sábado, 23 de agosto de 2014

LIÇÃO 08 – OUÇA E APRENDA!

Texto bíblico    2 Timóteo 1.1-6
 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,
 a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.
 Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia;
 e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo;
 trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti.
Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.

................................................
II Timóteo 
Comentário:
Esta segunda epístola a Timóteo foi escrita pelo apóstolo Paulo por volta do ano 68 d.C., do calabouço onde se encontrava chamado de "Prisão Mamertina", em Roma, no final do seu segundo aprisionamento. É conhecida como Epistola Pastoral, e foi endereçada a Timóteo, que dá nome a mesma.
Foi a última das treze epístolas de Paulo cronologicamente. Não muito antes do seu martírio.
Timóteo, é filho na fé do apóstolo Paulo que o discipulou e nesta oportunidade o escreve com o propósito de:
a) informar-lhe de seu aprisionamento;
b) desafiar Timóteo à firmeza e fidelidade na vida pessoal e no ministério;
c) pedir que Timóteo viesse a Roma o quanto antes (2 Tm 4:13, 21).
O tratamento dado pelo apóstolo a Timóteo, é a de amigo para amigo, sem nenhum tratamento sistemático, tratando dos assuntos movimentando-se para a frente e para trás entre as idéias que apresenta.
Na leitura e meditação desta carta, observamos o esboço a seguir que muito nos auxilia na compreensão de todo o texto:
1. INTRODUÇÃO (1:1-5)
2. EXORTAÇÕES A TIMÓTEO (1:6- 2:26);
2.1 Para firmeza no evangelho (1:6-18);
2.2 Para fidelidade no sofrimento (2:1-13);
2.3 Para fidelidade no ministério (2:14-26);
2.4 O perfil dos diáconos (3:8-16).
3. CONSELHOS A TIMÓTEO (3:1-4.8);
3.1 Sobre a apostasia (3.1-9);
3.2 Sobre a sã doutrina (3:10-17);
3.3 Sobre o ministério (4:1-5).
4. CONCLUSÃO
4.1 Previsão da morte (4:6-8);
4.2 Informação da situação (4:10-18);
4.3 Instruções a Timóteo (4:9,13, 19-22).
Igualmente à primeira epístola, o apóstolo Paulo exorta Timóteo a exercer o ministério que lhe foi confiado pelo Senhor com toda a dedicação, amor ezelo. São ensinos, com aplicação prática também em nossos dias, pelo que devemos estar atentos para o bom exercício do ministério pastoral à frente do rebanho do Senhor.
Fonte: Augusto Bello de Souza Filho 
..................................................


Objetivos  após a aula seu aluno deverá   entender a necessidade de cultivar
                   um  bom  relacionamentos com os mais velhos, bem como  
                   valorizar as relações de amizades, e  as demonstrações de afeto.

Introdução
A lição de hoje esta baseada em 2 Timóteo  1.1-6, trecho este da segunda carta que o apostolo Paulo envia ao jovem Timóteo.  O titulo “Ouça e aprenda” nos fala acerca do aprendizado que podemos adquirir ao passo que saibamos ouvir, é evidente que este “ouvir” não se refere apenas
a ouvir simplesmente mas tem o sentido de  obedecer.
Neste caso  Timóteo que foi grandemente abençoado  por saber ouvir, ou ate mesmo se deixar influenciar pelo apostolo Paulo.

..........................................
A Segunda Epístola a Timóteo é como é conhecida a segunda carta que o apóstolo S. Paulo redigiu a Timóteo.
Nesta segunda carta, o tema central desloca-se da comunidade de Éfeso para a relação pessoal entre Paulo e Timóteo. Foi escrita, na prisão, em Roma, provavelmente no ano 67 d.C, pouco antes da morte do Apóstolo.
Próximo de seu martírio, Paulo deseja rever Timóteo e o exorta a manter-se perseverante, mesmo que para isso seja necessário sofrer por causa do Evangelho.
Foi provavelmente a última epístola de Paulo, em ordem cronológica. O trecho "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (II Timóteo 4:6-7) mostra a visão do apóstolo sobre sua trajetória de vida cristã.
Fonte: Wikipédia
......................................

I - Seguindo os bons
Com o ditado popular  “diga me com quem andas e eu te direi quem tu és”  a lição nos fala acerca da influencia que algumas pessoas exercem sobre outras. Em especial  a boa influencia que o jovem Timóteo teve de sua mãe e avó.
Infelizmente nos  dias atuais  não vemos os jovens tendo mais interesse em ouvir, ou se deixar influenciar pelos de  mais idade, aqueles que possui mais experiência de vida.
Um exemplo bíblico disto  vemos na passagem em  Roboão filho de Salomão logo ao assumir o trono não buscou pelos conselhos dos mais velhos, ao contrario, desprezou os  antigos conselheiros de seu pai, e se consultou com os jovens de sua idade, seus amigos, estes as quais  lhe deram maus conselhos.

Bem é verdade, que na atual inversão de valores há pessoas que apenas causam danos a outras pela sua  má conduta.
Por isso devemos ter sim o desejo, e a humildade de saber ouvir, mas antes de tudo devemos observar vem aqueles  as quais ouvimos, devemos fazer como o Salmista:
“Bem-Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios
...........................................

O homem é um ser criado por Deus para viver junto aos seus semelhantes; ele necessita viver em comunidade, em comunhão com outros homens; ele não vive e não pode viver isolado das outras pessoas, pelo contrário, os homens desejam viver juntos uns dos outros, e ter uma vida em sociedade; e eles seguirão a outros homens, estando em suas companhias.
A palavra de Deus diz: “Bem-Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios”; e em Provérbios 4.14, afirma categoricamente: “Não entre pelas veredas dos ímpios, nem ande no caminho dos maus”. Salomão, escritor de Provérbios, nos trata aqui como um pai dando conselhos ao filho, como alguém que nos ama e deseja nos alertar para fugirmos do mal.
Ele ordena: não entre! Não ande pela vereda dos ímpios! Ele não fala: “Olha, eu vou com você até ali, para dar uma 'espiadinha' no caminho no qual você anda e tem andado”.
A palavra de Deus nos diz através de Salomão, o pregador, o homem de sabedoria: Meus filhos, não entrem pelas veredas dos ímpios, nem andem no caminho dos maus, mas evita-o; alertando-nos a afastar-nos dele, não passando por ele; nem pisando nele; desvia-te dele e passa de largo.
A exortação é para não passarmos pelo caminho dos pecadores, é não trilharmos esse caminho, é desviar-nos e não sentirmos o menor desejo de aproximar-nos dele. Devemos evitá-lo, passar longe, dar a volta, passar ao largo, afastar-nos definitivamente.
É assim que muitos se arriscam a experimentar a iniqüidade, a "flertar" com o pecado, ao experimentar drogas, o cigarro, o álcool; saiba que estes caminhos levaram muitos à destruição. O escritor de Provérbios diz-nos que, conhece o homem o caminho ímpio, portanto, afasta-se dele.
Voltando ao Salmo 1, a palavra de Deus vai nos dizer:“Bem-Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
 É algo interessante o qual não devemos fazer, mas que começamos a fazer, pois, primeiramente, o homem anda no caminhos dos ímpios, depois se detém, para enfim, assentar-se tranqüilamente.
Há uma progressão para uma vida daquele que anda no pecado. Começa com uma simpatia por aquela pessoa, para depois se envolver com o pecado, e desviar-se dos caminhos do Senhor.
Fonte: http://tabernaculobatista.blogspot.com

II-Paulo, o exemplo.
"São" Paulo, biblicamente conhecido como Paulo de Tarso, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo") é considerado por muitos cristãos como o mais importante discípulo de Jesus e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do Cristianismo nascente.
Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47). Paulo, assim comos os outros Verdadeiros Apóstolos, também teria visto Jesus Cristo (Atos 9:17, I Coríntios 15:8, dentre outros textos). Paulo era um homem culto, pois era fariseu seguidor de rabi Gamaliel. Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura, considerando-se que em sua maioria era de pescadores. A língua materna de Paulo era o grego. É provavel que também dominasse o aramaico.
Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo.
Foi a mais destacada figura cristã a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão e dos estritos hábitos alimentares tradicionais judaicos. Esta opção teve a princípio a oposição de outros líderes cristãos, mas, em consequência desta revolução, a adoção do cristianismo pelos povos gentios tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição.
Fonte: wikipédia
.........................................................

Sobretudo dentro do contexto da  lição, temos que observar o bom procedimento de Paulo, pois deste os tempos do antigo testamento, era normal os mais jovens serem vistos como inesperientes, a qual  por veses não eram levados em conta pelos mais  velhos.
Porem aqui vemos  Paulo, que não age assim em ralção a timoteo, ao contrario, Paulo pela sua  experiencia viu que Timoteo possuia muito potencial para trabalhar na obra de Deus, Paulo conhecia todas as fraquezas que Timoteo, mas conhecia bem mais Aquele que era poderoso para o aperfeiçoar.
Pelas palavras de Paulo nesta segunda carta,e como ja afirmamos acima, a sua ultima carta; vemos que Paulo proximo da sua partida esta “passando” a continuidade de seu minsiterio ao jovem  e discipulo Timoteo.
Certamente que Paulo conhecia as qualidades de seu filho na fé, sobre tudo a sua qualidade de Ouvir e Aprender.
A educação espiritual de timoteo iniciou-se com a sua avo e mãe, e certamente elas não teriam exito se Timoteo não fosse um bom ouvinte.

III- Olhe bem em volta
Quantoa este tópico da lição, creio ser necessário uma contextualização com a realidade de seus alunos, ainda mais no que se refere a pessoas.
Pois muitos jovens e  adolescentes não tem a mesma oportunidade que Timóteo teve, a boa influencia de sua mãe e avo e posteriormente de uma grande  mestre Paulo.
Mais isto não significa que não devam procurar em pessoas idôneas boas obras as quais devem ser imitadas, quão maravilhoso seria se os pais, parentes,de seus alunos pudessem contar com os seus como bons exemplos de vida.
Na ausência deste  o adolescente busca referencia em alguém,  quem sabe professor,  você mesmo sem saber é referencia de algum aluno, é preciso ser exemplar em tudo.

Conclusão
De fato Timóteo se tornou um grande líder, pois Ouviu e aprendeu.
Se fizemos desta mesma forma, certamente produziremos muito na obra de Deus,
Na nossa vida particular seremos mais do que vencedores, pois não nos deixaremos  levar pelos mais conselhos, mas pela boa influencia de pessoas sabias.

Colaboração para Portal Escola Dominical -  Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário