sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

DINÂMICA - LIÇÃO 06 - EU, UM LEVITA (JUVENIS)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Eu, um levita?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir utilize a dinâmica “Os levitas atuais”.



Dinâmica: Os levitas atuais

Objetivo:
Mostrar a verdadeira função dos levitas e quem são os levitas dos dias atuais.
Material didático:
Bexigas de cores escuras
Uma caixa grande
Papeis recortados com palavras escritas
Lápis hidrocor
Atividade didática:
Antes da Aula:
Separe algumas bexigas e coloque dentro delas algum papeis recortados com palavras como: Recepção, trabalho na cantina, limpeza da igreja, cantor, professor da EBD, pregador, evangelização, serviços voluntários. Encontre também uma caixa grande e coloque no meio da sala.
Durante a aula:
Diga que no período do Antigo Testamento alguns dos deveres e funções dos Levitas eram:
Os filhos de Coate estavam incumbidos de transportar os móveis, depois que os mesmos fossem cuidadosamente cobertos pelos sacerdotes. Os filhos de Gérson cuidavam das cobertas, cortinas e véus do Templo. Os filhos de Merari tinham a tarefa de transportar e erguer a armação do tabernáculo e seu átrio. (ver em Nm 3 e 4).
Vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros, cantores, instrumentistas e até o tesoureiro era levita (1 Cr. 26.20-28; 2 Cr. 5.13; 34.12). Nos dias atuais levitas são todas as pessoas que exercem algum tipo de atividade na casa de Deus, da maior a menor, de grande destaque a mais humilde.
Após a explicação encha as bexigas e entregue aos alunos. Cada bexiga deve ter o nome do aluno e a palavra levita. Diga que cada bexiga representa o aluno e a sua função como levita que pode ser desenvolvida na casa de Deus. Solicite que elss, um a um, vão depositando sua bexiga na caixa. Em seguida cada aluno deve estourar a sua bexiga e ver qual o tipo de função que ele escolheu como levita na casa do Senhor. Explique que não importa a função ou o trabalho que fazemos na casa de Deus, faça com amor e dedicação, pois aquele serviço que está sendo feito pode ser considerado como um serviço de um levita.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-6-eu-um-levita-juvenis.html#ixzz3zJmH64v0

0 comentários:

Postar um comentário