sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

LIÇÃO 08 - A TENTAÇÃO DE JESUS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa entender que Jesus mesmo sendo Deus, se achava em corpo humano e se esforçava para agradar a Deus Pai em tudo e assim resistiu e venceu as tentações.

Memorizando
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti." (Sl 119.11 – NVI).

Texto bíblico em estudo: Mt 4.1-11

Explorando a Bíblia
Após o batismo, Jesus foi para o deserto, "conduzido pelo Espírito". Depois de 40 dias de jejum total, Jesus, sem dúvida alguma, encontrava-se debilitado fisicamente. Todo o seu ser, por certo, exigia ser saciado. Tanto a água quanto o pão são elementos necessários para a manutenção do corpo. Não há, portanto, nada de errado com o desejo de comer ou beber. Todavia, se esse desejo é apenas para uma gratificação pessoal, como queria o Diabo, então ele se converte em pecado.
Satanás queria que Jesus visse as coisas materiais como sendo mais necessárias do que as espirituais. Jesus mostra que mais importante do que o pão material era o pão espiritual, a Palavra de Deus. Ainda hoje, o Diabo usa a mesma artimanha quando convence os homens de que ter abundância, fartura ou prosperidade material é melhor do que desfrutar da comunhão com Deus.
Jesus experimenta três tentações específicas. As tentações de Jesus seguem três padrões que são comuns a todos os homens.
A primeira tentação diz respeito à concupiscência da carne (Mt 4.3-4), a qual inclui todos os tipos de desejos físicos. O Nosso Senhor teve fome, e o diabo o tentou a transformar pedras em pão, mas Ele respondeu citando Deuteronômio 8.3.
A segunda tentação foi acerca da soberba da vida (Mt 4.5-7), e aqui o diabo tentou usar uma passagem da Escritura contra Ele (Sl 91.11-12), mas novamente o Senhor respondeu com a Escritura em sentido contrário (Dt 6.16), afirmando que seria errado abusar de Seus próprios poderes.
A terceira tentação foi acerca da concupiscência dos olhos (Mt 4.8-10), e se algum atalho ao Messias fosse possível, evitar a paixão e crucifixão para as quais Ele originalmente veio seria a forma. O diabo já tinha o controle sobre os reinos do mundo (Ef 2.2), mas estava pronto a dar tudo a Cristo em troca de Sua lealdade. O mero pensamento quase causa a natureza divina do Senhor a tremer, e Ele responde agressivamente: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a Ele preste culto’" (Mt 4.10; Dt 6.13).
Jesus resiste à tentação do Diabo afirmando que mais importante é obedecer à Palavra de Deus e confiar no Senhor que cuida de nós. Jesus obedece à Palavra de Deus, embora implique em fome física.

Aplicação da lição
Enfatize aos alunos (as) que devemos nos esforçar para vencer as tentações, e isso conseguimos mediante a oração e a comunhão com Deus. Precisamos viver com o exemplo que Jesus vivia enquanto estava morando aqui na terra.

Oficina criativa
Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade
 
Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQDgjIVY3et6fPFOLcbOgkC2cweXbsjk6t9WqBEF1EzPcehzHIiu7Cfzok_yNOc2bkAXSnFLNXRn5MJcRFLd8d-hdaaM0xzDLsFNvkimHs1LrWwNJL1lxM7PYf0NxiZ5MQP2xQDr-d0Lm7/s1600/desenhos-batismo+de+Jesus.png

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário