sábado, 15 de outubro de 2016

LIÇÃO 03 - CONHECENDO OS MEUS LIMITES

Texto Bíblico:   Pv 6.23 ; Hb 12.5-11

Introdução
Conhecer seus limites é dar a si mesmo autonomia de guardar o coração e protegê-lo. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” ( Provérbios 4.23)           Aprendemos desde pequenos a conhecer os limites no mundo físico. Como por exemplo o nosso corpo, pular de uma sacada pode causar umas fraturas e machucar. Porém os limites emocionais e espirituais são mais difíceis porque não vemos ou tocamos.
A Bíblia diz que é do coração que procedem as fontes da vida, pois é no interior que a pessoa toma as decisões. Em Provérbios 14.10 diz: “O coração conhece sua própria amargura, e da sua alegria não participará o estranho.” Este versículo fala de limites, de conhecer nossa propriedade e guardar. Se não conhecermos os nossos limites de forma correta podemos experimentar muito sofrimento.
Compreender e conhecer os limites do coração é muito importante, pois isto implica em cuidar dos sentimentos, atitudes, comportamentos e responsabilidades que Deus nos outorga.
Limites está relacionado com assumir o que é de sua responsabilidade, ou seja, sua propriedade e cuidar dela sem invadir a do outro. Deus nos ensina seus limites, nos dizendo quem Ele é, o que pensa, sente, o que tolera, o que não tolera, o que gosta e o que não gosta.
No antigo testamento Deus faz questão de deixar bem claro que Ele é diferente dos outros deuses. Ele também limita o que pode e não pode no seu território, como por exemplo, o pecado. Precisamos criar limites assim como o nosso Pai celeste nos ensina.
Limite de acordo com Cloud & Townsend (2006), é tudo o que possa diferenciá-lo das outras pessoas, mostrando onde você começa e termina.

A Bíblia nos ensina a ” dar o que tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade “( II Co. 9.7).
Precisamos aprender a dizer não, pois esta palavra permite que os outros não invadam seu território, saibam respeitá-lo como um ser que existe e tem sentimentos.
Muitas pessoas que não possuem limites sofrem agressões, controle, pressões, exigências e abusos. Não conseguem dizer não a alguém, por pensar que isto afetará o relacionamento com essa pessoa, e por isso consentem passivamente, mas com ressentimento.
A Bíblia nos ensina também a sermos claros a respeito do sim e do não ( Mt 5.37; Tg 5.12). Quando você aprende a dizer não ou sim conforme Deus nos ensina, estará sendo sincero consigo mesmo, com os seus reais sentimentos, e assumindo a responsabilidade pelos seus atos com maturidade.
Você pode estabelecer limites de acordo com os valores divinos revelados na sua palavra, “guardando no mais íntimo do seu coração. ” ( Pr. 4.21) Pois estes limites trazem escolha e liberdade.
Fonte:  Gercicleide D. Guedes Silva

I- A necessidade de disciplina
O que é disciplina?
A palavra "disciplina" vem da palavra grega que quer dizer "uma mente sã". Assim "disciplinar" quer dizer "consertar os pensamentos" da pessoa que não está pensando certo de forma a corrigir a sua atitude e colocá-la no caminho certo.
Deus quer que seus filhos pensem e ajam conforme a Sua ordem. Deve ser claro que o elemento principal na disciplina não é o castigo. Geralmente este processo traz tristeza e dor, mas depois, quando a lição é entendida, traz alegria e 'fruto pacífico" (Hb 12:11).

Há pelo menos três tipos de disciplina mencionadas na Bíblia:
Disciplina Divina, onde Deus mesmo corrige os Seus filhos pessoalmente (At 5:1-11).
Disciplina Própria, onde nós mesmos corrigimos as nossas atitudes erradas (I Co 11:31)
Disciplina no Lar, onde os pais corrigem seus filhos (Ef 6:4).
Por que a disciplina na igreja é necessária? Há três razões principais:
a) Infelizmente nem sempre usamos a disciplina própria nas nossas vidas. Às vezes, por falta de conhecimento da Palavra de Deus, ou por falta de cuidado em obedecer o que temos aprendido, caímos em pecado. Assim a disciplina da Igreja chama a atenção do pecador ao seu caminho errado e o ajuda a deixar o pecado e ser restaurado à ordem de Deus.
b) Se o pecador não for corrigido com certeza outros também vão cair no mesmo erro. "não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?" ( I Co 5:6; Gl 5:9). A disciplina é necessária para ensinar a outros sobre a necessidade de santidade na igreja (At 5:11).
c) Deus não pode abençoar Seu povo coletivamente quando há pecado no meio. Acã causou prejuízo para todo o povo de Israel quando pecou ( Veja Js7). A disciplina purifica a igreja na presença de Deus.
Fonte;: http://irmaos.net/estudos/disciplina.html

II- Tudo é licito,mas nem tudo me convém
Por duas vezes o Apóstolo Paulo escrevendo a Igreja de Corintios enfatizou estas palavras, que também devem estar gravadas em nossa mente e em nosso coração, pois certamente, haverá muitas investidas de nossos inimigos para nos fazer pecar, e nos afastar do Senhor nosso Deus.Quando Paulo escrevia estas palavras e declarava com firmeza claramente contra uma citação da falsa teologia dos seus inimigos que pensavam que tinham o direito de fazer tudo quanto eles queriam e com certeza queriam que o Apóstolo caísse nos mesmos delitos. E
Quantos que nos dias de hoje estão com essa mensagem diabólica e distorcida dizendo porque você não pode fazer isto, ou praticar aquilo? Andar desta maneira? vestir este tipo de roupa ou entrar em determinados ambientes, ter amizades com determinados tipos de pessoas ou compactuar com certas ações de pessoas ou maneiras de viver das mesmas,aí podemos responder como disse o Apóstolo Paulo eu posso fazer isso, agir assim, eu posso porque me é lícito, eu tenho o livre arbítrio para fazer o que quiser, e andar como e do jeito que quiser, porém como disse o Apóstolo Paulo em ICo 6.12 assim: todas as coisas me são lícitas mas nem todas as coisas me convém, todas as coisas me são lícitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas, em outras palavras eu posso, sou livre para fazer, porém não me convém pois já fui transformado, é lícito porém não me deixo ser dominado por nenhuma delas.
Isto quer dizer, a prostituição, o roubo, a mentira a murmuração às palavras torpes, eu posso porém como novo homem, nascido de novo, não me convém mais praticar tais atos, alguém pode dizer : isto é um jugo uma prisão você não poder praticar tais atos, eu porém digo agora eu estou livre para escolher entre o certo e o errado, posso praticar mas não devo, pois tenho liberdade de escolha.
Existem muitas coisas que não edificam se eu as praticar, porém disse o Apostolo Paulo ainda (I Co. 10.23) tudo é lícito porém nem tudo traz edificação, se não edifica, destrói eu prefiro me guardar para agradar ao Senhor, lembre-se meu irmão se alguém te disser você não pratica isso porque tem medo do Pastor ou de alguém te ver, responda eu sou liberto e não me convém, não edifica a minha vida, por isso não faço, não olho, não pratico, pois livre estou. Amém
Fonte: http://estudodapalavradedeus.blogspot.com.br/2011/05/tudo-me-e-licito-mas-nem-tudo-me-convem.html

III- Deus corrige aquele  a quem ama
"Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados" (Hebreus 12:11).
Deus, através do Seu infinito amor, permitiu que sejamos filhos Dele quando recebemos a Cristo como nosso salvador. Apesar da nossa infidelidade e de não merecermos nada, o Senhor nos adotou e nos fez membros de Sua família. Como é bom viver esse amor, não é mesmo? É um amor inexplicável, que vai muito mais além do nosso entendimento. (Leia: Deus nos adotou e agora somos filhos)
Todo pai quer que o seu filho ande pelo caminho correto. Se o filho faz algo de errado ou tem se comportado mal, o pai disciplina o filho, corrigindo-o para que, no futuro, ele não sofra com as consequências de suas atitudes erradas. Mas a correção nem sempre é muito agradável. Porém, o pai toma essa atitude porque ama o filho e se importa com ele.
Como bom pai, Deus faz o mesmo com a gente. "Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho" (Hebreus 12:6). Somos seres humanos e, por isso, falhamos muitas vezes. Tomamos decisões erradas, desejamos aquilo que é pecado e nos comportamos de uma forma que não agrada a Deus. E é lógico que Ele não ficaria de braços cruzados vendo tudo isso acontecer. Então, Deus corrige e nos disciplina, para que possamos voltar ao caminho certo.
Você já foi repreendido por Deus alguma vez? Eu já fui corrigido várias vezes e posso dizer que não é nada agradável, mas depois eu O glorifiquei, pois vi o quanto foi importante para que meus olhos espirituais se abrissem e eu enxergasse os erros e pecados que estavam escondidos em meu coração. O Senhor faz isso porque nos ama! Imagine se Ele nos deixasse sem correção? Onde estaríamos hoje? Por isso, toda vez que você for repreendido, glorifique o nome do Senhor, porque é sinal de que Ele te ama muito!
Deus sabe de todas as coisas e enxerga o que não conseguimos enxergar. Nós vemos o agora, mas Ele vê o futuro. Por isso sabe o que é melhor para cada um de nós. Se fazemos algo que está fora de Seus planos, Ele vai nos corrigir através das circunstâncias e do sofrimento. Veja o exemplo dos hebreus libertos da escravidão no Egito. Aquele povo desobedeceu e desonrou tanto a Deus, que teve que passar 40 anos no deserto antes de chegar à terra prometida. Porém, mesmo durante os anos de correção, Deus nunca os abandonou. Ele sempre supriu todas as suas necessidades e os protegeu de tudo. E o mesmo acontece com a gente. Por mais que Deus nos corrija e nos disciplina, Ele não nos abandona nunca; sempre estará ao nosso lado nos confortando, até que aprendamos a lição e voltemos a ser filhos obedientes. Veja o que Ele prometeu: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hebreus 13:5).
Eu não sei quanto a você, mas eu perdi as contas de quantas vezes, na adolescência, fui rebelde com o meu pai, depois que ele me disciplinou. Mas, com o passar do tempos, cheguei à conclusão de que ele sempre esteve certo. Com Deus também é assim! Achamos que sabemos alguma coisa, quando na verdade não sabemos nada. Ele é quem sabe! Então, antes de reclamar, lembre-se do que a Palavra diz: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem" (Provérbios 3:11-12).
Mesmo que a correção de Deus pareça ser ruim no momento, devemos crer que Ele não fará nada que não seja bom para nós. A correção do Pai deve ser motivo de alegria, porque se Ele não nos disciplinasse, o Seu amor não seria perfeito, pois amar também significa cuidar, proteger, querer o bem e não satisfazer todas as nossas vontades.
"Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso. Pois ele fere, mas dela vem tratar; ele machuca, mas suas mãos também curam" (Jó 5:17,18).
Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/deus-corrige-quem-ele-ama#ixzz4MphZr0Cp

Conclusão
A disciplina é um sinal de amor. A Bíblia diz em Hebreus 12:5-11 “E já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?
 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?
 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.”
A disciplina é uma expressão de amor paternal. A Bíblia diz em Provérbios 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.”
Ao disciplinar as crianças quando são pequenas poupa problemas maiores mais tarde. A Bíblia diz em Provérbios 19:18 “Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo.”
Fonte: http://www.jesusvoltara.com.br/info/disciplina.htm

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário