Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um
contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso,
vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o
que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Observação:
Na
aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma
breve retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as
sugestões abaixo.
- Falem que o tema da lição se refere ao nosso ato de não ceder as tentações diante da pressão dos colegas, dos apelos mundanos.
- Tomando um exemplo bíblico, relatem a história de Daniel e seus colegas ou exibam parte do filme sobre Daniel.
Reflitam sobre as atitudes desses jovens, enfatizando:
. a convivência com pessoas de outras culturas e costumes.
. as influências, as pressões.
. a decisão de não se contaminar – o livre arbítrio.
. o resultado.
- Contextualizem este exemplo para a vida dos seus alunos hoje.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.
- Para concluir a aula, façam uma breve retrospectiva das lições deste trimestre. Para isto, façam o seguinte procedimento:
. coloquem no quadro ou cartolina o tema do trimestre: O Relacionamento entre o crente e o mundo
. apresentem figuras ou objetos que façam os alunos lembrarem dos temas estudados, por exemplo, para a lição:
1 – Espelho
2 – Figuras dos 04 temperamentos
3 – Sapatos, pés
4 – Controle
5 – Figuras de drogas ou pessoas drogadas
6 – Figuras de Visão e audição
7 - Consumismo
8 – Moda, Gíria
9 – Pessoa musculosa
10 – Pessoa triste
11 – Relógio
12 – Boca
13 - Dois Caminhos
. Ao apresentar cada figura ou objeto, façam uma pequena reflexão sobre o tema da lição. Os alunos também devem colaborar.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Professoras e professores, a partir do próximo trimestre, farei sugestões pedagógicas para a lição de Pré-adolescentes.
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
- Apresentem os 3 copos com água e falem que eles representam o mundo.
- Apresentem o sal e afirmem que o sal representa o cristão.
- Solicitem atenção dos alunos para o que vocês vão realizar.
- Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retirem a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação que melhor representa a conduta do cristão no mundo?
-
Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações,
com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já devem ter percebido, a
situação correta é a representada na situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
- Após os questionamentos, leiam:
“Vois
sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?
Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos
homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se
que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os
alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do
cristão como sal da terra – influenciando e não cedendo as pressões.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
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