sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

LIÇÃO 12 – SIRVO A UM DEUS DE AMOR

Texto Bíblico: Atos 9.1-19


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus quer que fazemos algo para ajudar a outras pessoas, pois é através de nós que as pessoas podem ser ajudadas.


Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS PORQUE ELE ME AMA


Memória em ação
“Irmãos, sabemos que Deus os ama e os escolheu para serem Dele..” (1 Ts 1.4 - NTLH)


Explorando a Bíblia
Os chefes dos judeus perseguiam os cristãos de Jerusalém. Um dos principais perseguidores era um moço chamado Saulo. Um dia Saulo viajou para prender uns crentes em uma cidade chamada Damasco.

Em sua viagem a Damasco para procurar e aprisionar cristãos, uma luz brilhante muito forte vinda do céu  o derrubou ao chão.

Jesus lhe fala:
— Saulo, Saulo, por que você me persegue?
— Quem é o senhor? perguntou ele.
A voz respondeu:
— Eu sou Jesus, aquele que você persegue. Mas levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que deve fazer.

Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados sem poder dizer nada. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então eles o pegaram pela mão e o levaram para Damasco.

Ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada. Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando:
 — Ananias! Ele respondeu:
 — Aqui estou, Senhor!

E o Senhor lhe disse:
— Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo.

Ananias respondeu:
 — Senhor, muita gente tem me falado a respeito desse homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os que crêem no Senhor. E agora ele veio aqui a Damasco com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que te adoram.

Mas o Senhor disse a Ananias:
—Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel. Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa.

Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse:
 — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo.

No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado; depois ele comeu alguma coisa e ficou forte como antes.
E começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo:
— Jesus é o Filho de Deus.


Ao render-se Saulo inteiramente ao convincente poder do Espírito Santo, viu os erros de sua vida e reconheceu a amplitude dos reclamos da lei de Deus. Aquele que fora um orgulhoso fariseu, confiante na justificação por suas boas obras, curvou-se então perante Deus com a humildade e simplicidade de uma criancinha, confessando sua indignidade e pleiteando os méritos de um Salvador crucificado e ressurgido. Saulo ansiava por entrar em inteira harmonia e comunhão com Deus; e na intensidade de seu desejo de perdão e aceitação, elevou ferventes súplicas ao trono da graça, e assim foi salvo.

 Na historia de Saulo temos  uma revelação do amor de Deus. É exatamente isto o que a graça de Deus faz em toda parte: amar os desamoráveis, buscando aqueles que estão correndo em direção ao erro.
Deus nunca deixa de nos amar. 


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – Editora HAGNOS/APEC – Edição 2003
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Histórias Bíblicas para Adoração Infantil


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário