Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que precisamos do Espírito Santo para nos ajudar a servir a Deus melhor, por isso precisamos buscar o batismo com o Espírito Santo.
Enfatizando que o Espírito Santo nos auxilia em nossas orações.
Exercitando a memória
“... quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.”(At 1.8 – NTLH).
Sem o Espírito Santo não há poder de Deus (grego dunamis), é através do revestimento do Espírito Santo que damos um testemunho eficaz de nosso Senhor Jesus Cristo.
Crescendo no conhecimento
Na ultima lição vimos acerca do objetivo da Igreja que é anunciar Jesus a humanidade.
Hoje estudaremos acerca da capacitação que recebemos para a missão de testemunhas de Jesus.
O batismo com o Espírito Santo também é um dom de Deus. Primeiro Deus nos batiza com o Espírito Santo, e Este nos presenteia com os dons espirituais. Os dons espirituais são habilidades devidamente comunicadas para o serviço de Deus, tanto na Igreja como fora dela. Em Romanos 12.6-9, estão discriminados os seguintes dons para o serviço ministerial: profecia, pastoral, ensino, exortação, filantropia e administração. Também consta, em I Coríntios 12.8-10, outra sequência de dons espirituais: sabedoria, fé, conhecimento, cura, milagres, profecia, discernimento de espírito, línguas e interpretações de línguas. Todos estes dons espirituais são presentes ou dádivas que a pessoa recebe para o ministério do Evangelho, após estar selada ou batizada com o Espírito Santo (Ef 1.13 ; I Co 12.11; 28-31) .
Quando cremos em Deus e aceitamos o Senhor Jesus como o nosso Salvador pessoal, ele nos batiza (sela) com o Espírito Santo, Efésios 1.13 Depois Este nos presenteia com os dons espirituais e, à medida que vamos nos consagrando a Deus, Ele nos enche do seu poder para que haja em nós e na igreja edificação e crescimento espirituais. O batismo com o Espírito Santo não significa um segundo batismo especial, semelhante ao batismo nas águas.
O batismo nas águas é público e visível, porém, o batismo com o Espírito Santo é invisível (I Co 2.10-15) Jesus o compara com o vento, que só se manifesta pelos seus efeitos. Da mesma forma, só podemos saber se uma pessoa está realmente batizada com o Espírito Santo pela manifestação de suas obras.
Este batismo espiritual se torna necessário a todos os cristãos, visto que somente o Espírito Santo é quem nos guia a toda a verdade, é quem nos ensina e nos revela os mistérios da Palavra de Deus, é quem nos faz lembrar das palavras proferidas por Jesus, Seus ensinamentos, Suas profecias, e Seus sábios e santos conselhos. Enfim, necessitamos do batismo espiritual para nos fortalecermos a fim de podermos vencer o pecado, os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso e as forças espirituais do mal.
Pela ação do Espírito Santo, somos regenerados mediante o novo nascimento espiritual, tornando-nos filhos de Deus e membros do corpo de Cristo, que é a sua igreja invisível,
Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que após o crente ser batizado (selado) com o Espírito Santo (Ef 1.13) e viver na prática de uma vida em harmonia com a palavra de Deus e em constante espírito de oração, Deus reveste-o, ou enche-o do Espírito Santo a fim de que ele tenha poder e autoridade para testemunhar com sabedoria e humildade acerca do Evangelho do reino.
Fontes Consultadas:
· Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
· Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
· Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
· Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
· Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
· Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
· 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
· Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8[ Edição/2009
Fonte: PortalEBD
0 comentários:
Postar um comentário