sexta-feira, 6 de novembro de 2015

LIÇÃO 06 - A ATUALIDADE DA MENSAGEM BÍBLICA

Texto Bíblico: Hb 1.1; 1 Pe 1.22-25.

Para refletir
"Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração." (1 Pe 1.22 - NVI)

Introdução
A Bíblia possui mensagens para os dias atuais e para o futuro. A importância da Bíblia está no fato de que, como obra inspirada pelo Espírito Santo, sua mensagem fala profundamente a toda a humanidade de todas as camadas sociais.
A Bíblia é uma proteção para a nossa vida como um todo, pois nos orienta como devemos viver.

A Bíblia e sua atualidade
A Bíblia é sempre atual. É um livro relevante para a humanidade do  século XXI. A Bíblia continua sendo um best-seller  da literatura mundial, e se mantém na liderança do mercado literário  que a torna um livro relevante para nosso século , neste artigo quero destacar pelo menos três  motivos da atualidade da  mensagem bíblica para vida do homem pós-moderno.
O primeiro ponto de destaque da atualidade da mensagem hamartiológica da Bíblia, ou seja, o homem ainda continua errando o alvo da sua existência, a palavra hamartiologia  tem o significado de errar o alvo de onde vem toda a doutrina bíblica do pecado, é o homem pecador ou não ? Uma vez que a resposta for afirmativa como de fato é pelo menos para milhares de pessoa que se defronta com essa pergunta, então não resta duvida qual o livro na face da terra , que trata tão especificamente desta questão da origem natureza , solução e destino final  do pecado e pecadores ? Logicamente a resposta não poderia ser diferente A Bíblia Sagrada. Portanto ela continua relevante para o homem do século XXI.
Para milhares de pessoas cultas e incultas, sábios e leigos o universo tem algum propósito, a resposta é sim , tem que ter um propósito , sendo assim mais uma vez fica definitivamente provado que a Bíblia do início ao fim é o livro mais antigo a falar de maneira coerente e lógica  sobre a origem  e propósito do universo existir, haja vista que o primeiro livro e nas primeiras palavras deste livro  já é demonstrado  como o universo veio a existir  e ao longo dos 66 livros é descritos detalhes de como o universo forma junto com o homem um grande projeto inteligente. Outra questão sobre isso é a seguinte; a  terra terá um fim ? Isso  é o que vários ramos da ciência geológica e astronômica vem apontando o fim do planeta ,portanto a Bíblia também tem uma mensagem sobre o fim do planeta que vale a pena estudar ,  sendo assim sua relevância se torna inevitável para nosso tempo.
Existe um Deus? A existência de Deus é afirmada por milhares de pessoas que já existiram e existem hoje, não há o que questionar que a Bíblia é o livro  que mais fala acerca da existência de um Deus pessoal , com atributos e propósitos revelados neste livro , seria tolice dizer que a Bíblia deixou de ser relevante enquanto a existência de Deus não for totalmente erradicada da terra ( o que é impossível).

Conclusão
A natureza pecaminosa do homem, o propósito na existência do universo  o fim da terra e a existência de Deus são três argumentos irrefutáveis sobre a atualidade e  relevância da Bíblia no século XXI.                 
"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar". (Lc 21.33).

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da  Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário