sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LIÇÃO 04 - ENFRENTANDO A PRESSÃO

Objetivos
Em um mundo de grandes pressões devemos ter a nossa própria opinião, 
tomando cuidado coma opinião dos outros, escolhendo bem os amigos.

Texto bíblico 1 Reis 12.1-24

Introdução
A adolescência pode ser um período muito agitado da vida, mesmo sob as circunstâncias mais favoráveis. Na puberdade, os jovens são tomados por novos sentimentos e sensações. Sofrem pressões diárias dos professores e colegas. A televisão, os filmes, a indústria fonográfica e a internet exercem uma influência implacável sobre eles. Um relatório da ONU descreve a adolescência como “um período de transição normalmente caracterizado pelo estresse e ansiedade”.
Infelizmente, os jovens quase sempre não têm experiência para lidar com o estresse e a ansiedade de maneira positiva. (Provérbios 1:4) Sem a devida orientação, eles podem facilmente adotar formas de comportamento destrutivo. Por exemplo, o relatório da ONU diz: “Pesquisas mostram que o uso de drogas começa quase sempre na adolescência ou no início da vida adulta.” Pode-se dizer o mesmo de outras formas de mau comportamento, como violência e relações sexuais promíscuas.
Os pais que presumem que essas coisas acontecem apenas com “os pobres” ou determinadas etnias muitas vezes estão totalmente enganados. Os problemas que os jovens enfrentam hoje transpõem barreiras econômicas, sociais e raciais. “Se você acha que ‘delinqüente juvenil’ é aquele rapaz de 17 anos que pertence a um grupo minoritário dum bairro pobre e cuja mãe é de baixa classe social que recebe ajuda financeira do governo, com certeza você não está a par das últimas tendências sociais”, diz o escritor Scott Walter. “Hoje em dia, o jovem problemático pode ser branco, viver numa casa de classe média ou média-alta, ter menos (bem menos) de 16 anos e, não raro, ser do sexo feminino.”
Por que tantos jovens correm perigo? Será que os de gerações passadas não tinham também desafios e tentações? Sim, tinham. Mas vivemos numa época que a Bíblia descreve como “tempos críticos, difíceis de manejar”. (2 Timóteo 3:1-5) Os jovens passam por situações e sofrem pressões que são únicas neste tempo em que vivemos.
Fonte: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102005242

I-Tendo opinião própria

O que é Opinião:
Opinião é um substantivo feminino que significa a manifestação de uma forma de ver, representando o estado de espírito e a atitude de um indivíduo ou de um grupo em relação a um determinado parâmetro ou realidade.
A opinião de uma pessoa é aquilo que ela acredita ser verdadeiro. As opiniões manifestam o caráter de uma pessoa, porque são moldadas pelo sistema de valores que regem as atitudes do indivíduo. As opiniões também dependem das aspirações pessoais e do nível de maturidade psicológica de cada pessoa.
Muitas vezes as opiniões são divergentes, ou seja, pessoas não têm a mesma opinião sobre o mesmo assunto. Isto porque a opinião é um juízo subjetivo, que tem como fundamento o conhecimento vago da realidade, e muitas vezes não está baseada em fatos concretos e nem mesmo no bom senso. Uma opinião pode ser discriminatória e ofensiva para muitas outras pessoas.
Fonte: http://www.significados.com.br/opiniao

A OPINIÃO CRISTÃ
O pluralismo e a secularização são as marcas da sociedade deste inicio do século XXI. Este fenômeno social se caracteriza pelo conceito de que não existe uma só verdade, mas muitas, todas igualmente válidas e cada pessoa escolhe a que achar melhor.
Mas Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", ou seja, não há outro caminho, verdade ou vida fora dele. 
Significa também que a vontade de Deus explicitada na Bíblia tem correspondência fundamental com o que se observa na natureza. Deus escreveu sua vontade não só nas tábuas de pedra, mas também nas tábuas do coração humano. 
Desta forma, a vontade de Deus não é estranha ao homem. Traz antes de tudo, estímulo, aprimoramento, humanização, equilíbrio, transcendência e imanência.
Portanto, nossa proposta é procurar aplicar a revelação bíblica às prementes questões do dia-a-dia. Como resultado, esperamos dar aos nossos leitores mensagens práticas que ajudem formar o pensamento cristão.
Somente a mente cristã pode dar direção segura diante das incertezas e complexidades da vida.
“Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais tará sede.” João 6.35
Fonte: http://www.opiniaocrista.net/portal/index.php

II-Cuidado com a opinião dos outros

O simples dá crédito a toda palavra”. Pv. 14:15
Em quase tudo o que fazemos, aprendemos a dar valor as opiniões de pessoas que respeitamos. Acreditamos que as melhores decisões são tomadas depois de consultas a múltiplas fontes. Por isso, quando estamos diante de uma decisão de grande importância, sobretudo sobre relacionamentos, costumamos buscar uma segunda opinião. Essa estratégia, porém, representa dois problemas: em primeiro lugar ninguém é capaz de avaliar com clareza e profundidade o que se passa em nosso íntimo e na nossa relação com o outro, em segundo lugar, correm o risco de dar-nos conselhos e opiniões refletidas em suas vivências e não nas nossas.
Quando se trata de decisões, podemos buscar uma resposta em Deus, na sua Palavra ou conversarmos com pessoas em quem confiamos, mas as decisões do que fazer, a atitude, é
sempre nossa.
Cuidado com as opiniões dos outros.
Avalie sempre se estão de acordo com os princípios da Bíblia.
Texto:Pr. José Erivaldo
Cuidado com os maus conselhos
I Reis 12:11 diz assim: “Assim que se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo, meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões”.
Queridos (as),
O texto mostra que Israel se dividiu porque o rei Roboão aceitou um mau conselho. Leia o capitulo inteiro, e você verá que Roboão foi pedir um conselho para os colegas de infância sobre um problema do reino, ao invés de buscar um profeta de Deus.
Nos dias de hoje também, devemos tomar muito cuidado com os conselhos que recebemos.
Tem maridos que estão insatisfeitos, com problemas em seus casamentos, e que estão dando ouvidos a “amigos” tão infelizes e problemáticos quanto eles.
O mesmo acontece com algumas esposas, a maioria está seguindo conselhos de outras esposas com problemas ou fazendo o que as novelas tem ensinado.
Quantos jovens por receberem maus conselhos, hoje trilham pelos caminhos das drogas.
Quantas pessoas bem sucedidas, de repente se vêem sem nada, sem empresa, sem emprego, sem família, tudo por causa de um mau conselho.
Amado (a) fuja do mau conselho!
Quando estivermos passando por um problema que necessite de um conselho, façamos como Jesus nos ensinou. Em Mateus 18:20 ele diz: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ai estou eu no meio deles”.
Busque alguém que possa te ajudar em oração, Jesus estará entre vocês, e de alguma forma ele enviará o conselho certo a ser seguido na situação.
Precisamos aprender a confiar todas as nossas situações ao Senhor. O homem natural nada tem para nos oferecer, somente o homem espiritual, aquele que é dirigido pelo Espírito Santo de Deus é quem pode nos ajudar a clarear nossas idéias na verdade e no bem.
E não nos preocupemos apenas em acatar maus conselhos, mas, nos preocupemos também em dar bons conselhos, conselhos baseados na Palavra de Deus, que estão de acordo com a vontade de Deus, amem?
Diz o Senhor: “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza”.
Fonte: http://www.caminhandocomcristo.com.br/estudos_2009/julho/cuidado.html

III-Escolha bem os amigos

Como escolher bem as amizades
No mundo de hoje é muito fácil encontrarmos pessoas que apenas se dizem nossas amigas e, por não saber como escolher bem as amizades, ficamos a mercê de sermos enganados e cairmos em armadilhas mortais que causarão profundo arrependimento em nossa alma. Infelizmente às vezes nós não percebemos quando uma pessoa está nos usando e infelizmente encontrar um amigo de valor hoje em dia é muito difícil, mas a verdade é que podemos melhorar na nossa capacidade de escolher aquelas pessoas que farão parte da nossa vida. Precisamos ser seletivos e avaliar aqueles que são futuros pretendentes a nossa amizade, só assim agiremos de acordo com o que os nossos pais nos disseram: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Veja abaixo algumas regras para escolher bem suas amizades.
Veja as amizades da pessoa
Se quem você vai escolher como amigo anda com gente da pior espécie, então é lógico que você deve se afastar, pois pessoas assim só te trarão problemas e te colocarão em apuros e encrencas. Você não precisa de alguém que te dê problemas e sim soluções. Então tome muito cuidado quando encontrar com gente que costuma andar com pessoas que roubam, se viciam ou que tenham qualquer outra atitude reprovável aos seus olhos.
Veja como são os pais da pessoa
Filho de peixe, peixinho é. Esse ditado popular se aplica muito bem para conhecer as pessoas, pois nós somos o reflexo do que aprendemos em casa. Então se fomos criados por pessoas boas, seremos pessoas boas, mas se formos criados por pessoas com índole duvidosa, então também seremos assim. É lógico que sempre há situações que fogem esta regra, pois a pessoas péssimas que foram criadas por gente de bem e há pessoas boas que foram criadas por gente da mais negra espécie, mas na duvida é melhor ficar atento.
Veja como a pessoa trata seus filhos
Tenho uma amiga que tem um filho e o coitado às vezes não ta fazendo nada, mas basta ele respirar que ela solta logo um palavrão e começa a dizer que ele não faz nada direito, que ele não presta, que ele é um inútil. Uma vez perguntei pra ela porque ela tratava o filho dela assim e ela me disse que ele era muito atentado. Mesmo se isso fosse verdade não justificaria a impaciência que ela tem com a criança. E pelo que vejo o coitado num da um "ai" sem pedir licença. Infelizmente pessoas que não tratam bem aqueles que saíram dentro de si mesma nunca terão a capacidade de doar amizade verdadeira, pois se já tratam aqueles que são parente mais que próximos deste jeito, imagina você que não é absolutamente ninguém importante.
Veja se alguém já se queixou da pessoa
Normalmente pessoas que tem mau reputação na praça normalmente fizeram por merecer tal reputação. É como dizem: “Onde há fumaça, há fogo”. Fique atento para pessoas cuja as outras costumam reclamar muito, pois de alguma forma este alguém pode te fazer reclamar também no futuro e você com certeza não vai querer isso. Deixe essas pessoas bem distante de você.
Veja se você tem algo que a pessoa pode se aproveitar
Aqui basta você perceber se existe algo em você cuja pessoa que você vai escolher como amigo possa querer muito, pois senão essa amizade pode vir a nascer puramente do interesse. Aprenda a saber quando alguém esta querendo te usar e afaste essas pessoas de perto de você.
Veja se esta pessoa mente com frequencia
Quando uma pessoa mente com freqüência é sinal de que será uma futura traidora da sua confiança e amizade. Entenda que amigos de verdades são sinceros e te dizem o que é certo mesmo que isso vá te machucar. Quem é mentiroso deve ficar de fora da sua vida, pois não tem valor nenhum para você. Pior ainda é quando este alguém quer fazer você mentir para encobrir erros que foram cometidos por ele/ela mesmo. Mesmo que este alguém tenha a aparência de ser um ótimo amigo, entenda que você não deve seguir seu coração e sim ser racional nessas horas.
Veja se a pessoa é de Deus
Deixei esta característica por ultimo porque é a mais importante. De nada adianta alguém ser a melhor pessoa do mundo se ela não tem Deus no coração. Pois pessoas que guardam os mandamentos a obedecem a palavra de Deus serão bons em tudo para você e sempre serão pessoas dispostas a lhe dar uma amizade sincera e verdadeira
Fonte: http://www.sobrerelacionamento.com/2012/04/como-escolher-bem-as-amizades.html

Conclusão

O Apóstolo Paulo sabia bem o que era viver debaixo de muitas pressões, perseguições, cadeias, açoites, traições, e muita, muita incompreensão. Olhando no semblante de muitas pessoas pode-se ver marcas das pressões em que esta pessoa viveu ou está vivendo. Amargura, insatisfação, nem sempre pelos mesmos motivos que levaram a Paulo, viver pressionado. Pressão externa extenua, cansa, deprime, torna a pessoa amarga, mas o exemplo de Paulo nos revela que as pressões externas não limitavam sua carreira, nem sequer o atemorizava. Tornava-o um cristão ainda melhor, vemos isto nestas declarações: “mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo”(Fl 3.7). Paulo ainda lembra o seu verdadeiro filho na fé: “…Sobre a imposição de mãos e da profecia, do Dom que há em ti…”
Combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência vieram a naufragar na fé. ‘’A fé em Deus tem tudo a ver quando se vive sob pressão’’, fazendo-nos lembrar que aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la. Não desanime, é sob pressões internas ou externas que aferimos o quanto Deus é conosco para nos livrar e dar vitória.É na tempestade que o marinheiro é provado, e aprovado. Não queira fugir das pressões, antes enfrente-as na força do Senhor.
Fonte: http://revife.com/2011/07/03/vivendo-sob-pressao/

Colaboração para o Portal Escola Dominical- Profº Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário