sábado, 2 de agosto de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 05 - VIVER É FÁCIL, DIFÍCIL É CONVIVER (ADOLESCENTES)

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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: Viver é fácil, difícil é conviver
É importante que você trabalhe assunto da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.

Desejamos que esta aula traga grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivo:
Analisar nossas ações no âmbito familiar.
Material:
01 caixa, 01 tesoura, 01prego, 01 lixa, 01 chave, 01 cotonete.
Procedimento:
- Fale que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
 Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Dinâmica: Meu Lar
Objetivo: Entender a importância de um bom relacionamento no lar.
Material: Um folha de papel e uma caneta ou lápis.
Procedimento: Todos devem receber uma folha de papel e desenhar uma casa sem móveis ou qualquer acessório, somente uma lixeira desenhada fora da casa. Quando todos tiverem terminado o desenho, solicite que cada aluno analise, por alguns minutos, e escrevam dentro do desenho da casa os sentimentos e atitudes que deveriam levar para dentro do lar, escrevendo-os dentro do desenho. Os sentimentos e atitudes indesejáveis devem ser escritos dentro da lixeira.
Esses sentimentos e atitude devem estar escrito no seu lugar correto, pois são os mais importantes para uma casa, antes de entrar qualquer mobília. Se o mobiliário entrar antes de uma reflexão profunda dos sentimentos e comportamentos positivos e negativos que estarão dentro do desenho da casa ou fora da casa, muitos problemas e graves conflitos no relacionamento familiar poderão ser gerados.
 Destaque que alguns conflitos são inevitáveis, mas muitos podem ser solucionados com um bom diálogo e respeito mútuo. Deus quer que o jovem honre seu pai e sua mãe, não lhes faltando jamais ao respeito, seja por atos, seja por palavras. Ame sua família, não deseje mal a sua família, não fale mal de sua família. O lar cristão é lugar de paz e alegria, perdão e união. Quanto mais ajustado for este ambiente, mais fácil será o relacionamento dos seus componentes fora dele.
Se relacionar bem facilita a troca de idéias, serviços, interesses, informações, etc.
Pergunte aos seus alunos: De uma forma mais simples pense você em quantas vezes você ajudou um amigo, um parente ou colegas da escola mais próximos de você?
Agora pense nas vezes que você fez o mesmo por um estranho?
Para finalizar questione:
- O que você tem feito para melhorar a convivência no seu lar?
- Qual o tamanho da lixeira que está à porta de sua casa?

Autor: descomhecido
Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/07/dinamica-da-licao-05-viver-e-facil.html#ixzz39FGlzc74

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