sexta-feira, 16 de outubro de 2015

LIÇÃO 03 – O LIVRO DE DEUS DURA PARA SEMPRE

Ao Mestre
Os nomes mais comuns que a Bíblia dá a si mesma são: Escrituras (Rm 1.2); Livro do Senhor (Is 34.16); A Palavra de Deus (Hb 4.12). Como Livro Divino, a definição canônica da Bíblia é: A revelação de Deus à humanidade.
No Antigo Testamento, palavra no hebraico é dãbhã, que se traduz como Palavra de Deus, é usada 349 vezes para designar alguma comunicação divina provinda da parte de Deus aos homens, na forma de mandamento, profecia, advertência ou encorajamento.
A forma usual é “a Palavra de Yahweh veio a ...”, ainda que algumas vezes a Palavra de Deus seja vista como visão (Is 2.1; Jr 2.38; 38.21) A Palavra de Yahweh (que quer dizer SENHOR no hebraico), é uma extensão da personalidade divina, investida de autoridade, e deve ser ouvida tanto pelos anjos como pelos homens (Sl 103.10 e Dt 12.32). A Palavra de Deus permanece para sempre (Is 40.8), e uma vez proferida não pode deixar de ser cumprida (Is 55.11). É também usada como sinônimo da Lei (Toráh), de Deus, em Sl 119, onde a referencia é a mensagem escrita e não falada da parte de Deus.
Em o Novo Testamento, palavra geralmente se traduz por dois termos: Rhema e Logos.
A Bíblia foi escrita originalmente em Hebraico (Antigo Testamento) e Grego (Novo Testamento). Os livros de Ester e Daniel foram escritos em Aramaico, que foi o idioma trazido do cativeiro babilônico. A Bíblia originalmente foi escrita em dois tipos de materiais: Papiro e Pergaminho.
Os livros da Bíblia eram escritos em forma de rolos que variavam de dois a doze metros. Esses rolos eram tiras enroladas em cabos de madeira para facilitar o uso. Cada livro da Bíblia era um rolo separado.
O vocábulo Bíblia não se acha no texto das Sagradas escrituras. Vem do grego (que é a língua original do Novo Testamento). É derivado do nome que os gregos davam a folha preparada para receber a escrita – BIBLOS.
Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado biblion, e vários rolos eram chamados bíblia. A palavra Bíblia significa literalmente coleção de livros pequenos. Com a invenção do papel desapareceram os rolos, e a palavra biblos deu origem a livro, como se lê em biblioteca, bibliografia, etc.
E porque as Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra Bíblia, sendo um plural, passou a ser singular, significando o Livro por excelência. Foi João Crisóstomo, patriarca da Alexandria no século IV, quem primeiramente chamou de Bíblia as escrituras Sagradas.
Diversidade de escritores, épocas e locais 
Deus é o autor da Bíblia por excelência, e o Espírito Santo, seu real intérprete. 
Embora Deus seja o genuíno autor da Bíblia, inspirou cerca de 40 homens para escrevê-la.
Esses homens tinham diferentes atividades, viviam distantes uns dos outros, tinham estilos e características distintas e eram provenientes de três continentes. O trabalho de todos levou pelo menos uns 1.500 anos - de Moisés ao apóstolo João. 
Independente dessas circunstâncias, na Bíblia há um só plano, que de fato mostra que há um Único Autor divino, guiando os humanos. Isto é o que garante a unidade da revelação bíblica.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa crer que a Bíblia não é um livro comum. Sua veracidade e atualidade demonstra ser de origem divina e portanto, infalível em seus conselhos para todas as áreas da vida humana.

Texto Bíblico: Jr 36.1-32

Para memorizar:
“Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.” (1 Pe 1.25 - NVI)

Aprendendo a Bíblia
No quarto ano em que Jeoaquim, filho de Josias, reinou em Judá, o Senhor Deus chamou o profeta Jeremias e lhe disse:
_ Jeremias, pegue um rolo, um livro e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje. O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles.
Jeremias foi um profeta muito usado pelo Senhor. Escolhido por Deus.
Então, Jeremias chamou Baruque, e ditou tudo o que o Senhor o tinha dito, e ele escreveu num rolo
Jeremias falou: 
_ Eu estou proibido de ir ao Templo. Mas quero que você vá, quando o povo lá estiver. Leia o rolo em voz alta, de modo que eles escutem tudo o que o Senhor Deus me disse e que eu ditei a você. Faça isso de maneira que o povo e também os que vierem das cidades de Judá possam ouvir. Pode ser que assim eles orem a Deus e abandonem os seus maus caminhos, pois o Senhor está furioso e muito irado com este povo.
Então Baruque leu no pátio do Templo as palavras do SENHOR, exatamente como o profeta Jeremias havia lhe mandado.
No nono mês, do quinto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, em Judá, o povo se reuniu na Casa do Senhor, para estarem diante de Deus. Estavam reunidos todos os que viviam em Jerusalém e todos os que tinham vindo das cidades de Judá.
Então Baruque leu no rolo tudo o que Jeremias tinha dito, e todo o povo escutou. Ele fez essa leitura num dos pátios do Templo.
Micaías ouviu Baruque ler no rolo aquilo que o Senhor tinha dito. Aí desceu ao palácio real e foi até a sala do secretário do rei, onde todas as autoridades estavam reunidas. Encontravam-se ali Elisama, conselheiro do rei, Delaías, Elnatã, Gemarias, Zedequias, e todas as outras autoridades.
Micaías contou tudo o que tinha ouvido Baruque ler para o povo.
Então as autoridades mandaram que Jeudi, fosse dizer a Baruque o seguinte: 
- Venha e traga o rolo que você leu para o povo.
Aí Baruque pegou o rolo e foi ao palácio. E eles lhe disseram: 
- Por favor, sente-se e leia o rolo para nós.
E Baruque leu para eles.
Depois de terem escutado tudo, eles olharam assustados uns para os outros e disseram a Baruque: 
- Temos de contar isso ao rei.
Então perguntaram:
- Diga uma coisa: como é que você escreveu tudo isso? 
- Jeremias ditou palavra por palavra, e eu escrevi tudo com tinta neste rolo! — respondeu Baruque.
Então eles disseram: 
- Você e Jeremias precisam se esconder. Não deixem ninguém saber onde vocês estão.
As autoridades deixaram o rolo, isto é, o livro, na sala de Elisama, o secretário do rei. Em seguida, foram até a sala onde o rei estava e lhe contaram tudo.
Então o rei mandou que Jeudi fosse buscar o rolo. Ele foi e trouxe o rolo e leu para o rei Jeoaquim e todas as autoridades que estavam em volta dele.
Ao ouvir a Palavra de Deus, que o Senhor havia dado através do profeta Jeremias, vocês nem imaginam o que o rei Jeoaquim fez!
Era tempo de frio, e o rei estava no seu palácio de inverno, sentado perto do fogo.
Depois que Jeudi terminou a leitura de três ou quatro folhas, o rei ficou muito furioso, pegou um canivete, cortou a mensagem de Deus em pedaços e jogou no fogo. Assim ele fez até que o rolo inteirinho virou cinza.
Nem o rei, nem nenhuma das autoridades que ouviram todas aquelas coisas ficaram com medo ou mostraram qualquer sinal de arrependimento. Acontece que Elnatã, Delaías e Gemarias tinham pedido ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não deu atenção.
Pelo contrário, mandou que o príncipe Jerameel, junto com Seraías e Selemias, prendesse Baruque e o profeta Jeremias. Mas o Senhor os havia escondido.
O rei pensava que, queimando o rolo pudesse acabar com a Palavra de Deus. O que ele não sabia era que a Palavra do senhor dura para sempre!
Tudo o que está na Bíblia, que é o Livro de Deus, já aconteceu ou ainda vai acontecer. Mesmo se alguém rasgar e queimar o Livro de Deus, as palavras que Ele falou não vão se perder. Elas ficam para sempre e se cumprem. É isso que está escrito em Isaías 40.8.
Depois que o rei queimou o rolo, a Palavra de Deus continua, Deus mandou que o profeta pegasse outro rolo e escrevesse tudo o que estava naquele que o rei tinha queimado e mandou dizer o seguinte: 
- Rei Jeoaquim, você queimou o rolo, perguntando: “Por que foi que Jeremias escreveu que o rei da Babilônia certamente virá, e destruirá esta terra, e matará a sua gente e os seus animais?” Por isso, eu, o Senhor, digo a você, rei Jeoaquim, que nenhum dos seus descendentes será rei no reino de Davi. Castigarei você, os seus descendentes e as suas autoridades por causa dos pecados de vocês todos. Nem você nem o povo de Jerusalém e de Judá se importaram com os meus avisos. Por isso, muitas coisas ruins virão sobre vocês.
Então, Jeremias pegou outro rolo, entregou ao seu secretário Baruque, e ele escreveu tudo o que lhe foi ditado. Baruque escreveu tudo o que estava no rolo que o rei Jeoaquim havia queimado e ainda muitas outras coisas parecidas que o Senhor havia falado.

Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que podemos aprender com esta emocionante história que apesar das lutas contra a Bíblia, ela continua a existir, e durará para sempre. As pessoas podem até ter raiva das mensagens deixadas pelo Senhor, mas nunca conseguirão destruí-las!
A Palavra de Deus é eterna! Não há como destruí-la, não podemos simplesmente esquecer que ela existe. A Bíblia é a base para nossas vidas, é o manual que nos ajudará a chegar até o céu, onde Deus está. Seja fiel como o profeta Jeremias: Siga as Escrituras sagradas e espalhe pelo mundo a mensagem de Salvação.

Oficina criativa
Imprimir o desenho no link abaixo para os pequenos fazer a atividade
copie o link e cole no navegador
http://portalsementinhakids.com/wp-content/uploads/2010/02/Jeoaquim-queima-a-Palavra-de-Deus_visual-para-colorir.jpg

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário