sábado, 27 de dezembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 13 - BOM É TER AMIGOS (ADOLESCENTES)



,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Hoje estamos estudando a última carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a carta endereçada a Filemom.
 - Em seguida, trabalhem as seguintes perguntas:
Quem era Filemom?
Um homem rico, senhor de escravos, membro da Igreja de Colossos
Qual o objetivo da carta?
Convencer Filemom a perdoar Onésimo, seu escravo que havia fugido para Roma, recebendo-o como irmão.
Por que Paulo pediu para que houvesse este perdão?
Onésimo converteu-se através da mensagem pregada por Paulo
O que aconteceu com Onésimo?
Volta para falar com Filemom, levando a carta, em companhia de Tíquico, um cooperador de Paulo
 - Depois que vocês trabalharem estas respostas, façam uma encenação desta situação:
Onésimo com correntes simbolizando um escravo, corre e se esconde.
Paulo encontra Onésimo, fala do amor de Deus para ele, que aceita o evangelho e fala da sua situação de fugitivo.
Paulo escreve a carta.
Onésimo retorna.
Desfecho: O perdão de Filemom a Onésimo, Filemom retira as correntes e abraça-o aceitando de volta como irmão em Cristo.
- Falem: Aqui vemos uma demonstração de companheirismo, amor, amizade de Paulo por Onésimo. Depois, falem sobre os laços de amizade, a importância de ter amigos e refletir sobre as influências positivas e negativas desses relacionamentos.
- Agora, utilizem a dinâmica “Árvore dos Amigos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Árvore dos Amigos
Objetivo: Refletir sobre os laços de amizades e as consequências positivas e negativas desses relacionamentos com os amigos.
Material:
01 desenho de um tronco de uma árvore
Desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno
01 rolo de fita adesiva
01 tubo de cola
Desenho de fruto para cada aluno
01 cesta
Procedimento:
- Apresentem um desenho de um tronco de uma árvore.
- Falem que vocês precisam montar uma árvore dos amigos. O que está faltando?
Aguardem as respostas. Certamente, vão dizer que faltam as folhas, os frutos, os nomes dos amigos.
- Então, entreguem o desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno e solicitem que escrevam o nome deles.
- Depois, cada um deve colar estas folhas formando a copa da árvore.
- Agora, falem: Agora, sim nossa árvore da amizade está quase pronta. Faltam os frutos!
- Então entreguem o desenho de fruta para cada aluno e peçam para que escrevam nele os resultados de suas amizades.
- Agora, recolham os frutos utilizando a cesta, leiam o que foi escrito e depois colem os frutos na árvore. Pode haver frutos bons e ruins. Aproveitem e trabalhem cada ponto levantando.
- Para concluir falem sobre a amizade e o cuidado de Paulo com Onésimo e depois leiam Pv 17.17 “Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Autora: Sulamita Macedo.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/12/dinamica-da-licao-13-bom-e-ter-amigos.html#ixzz3N8HJilU9

0 comentários:

Postar um comentário