sábado, 26 de julho de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 04 - MELHOR QUE OURO (PRÉ-ADOLESCENTES)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1- Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2- Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4 – Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefonema ou rede sociais.
5- É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o assunto a ser estudado será sobre a importância de termos sabedoria dada por Deus.
- Iniciem o estudo da lição mostrado  o valor da verdadeira sabedoria;
- Mostre também aos seus alunos a diferença existente entre a sabedoria secular da espiritual.
- Para esta lição sugerimos uma das duas dinâmicas: “Sabedoria” ou “Escolha seu presente”.

Desejamos que esta aula traga grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Sabedoria
Material: Copo, Pequena bacia, água, um frasco de perfume.
Objetivo: Levar os alunos a buscar a sabedoria divina.
Desenvolvimento: Diga, hoje iremos falar da sabedoria. Esta palavra significa saber o que é o melhor para fazer e dizer. Deus nos promete dar-nos sabedoria se a pedirmos. Observem o que irei fazer para descobrirem que palavra descreve a forma pela qual Deus nos dá sabedoria.
- Esparja um pingo de desodorante e peça aos seus alunos para sentirem o perfume. Depois esparja uma quantidade maior e peça novamente para aspirarem.
- Peça aos seus alunos para observarem enquanto você coloca uma pequena quantidade de água no copo. Depois coloque uma grande quantidade de água, de forma a encher.
Importante: Coloque o copo sobre a bacia para conter a água derramada.
Pergunte: Dentre as ações que acabo de realizar, quais podem ser consideradas mais satisfatória? (Permita respostas.)
Por quê? Muito bem, quando aspergi pouco perfume, quase não dava para sentir seu perfume, mas quando coloquei bastante, vocês conseguiram sentir o cheirinho gostoso e puderam desfrutá-lo. Se eu tivesse dado este copo com pouca água para alguém que estivesse com muita sede, possivelmente a pessoa seguiria com sede, não é verdade? Mas quando enchi o copo talvez até sobrasse um restinho de água nele!
Escutem o que a Bíblia diz a respeito da promessa de Deus de nos dar sabedoria. Leia Tiago 1:5 em voz alta. O que devemos fazer quando necessitamos de sabedoria? Isso mesmo, devemos pedi-la a Deus. Será que Ele no-la dará só um pouquinho? Ele nos irá dar muita sabedoria.

Por Danúbia
Adaptação da Dinâmica: Escriba Digital


Dinâmica: Escolha seu presente
Material:
Duas caixas. Uma maior outra menor. A caixa maior deve estar embalada de forma bonita e a caixa menor deve ser embalada com um papel de aspecto desagradável.
Objetivo:
Refletir sobre nossas escolhas. Valorizar mais aquilo que Deus nos oferece.
Desenvolvimento:
Coloque alguns bombons na caixa menor e sem aparência, junto com os bombons coloque também as palavras SABEDORIA DIVINA, e na caixa maior e mais bonita escreva em um papel as palavras: PRAZERES MUNDANO: CONDENAÇÃO. Convoque os seus alunos a escolher uma das caixas como presente.
Mostre aos seus alunos que ao longo da vida passamos por diversos momentos em que nos vemos confrontados a fazer uma escolha. Tomar uma decisão sobre aspectos importantes e que poderão modificar o rumo das coisas. Escolhas que podem ser pessoais, profissionais, familiares. Mas,  às vezes é difícil decidir. São inúmeros dilemas que surgem ao longo de uma vida, tais como: qual profissão escolher, amigos, namorar, casamento, ter filhos, viajar, trabalhar, ir a igreja ou se divertir, estudar ou ficar em casa. A dificuldade de decidir está diretamente relacionada com a importância e com o possível impacto que essas escolha provocam em nossa vida. São situações que geram dúvidas e incertezas. Como decidir sobre algo tão importante? Mas, e se não for a melhor decisão? E se eu me arrepender?

Leia Tiago 1:5 “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. Deus hoje lhes oferece um maravilhoso presente: Sabedoria. Ela te ajudará em suas decisões e escolhas. Por isso orem dizendo: “Senhor dê-me sabedoria para tomar decisões e fazer escolhas corretas”. 

Adaptação da Dinâmica: Escriba digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/07/dinamica-da-licao-04-melhor-que-o-ouro.html#ixzz38ZdoVIGA

0 comentários:

Postar um comentário