sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 06 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÕES DE PESSOAS (JOVENS E ADULTOS)

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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seu aluno (a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Para a verdadeira fé não há acepção de pessoas”.
-Inicie a sua aula fazendo a seguinte pergunta: Por que existe acepção de pessoas na igreja? Ouça cada resposta.
- Aponte a escolha de Deus pelos pobres aos olhos do mundo.
- Destaque o ensino de Tiago de que a verdadeira fé não faz acepção.
- Conscientize seus alunos de que o amor exige de nós ações verdadeiras, sinceras, e não apenas vãs palavras religiosas.
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Para esta aula você pode usar a dinâmica “Cuidado com a discriminação” ou “O intruso”
Desejamos que esta aula se portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Cuidado com a discriminação
Objetivo:
Refletir sobre o problema da discriminação.
Material :
Texto: O Bom Samaritano.
Desenvolvimento:
O professor deve fazer cópias do texto “O Bom Samaritano” e distribuir para cada aluno. Logo após, pedirá a todos que leiam silenciosamente grifando os pontos principais, fazendo em seguida um comentário o que leu. Após os comentários haverá uma discussão em grupo em torno do assunto. Finalizando, o professor deverá ler o texto bíblico de Atos 10.34, “Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”, e questionar: devemos seguir o mesmo exemplo?
Discussão em Grupo:
- Dê a sua opinião pessoal sobre o comportamento de cada personagem da parábola: a vítima, o levita, o sacerdote e o samaritano.
- Você já discriminou alguém ferido fisicamente deixando até de socorrê-lo?
- Você já deixou de socorrer alguém ferido emocionalmente por discriminá-lo?
- Você acha que se o homem ferido fosse de uma classe social elevada teria sido desprezado?
- O samaritano renunciou muitas coisas para socorrer o ferido.
Comente sobre aquela que é mais importante para você.
- A prática de não fazer acepção é uma obrigação ou uma opção?
- Como você tem praticado isso?

Texto para reflexão: O bom samaritano
“Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância 32. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.  No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver” (Lucas 10.30-35).

Esta versão por Escriba Digital

Dinâmica: “O intruso!”
Objetivo:
Fazer uma boa reflexão sobre exclusão e rejeição.
Material:
Uma classe com pelo menos 8 alunos
Procedimento:
Se o seu grupo for pequeno, você pode fazer com todos, mas se for um grupo maior, convide dez deles para fazerem essa dinâmica.
Escolha entre cinco a sete alunos para formar um círculo apertado, entrelaçado ao centro da sala, e um aluno para tentar penetrar no grupo, da melhor maneira que achar possível, como por exemplo:
- pode dialogar com eles pedindo para entrar no grupo;
- pode tentar forçar a entrada;
- pode fazer uma surpresa para um componente do grupo oferecendo chocolate, presentes para que ele dê acesso ao grupo;
- pode trocar favores;
  etc.
Discussão em Grupo:
Após alguns minutos de tentativas, ver a reação do grupo, se cedeu de alguma forma ou não cedeu. Procurem discutir:
1. Quais os sentimentos despertados quando não somos aceitos pelo grupo?
2.  O que leva um grupo a não aceitar uma pessoa e aceitar outra?
3. Se alguém cedeu e aceitou, o que motivou a aceitação ao grupo? Foi pelo que a pessoa é ou pelo que fez ou ofereceu?
4. Como evitar a exclusão entre eles e como eles devem se integrar e interagir melhor uns com os outros, sem discriminar ninguém?
Reflita com eles sobre a acepção de pessoas e discriminações, leiam e reflitam sobre os textos bíblicos (Pv 28:21a; Dt 10.17; At 10.34; Tg 2.1; Tg 2.9; 1Pe 1.17).

Autor: Desconhecido

Adaptação da Dinâmica: Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/08/dinamica-da-licao-06-verdadeira-fe-nao_3.html#ixzz39pJB2soT

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