sexta-feira, 27 de junho de 2014

LIÇÃO 13 – A URGÊNCIA DE SE CUMPRIR O IDE DE JESUS

Ao Mestre
Amado (a) chegamos ao finam de mais um trimestre, com a graça de Deus.
Lembrando que estamos vivendo dias de terrível indiferença espiritual. Dias de Laodicéia, onde o Senhor Jesus está sendo deixado fora dos corações, bate, porém, não lhe abrem os corações.
Dias em que como predito pelo apostolo Paulo em 2 Timóteo 4:3: 
“Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores {ou instruidores} conforme as suas próprias concupiscências”

Dias em que o Evangelho está sendo dia à dia deturpado, por supostos pregadores, ou, seria mais propicio dizer, mercenários?

Mais do que nunca, precisamos anunciar a Palavra de Deus como ela é. Fazer discípulos, conduzindo-os à uma entrega genuína à Cristo, e que prossigam gerando frutos para o reino de Deus, e isso somente se dará se nós, eu e você, professores de EBD, ensinarmos nosso alunos o valor do Evangelho de Cristo, a satisfação de ser servo fiel.

Lembrando aos prezados (as) que a Palavra de Deus é a única ferramenta usada pelo Espirito Santo, para moldar-nos segundo o caráter de Cristo, atenha-se às Escrituras. Use-as em suas aulas, ame-a pratique-a.

Somente assim conseguiremos o objetivo de fazer discípulos, se não somente ensinarmos, mas vivermos o que ensinamos, através de um testemunho vivo de fé, obediência e serviço à Deus, é que alcançaremos nossos alunos, e não apenas com palavras vazias, ditas conforme as circunstâncias. Mas com uma vida cotidiana vivida na virtude do Espírito Santo.

“Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, (...) sê forte e age.” (Esdras 10.4 – ARA).

Levantemos-nos diante de Deus, coloque-nos inteiramente em sua presença, assumindo compromisso de uma vida de fidelidade e santidade. E assim poderemos com propriedade ministrar uma aula com tão rico conteúdo:
“Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.”(Ml 3.18 – ARC)

Deus nos aperfeiçoe dia à dia, capacitando-nos para tão sublime missão.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
ØAssociar a necessidade da pregação do Evangelho, com estar apto para encontrar-se com Jesus, em Sua Volta, para arrebatar a Sua Igreja.

Para refletir
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Ap 3:11 – ARC)

Deus quer que sempre estejamos dispostos a guardar algo, pois nas Escrituras várias vezes Ele nos ordena a isso. Ele quer que tenhamos um compromisso com a Sua Palavra, e que a obedeçamos custe o que custar.


Texto Bíblico: Mt. 24:1-14.

Introdução
     A maior esperança de todo cristão genuíno é a volta do seu Senhor, o grande Dia do Arrebatamento da Igreja, onde todos os cristãos que verdadeiramente serviram ao Senhor Jesus Cristo com inteireza de coração, com compromisso, fervor e sinceridade subirão aos céus para o encontro com o Mestre nas nuvens.
     Essa é a maior esperança de todo aquele que tem se esforçado para viver uma vida de santidade e prática da Palavra de Deus. E é esse sentimento chamado esperança que deve estar sempre presente no coração de cada servo de Deus. A esperança do Dia em que por uma vez por todas estaremos com o Senhor por toda a eternidade.
    

A primeira Vinda de Jesus
Essa sim é a correta esperança, não a esperança desse mundo, nas coisas desse mundo, pois esse mundo passa, mas aquele que faz a vontade deDeus permanecerá para todo sempre (1 Jo 2:17). Se esperarmos somente pelas coisas deste mundo seremos os mais miseráveis de todos (1 Co 15:19).
    
E é assim que muitos cristãos estão vivendo, uma vida espiritualmente miserável onde suas esperanças somente baseam-se  nas coisas desse mundo. Na maioria das vezes são ensinados assim e não tiveram um encontro com a verdadeira plenitude de servir a Cristo vivendo nesta terra, mas priorizando o Céu. Em muitos cultos o que vemos são ensinamentos materialistas, pregações que se baseam somente nas coisas desta vida, futilidades e vaidades e assim o povo que tem fome de Deus passa a se alimentar de “palha seca” não tendo assim a sua esperança real alimentada.
 
Em muitas igrejas o principal assunto é festividade, finanças, prosperidade, música, show, entretenimento e coisas desse tipo, fazendo com que a Casa de Oração se transforme em covil de salteadores e um bom lugar para encontrar ou fazer amigos. Infelizmente temos visto muitos pastores renunciando seu ministério para ocupar encargos políticos e seculares, vemos também no meio da mocidade uma esperança distorcida daquilo que o Senhor Jesus nos prometeu (João 14:2), hoje dificilmente vemos um jovem cristão sonhando em ser um evangelista, ou um pastor, um pregador da Palavra de Deus, muitos querem ser músicos, cantores, instrumentistas, ou profissionais bem sucedidos, médicos e administradores, desejando o que está em evidência no mundo contando que Deus os abençoe em tudo o que eles escolherem para suas vidas e não priorizando fazer a vontade de Deus.
    
Essa estratégia de satanás é antiga, o nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou sobre ela na parábola do semeador (Mt 13:1-30), são os chamados espinhos (cuidados do mundo) que sufocam a vida espiritual dos crentes. O diabo tem atuado muito nessa estratégia nesses últimos dias e são poucos aqueles que estão apercebidos, existe uma pressão terrível do mundo para isso, motivações que são exclamadas em toda parte, na mídia, na sociedade e até de púlpitos por aí. São os espinhos que estão crescendo em toda parte e cabe a nós cortá-los para que as nossas raízes em Cristo possam se fortificar e para que cresçamos na graça e no conhecimento afim de que produzamos frutos. Uma planta ou árvore para crescer necessita que esteja livre e crescendo produza frutos.
Sobre os frutos João Batista nos adverte que a árvore que não der bons frutos será lançada no fogo (Mt 3:10). Portanto é necessário que o cristão tenha o seu coração livre para o Senhor Jesus, desimpedidos e sem preocupações seculares e sim com esperança da vinda do Senhor.
É por isso que o Senhor nos exorta dizendo:
“Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo”. (Mc 13:33).

O arrebatamento da Igreja e a Segunda Vinda de Jesus
"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem."(Mt. 24:36,39)

Todas às profecias já se cumpriram, faltando apenas algumas pessoas ainda serem salvas. Com referência à Marcos 13;10(evangelho pregado em todas às nações), considere que Paulo e Lucas, logo após a partida de Jesus aos Céus, pregaram o evangelho em toda à Ásia e parte da Europa (AT 19:10  "E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos").    Conclusão: se Paulo conseguiu pregar em dois anos para toda à Ásia e parte da Europa, sem Rede de Rádio, Redes de Televisões Internacionais, Internet, Panfletos, considere que se ainda há quem não ouviu o Evangelho, ainda poderá ser evangelizado no espaço de uma semana ou menos, utilizando-se da tecnologia hoje existente. Não falta mais nada acontecer.
O Arrebatamento da Igreja, só será percebido, porque milhões de pessoas desaparecerão da face da terra (os salvos). Cristo não será visível nesse momento para os que aqui ficarem, pois essa ainda não é a Segunda Vinda de Cristo à terra e sim o evento do Arrebatamento da Igreja, que durará Sete anos (sete anos com Cristo, fora da terra). Somente verão à vinda de Jesus, os Salvos, que serão arrebatados  (1TS 4:16) "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."     A Segunda Vinda de Cristo, só ocorrerá após sete anos de Arrebatada à Igreja (7 anos de governo diabólico na Terra).
Após terem se passado 7 anos do Arrebatamento da Igreja por Jesus Cristo (primeiros 3 anos e meio de aparente paz e após 3 anos e meio de muita tribulação aqui na terra), ai sim ocorrerá a Segunda Vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo à Terra. Todo o Olho o verá vir em grande glória. Haverá sobre Israel, uma Jerusalém Celestial, onde estarão os salvos, juntamente com Cristo, que nesse momento iniciará 1000 anos de governo sobre toda à Terra.O diabo será preso por mil anos (Ap 20:2) "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente,que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." tempo, todos que estiverem na terra, conhecerão à Cristo e terão chance de salvação. Ainda haverá o livre arbítrio para os que sobreviveram da grande tribulação. Muita paz reinará sobre a terra.

O Milênio
 No fim dos mil anos, o diabo será novamente solto sobre à terra (um breve tempo) e muitos ainda se perderão e irão para o inferno, pois a carne prima pelo prazer, mesmo momentâneo. (Ap 20:7,10) "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, "E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta eo falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”

O coração do homem, mesmo sob o governo perfeito de Jesus Cristo, pode mostrar-se "não convertido" e com isso podemos ver que o homem não salva a sí mesmo, pois nossa natureza é pecaminosa.
Completados os mil anos, os não salvos mortos em todas às épocas, desde o início do mundo, serão ressuscitados e julgados diante do grande Trono Branco. Só os não salvos serão ressuscitados. Os salvos, já estarão com Jesus. (Ap 20:11,15)"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte eo inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.Esta é a segunda morte."E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."
O Salvos, já estaremos para sempre com Jesus Cristo, na presença do Deus Eterno e com prazeres nunca gozados pelo homem  (AP 22:5) "E ali não haverá mais noite,e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre."

Já os que não foram salvos, estarão para sempre com o diabo e os seus anjos no lago de fogo e enxofre (Mt 25:41) "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;"


Conclusão
A Igreja, que nasceu de Cristo, e tem o dever de procurar e encontrar o ser humano, de modo particular, no caminho do sofrimento. O convite de Jesus foi bem exigente: "Quem quiser me seguir, tome a sua cruz e me siga" .
Precisamos reviver, hoje, com renovado ardor missionário e com uma nova mentalidade, essa mesma aventura missionária em nossa sociedade: na família, na comunidade, nos grupos de reflexão, até nos lugares mais distantes do mundo ainda não evangelizados.

Despertemos e anunciemos o Evangelho, para que na Vinda do SENHOR nos apresentemos a ELE levando o fruto de nosso trabalho.

“Posso tendo as mãos vazias com Jesus eu me encontrar, quantas almas poderia ao SENHOR apresentar?”(nº 18 – Harpa Cristã)


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário