sexta-feira, 13 de maio de 2016

LIÇÃO 07 - O DOM DA PROFECIA

Texto bíblico   1 Co 12.10  ; 14.1,3

Objetivos
Os alunos devem entender a verdadeira profecia, que de modo consciente, e manifestada a igreja para a sua edificação.

Introdução
O dom de profecia, aqui abordado, é uma manifestação momentânea e sobrenatural do ESPÍRITO SANTO, como um dos dons espirituais prometidos, e não um ministério.
O maior valor da profecia é que ela, sendo de DEUS, ao contrário das línguas estranhas (quando não têem a interpretação), uma vez proferida, exorta, edifica e consola a coletividade e não unicamente o que profetiza (1 Co 14.3-5).

Características do Dom de Profecia:
A Bíblia ensina que a profecia deve ser julgada na igreja e que o profeta deve obedecer ao ensino bíblico (1 Co 14.29-33).
Não podemos esquecer que a profecia, nesse contexto, não se reveste da mesma autoridade da dos profetas e apóstolos das Sagradas Escrituras.
O dom de profecia, na presente era, não é infalível e, portanto, é passível de correção.
Pode acontecer de o profeta receber a revelação do ESPÍRITO SANTO e, por fraqueza, imaturidade e falta de temor de DEUS, falar além do que devia.
Quem profetiza, portanto, deve ter o cuidado de falar apenas o que o ESPÍRITO SANTO mandar, não alegando estar “fora de si” ou “descontrolado”, pois “os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas” (1 Co 14.32).
O nosso DEUS nunca deixou de se comunicar com o seu povo. Ele continua a falar conosco, inclusive por meio do dom de profecia. O Senhor sempre cuida do progresso e edificação de sua Igreja. Por essa razão, JESUS deu à sua Noiva, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores.
fonte: http://www.ensinopentecostal.com.br/ebd/betel/licao-6-o-exercicio-do-dom-de-profecia-na-igreja-atual

I-  Uma mensagem inspirada por Deus
O Dom da Profecia
Neste dom, Deus fala claramente e de forma simples, mas direta com o homem para edificá-lo, exortá-lo e consolá-lo (I Cor 14,3). Diante da palavra de Deus, da voz divina, devemos nos colocar em atitude de respeito e de obediência.
A profecia acontece depois de um louvor a Deus, em línguas, em cânticos ou em palavras, quando a comunidade se reúne em oração, ou quando um cristão se recolhe na sua oração pessoal. Após este louvor, segue-se um silêncio de escuta a Deus e recebimento da unção, que pode vir através de um senso da presença de Deus, um impulso, um movimento no íntimo do nosso espírito, um formigamento nos dedos, um calor pelo corpo todo, um batimento cardíaco mais forte, ou da forma que o Senhor achar melhor ungir, é então proclamada a mensagem de Deus.
Geralmente, as profecias, são ditas na 1ª ou na 2ª pessoa, pois o Senhor é um Deus pessoal e nos falará diretamente: “Não temas”, “Tu és o meu povo...”, “Meus filhos...”, “Eu sou o Teu Deus...”. Esta mensagem divina é ouvida e guardada em nossos corações.
Depois que a mensagem é proclamada, todos devem estar em atitude de escuta para que o Senhor confirme a profecia (I Cor 14,29), através de moções dadas a outros membros da comunidade. Deus pode se utilizar da própria PALAVRA, de visões, sentimentos ou palavras para confirmar a veracidade da profecia. Esta tem de estar de acordo com a palavra de Deus, com a doutrina da Igreja e dirigidos à glória de Deus e à salvação dos homens.
Aqueles que recebem a confirmação da profecia proclamada, devem se manifestar no meio da assembleia. Quanto mais uma profecia é confirmada, maior é a fé que depositamos nela e maior é a abertura que será dada para a ação do Espírito Santo naquela comunidade.
O Dom da Profecia edifica a assembleia (I Cor. 14,4). Ninguém profetiza sem o consentimento da vontade, que acolhe as palavras de Deus em sua mente; se as pronunciamos por medo, insegurança ou respeito humano, podemos deixar de profetizar. Deus não violenta, não força a mente humana contra nossa vontade, nosso consentimento; serve-se sim, da mente humana e suas faculdades, pedindo apenas que nos deixemos usar por ele: “o espírito dos profetas deve estar-lhes submisso”(I Cor 14,32), contudo deve dar-se com “ dignidade” e ordem (v. 40) e com um critério de julgamento sobre a mesma, pelos demais (v. 29), pois, “Deus não é Deus de confusão, mas de paz (v. 33).
Fonte: comunidade shalom

II- Transmitindo conscientemente a mensagem do Espírito
Profecia
A profecia é uma manifestação do Espírito de Deus e não da mente do homem, e é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso: 1 Co 12.7.
Embora o dom da profecia nada tenha a ver com os poderes normais do raciocínio humano, pois é algo muito superior, isso não impede que qualquer crente possa exercitá-la: “Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados”, 1 Co 14.31.
Ainda que nalguns casos o dom da profecia possa ser exercido simultaneamente com a pregação da Palavra, é evidente que esse dom é dotado de um elemento sobrenatural, não devendo, portanto, ser confundido com a simples habilidade de pregar o Evangelho.
Dada a importância desse dom em face dos demais dons espirituais, e dentro do contexto da doutrina pentecostal, necessário se faz uma análise cuidadosa, no sentido de conceituá-lo no seio da Igreja hoje.
O apóstolo Paulo adverte os crentes a procurar “com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar” (1 Co 14.1); isto por razões que ele mesmo enumera:

  1. Porque“o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação… O que profetiza edifica a igreja”,1 Co 14.3,4.
“Edificação”, “exortação” e “consolação” são os três elementos básicos da profecia, são a razão de ser e de existir desse dom. É evidente que isto contraria a crença tão popular entre nós, de que o principal elemento da profecia é o preditivo (predição do futuro). Certamente, que tanto o Antigo quanto o  Novo Testamento contêm numerosas profecias preditivas, muitas das quais já se cumpriram, e outras estão se cumprindo, e outras ainda se hão de cumprir, No entanto, no conteúdo geral das Escrituras, o elemento preditivo da profecia é relativamente o menor.
"Porque‘‘se todos profetizarem, e algum in-douto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós”, l Co 14.24,25.
Há algo mais que precisamos ter em mente quanto ao dom de profecia e o seu uso na Igreja hodiemamente:
 a) O dom de profecia nunca deve exercer propósitos diretivos ou de governo sobre a Igreja. No Antigo Testamento, Israel era governado por reis e o culto era dirigido pelos sacerdotes, mas nunca por alguém que se tivesse distinguido por um ministério cem por cento profético. Os profetas eram apenas colaboradores na condução do povo. O mesmo aconteceu corn a Igreja dc Novo Testamento: o seu governo sempre esteve sob a responsabilidade dos presbíteros ou bispos, ou pastores, mas nunca sob a responsabilidade de profetas.
Escreveu o missionário Eurico Bergstén, que “quando alguém, por meio de profecia, penetra na direção da igreja, mostra que é dominado por influências estranhas. Abre-se, então, uma porta para a perturbação… Quando alguém se faz ‘oráculo de profeta’, para responder a perguntas e orientar os crentes, está usando indevidamente o dom de profecia… O dom de profecia não atinge, nesta dispensação, a faixa de consulta, pois tem uma outra finalidade: a edificação da Igreja”.
 b) Devido a possíveis abusos quanto ao uso do dom da profecia, este dom está sujeito a análise e a conseqüente julgamento. Recomenda o apóstolo Paulo:“…falem dois ou três profetas, e os outros julguem”, 1 Co 14.29.
Paulo arremata suas advertências quanto ao dom de profecia, dizendo: “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor”, 1 Co 14.37.
O dom de profecia não deve ser desprezado (1 Tm 4.14), mas despertado (2 Tm 2.16), a fim de que a Igreja seja enriquecida: 1 Co 1.57.
fonte: http://www.ensinopentecostal.com.br/ebd/betel/licao-6-o-exercicio-do-dom-de-profecia-na-igreja-atual

III- Edificando e consolando a Igreja de Cristo
Profecia.
De acordo com o dicionário Michaelis o significado de profecia é: “Predição do futuro feita por um profeta…”.
Para J.P.R citado por Myer Pearlman (1995 p.203) profecia é: “expressão vocal inspirada pelo Espírito de Deus. A profecia Bíblica pode ser mediante revelação, na qual o profeta proclama uma mensagem previamente  recebida por meio dum sonho, uma visão ou pela Palavra do Senhor.”
A profecia significa “falar publicamente de acordo com a inspiração de um outro”;  “Falar sob inspiração”.

2- O que a profecia não é.  Não é uma pregação. A profecia se diferencia da pregação comum por que a pregação é fruto do estudo das revelações deixadas para nós através da Bíblia enquanto a profecia nasce do interior do nosso espírito espontaneamente.  Entretanto ela não é superior a pregação ou ao ensino, ela os completa com o toque da inspiração.

3- A finalidade da Profecia.  O dom de profecia tem um propósito triplo conforme nos ensina 1ª Coríntios 14.3:  “Edificação” [desenvolvimento], “Exortação” [encorajamento], e “Consolo” [animar].

4- As profecias devem ser julgadas.   Todos os crentes são instruídos a provar ou julgar as mensagens proféticas conforme recomenda a própria Escritura. “E falem dois ou três e os outros julguem”. 1Co.14.29. É preciso tomar cuidado com profecias que contrariam a Bíblia. Isaias nos ensina que “o que devemos  fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. o que os médios  dizem não tem nenhum valor”. (Isaias 8.20 NTLH).
Uma pessoa pode ser muito usada em profecias, mas, se o que ela falar for diferente do que a bíblia ensina, então está errado e precisa ser rejeitado. Para se defender de falsas profecias é preciso estudar a Bíblia, memorizar a bíblia e viver a bíblia. Jesus disse aos fariseus e isso vale até hoje para nós também: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mt.22.29).

5- Como reconhecer uma profecia verdadeira. Há três maneiras de se reconhecer se uma profecia é verdadeira ou não. 1- A mesma profecia será entregue por mais de um profeta. (Deus usará outros vasos para confirmar). Veja o caso do apostolo Paulo. ( Atos 20.22,23; 22.17,18). 2- A profecia vai se cumprir. Se não se cumprir não veio de Deus e a profecia não procede. Dt. 18.22.  e 3- o que é profetizado ou ensinado precisa estar também de acordo com a Palavra de Deus. Is.8.20.
fonte; http://www.escolaparapregadores.com/2012/03/19/o-dom-de-profecia-serie-dons-espirituais/#sthash.61rTqwKB.dpuf

Conclusão
O dom de Profecia pode ser muito útil na vida da igreja, mas não devemos e não podemos ser governados por ele.
Não pelo dom em si, mas, por causa dos profetas que em sua maioria são falsos. Não possuem o dom que vem de Deus, alguns até recebem inspirações da própria carne ou de outras fontes (demônios). Por tanto esteja atentos.
http://www.escolaparapregadores.com/2012/03/19/o-dom-de-profecia-serie-dons-espirituais/#sthash.61rTqwKB.dpuf

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário