sexta-feira, 6 de novembro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 06 - A ATUALIDADE DA MENSAGEM BÍBLICA (ADOLESCENTES)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A atualidade da Mensagem Bíblica.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir utilize a dinâmica “A Bíblia, um livro atual”.

Dinâmica: A Bíblia, um livro atual

Objetivo:
Mostrar a atualidade das profecias bíblicas e indicar que a mensagem bíblica é atual.
Material didático:
Textos bíblicos selecionados (Indicados logo abaixo).
Afirmações de noticiários extraídos da internet que comprovam a atualidade das profecias bíblicas (Indicados logo abaixo)..
Cartolina Guache
Pincel atômico
Atividade didática:
Antes da Aula:
Escreva em uma cartolina os textos bíblicos descritos logo abaixo. Imprima as afirmações de noticiário extraídos da internet (Indicados também logo abaixo), recorte cada uma delas, dobre-as, uma a uma, e leve tudo para sua sala.
Durante a Aula:
Sente-se com os seus alunos em círculo, em seguida pergunte: Por que devemos acreditar que a Bíblia é um livro atual? Ouça os alunos com atenção. Em seguida, divida a turma em dois grupos (rapazes e moças é uma opção). Coloque o cartaz com os textos bíblicos em um local visível a todos. Fale que vão ser lidos alguns noticiários, e a medida que você ler cada grupo terá um minutos para encontrar entre os textos bíblicos sugeridos um versículo onde comprove que a afirmação atual do noticiário condiz com o texto bíblico. Mostrando assim, que a afirmação bíblica é atual. Vence o grupo que encontrar o maior número de referências bíblicas dentro do tempo estipulado.
Encerre dizendo que a Bíblia, apesar de ser um livro milenar, é mais atual que o jornal de amanhã! Ela fornece muitas informações sobre o comportamento e tendências humanas. Nossas próprias experiências cotidianas nos mostram que tais informações são mais exatas e descritivas da condição humana do que qualquer livro de psicologia. Muitos fatos históricos registrados na Bíblia foram confirmados por fontes não-bíblicas. Frequentemente, a pesquisa histórica demonstra um alto grau de concordância entre os relatos bíblicos e não-bíblicos, a respeito dos mesmos acontecimentos. Enquanto que toda teoria científica não dura mais do que duzentos ou trezentos anos, algumas nem chegam a cem. Todas elas são sempre trocadas por outras. Em ciência existem dois tipos de mudança de teorias. Existem as teorias substitutivas e as teorias reducionistas. Ambas vêm para dar um chega pra lá na outra. Então, aquilo que é verdade hoje na ciência, com certeza, não será mais amanhã, enquanto que as afirmações Bíblicas feitas há mais de dois ou três mil anos atrás, continuam sempre válidas no presente.

Textos Bíblicos:

Mateus 24.3-14
Lucas 21.6-25
2 Timóteo 3.1-5.
Daniel 12.4

Algumas afirmações de noticiários na Internet:

Inri Cristo, um astrólogo brasileiro que afirma desde 1969 ser o segundo Jesus reencarnado. Vive em Brasília, considerado por ele e seus discípulos como a “Nova Jerusalém” mencionada no Apocalipse.

Nos últimos tempos, ler o jornal se tornou uma experiência entristecedora e revoltante. Só tem desgraça: bombardeios em Gaza, conflitos com separatistas na Ucrânia, o brutal avanço do Estado Islâmico no Iraque e na Síria... Às vezes parece que o mundo inteiro está em guerra.

O número de pessoas que passam fome em todo mundo em 2009, passaram de 1 bilhão. Este aumento esta relacionado com a Crise Econômica Mundial, que é a principal responsável pelo agravamento deste quadro.

A Organização Mundial da Saúde declarou, há pouco tempo: “Nos últimos 20 anos, emergiram pelo menos 30 doenças novas, ameaçando a saúde de centenas de milhões de pessoas.

O número de mortes confirmadas no Nepal devido aos dois terremotos que atingiram a região ultrapassou 8.500 pessoas, o que faz do desastre o mais fatal já registrado no país.

Em 2012, pelo menos 105 mil pessoas foram assassinadas no mundo por um único motivo: eram cristãs. O número foi anunciado pelo sociólogo Maximo Introvigne, coordenador do Observatório de Liberdade Religiosa, da Itália. Segundo a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, 75% dos ataques motivados por intolerância religiosa têm como alvos os… cristãos.

Sinal no céu raríssimo aconteceu em Moscou. Este fenômeno raro e interessante foi gravado na manhã de 19 de janeiro de 2014 por uma testemunha de um vagão do metrô de Moscou.

A sensação de impotência é uma das lembranças mais fortes que o paulista Volnei Llamazalez guarda de 26 de dezembro de 2004, quando viu a praia onde passava férias, na Tailândia, ser arrasada pelo tsunami que deixou mais de 200 mil mortos.

A humanidade tem se tornado rebelde. O orgulho, o egoísmo, as pressões externas, a discordância com o critério dum superior e o desejo de sair de debaixo da sujeição ou da opressão, quer real, quer imaginária, têm constituído as principais causas de rebelião.

A característica mais marcante de nossos tempos é o rápido avanço que o mundo está fazendo na ciência, inteligência geral e invenções.

O Relatório Mundial de Tradução de Escrituras, publicado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) informou que até 31 de dezembro de 2012 já foram registradas publicações do texto bíblico em 2.544 diferentes línguas: 1.249 Novos Testamentos, 810 porções bíblicas e 485 Bíblias completas.

A igreja evangélica brasileira tem entrado em um processo generalizado de esfriamento. O esfriamento está presente desde o púlpito até aos bancos! Tudo parece frio! Há pastores frios, há membros frios também! Muitos cultos parecem apáticos e sem vida!


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/11/dinamica-da-licao-6-atualidade-da.html#ixzz3qjsgKLZC

0 comentários:

Postar um comentário