Igreja Evangélica Assembleia de Deus –
Recife / PE
Superintendência das
Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton
José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 –
000 Fone: 3084 1524
(Dn 1.1,2; 7.1; 12.4)
INTRODUÇÃO
Neste último trimestre de 2014 estudaremos mais uma riquíssima lição
que tem como título: “Integridade Moral e Espiritual – o Legado de Daniel
para a Igreja Hoje”. O livro de Daniel nos mostra a história de um
judeu que apesar de ser deportado para a Babilônia, uma terra estranha e pagã,
preservou a sua identidade moral e espiritual. Sua vida exemplar como servo de
Deus se constitui num paradigma para todo aquele que deseja servir a Deus de
forma agradável.
I – INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DANIEL
1.1 Autor. O nome Daniel significa “Deus é
juiz” ou “Deus é meu juiz”. A palavra Dã, significa “juízo
ou justiça” (Gn
30.6; 49.16), e a expressão El é a abreviação do nome de Deus “Elohim” (Gn 1.1;
Nm 23.8). Outras informações acerca de Daniel merecem destaque: “(1) era
membro
da família real e nasceu em Jerusalém, em 623 a.C. aproximadamente, durante a
reforma de Josias e no principio do ministério de Jeremias; (2) foi
levado a Babilônia por ocasião do primeiro exílio em 605 a.C., foi selecionado
para o serviço real depois de um período de três anos de estudos especiais,
tendo recebido o nome de “Beltessazar”, uma das divindades da
Babilônia; (3) Em 603, aos 20 anos aproximadamente, Daniel foi declarado
governador da província da Babilônia e chefe supremo de todos os “sábios”. (4) Durante um período de
quase setenta anos, Daniel serviu a seis governadores babilônios e a dois
persas. No governo de três deles (Nabucodonosor, Belsazar e Dario I) foi
elevado a primeiro-ministro. Ocupou essa função durante o cativeiro final de
Judá e o regresso dos cativos” (ELLISEN,
2012, p. 258).
1.2 Provas da autoria de
Daniel. Seguem alguns indícios que comprovam a autoria de Daniel: “(1) Do
mesmo modo que Moisés, Samuel, Esdras e outros reconhecidos autores do Antigo
Testamento, Daniel registra os capítulos históricos na terceira pessoa. Ao
narrar as quatro visões (Dn 7-12), escreve sempre na primeira pessoa,
identificando-se muitas vezes: “eu, Daniel”. (2) Ezequiel
reconheceu a historicidade de Daniel na sua época, mostrando
com isso que sua notável sabedoria e seu caráter integro eram legendários,
comparáveis aos de Noé e Jó (Ez 14.14, 20; 28.3). (3) O autor demonstra
cabal conhecimento dos hábitos, costumes, história e religiões do sexto século
a.C. (Dn 1.5, 10; 2.2; 3.3, 10 etc). (4) Jesus reconheceu Daniel como o
autor das visões de (Dn 9.27, 11.31 e 12.11), as últimas partes do livro (Mt 24.15). E, (5)
“Josefo, historiador judeu do primeiro século, mencionou que Alexandre o Grande
foi anunciado no Livro de Daniel e na sua profecia sobre o poder em ascensão na
Grécia e o primeiro rei que conquistaria a Pérsia (Dn 8.21; 11.3)” (JOSEFO,
apud, ELLISEN, 2012, pp. 258,259 – acréscimo nosso).
1.3 Data e Lugar. “O livro de Daniel foi escrito entre 606-534 a.C., durante
o exílio do povo de Deus em Babilônia. (O exílio foi mesmo de 606 a 536 a.C.).
Babilônia era a capital do império” (GILBERTO, p. 08, 2010).
1.4 Divisão do livro e tema. O livro de Daniel pode
ser divido em duas partes, a saber: “(1) Parte histórica (capítulos 1 a 6) - Uma
espécie de biografia de Daniel, havendo também o elemento profético,
especialmente no capítulo 2. (2) Parte profética (capítulos
7 a 12) - Visão geral e pormenorizada dos últimos impérios mundiais dos tempos
dos gentios, sucedidos pelo reino dos santos do Altíssimo (Dn 7.22). O tema do
livro é: Deus revela o profundo e o escondido, e governa os reinos dos homens,
como está escrito: “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que
está em trevas, e com ele mora a luz” (Dn 2.22). “Até que
conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem
quer” (Dn 4.25-b)” (GILBERTO, p. 08, 2010 – acréscimo nosso).
1.5 Características especiais desse livro. “Oito características
principais assinalam o livro de Daniel. (1) É o mais breve dos quatro
profetas maiores e o mais lido e estudado de todos os profetas do AT. (2)
Nos trechos proféticos do NT, Daniel é mais frequentemente citado ou aludido do
que qualquer outro livro do AT. (3) É o “apocalipse” do AT e, como o de
Apocalipse do NT, revela grandes temas proféticos de vital importância para a
igreja do tempo do fim. (4) Contém o resumo profético mais detalhado de
toda a história final do AT. É a única profecia do AT que estabelece a data do
primeiro advento de Cristo (Dn 9.24-27). (5) Revela mais a respeito do
autor humano do que qualquer outro escrito profético do AT (com a possível
exceção de Jeremias). (6) Contém o melhor exemplo de intercessão pela
restauração do povo de Deus baseada nas inspiradas promessas da Palavra de Deus
(ver cap. 9, baseado em Jr 25.11-16; 29.7,10-14). (7) As histórias de Daniel
e dos seus amigos estão entre as mais queridas da Bíblia. (8) O episódio
da “escritura na parede” durante o banquete de Belsazar é muitíssimo conhecido
por toda a parte (Dn 5)” (STAMPS, 1995, p. 1243).
1.6 O livro de Daniel ante
o NT. “A influência de Daniel no NT vai muito além das cinco
ou seis vezes que o livro é citado diretamente. Muito da história e da profecia
de Daniel reaparece nos trechos proféticos dos Evangelhos, das Epístolas e do
Apocalipse. A profecia de Daniel a respeito do Messias vindouro contém uma
descrição dEle como (1) a “grande pedra” que esmagaria os reinos do
mundo (Dn 2.34,35,45); (2) O Filho do homem, a quem o Ancião de Dias
daria o domínio, a glória e o reino (Dn 7.13,14); e (3) “O Messias, o
Príncipe” que viria e seria tirado (Dn 9.25,26)” (STAMPS, 1995, p. 1243).
1.7
Propósito do livro. “Há duplo
propósito no livro de Daniel: (1) dar ao povo do concerto do AT a
certeza de que o juízo de seu cativeiro entre as nações gentias não seria
permanente; e (2) legar ao povo de Deus, no decurso da história, as
visões proféticas da soberania de Deus sobre as nações, e do triunfo final do
seu reino na terra. Este duplo objetivo é demonstrado no decorrer do livro, nas
vidas de Daniel e de seus três amigos, e na mensagem e ministério proféticos de
Daniel. O livro afirma que as promessas de Deus, de preservar e restaurar o seu
povo, são tão firmes como o reino messiânico vindouro que durará para sempre” (STAMPS,
1995, p. 1242).
II – DANIEL, O APOCALIPSE
DO ANTIGO TESTAMENTO
O livro de Daniel é tido por muitos estudiosos
da Bíblia como o Apocalipse do AT, por causa da abundância de previsões
escatológicas que ambos possuem de forma que, um não pode ser entendido sem o
outro. “Daniel é o primeiro grande livro do
Apocalipse. Embora apocalipse seja simplesmente uma palavra grega significando
“descobrimento” ou “revelação” e é portanto com bastante propriedade um nome
para todas as Escrituras, especialmente as porções preditivas, os teólogos e os
exegetas costumam agora aplicá-la exclusivamente a certos tipos de literatura
da qual Daniel é o único exemplo no AT e o Apocalipse é o único no NT” (MOODY,
sd, p. 24-acréscimo nosso). Há uma estreita afinidade entre os temas
escatológicos de Daniel e Apocalipse, como se segue:
TEMAS
ESCATOLÓGICOS ABORDADOS NO LIVRO DE DANIEL E APOCALIPSE
|
|
A grande tribulação
|
Dn 9.27; Ap 7.14
|
O anticristo
|
Dn 11.36-45; Ap 13.1-8
|
A segunda fase da segunda vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo
|
Dn 7.13,14; Ap 1.7
|
O triunfo do reino de Deus
|
Dn 7.18; Ap 20.4
|
A ressurreição dos justos e dos ímpios
|
Dn 12.2; Ap 20.5,6; 20.12,13
|
O Juízo final
|
Dn 7.9,10; Ap 20.11-15
|
III – DANIEL, UM MODELO DE
SERVO DE DEUS
O conteúdo histórico do livro de
Daniel relata a sua vida piedosa. Os desafios que ele enfrentou, retratam a
realidade contemporânea, e a postura que assumiu diante da hostilidade a sua
fé, nos ensina como devemos agir diante dos embates atuais. Elencamos aqui
alguns traços do caráter desse justo servo de Deus:
VIRTUDES DO
PROFETA DANIEL
|
|
Foi um homem exemplar, moderado e capaz
de renunciar
|
(Dn 1.8-11)
|
Corajoso
|
(Dn 2.1 3 -1 6 ; 6.7-11)
|
Humilde
|
(Dn 6.4)
|
Grande aos olhos de Deus
|
(Dn 10.11,19)
|
Fiel em tudo
|
(Dn 6.4)
|
Pessoa de oração
|
(Dn 6.10 ; Ez 14.14)
|
Reconhecido e honrado
|
(Dn 2.48; 6.23; 12.13)
|
CONCLUSÃO
O livro da Daniel nos traz um duplo
ensinamento: primeiro, sua história se
constitui num testemunho de que é possível servir a Deus fielmente em uma
cultura hostil; segundo que Deus tem o controle do futuro em suas mãos e que
apesar da maldade humana, seu plano soberano será estabelecido.
REFERÊNCIAS
·
ELISSEN, Stanley.
Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
·
GILBERTO, Antonio. Daniel & Apocalipse. CPAD.
·
SILVA, Severino Pedro da. Daniel versículo por versículo. CPAD.
·
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
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