sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LIÇÃO 4 – UM POR TODOS E TODOS POR UM

Texto Bíblico:Atos 4.32-37-5.1-10


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se da importância de termos união com nossos irmãos, e que Deus é Verdade, e a mentira é abominável aos olhos Dele..


Exercitando a memória
“Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!”(Sl 133.1 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Todos os que aceitaram a Jesus e creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.
Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.


Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”.
Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”.

Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso.
Então Pedro disse a Ananias:
 — Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos — mentiu para Deus!

Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo. Então vieram alguns moços, cobriram o corpo de Ananias, levaram para fora e o sepultaram.
A mulher de Ananias chegou umas três horas depois, sem saber do que havia acontecido com o marido.
Aí Pedro perguntou a ela:
— Me diga! Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno?
—Foi! —respondeu ela.
 Então Pedro disse:
—Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o Espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também.

No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido. E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados. Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas entre o povo, e os seguidores de Jesus se reuniam no Alpendre de Salomão. Ninguém de fora tinha coragem de se juntar ao grupo deles, mas o povo falava muito bem deles. Uma multidão de homens e mulheres também creu no Senhor e veio aumentar ainda mais o grupo

Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que a comunhão é uma das mais belas características da igreja de Cristo. Os primeiros cristãos se destacaram nela de maneira tão evidente que o povo ao redor se admirava e simpatizava com eles. O resultado era o crescimento do número de salvos (At 2.47). Na verdadeira comunhão dos salvos há amor mútuo e a alegria de compartilhar bênçãos e experiências.

Comunhão é promover o bem estar dos irmãos e também receber o carinho nos momentos oportunos. Há uma marcante reciprocidade na comunhão. É participar da dor e do sofrimento do irmão. É “levar as cargas uns dos outros e assim cumprir a lei de Cristo” que é o amor. É estar juntos no culto sincero em adoração a Deus, cantando, orando, estudando a Palavra.

Comunhão é servir uns aos outros com dons e habilidades dados pelo Senhor, e deste modo promover a edificação e aperfeiçoamento do corpo de Cristo. É chorar com os que choram e participar da alegria dos que se alegram. É promover a paz com todos. É ter paciência com os mais fracos e ajuda-los a crescer no conhecimento de Jesus.


 Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8[ Edição/2009
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário