sábado, 11 de junho de 2016

DINÂMICA - LIÇÃO 11 - O FRUTO DO ESPÍRITO (PRÉ-ADOLESCENTES)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
Apresente o título da lição “O Fruto do Espírito”.
- Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Depois, aplique a dinâmica “As árvores e seus frutos”.



Dinâmica: As árvores e seus frutos

Objetivo:
Enfatizar a necessidade da rejeição das obras da carne e a vivencia do fruto do Espírito para uma vida cristã autêntica.
Materiais didáticos:
2 cartolinas guache
1 Cartolina vermelha
Canetas hidrocor
1 Sacola
Fita adesiva
Atividade didática:
Antes da aula:
Desenhe uma árvore sem frutos em cada uma das duas cartolinas. Na primeira escreva logo acima a palavra FRUTOS RUINS e em baixo a palavra OBRAS DA CARNE, e na segunda cartolina você deve escrever em cima a palavra FRUTOS BONS, logo abaixo escreva FRUTO DO ESPÍRITO. Utilize a terceira cartolina, que é a vermelha, recortando e fazendo pequenas frutas, tipo maçã. No total deve haver 25 frutas. Escreva em cada uma das frutas os nomes de cada uma das obras da carne e do fruto do Espírito: Prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Coloque as frutas dentro de uma sacola e leve para sala de aula.
Durante a dinâmica:
Apresente as cartolinas com as duas árvores. Se possível, fixe elas em um local visível a todos. Em seguida leia o texto de Gálatas 5.16-24. Mostre a sacola com os frutos feitos em cartolina e diga que cada aluno irá pegar os frutos, um a um, e colar na árvore que a ele corresponda. Explique que cada árvore representa os cristãos como um todo e os frutos as vivências de cada um de nós. Solicite que os alunos vão pegando um fruto, em seguida leia o fruto, e cole na árvore correspondente a ele. A ação deve ser repetida pelos alunos até que não haja nenhum fruto na sacola. Leia agora o texto de Mateus 7.17. Em seguida pergunte: Que frutos você tem produzido em seus relacionamentos e sua maneira de viver? Diga que Jesus ensinou e exemplificou a produzir frutos bons, se seguirmos Ele, seus exemplos e ensinamentos jamais iremos produzir frutos ruins.
Em nossa vida, constantemente, as pessoas estão à volta desejando se alimentar das nossas atitudes, das nossas palavras, daquilo que temos a oferecê-las, mas quais tem sido os frutos que temos dado à elas. Bons ou Maus?
Através do Fruto do Espírito Santo o caráter de Cristo é novamente formado no cristão. O pecado afetou consideravelmente imagem de Deus em nós levando-nos a produzir as obras da carne. Entretanto, quando Jesus nos salvou formou uma nova natureza em nós, por isso precisamos a cada dia crescer na graça e no conhecimento de Cristo. A manifestação do fruto do Espírito Santo diz respeito à nossa santificação. (separação do pecado e consagração a Deus).


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

Fonte: http://www.ensinadorcristao.com.br  todos os direitos reservados

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