sábado, 6 de dezembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - IOGA, PRÁTICA RELIGIOSA DISFARÇADA (JUVENIS)

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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – O Tema de estudo da lição 10 será: “Ioga prática religiosa disfarçada”.
- Mostre que na comunhão com Deus já temos alivio.
- Explique alguns enganos da Ioga a luz da Bíblia.
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “Equilíbrio Interior”.

- Para iniciar, sempre é bom saber o que os alunos conhecem sobre o tema – Ioga.
Observem o que eles falam.
- Depois, apresentem informações sobre a Ioga de acordo com os pontos abaixo:
O que é Ioga
Método de relaxamento e meditação
Prática espiritualista do misticismo oriental


Técnica de hatha: método religioso
Prahriti: pessoa encarcerada em seu corpo
Carma
Utilização no ocidente
- Em seguida, apresentem quais os argumentos que os Iogues utilizam para convencer alguém a praticar Ioga(vejam na página 71 no item “os enganos da Ioga”).
- Posteriormente, lancem a pergunta:
Por que os cristãos devem evitar a prática da Ioga?
Então, apresentem as 05 ideias e refutações contidas nas páginas 71 e 72.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Equilíbrio Interior”.

Dinâmica: Equilíbrio Interior
Objetivo:
Refletir sobre os problemas emocionais e de estresse.
Enfatizar que somente em Deus podemos ter uma vida de equilíbrio.
Material:
Cartolina
Nomes digitados: Ansiedade, Estresse, Problemas emocionais, Fobias, Síndrome do Pânico, Depressão etc.
Cola
01 Bíblia
Observação: colar os nomes mencionados acima na cartolina, cortar em tiras e formar um círculo com cada uma delas.
Procedimento:
- Escolham 01 aluno e falem apenas para ele que vocês vão colocar no braço esquerdo vários nomes; ao serem pendurados, ele deve começar a movimentar o corpo para a esquerda, como se estas palavras estivessem pesando bastante.
 - Falem: A ansiedade, o estresse e problemas emocionais trazem como consequência doenças da alma, como: Fobias, Síndrome do Pânico, Depressão. É lógico que o corpo também sofre as consequências deste desequilíbrio.
À medida que vocês falarem façam o que foi orientado acima.
- Perguntem para o aluno e para a turma:
Mas o que está acontecendo com você?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: As nossas ocupações, a correria do dia a dia, a pressão para realizar tarefas deixam as pessoas assim, em desequilíbrio. Muitas pessoas procuram o equilíbrio de diversas formas, dentre uma delas a prática da Ioga. Mas, nós cristãos não devemos nos apropriar de dessa técnica religiosa pagã.
- Agora, apresentem 01 Bíblia e coloquem na mão direita do aluno.
- Falem: Vejamos o que a Bíblia nos afirma sobre isto.
O aluno deve voltar a posição de equilíbrio, à medida que os versículos abaixo forem lidos:
 “ Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”(1 Pedro 5.7).
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mt 11. 28 a 30).
 “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”(Mateus 6:25-26).
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”(Filipenses 4:6).
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”(Filipenses 4:8).
- Para concluir, falem: O equilíbrio nós temos observando o que a Palavra de Deus nos ensina! A comunhão com Deus, a paz que somente Ele nos dá, a presença do Espírito Santo que mora e está em nós, a meditação na Palavra de Deus, a oração são requisitos para uma vida equilibrada.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Autora: Sulamita Macedo

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/12/dinamica-da-licao-10-ioga-pratica.html#ixzz3L8HSfBAB

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