Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “As Facilidades
e os Riscos da Internet”.
- Iniciem o estudo do tema, através da dinâmica “Apenas um
Clique”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição que não
foram abordados na dinâmica, sempre de forma participativa.
- Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a
criação de um blog para a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável
para manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
- Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar o
Twitter, colocando mensagens para seus alunos sobre a lição ou outras de sua
preferência.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Apenas Um Clique!
Objetivo:
Refletir sobre o uso da Internet.
Material:
½ de uma cartolina de
cor verde e vermelha
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo. O professor também deve
fazer parte do círculo.
- Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?
As respostas devem
girar em torno do acesso em casa, na escola, na rua, na lan-house, através de
celular, computador, tablet etc.
- Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de
acesso com tantas possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que
pode acessar numa lan-house com preço muito pequeno.
- Agora, apresentem para os alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra
vermelha, contendo duas perguntas:
Na verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno
que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado
direito.
Entreguem a folha vermelha(dos pontos negativos) para um
aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado
esquerdo.
Fiquem observando a atividade e orientem os alunos para que
tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os
pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas
e acrescentem outras informações se necessário.
Reflitam sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em
relação aos pontos negativos e positivos. A cor verde significa algo positivo,
bom e que pode ter livre acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado,
proibição.
- Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam,
partindo do princípio dos benefícios e malefícios para a formação do caráter do
adolescente.
Deixem claro a importância da Internet e a necessidade de
sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado
com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com
valores não cristãos.
- Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou
ruins da internet é apenas um clique, que depende de sua vontade e
autocontrole.
- Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos
ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos
escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de
dia e de noite”. Salmos 1:1-2
“Não vos enganeis: as
más conversações corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
“Tende cuidado, para
que ninguém vos faça presa sua...” Cl 2.8ª
“Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:3ª
Por Sulamita Macedo.