sábado, 26 de março de 2016

LIÇÃO 13 - NÓS SOMOS AMIGOS DE JESUS

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que Jesus se tornou ser humano para “estar conosco e nós com Ele”. É maravilhoso podermos tê-LO como nosso amigo.

Para memorizar:
"Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno." (Jo 15.14- NVI)

Texto bíblico em estudo: Jo 15.1-17.

Jesus a videira, nós os ramos
O evangelista João ao escrever seu relatos, nos diz a respeito dos milagres e discursos (ensinos), realizados por Jesus, ao que me parece, teve que colocar uma virgula, pois ira nos descrever a respeito de uma parábola, apesar do texto sagrado não dizer nada a respeito de ser ou não uma parábola, a palavra pode ser explicada da seguinte forma: “Pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral.”
No relato de João 15,encontramos 3 alegorias:
Videira (Jesus)
Lavrador (Deus)
Ramos (Cristãos)
Visto que, toda vez que nosso Mestre fazia uma comparação (parábola), provavelmente era porque ele tinha visto tal elemento ao longo de seu trajeto, porque assim ficaria mais fácil a compreensão de seus ensinamentos, então para melhor entendermos precisamos analisar de forma rápida o plano de fundo da passagem e também o porquê de sua fala.

Plano de fundo histórico. (Vers. 1)
Jesus acabara de realizar a sua última ceia (Mt 16.17-30), Canta um hino (Mt 26.30), e sai a caminho do monte das Oliveiras aonde viria a ser entregue por Judas.
Porém, entre a saída do cenáculo da última ceia e o monte das Oliveiras, ele começa uma série de ensinamentos aos seus discípulos descritos nos capítulos 14 á 17 do evangelho escrito por João.
Possivelmente, vê uma videira no meio do caminho e diz: “Eu sou a videira verdadeira”. Interessante, que ao dizer isto não estava acusando aquela “pobre coitada” videira na sua frente de ser falsa, muito pelo contrário, falava com seus apóstolos, que são judeus por natureza, e os judeus conhecia uma videira “falsa”, que não teve a capacidade de produzir frutos.
“Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?” (Is 5.4).
“Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel…” (Is 5.7).
A casa de Israel, era a videira que não tinha dado certo, era ela que Jesus ao declarar: “Eu sou a videira verdadeira”, fazia com que seus apóstolos entendessem que se a “antiga videira” não deu certo, agora a nova, a verdadeira videira, não teria de forma alguma falhas.
A vinha do SENHOR dos Exércitos no antigo testamento, não foi capaz de produzir uvas boas, más o que consigo perceber é que para ter uvas boas, não é uma função apenas do ramo fazer isto, muito pelo contrário a “vida” que a raiz produz para o ramo que é suficiente para produzir uvas boas. Israel, não foi capaz de transmitir “vida” para seus ramos, o que acarretou em uvas bravas, más, a videira verdadeira ele veio já nos mostrando uma de suas missões, “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (Jo 10.10), a videira que é Jesus não deixa jamais seus ramos trabalharem sozinho, ela produz vida para ele conseguirem produzir frutos. Porque ele é o que opera tudo em todos:
(Jo 6.35) Ele declara: Eu sou o Pão da Vida.
(Jo 8.12) Ele afirma: Eu sou a Luz do mundo.
(Jo 10.9) Ele conclui: Eu sou a Porta do aprisco.
(Jo 10.14) Ele diz: Eu sou o Bom Pastor.
(Jo 11.25) Ele deixa esperança: Eu sou a Ressurreição.
(Jo 14.6) Ele ensina: Eu sou o Caminho, Verdade e Vida.
E agora a Videira Verdadeira.
Jesus Cristo, é tudo em todos. E você, em qual videira esta ligado(a)?

Meu Pai é o Lavrador (Vers. 2-3)
O primeiro elemento desta comparação feita por Jesus nós já vimos que é a videira, agora nos é apresentado o segundo que é o Lavrador, ao qual o próprio Cristo nos revela que é seu Pai, o Deus Pai. Deus, como lavrador, tem pelo menos duas funções ao qual a Bíblia nos relata no vers. 2, desta passagem.
A primeira função é: “Toda vara em mim que não dá fruto, a tira.”
Ele esta dizendo da vara que esta nele, um grande problema em alguns caso na interpretação deste texto é pensar que ele não esta falando com os Cristãos, e sim apenas com os ímpios, o que não é verdade. Ele declara: “Vara em mim”, os ímpios não esta nele, são os Cristãos que estão, além de neste momento estar falando com os apóstolos (os apóstolos eram varas que estavam nele).
Mas, como um Cristão, que esta nele não consegue produzir fruto?. Todos quando o aceitam verdadeiramente, não recebem o fruto do Espírito em suas vidas, e mesmo assim seríamos capazes de não produzir frutos? Vamos a análise:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gl 5.22)
O que quero destacar no versículo de Gl 5.22, é que nos dirá: “o fruto do Espírito”, e não: “os frutos do Espírito”. O texto deixa em singular, como se fosse apenas um fruto, e dentro do fruto tivesses como que “sementes” aonde você tem que usufruir. Para melhor explicar, imagine um mexerica, ela vem com casca até você (Isto é o fruto), más cabe a você descascar para poder usufruir do que esta dentro (As “sementes”). Da mesma forma é o fruto do Espírito, quando você o aceita digamos que ele vem com “casca” até a sua mão, más dali em diante cabe a você, descascar e utilizar do que esta dentro.
“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3)
A limpeza ocorre também quando escutamos as palavras do Senhor nos moldamos a ela.
O momento de limpeza na videira, é quando retiram as folhas para na próxima frutificação, vir mais frutos. Está na hora de observamos (praticar) a palavra e assim retirarmos as “folhas” em nossas vidas que não servem para muitas coisas, e as vezes estão ocupando apenas espaço.

Estai em mim, e eu, em vós. (Vers. 4 
O segredo áureo desta passagem acredito eu, esta no versículo 4.
A melhor maneira de produzir frutos é estando Nele. Eu e você, estando nele. Muitos tem se acreditado em um evangelho aonde as outras pessoas fazem por você, más na verdade elas contribuem de forma indireta no que cada um de nós faz, más, cabe a nós a atitude de fazer.
Quando estamos nele, produzimos frutos de forma abundante, quando estamos em comunhão com a sua palavra, nada impede de vermos os frutos.
Estar em Jesus é realizar a sua vontade, quando somos levados a olhar para a Bíblia Sagrada iremos notar que Jesus chama pessoas para estar ao seu lado, conhecidas como discípulos, inicialmente poderiam ser pessoas sem conhecimentos ou não estando ainda em Jesus, más vamos notar que com o passar do tempo entenderam oque era ser discípulo.
A própria definição da vocábulo já nos ajuda muito:
Discípulo: aquele que aprende, ou recebe instrução de alguém; aluno; estudante; aprendiz; seguidor de uma doutrina. Devemos estar com constantes aprendizados, como se fosse um processo aonde você seria enxertado (introduzido) em Jesus, pense comigo como este processo pode ser difícil as vezes. Ao longo da minha própria vida cristã ,consegui obter bastantes momento aonde estar constantemente em Jesus foi motivo de vitória, pois, como diz a música, passar “pela prova dando glória a Deus”, é fácil de cantar más difícil de realizar.
Más, tenho uma ótima notícia, quando permanecemos Nele o buscando mais ele também permanece em nós. Nada como a presença do seu santo Espírito em nossas vidas. A Bíblia nos dirá incríveis coisas que o Espírito de Deus faz e até como opera em cada um de nós.

Conclusão
Enfatize aos pequenos que a passagem termina com Jesus nos dizendo: “Porque sem mim nada podereis fazer”.
Interessante, que ao analisar um contexto ao qual vivemos em uma sociedade pós-moderna, muitas pessoas não cristãs, vivem uma vida de deleites, apartamentos e carros de luxo, uma vida semelhante a do Rico da parábola do Rico e Lázaro (Lc 16.19-31). Pensando nisto, como uma pessoas sem Jesus consegue tantos bens?, se o próprio Cristo disse: “Sem mim nada podereis fazer”.
Simples, o dinheiro pode comprar um “óculos” chamado ilusão, quando você o utiliza tudo em sua volta parece estar dando certo, más, quantas pessoas com muitas posses hoje em dia não sofrem de depressão, não que esteja pregando contra o dinheiro ou uma vida financeira boa, más quero mostrar que as coisas que alimentam nosso exterior não são as mesmas que alimenta o interior. Devemos colocar Jesus dentro de nós, porque sem ele dentro de cada coração nada poderemos fazer, ele é a certeza de que tudo que vivemos está caminhando para o alvo, o céu.
Uma pessoa em Jesus é o segredo certo para ter uma vida realizada.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário