sexta-feira, 13 de junho de 2014

LIÇÃO 11 - JESUS É APRESENTADO NO TEMPLO

Objetivos      Seus alunos devem ser conscientizados de que precisam ser assíduos na  
                       igreja afim de estarem sempre aprendendo a conhecer melhor a Deus,  
                      mediante a sua palavra.
Texto bíblico    Lc 2.21-38
Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor
(conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor),
e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos.
Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.
Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei,
Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
 pois os meus olhos já viram a tua salvação,
 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos;
 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel.
Enquanto isso, seu pai e sua mãe se admiravam das coisas que deles se diziam.
E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição,
sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade;
e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.
Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

A palavra é ...     aprender
Segundo o dicionário aprender significa: Adquirir o conhecimento de, ficar sabendo, instruir-se: aprender, reter na memória, tomar conhecimento de;
A bíblia em varias passagens nos exorta a importância de aprendermos  mais e mais da palavra do Senhor.
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Os 6.3)
Quando alguém se converte a Deus e passa pela experiência do Novo Nascimento, a parti daí a sua vida é contada como de um bebe, e naturalmente  vai a cada dia crescendo , desta  forma de maneira semelhante, para crescermos é necessário aprender a palavra de Deus, tal como disse o apostolo Pedro.
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; ( 1 Pe 2.2)

Aprendendo a bíblia
“(...) será separado e dedicado ao Senhor.” (Lc. 2.23 – NTLH).
O Bebê Jesus é levado ao templo por Seus pais para ser dedicado ao Senhor
Assim como Maria e José amavam o bebê Jesus e O dedicaram para servir a Deus e ao mundo, os pais cristãos fazem o mesmo. As crianças são uma bênção especial de Deus. Os pais, pela graça de Deus, educam seus filhos para amar, honrar e servir a Deus. Os bebês são dedicados a Deus por seus pais. As crianças podem escolher dedicar a vida a Deus.

Historia Bíblica
Como ordenado por Deus (Gn. 17.10,12), no oitavo dia do nascimento de Jesus, seus país o levaram ao Templo para o apresentarem ao Senhor Deus.
Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor.
Pois está escrito na Lei do Senhor:
“Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor.”
Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Vivia em Jerusalém um senhor já velhinho chamado Simeão, o qual amava muito a Deus, sempre estava lendo a Bíblia, e gostava muito de meditar na promessa de Deus em enviar o seu Filho para salvar a humanidade. Simeão queria muito que o Salvador nascesse logo para ajudar seu povo.
Simeão levantou em uma manhã como todas as outras, e se preparou para ir ao templo orar e ler a Bíblia como sempre fazia. Lá chegando, viu chegando um casal com um nenenzinho. Eram Maria e Jose com o bebê Jesus, vieram apresentá-LO a Deus, com uma oferta especial de agradecimento a Deus pelo presente especial que haviam recebido – JESUS
Simeão ficou olhando e olhando para eles. Seu coração começou a bater mais forte. Deus fez Simeão saber que aquele nenezinho era o Filho de Deus, o Salvador Prometido. Ah! Como Simeão ficou feliz! Ele tomou o bebezinho no colo e começou a orar e agradecer a Deus:
_  “Obrigado Senhor Deus, porque me deixou ver Seu Filho. Ele vai ajudar muito o nosso povo de Israel. Agora eu posso morrer satisfeito.”
Uma senhora idosa chamada Ana (que todos os dias estava no Templo orando), aproximou-se e também louvou ao Senhor Deus. Maria e Jose ficaram muito admirados ouvindo aquelas pessoas felizes, cantando e orando. Eles também agradeceram a Deus porque Jesus havia nascido.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré.
O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof.  Jair  César S. Oliveira 
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário