sexta-feira, 13 de junho de 2014

LIÇÃO 11 – JESUS, O AMIGO DAS SURPRESAS

Texto Bíblico: Lucas 24.13-35


Ao Mestre
Prezado (a) postarei algumas informações acerca do estado emocional dos dois discípulos de Emaús, para que inteirado do assunto possa transmitir aos pequenos com mais segurança.

Lucas descreve sobre a confusão e o desespero que se abateu sobre os discípulos de Jesus após a sua morte, antes da noticia de Sua ressurreição. Quando Lucas menciona: “E eis que... iam dois deles” (cf. v.13), esses dois discípulos não era dos doze, mas do circulo mais amplo dos que seguiam a Jesus.
“... no mesmo dia...”(v.13), ou seja , no dia da ressurreição, esses dois (Lucas identifica apenas um, Cleopas, que também não se sabe nada sobre ele) estavam a caminho de uma aldeia, denominada Emaús, que distava cerca de 11 km de Jerusalém, hoje é denominada de Kolonieh.
Enquanto caminhavam eles falavam dos acontecimentos da crucificação de Jesus, do relato das mulheres que afirmavam que Jesus havia ressuscitado e da noticia (mentira) que estava sendo divulgada de que “os discípulos de Jesus haviam roubado o seu corpo para dizerem que Ele ressuscitou”. Esses dois discípulos tentavam dar sentido a uma confusa mistura de fatos, relatos e a seus próprios sentimentos pessoais, quando Jesus se apresentou a eles.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Jesus sempre está presente em meio aos nossos momentos de tristezas, ou problemas. Ele jamais nos deixa sozinhos.


Frase do dia
EU CONHEÇO A VOZ DO MEU AMIGO JESUS

Como poderemos conhecer a voz de Jesus?
Prezado (a) não subestime a capacidade dos pequenos. Eles precisam entender como poderão conhecer a voz de Jesus. A frase acima nos diz “A voz de meu amigo Jesus”. Explique a eles que para sejamos amiguinhos de Jesus, precisamos conhecê-Lo e obedecê-Lo, e para isso, devemos estar familiarizados com a Palavra de Deus, que saiu de Sua boca, assim quando Ele falar a nós ou nos guiar (é claro que Deus fala a nós de forma que possamos entender a verdade) iremos compreender. Apesar de poder falar de forma audível às pessoas, Ele fala principalmente através de Sua Palavra. Ao aplicarmos o que ouvimos ao nosso viver podemos aprender a reconhecer Sua voz.


Memória em Ação
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”(Jo 10.27 – ARC)

Amplie o desenho abaixo e escreva o versículo para memorização dos pequenos.


Explorando a Bíblia
Vocês se lembram crianças, de que o Senhor Jesus para nos salvar morreu na cruz e ressuscitou?
Então...  Naquele mesmo dia em que Jesus ressuscitou, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que ficava não muito longe de Jerusalém.
Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido.
Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles O reconhecessem.
Então Jesus perguntou:
— O que é que vocês estão conversando pelo caminho?

Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse:
— Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?
— O que foi? —perguntou Ele. - Eles responderam:
— O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, Ele era muito sábios em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse Ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo Dele, e voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que Ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus.

Então Jesus lhes disse:
— Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.

E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam Dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com Ele para que ficasse, dizendo:
— Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. - Então Jesus entrou para ficar com os dois.

Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas Ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro:
 — Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando Ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?

Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam:
— De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!

Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando Ele havia partido o pão. Enquanto eles estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!

Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
Mas Ele disse:
— Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.

Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés.
Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados.

Então ele perguntou:
— Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse:
 — Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.

Então Jesus deu sabedoria a eles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
— O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em Nome Dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder do Espírito Santo de cima venha sobre vocês.

Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou.
Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E passavam o tempo todo no pátio do Templo, louvando a Deus

Prezado (a) enfatize aos pequenos que Jesus sempre nos surpreende com sua Presença, nos alegrando e realizando milagres em nosso meio, pois Ele nos ama e quer que sejamos felizes.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
·         Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário