo. O movimento da Rua Azusa se dá a partir de 1906, num momento em que o mundo vive um grande problema social, principalmente nas Américas, que era o segregamento racial. Alem disso é destacada a diminuição da classe feminina, onde a mulher não tinha o direito sequer de votar ou tomar qualquer decisão de liderança.
A Rua Azusa apresenta um movimento, onde brancos e negros podiam se sentar juntos, glorificar a Deus e ainda tomar decisões. As mulheres sob a liderança de William J. Seymour exerciam autoridade e liderança e eram tratadas iguais, não havia diferença (Gl 3.27,28). Parecia um paradoxo, enquanto nas leis do país as mulheres não tinham nenhuma oportunidade, no movimento pentecostal elas vêem a oportunidade de se sentirem com pessoas. Então, alem do espiritual Deus estava mostrando que tipo de sociedade ele queria, que exemplo de igreja ele gostaria de apresentar para o século XX.
O movimento da Rua Azusa é considerado a maior realização de Deus no sec. XX. A Universidade de Yale classificou William Seymour como o líder de maior influencia Afro-americano, nos EUA. É ainda considerado por alguns estudiosos o maior líder do século vinte inteiro, a revista Time, por exemplo, citou Seymour como o maior líder da historia do cristianismo em seus mais de 2000 anos de história. Um descendente de escravos da Louisiana,  com 36 anos de idade, que em 1906, num Templo abandonado da Igreja Metodista Africana, num bairro negro de Los-Angelles, começou a pregar sobre o falar em línguas estranhas, os dons espirituais, pregava ainda sobre curas e milagres.
A pregação de Seymour convulsionou a imprensa local, logo a de todo o país. Jamais os jornalistas podiam imaginar que estavam divulgando um fenômeno que em menos de um século, chegaria ao mundo todo. Quatro anos depois estaria chegando ao Brasil, por exemplo, que é a maior nação pentecostal do mundo, doutrina trazida por imigrantes italianos e suecos. Mais de cem anos depois a mesma doutrina continua sendo pregada, principalmente pelas Assembléias de Deus e outras Igrejas Pentecostais, no Brasil e fora dele, com o mesmo poder Pentecostal. Continuamos a dizer que Jesus salva, esta doutrina Cristocêntrica tem alcançado pecadores em todas as camadas sociais, diversos batismos são realizados com inúmeras pessoas demonstrando transformações que antes eram impossíveis. E que só tornou possível com a mensagem pregada na unção do Espírito Santo.
Jesus Continua a curar, tanto das doenças da alma quanto da do físico. Ouvimos diversos testemunhos de curas e por vezes também somos curados, sarados pelo poder da oração dos justos. Pela graça de Deus o batismo com o Espírito Santo é evidente em nossas igrejas, vemos ainda o espírito Santo, capacitando homens e mulheres para a obra, tanto na igreja local, quanto para a obra missionária, pessoas inflamadas pelo poder do Espírito têm feito grandes e extraordinárias obras. Portanto essa igreja prega a salvação, a cura divina, o batismo com o Espírito Santo, como em Atos 2, e aguarda o arrebatamento, por isso ela também prega a segunda vinda de Jesus.

CONCLUSÃO
Você crê no batismo com o Espírito Santo? Que tal buscar um grande avivamento para a sua vida? Veja bem! Seu lugar na igreja, no coral, no grupo, enfim é bem limpo, guardado, voce é notado, pelo pastor quando falta. Que bom! Pois é! Ninguem tinha este mesmo cuidado com Seymour, eles o colocavam do lado de fora, mesmo assim ele não desistiu, ia ao curso e anotava cada palavra. No entanto, Deus não estava pensando em usar nenhum dos “ importantes”      que lá estavam. Pense nisso! 

OBRAS CONSULTADAS

O relato feito aqui são rascunhos feitos por ocasião da comemoração dos Cem anos de Pentecostes, promovido pela UMESP.
ARAUJO, Isael de – Dicionário do Movimento Pentecostal – CPAD, 2007 – RJ

Colaboração para Escola Dominical -  Pr Jair Rodrigues
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário