sexta-feira, 4 de março de 2016

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - TENHO CERTEZA DA SALVAÇÃO? (PRÉ-ADOLESCENTES)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Tenho Certeza da Salvação?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A certeza da salvação”



Dinâmica: A certeza da salvação

Objetivo:
Enfatizar que a certeza da salvação é algo obtido pela fé em Cristo através da Sua Palavra.
Material didático:
Quadro e giz ou pincel para quadro branco
caneta hidrográfica,
tesoura,
papel ofício ou A4,
textos bíblicos.
Atividade didática:
A promessa da salvação é a mais preciosa na vida do crente. Ela feita para todos. Depois de salvo a Bíblia declara que é possível a qualquer pessoa, aqui na terra, alcançar a certeza da sua salvação.
Escreva na parte de cima do quadro o título: A CERTEZA DE SALVAÇÃO NA BÍBLIA. Coloque o quadro em um local de destaque da classe.
- Antes da aula, escreva em folha de papel os seguinte textos:
"Eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" (2 Tm 1.12).
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8.16).
"Amados, agora somos filhos de Deus" (1 Jo 3.2);
"Nós sabemos que passamos da morte para a vida" (1 Jo 3.14)
"Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna" (1 Jo 5.13).
"A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome" (At 10.43)
"Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor" (Cl 1.13)
"Vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna" (1 Jo 5.13)

Em seguida recorte os versículos, dobre e coloque em uma pequena sacola. No momento da dinâmica, peça para que cada um de seus alunos retire um dos papeis recortados, sem ler naquele momento. Depois que todos os papeis estiverem nas mãos dos alunos, solicite que um a um vá lendo os papeis. A medida que forem lendo peça que eles escrevam no quadro qual o tipo de certeza dado naquele texto bíblico a respeito da salvação. Permita que os alunos que não pegaram o papel também manifeste o seu pensamento sobre o texto lido.

Finalize dizendo que Deus quer que tenhamos a completa certeza de nossa salvação. Não podemos viver nossa vida cristã nos perguntando e nos preocupando a cada dia se realmente somos salvos. Há uma estreita conexão entre a fé em Cristo e a certeza da salvação. Foi o próprio Jesus quem disse: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). Alguns cristãos sinceros pensam que é impossível ter certeza da salvação e vivem inseguros e sem deleite espiritual. A salvação é um presente de Deus, independente de mérito humano, quando cremos no Senhor Jesus e o recebemos pela fé como Salvador pessoal podemos ter certeza da salvação. Essa garantia nos é dada pelo próprio Salvador e a Sua Palavra. Jesus não poderia ter sido mais enfático: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). O verbo “ter” está no presente do indicativo. Quem crê em Jesus não teve nem terá a vida eterna, mas tem a vida eterna. É uma posse imediata e segura.
Estamos plenamente certos pela Palavra de Deus de que estamos salvos, eternamente salvos. Podemos tomar posse da vida eterna e começar a desfrutá-la aqui e agora. Pela fé podemos desfrutar do gozo antecipado da glória. É claro que não estamos falando de fé na religião, fé nos ídolos, fé em nós mesmos. Estamos falando da fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus, o Rei da glória, o Verbo encarnado, o nosso Justo Advogado, Redentor da nossa alma, Senhor da nossa vida, nosso bom, grande e supremo Pastor. Nele temos copiosa redenção. Nele temos refúgio eterno. Nele temos certeza da salvação. Por isso, basta apenas permanecer Nele e confiar em Sua Palavra.


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/02/dinamica-da-licao-10-tenho-certeza-da.html#ixzz41xZgle2u

0 comentários:

Postar um comentário