sexta-feira, 6 de maio de 2016

LIÇÃO 06 - O DOM DE OPERAR MARAVILHAS

Texto bíblico: 1 Co 12.10; At 20.9-12

Objetivos
Os alunos precisam aprender que pela sua soberania, Deus por sua compaixão realiza milagres, confirmando assim a presença de seu reino entre nós.

Introdução
O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS
  1. O que é a operação de maravilhas. O dom espiritual da operação de maravilhas é a capacidade sobrenatural que o Senhor Jesus, mediante o Espírito Santo, concede a sua Igreja, a fim de que esta opere sobrenaturalmente no terreno do natural, com o objetivo de demonstrar o poder de Deus e a autenticidade da mensagem evangélica (1 Co 12.10). A expressão “maravilhas” significa que a Igreja de Cristo habilita-se, por este dom e de acordo com a vontade divina, a operar de forma sobrenatural nas mais diversas circunstâncias. Um exemplo desse dom, temos num clássico episódio de Atos dos Apóstolos (At 13.4-12).
  1. A atualidade do dom da operação de maravilhas.
 O livro de Atos confirma a operação desse dom em diversas passagens (Atos 4.16,30; 14.3; 15.12; 28.3-6). Devemos entender, porém, que as maravilhas somente se manifestam de acordo com a fé de quem ministra e dos que ouvem a proclamação da Palavra. A incredulidade impede a manifestação dos dons espirituais (Mt 13.58).
No Centenário das Assembléias de Deus no Brasil, é fundamental que nos conscientizemos de que Deus não mudou. Ele continua a operar o impossível e a realizar o sobrenatural. O dom de operar maravilhas, por conseguinte, é tão atual hoje como nos dias da Igreja Primitiva.
  1. A importância desse dom para a Igreja.
A operação de maravilhas traz o sobrenatural de Deus ao mundo natural dos homens. É o Espírito Santo manifestando a glória de Deus, para que Ele seja louvado e enaltecido e para que o seu Reino expanda-se até aos confins da terra (Lc 19.37; At 9.36-42). Que o Senhor distribua abundantemente os seus dons entre os seus santos, e que o seu nome seja eternamente exaltado.
fonte:http://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2011/2011-02-07.htm

I- Um ato de poder divino
O poder de Deus para milagres
Salmo 103:2 e 3 “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;”
Oremos ao Pai:
Senhor, é esta Palavra, esta é a Palavra que muda. Estes são os fundamentos que edificam uma vida. E nós somos prudentes porque a Tua Palavra diz que quem constrói a sua vida sobre a areia, a casa cai. Mas, quem a constrói sobre a rocha ainda que venha o vento, caia a chuva, transbordem os rios, a casa fica de pé, porque foi construída sobre a Rocha. Senhor, fala-nos, em Nome de Jesus sobre o tema: “EU CREIO EM MILAGRES!” Em Nome de Jesus e todo o povo de Deus diz amém! Amém. Obrigado pastor, ao maestro, ao coral.
Meus filhinhos na fé, selo do meu apostolado, irmãos em Cristo.Portanto, é muito importante tu acreditares em milagres. Por que isto é importante? Porque de repente, pode chegar uma tempestade, uma crise à tua vida, que tu não sabes como administrá-la por não ter forças. Às vezes, quando uma pessoa vai ao médico, o médico diz que é câncer e que é incurável, não tem tratamento e não se pode operar. E só um milagre, ou essa pessoa vai morrer. Ou é um filho que se envolve num acidente. Ou, uma esposa, um esposo que chega à casa e diz que não ama mais o seu cônjuge e quer o divórcio. Ou, quando tu tens sonhos e vês, de repente, tudo ir por água a baixo e dizes que precisas de um milagre.
Portanto, meus filhos, o Deus a quem servimos é um Deus de milagres e Ele tem um milagre para ti. Diz no livro de Hebreus 13:8 “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” Diz que Deus é o mesmo! Portanto, o que Ele fez no passado, Ele pode fazer hoje, aqui, ou em qualquer lugar do mundo pelo Seu infinito poder. Salmo 103:3 “Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;”Eu trago boas-novas à Igreja: O Deus da Bíblia é o Deus de milagres! De Gênesis ao livro do Apocalipse, Ele é o Deus de Toda Majestade, de Graça e Glória, de Poder e Paciência, e Ele é o Deus de Milagres. Porque o livro de Gênesis nos mostra que, do pó, do barro, Deus fez o homem.Do nada, do pó, do barro, Deus fez a coisa mais importante da Sua criação: O homem. Portanto, Ele disse em Gênesis 1:26 “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”

E, quando tu começas a compreender que foste criado por Deus a Sua imagem e semelhança, então Mateus 19 é uma verdade na tua vida. Mateus 19:26 “Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.”Por que é que tudo é possível? Porque, a história bíblica nos mostra que Deus abriu o Mar Vermelho, Deus enviou durante quarenta anos o Maná dos céus.O que era o Maná, aquele pão que caia dos céus? Era um tipo de Cristo que veio para nutrir o povo de Israel que caminhava para a Terra Prometida. Então, Jesus é o Pão da Vida. É Ele quem nos nutre, que é o nosso Maná, que satisfaz o ser humano. Ele tirou água da rocha, fechou a boca dos leões, livrou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego daquela fornalha acesa sete vezes. E Ele se faz presente quando alguém clama por Ele.
Ele disse ainda que, se tu passares pelo fogo, ele não te queimará; ainda que andes pelas águas, elas não te submergirão porque Ele é o teu Deus, a tua Rocha, o Teu Provedor! O Deus de Todo Poder e Majestade, de Graça e de Glória, cura, salva, liberta, é o Senhor absoluto da tua vida.Quando a ciência médica não tem resposta, Jesus opera. Ele é a resposta. João 14:12 “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” Nós, eu,tu podemos fazer obras maiores do que Jesus fez. Porque Ele esteve apenas trinta e três anos na Terra e o Seu Ministério foi de três anos. Ele disse que nós faremos obras maiores porque Ele vai para junto do Pai. Portanto, se Ele disse que nós podemos fazer obras maiores, se eu e tu podemos fazer obras maiores do que Ele fez, então quer dizer que o poder de Deus não terminou. Ele nos outorgou o Seu poder; portanto, o poder de Deus nos foi dado.
Quando Deus se manifestou como Jeovah Rapha, o Deus que cura, Ele curava todas as enfermidades; Ele venceu as doenças e a morte. Por isso que se Ele disse que tu podes fazer obras maiores do que Ele, quer dizer que tu podes fazer obras maiores do que Ele. Esse poder que Ele te transmitiu, é o poder da ressurreição que está contigo. Portanto amados, nós não temos que compreender tudo sobre milagres para recebermos um milagre. Porque, às vezes, o inimigo sopra no ouvido das pessoas dizendo que elas não têm fé suficiente para receber um milagre. Muitas vezes, tu não compreendes como é que um milagre acontece, mas ele acontece. Amado, nós não temos que entender tudo sobre milagres para recebermos um milagre.
fonte: http://igrejacristovive.com.br/mensagens/o-poder-de-deus-para-milagres/

II- Manifestação do Reino de Deus
Deus é a fonte de todos os milagres. No Novo Testamento, essa fonte encarna na pessoa de Jesus Cristo e, a partir de sua chegada a este mundo, todas as coisas passam a ter um novo sentido, inclusive, a experiência sobrenatural, onde milagres são acontecimentos cotidianos na vida daqueles que o servem.
O poder milagroso da pregação de Jesus.
Embora a pessoa de Jesus Cristo seja muito maior que Seus feitos, Seu milagroso agir jamais poderá ser desvinculado de Seus ministério porque Seus milagres são a confirmação e a definição de Sua pregação (Mt 9.32; 12.22). Os milagres realizados por Jesus inauguram o tempo escatológico que os profetas anunciaram (Lc 12.20). Eles são a manifestação do Reino de Deus que está chegando, revelando o “novo” dentro do mundo antigo. Se desconsiderarmos os milagres onde predominam as curas e a libertação, mutilaremos a proclamação de Sua Palavra.
Os milagres anunciam a chegada do reino de Deus.
Os milagres realizados por Jesus trazem o Reino futuro de Deus para o presente (Mc 1.14, 15). Pouco a pouco, Jesus vai inserindo no contexto humano a manifestação do reino que veio nos anunciar (Lc 19.10). Duas coisas se tornam muito evidentes através de Seus feitos milagrosos: a destruição do reino de Satanás (Mt 8.29; Lc 4.41; 12.20); e a implantação do poder salvador de Deus (Jo 1.12; 3.16; Ef 2.8, 9; I Tm 1.15). Os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, e Lucas) usam o termo “dynamis” para a designação dos milagres operados por Jesus. Esse termo não ressalta o caráter milagroso das obras realizadas, mas o poder que nelas se manifesta. O poder de um Deus cujo nome Jesus está falando e agindo, não para despertar a atenção ou promover-se, mas para ser compreendido como veículo pelo qual Deus traz salvação à humanidade.
Os milagres de Jesus ilustram a realidade do Reino.
Na pessoa de Jesus Cristo, o próprio Reino de Deus exerce uma função criteriosa que distingue um milagre divino de outros acontecimentos, dos quais podemos negar a existência. Todavia, estes acontecimentos jamais poderão recuperar o homem para Deus. A presença do reino é real em nosso mundo, não é algo indescritível nem uma vaga esperança utópica (Lc 17.20, 21). O Reino de Deus é uma realidade documentada onde a doença é superada, o sofrimento amenizado, o pecado e a morte são vencidos e o homem é liberto dos poderes maléficos que aprisionam sua alma.
fonte: http://www.searadecristo.com.br/portal/os-milagres-do-novo-testamento/
  
III- Milagres como fruto da compaixão
POR QUE DEUS AINDA REALIZA MILAGRES?  
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.” Hebreus 13:8
Os impedimentos para o milagre que podem ser:
Falta de perdão;
Ressentimento;
Feridas na alma;
Envolvimento com ocultismo;
Não ter fé que Deus pode curar;
Viver na prática do pecado.

RAZÕES PORQUE DEUS REALIZA MILAGRES
- Porque Jesus Cristo Continua Sendo o Mesmo
 “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.” HEBREUS 13:8
Em alguns sistemas religiosos as pessoas são ensinadas que Deus não cura mais e nem realiza mais milagres e que o único milagre que Deus realiza hoje é o milagre da salvação. Outras pessoas por sua vez foram ensinadas que a enfermidade, a dor e os problemas são tratamento de Deus e na vida de seus filhos e que não devemos pedir isto em nossas orações.
- Porque o Milagre é a Manifestação do Reino de Deus
 “Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes.” Lucas 9.1-2
- Porque as Pessoas como antes Precisam de um Milagre
Se na época de Jesus as pessoas tinha necessidade de milagres, imagine nos dias de hoje.
- Porque as pessoas continuam respondendo com fé
A mulher que sofria do fluxo de sangue há 12 anos veio quase se arrastando por detrás de Jesus, tocou-lhe na orla do manto e foi instantaneamente curada. Jesus, sentindo que virtude sairá de si voltou-se à mulher: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou.”Marcos. 9:22.
Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes.
De igual modo, foi à fé duma mulher Cananéia que impeliu a Jesus a curar-lhe a filha endemoninhada. Mateus 15:28.
Esse mesmo principio encontra-se no ministério dos Apóstolos (Atos 14:8-10). O novo testamento ensina claramente que Deus responde a fé, curando os enfermos.
Lembre-se, sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6. Deus responde a oração da fé.
- Porque Deus realiza em resposta à sua própria promessa
Outra razão porque podemos esperar a cura do Senhor é que ele mesmo prometeu em sua santa Palavra (Tiago 5:14-16)
Agora, para que Deus ordenou que sua igreja orasse pelos enfermos senão para que eles sejam curados?
fonte: http://www.igrejabatistaaguaviva.com/8o-dia-por-que-deus-ainda-realiza-milagres/

Conclusão
Cuidado! Não se deixe impressionar por sinais e milagres.
Porque o diabo também pode operar sinais e maravilhas. Sem dúvida, os sinais e maravilhas necessariamente não significam que um homem ou ministério é de Deus. Satanás engana através dos milagres:
“Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16.14).
“Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira” (2 Tessalonicenses 2.9-11).
Estes versículos indicam que as pessoas são enganadas através dos milagres de Satanás porque elas não se conectam com a verdade da Palavra de Deus.
Jesus disse aos seus discípulos, e isso vale para nós: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que  estas; porque eu vou para meu Pai.”(João 14.12). Ora  se podemos fazer maiores obras  porque ele está com o Pai, o que estamos esperando?  Vamos tomar posse desse dom de Milagres e da promessa de que tudo quanto pedirmos em seu nome Ele o fará, para que o pai seja glorificado N´ele, o filho de Deus(João 12.13).
fonte: http://www.escolaparapregadores.com/2012/03/05/dom-de-operacao-de-milagres-serie-dons-espirituais/#sthash.6VwkpNoG.dpuf

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário